O Planeta TV

Novelão, A Força do Querer resgata qualidades que faltavam às 21h

De personagens encantadores, a trama é clássica e atemporal.

Por: Jeferson Cardoso

Juliana Paes e Emílio Dantas em A Força do Querer (Globo)

As primeiras impressões de A Força do Querer, pra mim, são ótimas. Em uma semana, Gloria Perez conseguiu o que as tramas antecessoras prometeram e não cumpriram em seis meses de exibição. De personagens encantadores, e bem escritos, o folhetim é (até aqui) um NOVELÃO clássico, atemporal, ágil e, no meu ponto de vista, perfeito para a faixa das 21h.

Há dois anos não acompanhava uma novela das nove. Para falar que não vi, assistir a alguns capítulos avulsos das tenebrosas obras apresentadas nos últimos dois anos. Não esperava ser fisgado tão rapidamente por A Força do Querer. Sabia que iria gostar, pois sou fã da autora e dos universos propostos por ela.

Isis Valverde e Marco Pigossi, os protagonistas de A Força do Querer. Foto: Globo

Nesta novela, Gloria mantém seus vícios, que o público adora, mas que os jornalistas detestam. Quais? Pois bem. Ela aposta em atores que alguns, por implicância, julgam como fracos; foge do óbvio na escalação do elenco principal; aposta fielmente no romance do casal principal (com idas e vindas) até o capítulo 40 ou 60, quando normalmente acontece uma reviravolta; apresenta as personagens aos poucos (passo a passo), as vilãs – inclusive -demoram a demostram que são monstras. Em A Força do Querer, Gloria é a mesma Gloria de Salve Jorge, Caminho das Índias, e etc. É a Gloria do povão. A diferença (no meu ponto de vista, é claro) está na direção artística, com a brilhante assinatura de Rogério Gomes.

De imediato, pode-se observar que o diretor artístico entendeu muito bem a mensagem que autora queria levar para o público. A parceria nasceu como um sucesso e, sem nenhuma zebra (fatores externos relacionados à ficção) acontecer, deve terminar como um fenômeno. Por ora, só tenho a agradecer pela a não utilização de filtro na fotografia. As imagens (limpas) é umas das mais bonitas desde... nem lembro!

Outro ponto positivo de A Força do Querer é o elenco, de bons a ótimos atores (e seguros). Veja bem, Lília Cabral, genial, se entregou à personagem – que tinha tudo para ser insuportável – e fez com que o público torcesse por Silvana de imediato. A “entrega em cena dos atores” é a palavra-chave. Ritinha (Isis Valverde), Bibi (Juliana Paes), Aurora (Elizangela), Ivana (Carol Duarte), Jeiza (Paolla Oliveira): que personagens! Do elenco, até o momento, a única frustração é o vacilo de Humberto Martins, que só não está desprezível graças a presença de Lília Cabral.

Na audiência, em sua primeira semana, A Força do Querer cumpriu o seu papel. De fazer uma boa estreia e manter-se estável, para não ser prejudicada em seu desempenho final. Por ora, de 32 pontos. Se vai subir, não sei. Torço para que – até o capítulo 40/60 quando de fato começa as novelas de Gloria Perez - se mantenha na casa dos 28 a 32 pontos.

A Força do Querer só acaba no dia 20 de outubro (serão 173 capítulos – confirmados pela autora), portanto ainda é cedo para dizer: obrigado Gloria. No entanto, agradeço-a por me fazer a assistir uma novela com jeito de novela, e num horário que já havia perdido o hábito. Ahhhhhh bruta flor do querer, ah bruta flor, bruta flor!

N-O-V-E-L-A-Ç-O

#NuncaPensei que fosse acompanhar três boas novelas, no ar, na Globo. E, principalmente, que assistiria à três ótimas novelas seguidas na faixa das 19h. Enquanto alguns ficam discutindo qual é a melhor (Rock Story, Totalmente D+ ou Haja Coração), eu vivo intensamente a atual. Que novela, meus amigos.

Eu fico impressionado, de boca aberta, com a narrativa de Rock Story; com a qualidade do texto; e com as características das personagens. É uma agilidade absurda, de cenas curtíssimas, intensas e prazerosas. Parece um sonho, até repito o que eu disse logo após a estreia, em novembro: “Luxuosa, Rock Story parece novela produzida para a elite e que, sem querer querendo, conquista a classe média emergente. Que privilégio!”.

Sem apelar para trilhas incidentais (aquela musiquinha de suspense exagerado) e humor esculachado, Rock Story marca época com história e personagens cativantes. Pode não ser recordista de audiência, mas tem uma qualidade inquestionável.

A melhor cena da novela, a meu ver, foi ao ar no sábado passado, quando (Danilo Mesquita) contou aos pais que está com câncer. Foi uma sequência espetacular, com um show à parte de Suzy Rêgo.

Só não digo que Rock Story é perfeita porque acho que Maria Helena Nascimento (autora) falhou na condução da Lorena (Nathalia Dill). Demorou (enrolou) muito para destacar a personagem, e no fim matá-la. Eu acreditei que ela seria uma grande vilã e uma aposta para a reta final. Talvez, criei uma expectativa que não exista. Bobagem, de vilões a novela está bem servida.  

Por fim, que Diana, Júlia, que nada. A minha personagem favorita é Neia (Ana Beatriz Nogueira). Que papel incrível!!!. Tá aí uma referência deste novelão.

Bingo!

Não precisava de uma bola de cristal para cantar o fracasso do Dancing Brasil. A desculpa da baixa audiência, obviamente, é a ausência do sinal da Record TV na TV paga. Só que não. A emissora, que sonha a liderança, deveria ter esperado a Globo decretar o fim do pesadelo, ops, BBB17.

Para tentar emplacar o reality show, a emissora anuncia reprise nas noites de sábado. Tão de brincadeira! Tomara que dê mais audiência do que às segundas e transferem o dia de exibição.

Aos sábados, na faixa das 20h30, foi o horário que sempre “sonhei” para Xuxa na Record. Mas não para reprises. Faça-me um favor!

É isso, quais as opiniões de vocês sobre os primeiros capítulos A Força do Querer? Rock Story é tudo isso ou é exagero? Xuxa tem “salvação” nas noites de sábado da RecordTV?

Obrigado, abraço, e até o nosso próximo encontro.




Comentários (22) Postar Comentário

man on the brain comentou:

Mal uma semana no ar e a novela já é taxada de ATEMPORAL. pra ser atemporal ela daqui a uns anos deve parecer atual pra época errr
Pouco vejo rock story mas tem qualidades, principalmente por fazer sucesso sem se escorar em esquetes escrachadas de humor, vc quer haja coração?


Thiago respondeu:

Ela é atemporal mesmo, é clássica e universal, pode ser contada do mesmo jeito daqui alguns anos que será bem atual, é bem parecida com Caminho das Índias com os relacionamentos e conflitos como protagonistas, Salve Jorge e O Clone eram focadas nas temáticas como protagonistas



Jeferson Cardoso respondeu:

Oi Man, o estilo é atemporal sim. Bibi, inspirada numa história real, vai dar o que falar. ;)


Draco Medeiros comentou:

Acredito que desde Caminho das Índias a Globo não tinha uma trinca boa das seis as nove, PARAÍSO, CARAS E BOCAS e CAMINHO DAS ÍNDIAS, desde então, a Globo não tinha êxito nessas faixar em linho, A FORÇA DO QUERER, é o melhor trabalho da Glória, obviamente, preliminar desde O Clone! América e Caminhos, além de SALVE não foram, assim, tão afinadas. Falando em SALVE JORGE, gente, é a mesma autora né? kkkkkkk O que uma boa direção não consegue fazer! Papinha deu um novo ar para as tramas de Glória, certamente vai trabalhar assim: Elizabeth, depois a da Glória, e por fim, uma do Aguinaldo, depois tudo de novo!


Jeferson Cardoso respondeu:

Draco, Papinha não vai dirigir a novela da Jhin. Estará no ar junto com O Sétimo Guardião. Provavelmente, Pedro Vasconcelos, diretor geral de A Força do Querer, será o responsável pela trama das seis.


Jonatan Henrique comentou:

Bem A Força do Querer é ótima, mas não sabemos os rumos que ela vai levar, por isso precisamos ficar com os pés no chão.
Rock Story é excelente e com certeza é melhor que as antecessoras sem sombra de dúvidas. É a melhor desde Cheias de Charme, sem tirar o mérito de Totalmente Demais que também foi excelente.
Néia melhor personagem, como não amar?


Jeferson Cardoso respondeu:

Verdade. Td+ e Rock Story: que novelas incríveis!


BE comentou:

A Força Do Querer é o resgate do novelão, do folhetim clássico, Glória anda mais inspirada que nunca, foge do eixo Rio-São Paulo, mostra as belezas do Pará, a personagem Ritinha, Isis Valverde gente que belezura, como não se encantar por Ritinha, Marco Pigossi sempre ótimo em cena, prova ser um dos melhores dessa geração, Lília Cabral MARAVILHOSA, que show, uma personagem divertida, incrível, Juliana Paes também maravilhosa como Bibi, Dan Stulbach, Humberto Martins parece estar interpretando Ramiro Cadore a única diferença que nessa novela ele é fiel mas não tem diferença, o núcleo cômico Lucci Pereira, Zezé Polessa, o público precisa rir, relaxar, comédia é essencial numa novela, show. Paolla Oliveira linda, botando banca, arrasando, Carol Duarte em sua estréia já mostrando a que veio.
Gente eu assisto essa novela e as vezes fico boquiaberto que texto da Glória, que deleite, tudo perfeito nessa novela, não tem um capítulo chato, estórias que se arrastam, direção incrível do Rogério Gomes, não é como em A lei do Amor que as cenas eram rápidas e se piscasse cortava pra outra assim do nada, direção extremamente competente. Isso é uma novela de verdade, a Glória Perez percebeu todos os erros que cometeu em Salve Jorge e fez uma novela extremamente oposta, ela disse que não falará de culturas de outros países e cumpriu, um elenco bem reduzido com poucos atores, uma estória bem centrada, uma direção competente dá-lhe Glória. Encantado por essa novela, é MARAVILHOSA.
Rock Story a novela é um sucesso estrondoso está alcançando a marca de 30 pontos isso é um mega sucesso, uma novela bem escrita, bem dirigida, todo mundo ali se destaca não tem personagem sobrando, todos tem estória, não se esgota.
Faltou falar de Novo Mundo também é uma novela MARAVILHOSA também, estou encantado por essa também, tudo perfeito. A Força Do Querer já mostrou a que veio em apenas uma semana coisa que A Lei do Amor demorou meses para mostrar, fora que a primeira fase durou só a primeira parte, novela fácil, o público quer fugir do habitual, quer viajar, conhecer outras culturas, Glória reconquistou o horário e o interessante é que tem espaço pra todos, um não sai atropelando o outro ou se sobressaindo mais que o outro, tem vários protagonistas e todos se destacam, A Lei do Amor tinha destaque a Magnólia, Tião Bezerra mas o resto da novela fica fazendo escada para esses personagens e não tinha destaque o que não acontece com A Força do Querer todos se destacam, isso também acho interessante. A Força Do Querer, texto, direção, trilha sonora perfeita, Roberto Carlos, Caetano, Dominguinhos, elenco, fotografia, tudo perfeito nessa novela me apontem um erro não achei nenhum rs, viva Glória Perez


Jeferson Cardoso respondeu:

Be, Novo Mundo comento no próximo post (na quarta-feira haha). Dela, só não gosto do sotaque carregado. Às vezes, não compreendo nada, mas dizem que isso será corrigido a partir da segunda fase, no final do capítulo deste sábado. Vamos aguardar. Sobre Martins, ele parece está imitando o Tonho da Lua. Hahahahaha!



BE respondeu:

Jeff eu acho que ele está acima do tom parece o Ramiro Cadore de Caminho das Indias, ele está formando um par muito bom com a Lília Cabral mas não tem diferença entre um personagem e outro, ele tem que baixar o tom, falar mais baixo porque tá igual, a única diferença é que ele não trai a Silvana mas por enquanto né não sei o que vai acontecer rs


Lucas B. comentou:

Olá Jeferson, tudo bem? Particularmente não gosto de Glória (exceto O Clone) e continuarei a não acompanhar uma novela das 21h00. Assistia O Velho Chico e acho que só volto a dar uma olhada quando Aguinaldo entrar no ar. Mas torço pelo sucesso da novela, acho que o povo merece uma obra decente. Você sabe me dizer o por que de Helena Ranaldi não estar na novela? Era um nome certo. Gosto muito de Helena Ranaldi, por isso lamento. Sobre Rocky Story merece todo o sucesso, um novelão!!


Jeferson Cardoso respondeu:

Oi Lucas, Helena não faz parte do elenco de A Força do Querer.


ELISA comentou:

POST exageradissimo e beira o puxa saquisno.Novela sem repercussão.Se deu bem por causa da questão do fim do sinal analógico.Forca do Querer não repercutiu fato.Pega um babador kkkkk


Adilson respondeu:

chora mais... pq todo choro é válido..



Fern respondeu:

Eles querem qua novela fingue por conta do tema da Trans genero mais infelizmente so na cabeca deles


Thiago comentou:

A novela é realmente ótima, Ísis tem se destacado e achei a atuação da Ju Paes um pouco exagerada pra passar que é uma pessoa que ama demais. Os filtros dos Papinhas foram amenizados antes da Estreia, mandaram melhorar, mas ainda tá opaca,fosca, sei lá, prefiro como antes, a ultima sem filtros foi Fina Estampa e a abertura é bem qualquer coisa, os diretores tem que cobrar mais criatividade pra essas aberturas, virou moda fazer uma coisa abstrata, parecendo comercial, eu hein.
Rock começou boa, mas embarrigou em Janeiro e Fevereiro, e quando Lorena voltou deu gás a trama, mas agora voltou a ficar enrolativa, as histórias estão forçadas, Lorena enganado Alex pela enésima vez, o drama do Nicolau tbm não tem me convencido, esse descobre câncer, sara, volta câncer tbm tá chato, Diana projeto de vilã humanizada que usa do artificio mais requentado de pegar o homem pra si, tanto que tem a versão dela e a da menina louca do cabelo roxo, que pra mim era um personagem carismático e estragaram, achava que a Vanessa ia se revelar lésbica e apaixonada pela Diana e depois ficar sei lá com a menina do cabelo roxo ou com a própria Diana já que a personagem é descolada né kkk Ah eu tbm achei que a Lorena ia ser o centro da reta final, mas confesso que gostei dessa morte repentina, foi ousado e objetivo, ao invés de ficar aquele clássico vilã que faz tudo de ruim, mas nunca é pega, foge, ninguém encontra e ainda sequestra pra pedir resgate kkk
Novo Mundo é ótima, estou achando maravilhosa mesmo, Isabelle e Leticia Colin estão arrasando, Chay está bem canastrão, está bem fraca a sua composição e ele não estava ruim nos papéis anteriores hein, Caio Castro está melhor que ele.


Jeferson Cardoso respondeu:

Oi Thiago, essa morte da Lorena não vai ser um "quem matou"? Aposto que sim. Leticia Colin está brilhante em Novo Mundo; e Marco Pigossi surpreendendo - com sotaque e trejeitos diferentes - em A Força do Querer. #NuncaPensei


ELISA comentou:

Dancing Brasil.Um programa de galã e excelente,só que está nas mãos de uma apresentadora chata,que não sabe apresentar para adultos.A sorte e que a apresentadora ,apesar ,de irritante,não prejudica muito o formato.Outro chato o Sérgio Marine.A apresentadora ideal p o Dancing seria a Tico Pinheiro,engracada e espontânea.Ticiane renderia muito,ou mesmo a Adriane Galisteu ,e o repórter deveria ser a Nani People ,e não o insosso do Sérgio Marone

Michel comentou:

Jeferson,A novela terá seis meses de exibição? Não há possibilidade de esticamento devido ao sucesso? O Humberto Martins está interpretando um personagem muito semelhante aos que ele jà interpretou em América e Caminho das Ìndias? A personagem Joyce é uma perua semelhante a Haydee de América e a Melissa de Caminho das Ìndias?


Jeferson Cardoso respondeu:

Sim, Michel. Segundo Gloria Perez, A Força do Querer terá 173 capítulos, terminando no dia 20 de outubro. ;)


Vlad comentou:

Hoje é um novelão.....amanhã tão metendo o pau!!!!! Como as opiniões mudam!!!!! kkkkkk


Jeferson Cardoso respondeu:

As opiniões mudam de acordo com que os capítulos vão ao ar.


Veja também