O Planeta TV

Norma: A vilã que na verdade é mocinha!

Por: Jeferson Cardoso

Norma: A vilã que na verdade é mocinha!

É verdade que Insensato Coração deu uma mega virada nos últimos dias, mas confesso que nada me surpreende. Criei expectativas e nada daquilo que imaginei está acontecendo. Estou decepcionado com os rumos da personagem Norma. Esperava por uma mega vilã, o que está longe de ser.

A novela pode não me surpreender, mas está eletrizante. É inquestionável a atuação de Glória Pires, bem como, a forma que a personagem foi construída por Gilberto Braga e Ricardo Linhares. Como assim? Explico, estou decepcionado porque Norma não é a grande vilã que esperava que fosse, mas a sua construção – sem dúvida – chama atenção.

Para mim, Norma é a dona da novela. Estou frustrado, na verdade, é com minha expectativa. Junto a Norma, considero Léo (Gabriel Braga Nunes), Cortez (Herson Capri) e Tia Neném (Ana Lucia Torres) os melhores personagens. O resto meus queridos, me perdoem, é resto!

"Insensato Coração" tem ainda cerca de 70 capítulos pela frente, mas no momento considero-a inferior à "Passione". Em sua reta final, "Insensato" promete muito mais agilidade, bem como, reviravoltas. Não podemos esquecer da tão esperada cena que Norma desfigurará o rosto de Marina (Paola Oliveira). A vilã, digo, mocinha será capaz dessa tamanha crueldade com a outra mocinha chata de galocha?

Resumindo: Poderia falar de outros personagens, mas não quero ser repetitivo. Não gosto das tramas paralelas desta novela! Quanto à atuação destaco também Deborah Evelym, Bete Mendes e Deborah Secco. Enfim, "Insensato", no momento, é uma novela nota 7.

Datena na Record!

Não chega a ser uma grande contratação, mas era a única alternativa para a Rede Record. A emissora, desde que desistiu do Cidade Alerta, nunca encontrou outro programa à altura. Os números do passado dificilmente serão vistos, mas o jornal – que explora a violência – tem tudo para manter o canal na vice-liderança. Particularmente, acredito que o telejornal – em dias de share normal – oscilará entre 7 e 10 pontos de média. É pouco? Parece, mas - para os dias de hoje - é uma explosão!

Pode surpreender!

"Fina Estampa", do mestre Aguinaldo Silva, tem tudo para surpreender. Não estou falando em audiência e, sim, de uma espetacular história. Vi algumas imagens das gravações. Estou gostando e, muito, do que tenho visto. Christiane Torloni, aquela que sugeri que fosse a protagonista (lembram?), será a dona da novela. Anotem!

Prêmio para o leitor

Resolvi premiar um leitor do Blog com o DVD Web Docs – Fazendo Novelas, que é um divertido e emocionante recorte de curiosidades da teledramaturgia, desde o chamado teleteatro até hoje. É um compacto (55 minutos) dos 20 episódios produzidos pelo site oficial da Rede Globo. É bem interessante, quem ama esse mundo de fábulas, com certeza, vai gostar. Utilizarei o Sorteie.me, do Twitter, para isto.

NOVA REGRA:

Funcionará da seguinte forma: O leitor terá que possuir uma conta no Twitter e retwittar um link (a ser divulgado) para participar do sorteio. APENAS UMA PESSOA será sorteada, sem precisar responder perguntas como divulgado anteriormente.

Certo? Aguardem! Se não tem Twitter, faça já a sua conta!




Comentários (23) Postar Comentário

PAULO comentou:

Bom, querooo concordar, que insensato coração deu uma reviravolta espetacular!!! está novela está demais, ainda digoo que essa novela vai surpreender e muito aindaa e dar o que falar... tenho certeza dissoooo!!!??? :feliz21:

O Capitulo de hoje foi espetacular... um dos melhores da tramaa, sequencias perfeitas..... e um suspensee de dá gostooo!!?? :vibracao1: que diga se de passagem de tirar o chapeuu!!!!!!!!!!!
A Audienciaaa vai estourar cada vez mais, com os capitulos finais da novelaa... a previa de hoje 41.5 recorde até o momentooo, e que consolide 42 pontosss :feliz1:
Enfim essa novela me pegouu de jeitoooo!!!! não perco um capitulooo... e que venha Fina Estampa...

Douglas comentou:

Eu discordo de vc Jefferson, adorei a transformação que os autores deram a Norma. Acredito que se Norma tivesse se tranformado em uma vilã viria mais uma vilã. Espetuclar, claro, pela atuação de Glória Pires, mas ainda assim uma vilã, como existe em todas as novelas. Todavia Gilberto e Ricardo fizeram diferente, humanizaram a personagem dando a ela o verdadeiro retrato da vida real, mostrando os "anjos e demônios" que existem em qualquer pessoa comum e normal sem apelar para a crueldade, salvo como estratégia de defesa (no caso da Iraci).Ela se transformou em um personagem pioneiro jamais existente em telenovelas anteriores que para mim não é nem mocinha e nem vilã e sim um destaque, um diferencial, um grande personagem. Parabens a Gilberto Braga e Ricardo Linhares que conseguiram dar uma grande virada na trama que para mim é infinitamente superior a Passione. As duas únicas coisas chatas na novela é a Marina(Paola Oliveira) e o André (lázaro Ramos), fora isso a novela tá ótima.

Datena eu não assisto portanto tanto faz ele ir pra Record ou não e Fina Estampa vou deixar pra comentar elogiar/criticar qnd começar neh?

Abraços a todos!

Arthur comentou:

Eu considero MORDE E ASSOPRA um novelão
É divertida, emocionante.
No meu trabalho todos veem e gostam.

Brunno Luiz comentou:

Na verdade nós nos frustamos com nossas próprias expectativas em torno da personagem. Gilberto Braga avisou que ela seria capaz de cometer grandes vilanices que colocariam Maria de Fátima no chinelo, mas não a classificou como vilã. Norma está londe de ser a mocinha... e vilã tbm. É mais uma justiceira com ares vilanescos. Quem teve acesso a sinopse da trama, sabia desses rumos e que Norma seria sim a grande protagonista da história e Marina, apesar de chata, a mocinha (assim como Pasione - Bete e Diana). Bom fim de semana!

Henrique comentou:

Para mim empata com Passione, as duas são eletrizante/ IC está sensacional de 2 meses para cá, mas quem não se lembra da ENORME barriga que a novela tinha nos primeiros meses! tédio total, se nao fosse isso, teria uma media muito boa... Tomara que Aguinaldo não cometa mais uma barriga dessas de começo de novela! Norma é sem dúvida a dona da novela, acho que ela é o retrato de muita gente que levou uma rasteira na vida e quer dar a volta por cima e se vingando, acho que seria melhor do que simplismente uma vilã! Mas por favor me responda, Norma vai desconfigurar o rosto de Marina por que???, pensei que os autores tinham desistido disto... bom AGUARDO RESPOSTA!


Jeferson Cardoso respondeu:

Não sei se mudaram, mas consta isto na sinopse. Até agora, não mudaram na trama. Acredito que ela irá apenas cortar o resto de Marina, nada mais. Rsrsrsrsrs.


Richard comentou:

Concordo com o dono do site quando ele se refere à Norma como mocinha e não como vilã. Acho que todos nós esperávamos uma vilã à la Maria de Fátima com mortes nas costas, mais insandecida. Neste aspecto também me frustrei. Contudo, é inegável que a personagem é muito bem construída em sua psicologia e a interpretação da magnífica Glória Pires é algo a se destacar. Acho difícil que ela desfigure a Marina, até porque parace bem claro que ela sabe diferenciar as pessoas que estão ao redor do Léo e sabe que Marina é apenas uma vítima das armações dele.Seria de mau gosto uma cena dessa. Mas quero fazer uma defesa aqui da personagem Marina. Desde o começo da novela tenho visto diversas críticas à personagem. Alguns acham sem sal, outras acham sem carisma. Eu discordo de todas elas. Paola conseguiu construir uma mocinha que foge do estereótipo clássico: ela não é boba, ela é decidida, ela é humana a ponto de cometer atitudes insensatas (será que a novela se chama Insensato Coração por acaso?!) como se casar com o irmão de seu grande amor só para vingar-se dele! Que mocinha clássica faria isso??? Mas ela não só o fez como também sofre as consequências desse ato, ela não é feliz. Creio que o que não a tornou popular aos olhos de alguns se deve mais à má condução inicial do par central Marina e Pedro: ficou difícil torcer para um casal que se conheceu em um dia, no dia seguinte trocavam juras de amor eterno, e no outro estavam separados pelo peso de uma morte. Faltou tempo para o público torcer por esse amor, vê-lo nascer e crescer. Continuo achando o mocinho Pedro um tanto chato. Mas Marina é uma heróina do século XXI. Se a teledramaturgia muda, alguns tipos novelescos fatalmente tem que mudar. Paola interpreta com maestria uma jovem sonhadora mas muito prática, decidida mesmo quando está equivocada. Quem é diferente disso nos dias de hoje?
Por fim, quero também reiterar que acho no mínimo uma má vontade dizer que Insensato é pior que Passione. Esta era sustentada por duas personagens realmente muito boas: Clara e Clô. A vilã de Mariana Ximenes é fantástica, a vilã que de certa forma esperávamos ver em Norma. Dissimulada, fria, cômica, maldosa ao extremo. Mas só! O resto era uma colcha de retalhos mal construída e enfadonha que depõe contra a bela trajetória de Silvio de Abreu. Insensato Coração tem 90% de seus personagens muito bem reallizados, muitas vilanias, situações engraçadas, e uma acidez e ousadia em alguns temas que acho louvável (esperemos o casal Hugo e Eduardo, acho muito ousada e bonita a forma como estão sendo construídos). Talvez eu ainda prefira um pouco mais Paraíso Tropical do que Insensato, até porque Paraíso Tropical é uma novela perfeita!
Vamos esperar fortes emoções nesse terço final da novela que está imperdível (o capítulo de ontem foi de tirar o fôlego!).

ALAN VIANA comentou:

Insensato Coração é uma novela infinitamente superior a Passione e a Viver a Vida. Glória Pires é um arraso, mas não está sozinha. Personagens memoráveis estão ali com ela, quero destacar a presença retumbante de TARCISIO MEIRA, que abrilhantou em todas as cenas que apareceu, isso sem falar nos outros núcleos, todos muito bem construídos e com propósito dentro da trama. Impecável!

Layon comentou:

NORMA (GLÓRIA PIRES)/ INSENSATO CORAÇÃO - Concordo Jef, mas cito a fala de Brunno Luiz [RS]: "É mais uma justiceira com ares vilanescos" sobre a personagem. Falei antes que a norma podia ser vilã para se vingar do Léo (Gabriel Braga Nunes). Agora ser vilã por conveniência, eu pararia de ver IC.

Gilberto/Ricardo se esforçaram e agora a trama está assitível. Não me causa a curiosidade e atenção de "Celebridade" e "Força de um Desejo".

DATENA NA RECORD - "Isso é uma barbaridade!" "Cadê as autoridades?" "Tá lá, na tela!" "Os políticos vão agir ou vão "Dormir eternamente em berço esplêndido"?"

:pfs: O lado mais chato disso é que o "Todo Mundo Odeia o Chris" encurtará.

"Jef, deixa eu segurar US$ 1?" :tv1:

FINA ESTAMPA (agosto de 2011) - Estou desconfiado desse estardalhaço que Aguinaldo Silva está fazendo sobre a novela dizendo que vai surpreender e superar "Senhora do Destino".

Olho no gato, olho no peixe, olho na novela do Aguinaldo, olho na :band1: (brincadeirinha!)

PRÊMIO PARA O LEITOR - Depois que você me disse que não gosto de novelas (e provei o contrário no comentário posterior) vou mover céus e terra para conseguir esse DVD.

Estarei concorrendo! :ebaeba: :ebaeba: :ebaeba: :ebaeba: :ebaeba:

Jef, faz um post sobre os excessos de reprises de matérias do jornalismo da :record1: .

Estava em casa vendo o "DF no Ar" e passou uma matéria sobre prostituição (passou no "Jornal da Record"). Não tinha absolutamente nada a ver com os problemas cotidianos do Distrito Federal ressaltando que prostituição existe em todo lugar.

Tchau! :tchauGrazi:

Gui de Paula comentou:

Não entendo essa mania dos autores de botarem uma barriga enorme no começo e só no final deixá-la eletrizante.
ex: VIVER A VIDA: Depois da novela toda, Luciana se declarou a Miguel, Helena engravidou incrivelmente gêmeos. Além de Dora com aquela barriga que não crescia porque pelo que me lembro. Lu sofreu acidente ficou internada, se recuperou na cadeira de rodas, e a bendita barriga não queria crescer.
PASSIONE- Depois de um enorme barriga no começo, Saulo, Noronha e Diana morreram, Clara ficou boa e má. Totó forjou a morte e tudo mais.
Agora em INSENSATO CORAÇÃO, tudo acontece no final. Norma finalmente humilhar Léo, ele ser morto e finalmente ficar a dúvida no ar: QUEM MATOU LEONARDO BRANDÃO. Como em passione: QUEM MATOU SAULO GOUVEIA. Ou em Paraíso Tropica: QUEM MATOU TAÍS?

Bom, mudando de assunto: Jeff, você está acompanhando a atual Malhação?

RECLAMAÇÃO: Quando você vai publicar os índices de Rebelde e Amor e Revolução?


Jeferson Cardoso respondeu:

Oi, Gui. Não acompanho Malhação. Vou providenciar os índices de Rebelde e A&R. Abs.


Adalberto Thiago comentou:

INSENSATO CORAÇÃO: É díficil eu criticar qualquer coisa que venha da dupla Gilberto Braga e Ricardo Linhares- devido a minha imensa admiração por eles- mas Insensato foi uma trama que no geral foi bem abaixo da média. Começou mal, arrastada e com excessão da Deborah Secco e do Gabriel Braga Nunes que desde das primeiras cenas mostraram ao que vieram, o elenco em si demorou para entrar no rumo. A trama só veio a melhorar mesmo depois de maio, com a "virada" da Norma ( Glória Pires) depois da cadeia. Tudo bem que nem foi lá uma "grande virada" afinal, Norma não é lá uma VILÃ como você bem disse , mas o grau de complexidade da personagem é altíssimo e as nuances desta prenderam o público. Norma começou do bem, se apaixonou pelo Léo, foi enganada, foi presa, passou por poucas e boas na cadeia e agora quer se vingar... Não de vários personagens, mas apenas do Léo. Norma vai além de uma simples vingativa...
Pelo menos eu estou curtindo o trabalho na novela da Deborah Secco, Gabriel, Glória, Ana Lúcia Torre, Debora Evelyn, Ricardo Tozzi, Giovana Lanceloti, Herson Capri , Bete Mendes e Rosi Campos.
Em suma: Insensato tornou-se agradável, está mais ágil, pegou ritmo e merece uma nota 8.

DATENA NA RECORD: Eu já previa que em breve ele sairia da Band, logo sua ida para Record já era previsível mais cedo ou mais tarde, mas gostaria de fazer duas considerações:
1º- Datena mostrou que não tem nenhum pouco de personalidade e caratér. Na verdade ele já mostrava isso desde a época da Band quando metia a "lenha" no prefeito de SP, o Kassab e quando este ia ao "Brasil Urgente" era tratado como "Rei". Além disso em várias ocasiões falou mal da Record, dos bispos e agora foi para lá ganhar seu "dinheirinho" Isso mesmo, o mesmo Datena que criticava os bispos agora vai receber seu salário deles. LAMENTÁVEL.
2º A volta do " Cidade Alerta" é um retrocesso no jornalismo brasileiro. Já não bastasse a Record com seus Balanços Gerais pelo Brasil - o circo do jornalismo moderno-, seus telejornais nacionais tendenciosos como o do Gottino agora ressucita esse programa policial.
Pode falar o que quiser, mas o jornalismo que mais cresceu nos úlimos anos e o que mais perdeu qualidade é o da Record, foi proporcional. Uma coisa é telejornal popular, outra coisa é sensacionalista " populacho".

PRONTO! Falei o que estava engasgado para falar. De qualquer maneira esperamos segunda feira, dia 20, para ver a disputa Globo X Datena X Chaves X Faccioli.

Tem gente dizendo aí que Datena vai atingir a liderança contra o finalzinho da Sessão da Tarde. Será? KKKKKKKKKKKKKK

E para não perder o costume :tchauGrazi:


Jeferson Cardoso respondeu:

Datena, na minha opinião, vai manter médias entre 7 e 10 pontos. Nada mais que isto. É claro que, em dias de share alto, a média pode ser maior.


Veja também