O Planeta TV

Na Globo, O Outro Lado do Paraíso promete causar às 21h

Novela de Walcyr Carrasco vem com tudo!

Por: Jeferson Cardoso

Rafael Cardoso e Grazi Massafera. Foto: Globo

Com os pés no chão, sem muita ansiedade, estou curtindo as chamadas de O Outro Lado do Paraíso. O clipe, de 7 minutos, divulgando nesta quinta-feira (05/10), durante a coletiva, não apresentou nenhuma novidade. O que chamou a atenção foi à péssima qualidade do áudio das cenas externas. Pode-se observar, em algumas cenas, o eco ou barulho de vento. É notável também o vício de Walcyr Carrasco em repetir palavras até irritar. Só nas chamadas, de pouco menos de 2 minutos, a gente perde a conta de quantas vezes os personagens dizem: "Tocantins". 

Não tem como julgar a novela só pelas belas imagens do Jalapão ou pela trilha sonora, que iludem. O que importa, de fato, são os capítulos no ar. E não apenas o capítulo de estreia. No mínimo, uma semana para poder espernear ou parabenizar. 

Walcyr Carrasco é um ótimo dramaturgo e tem boas ideias. Às vezes, peca nos exageros, mas sabe prender/entreter o telespectador. Minha única preocupação com O Outro Lado do Paraíso é com a qualidade do texto; minha paciência para as repetições de falas; e com o didatismo para contextualizar o ambiente: o Tocantins!!!! Tocantins!!! Tocantins!!! Tocantins!!!!

A excelente A Força do Querer, milagrosamente, sairá de cena com índices espetaculares de audiência. Com incríveis 36 pontos de média. Nunca pensei. Se essa novela tivesse a sorte de receber com números próximos dos 50 pontos, teria, certamente, quase empatado com mitos como Fina Estampa e Avenida Brasil. Enfim, o fato é que O Outro Lado do Paraíso terá essa chance. Se os primeiros capítulos valerem a pena, e fisgar a atenção do público de imediato, provavelmente, essa novela de Walcyr Carrasco deve superar a média geral do atual fenômeno das 21h. 

Bianca Bin e Sérgio Guizé. Foto: Divulgação/Globo/O Outro Lado do Paraíso

Tem gente preocupada com a fotografia de O Outro Lado do Paraíso, com medo de ter imagem ser no formato 21:9 (widescreen), conhecidas também por “letterbox”, que tem por característica o surgimento de duas barras negras, na parte superior e inferior da tela. #Justiça foi exibida com este formato, só que não era novela. Eu não digo nada, só observo. Deixo para chorar depois, se de fato confirmar esse possível pesadelo. 

Veja cenas da novela:

O Outro Lado do Paraíso promete muita polêmica, com assuntos como nanismo, racismo, homofobia, assédio moral, abuso sexual, frigidez e prostituição. Na vida tudo tem volta. É a premissa. 

Novela agradável 

Vitoria Strada e Bruno Cabrerizo. Foto: Divulgação/Globo/Tempo de Amar

O primeiro capítulo de Tempo de Amar foi muito simples, arrastado, mas não foi ruim. A primeira impressão não foi impactante, mas também não foi broxante. Confesso que não é o tipo de novela de meu agrado, no entanto, estou gostando da história do casal protagonista. E olha que sou chato e não tenho muita paciência para romance entre mocinhos. O de Tempo de Amar, pelo menos até aqui, tem sido interessante. Parabéns aos produtores pelas escolhas dos intérpretes principais. Inicialmente, inseguro, Bruno Cabrerizo vem dando conta do recado e Vitória Strada se apresenta como uma grata surpresa. Na atuação, obviamente, não posso deixar de citar também os ótimos desempenhos de Tony Ramos e Andrea Horta. 

Apesar de ser bem tradicional, Tempo de Amar, por ora, está longe de ser um novelão. Até o momento, apresenta personagens secundários fracos. As tramas paralelas não são interessantes. Talvez seja uma má impressão. O autor, provavelmente, deve ter uma carta na manga. Nesse início de novela, observa-se que o foco está apenas em Vitória e Inácio. Os demais são meros figurantes. Regina Duarte que o diga. 

No mais, Tempo de Amar tem estrutura de novela das seis. A linda história de amor convence; a química entre Bruno e Vitória idem. O texto é muito bom. É verdade que os núcleos secundários dão sono, porém a principal enche os olhos. Em resumo, a novela é bonitinha, admito, e faz por merecer o sucesso de audiência. Tomara que tenha fôlego para segurar um bom público no período de horário de verão e fechar com uma boa média geral. Não vai ser uma tarefa fácil. 

Horrível!

É muito ruim a atual temporada de A Fazenda. Infelizmente, a ideia de reunir ex-participantes não deu certo. Todos já sabem como funcionam o jogo, e a maioria só aceitou o desafio pela grana em jogo. Afinal, além dos R$ 1,5 mil destinados ao vencedor, são R$ 500 mil em provas.  

Os participantes não rendem nada, mas a produtora e a edição do programa não ajudam. O público não consegue entender o que de fato acontece naquela chácara, que alguns chamam de fazenda. No ar, nada é exibido na ordem cronológica. As provas deste ano também são mal feitas. Algumas ideias são boas, mas mal executadas. Para piorar tudo de vez, o apresentador, perdidaço, parece um robô e quando tenta ser espontâneo passa vergonha com comentários sem noção.  

A Fazenda: Nova Chance está sendo um fiasco, de audiência e de repercussão. Se a direção artística da Record TV fosse esperta, abriria mão em definitivo deste reality show. Acredito que seria muito mais vantajoso apostar no Power Couple. 

Sou fã de reality show de confinamento, inclusive gostei muito das temporadas anteriores de A Fazenda, mas essa atual é uma vergonha. Tudo ali é um erro. Tudo!!!

Rejeitada!

Desde o início eu percebi a rejeição de Belaventura. A novela não consegue segurar nem o pífio público do SP Record (o pior formato de telejornal da TV Brasileira). Não gosto desta novela. Tem um bom texto, e só. No meu ponto de vista, não é bem produzida. Os cenários não são bem feitos. No ar, a trilha incidental incomoda os ouvidos. É também muita violenta. Eu não gosto. E digo mais, mesmo se recebesse de 15 pontos do Cidade Alerta daria, no máximo, uns 8 pontos. E olhe lá. Por fim, faz por merecer os 6 pontos. E vai cair mais. 

Os dias já estavam contados!!!

A equipe do Estrelas foi pega de surpresa com o anúncio do fim do programa. A apresentadora, obviamente, já sabia. Cá, entre nós, e quem não sabia que isso estava prestes a acontecer? Em um ano, o Estrelas mudou de formato duas vezes. O seu fim já era nítido. 

Com a promessa de um novo programa, a Globo diz, através de sua assessoria, que Angélica está trabalhando no desenvolvimento de um novo projeto. Eu, particularmente, acredito que apresentadora terá um ano sabático. O ideal seria a Globo comprar um formato de fora para ela. No entanto, não me espanto se a mesma for chamada para uma releitura do Globo de Ouro. 

Finais do fenômeno!

Rodrigo Lombardi e Juliana Paes. Foto: Divulgação/Globo/A Força do Querer

Eu gosto da Ritinha, sei que é uma personagem torta, errada, egoísta, que só pensa em si, porém o carisma de Isis Valverde me contagiou. No início, torcia para que ela terminasse com Zeca, mas depois que percebi que ela não ama ninguém, mudei de ideia. Hoje, compreendo que ela tem mesmo que terminar como sereia profissional, seu maior sonho. Até aceito que Zeca tenha um final feliz com Jeiza. A química entre eles foi forte. A postura de Ritinha também ajudou para que #Jeizeca levasse a melhor. O que é difícil de engolir é o amor entre Bibi e Caio. A perigosa, que de bandida não tem nada, só respirava porque tinha Rubinho ao seu lado. Num determinado momento da trama, até teve a chance de voltar para o amorzinho do passado, mas preferiu o amor bandido. Arrependida, com as orelhas entre as patas e sozinha (já que Rubinho morrerá), Bibi terá olhos para aquele que nunca fez nada pelo amor dela. Essa sabe ser corna. 

Gostei da ideia do “quem matou” envolvendo o fim da Irene. Mas o bom mesmo será a surra que Silvana dará na cobra caninana. Gloria Perez, te amo. #RainhaDas21h 

O último capítulo remeterá à estreia, com Zeca e Ruy se afogando e pondo fim a profecia: "A vida toda vocês tomem cuidado com o que brotar das águas. O que brotar das águas vai juntar vocês dois e separar de novo!", alertou o índio Ashaninka, que misteriosamente resgatou os dois inconscientes de um acidente na floresta amazônica. 

É isso, estão satisfeitos com os primeiros capítulos de Tempo de Amar? Curtiram o clipe de O Outro Lado do Paraíso? Qual será o destino de Angélica na Globo? A Fazenda: Nova Chance é ruim ou é péssima? A Força do Querer atingirá os 50 pontos de pico, sim ou certeza? Um abraço de quem mora no Tocantins. Aqui no Tocantins... bom, é de Palmas, Tocantins. Tocantins! Já cansou (abusou), né? Tocantins!!!! #Deboche

Abraços e até o nosso próximo encontro! ;)


Deixe o seu comentário