O Planeta TV

"Máscaras", a novela que não vingou!

Por: Jeferson Cardoso

"Máscaras", a novela que não vingou!

É preciso muita calma nesta hora. Luiza Tomé, insatisfeita, desabafou no Twitter a sua insatisfação com o autor Lauro César Muniz. A atriz reclamou do texto e do figurino de sua personagem. Não tenho nada a ver com isto, mas não aprovo a atitude da atriz. Ela tem toda a razão de estar contrariada, mas seria mais ético da parte dela reclamar internamente e só tornar público após ter resolvido a situação com a equipe da novela.

"Máscaras" é uma novela que não deu certo, mas não pode (nem deve) ser descartada. É preciso respeitar os profissionais envolvidos. Uma novela não se produz da noite para o dia, com isto, a Record (imatura, que nunca aprende com seus erros) terá que ter muita paciência.

É grande a minha frustração com "Máscaras". Sabia que o Lauro enfrentaria uma baixa audiência porque seu estilo é totalmente diferente de Cristianne Fridman, mas não esperava uma trama tão sem nexo.

Entendo a frustração do elenco. Os textos das personagens femininas são vulgares. As mulheres devem se sentir envergonhadas com situações e comportamentos apresentados neste folhetim.

Na pior das hipóteses, duas irmãs tentam engravidar de um mesmo homem, numa disputa de quem engravida primeiro. Um absurdo.

No meu ponto de vista, "Máscaras" deveria ter seu último capítulo exibido em outubro, tempo suficiente para que se produza a substituta.

E não basta apenas produzir, tem que saber divulgar. Uma mega divulgação será necessária para que a Record possa reconquistar o público perdido. Se reconquistá-lo, é hora de mostrar o respeito. Caso contrário vai nadar para morrer na praia.

Tiro no escuro

Após anunciar o novo programa para Rodrigo Faro, Record se ver perdida no escuro. Na última semana, a emissora voltou a exibir o Cidade Alerta na faixa das 17h, horário destinado à nova atração. O projeto agora é anunciado para o começo da noite, ou às 21h para bater de frente com a maior audiência do país (a novela das nove da Globo). Coitados!

Sem noção

Curiosidade: "Rebelde" era uma aposta para a faixa das 19h. Por que, após a estreia de "Carrossel", a trama está sendo exibida às 20h? Só agora entenderam que o público infanto-juvenil estava carente nesta faixa? É tarde demais!

Salve Jorge

Poucas pessoas gostaram do nome da próxima novela de Glória Perez. Particularmente, gostei. Essa novela promete. Glória Perez, a Rainha das 21h, vem com tudo. Suas novelas começam chatas, mas surpreendem do meio para o fim. A princípio, o folhetim terá 179 capítulos. Quem sabe, desta vez, somos surpreendidos desde o primeiro capítulo?

A fazenda

Estou curtindo a nova temporada de "A Fazenda". O reality está com uma edição mais ágil. O que atrapalha é a falta de espontaneidade de Britto Jr. Talvez, se o programa tivesse uma duração menor, de no máximo 40 minutos, evitaria algumas bobagens.

Para a nossa alegria, Lui Mendes foi o primeiro eliminado. Ainda não tenho um peão favorito, mas gosto da Penélope Nova e Léo Áquilla (talvez o grande favorito ao prêmio).

A boa fase da Band

A Band pode não ser vice-líder de audiência, mas possui uma programação superior a da Record e SBT. A emissora paulista, merecidamente, cresceu mais de 50% nos últimos dois anos. Nesse período, a Band investiu em novos programas, sem deixar de lado a sua essência, o futebol - adquirindo o Campeonato Brasileiro Série B e EuroCopa. Entre as novidades, surpresas como "Muito Mais", "Agora é Tarde", "Quem Fica em Pé?" e "Pânico na Band" agradaram em audiência e ao mercado comercial.

Não posso deixar de citar também "A Liga" e "Polícia 24H", que são os responsáveis por alavancar a emissora no horário nobre. "A Liga", infelizmente, perdeu o sentido sem Rafinha Bastos. O "CQC", com a saída de Rafinha e Danilo Gentili, não é mais o mesmo, só que tem a fidelidade de seu público.

A Band merece uma audiência ainda melhor.

Carrossel

"Carrossel-sem-freio" segue alcançando recorde de audiência (com picos de até 18 pontos) e atropelando o "Jornal da Record". Para os adultos, a novelinha é boba. Para as crianças, é um presente. A trama surpreende pela qualidade técnica e o carisma do elenco infantil, com destaque para Larissa Manoela, que interpreta a “vilã” Maria Joaquina.

Rosane Mulholland, intérprete da professora Helena, é sem dúvida a maior surpresa de "Carrossel".

Confesso, estou encantado e viciado na novelinha. "Entre duendes e fadas. A terra encantada. Espera por nós. Abra o seu coração. Na mesma canção. Em uma só voz..."

Amor Eterno Amor

Há alguns dias confidenciei que deixei de lado a novela das seis. Pois bem, resolvei os capítulos desta semana e fiquei surpreso com a agilidade. A trama, que não saia do lugar, está movimentada, com todos os núcleos em destaque.

A autora, para elevar a modesta audiência de 23 pontos, obviamente, apostou na vilania. Fernando (Carmo Dalla Vecchia) e Melissa (Cássia Kiss Magro) finalmente agem como vilões, só que infelizmente os atores não estão muito bem no papel.

"Amor Eterno Amor" é uma boa novela. Uma pena não ter sido ágil do começo ao fim. Ela, no entanto, a meu ver, é melhor que antecessora que mergulhava num drama bastante depressivo.

Acredito que a "barriga" da novela tenha passado. Continuarei acompanhando os próximos capítulos. Não espero muita coisa porque conheço o estilo da autora.

Reprise

Uma novela de Carlos Lombardi é forte candidata a substituir "Chocolate com Pimenta" no "Vale a Pena Ver de Novo". A estreia deve acontecer em setembro. A Globo não comenta sobre o assunto. Qualquer novidade conto para vocês.

Manoel Carlos ou Benedito?

Manoel Carlos ainda não está 100% confirmado como substituto de Glória Perez. Sinceramente, torço por Benedito Ruy Barbosa. Os dois possuem narrativas lentas, mas sinto falta de uma trama rural às 21h.

Medo!

Estou começando a ficar decepcionado com "Gabriela" antes mesmo da estreia. As novas chamadas mostram as mesmices do autor Walcyr Carrasco. Espero morder a língua. Amém!

Cauã decepcionando

Nina, a personagem principal de "Avenida Brasil", esta ficando chata. Espero que a grande virada, prevista para o centésimo capítulo, dê um novo gás à trama central. João Emanuel Carneiro precisa reaproximá-la de Jorginho para minimizar a antipatia. Não sei a maioria, mas eu prefiro o Jorginho com a Débora.

Falando em Jorginho, o que falar da interpretação de Cauã Reymond? Desculpe-me a sinceridade: ele está péssimo, principalmente em cenas de grande impacto.

Fico por aqui, agora é com vocês! Até a próxima!




Comentários (136) Postar Comentário

Raul comentou:

:soraia: :record1: olha gosto muito do blog mais ve se para de puxar o saco do sbt. Eu gosto da record e sei quando acabar vidas opostas a audiencia vai volta.

Denis Ferreira comentou:

Olá Jeff,
Bem, Máscaras é simplesmente intragável. Tentei assistir o primeiro capítulo, não consegui. Esses dias estava vendo A Fazenda e tentei continuar na Record e dar um crédito à novela, impossível. A trama é muito confusa, sem coesão, sei lá, não consegui. Numa seara feminina que é as telenovelas, sempre tive a impressão que o Lauro escrevia novelas pra homem, assim como o Benedito Ruy Barbosa. Não sei se é por isso que as novelas dele são meio sem graça (quase tudo feito pra homem é sem graça, vide futebol, MMA e afins), as anteriores começaram legais e do meio pro fim ficaram chatas.
Até Paloma Duarte que é uma atriz que eu gosto está sem expressão nenhuma nessa novela.

Também gosto do título Salve Jorge, e depois que a Gloria explicou o seu por quê passei a gostar mais ainda. E também acho que Salve Jorge vai bombar.

Esquecendo um pouco minha birra com a Record estou acompanhando A Fazenda por ter algumas celebridades que gosto e admiro por algum motivo: Gretchen, Leo Aquilla, Penélope Nova (Adorava o programa sobre sexo dela na MTV, marcou minha adolescência), Rodrigo Capella e Viviane Araújo. Não suporto a Nicole, tomara que ela cante logo pra subir, bebê.

Benedito X Maneco: Como eu falei acima, também acho que o Benedito escreve novelas pra homens (com exceção de Terra Nostra, que era um autêntico folhetim melodramático) e mesmo eu sendo um exemplar da espécie masculina não gosto de quase nada destinado a esse público. Porém sou fascinado pelo estilo ruralsita do BRB, tanto que Pantanal está no meu Top 10 de melhores novelas. Assim sendo estou na torcida por ele.

Jorginho é um pé no saco e Cauã está deixando a desejar. Como falaste, na cenas importantes ele derrapa feio. Sem dúvidas o rapaz deve ficar com Débora. E vem cá, que bobagem aquela trama do Cadinho e suas mulheres né não?

Um Abraço e até a próxima...


Jeferson Cardoso respondeu:

Pois é, também não gosto do núcleo do Cadinho. Até pensei que iria gostar porque Alexandre Borges se saiu bem no humor em "Ti Ti Ti".


Márcia comentou:

Olá, Jeff! Tudo bm com você? Espero que sim. Bom, vamos ao que interessa:

MÁSCARAS --> Eu até assisti acho que as duas primeiras semanas... Mas não entendi nada da novela, eram diálogos sem nexo e sem lógica, além de tramas paralelas doidas, que só acontecem em novelas mesmo ou nem nelas... E o que dizer aqueles ZEZÉ E ZEZÉ??? Pelo amor de DEUS!!! São dois loucos que têm um filho imaginário e ficam conversando com ele... AFZ!!!


NOVO PROGRAMA DE RODRIGO FARO --> Eu nem vou cometar desse programa, pois daqui a pouco a dona Record faz uma loucura e fala que o programa dele passará a ser apresentado às três horas da manhã... E quando estiver no ar também, nem vou assistir!!! :flora:

SALVE JORGE --> Tomara que seja uma boa novela... Pois Glória Perez vem com tudo!!! Mas espero ansiosamente mesmo a novela LADO A LADO!!! Essa sim será um grande sucesso.

CAUÃ REYMOND --> Pelo amor de Deus!!!! O que que isso??? Esse menino com certeza não fez teste pra ingressar o elenco de AVENIDA BRASIL... Aquela cena em que ele desmascara Carminha, seria perfeita, se não fosse a BRILHANTE atuação desse rapaz... Muito magoada mesmo!!!!

A FAZENDA --> Quem nasce para ser Britto Jr., nunca será um Pedro Bial... kkkkkkkkkkkk! Brincadeirinhas a parte... Eu também torço pelo Léo Áquila!!! Parece que ele(a) não vai se meter em confusão nenhuma, é pacífico e tudo mais.. Gosto dele, torço por ele e tenho certeza que ele vai ganhar A Fazenda.

É isso Jeff... BJS BJS BJS!!! E mais uma vez, parabén pelo post!!!

:tchauGrazi: :tchauGrazi: :tchauGrazi: :tchauGrazi: :tchauGrazi:

Michelle comentou:

Cauã está péssimo mesmo, eu esperava muito mais dele na cena do barraco no Divino.

Uns meses atrás, vc disse que não estava gostando da atuação de Murilo em Avenida Brasil. Na sua opinião, ele melhorou? Para mim, ele, Adriana Esteves, Débora Falabella e Vera Holtz estão mandando super bem nessas cenas fortes :)

Aguardo sua resposta, beeeeijos


Jeferson Cardoso respondeu:

Melhorou sim.


cjr comentou:

E jeff,para quem ia so assistir a primeira semana de carrossel,pelo jeito vai ver tudo neh...rs

eu tbm achei,mais estou viciadoooo nessa novela,foi o grande acerto do SBT :vibracao1:
so acho q nao pode ser tao grande como eles estao querendo colocar 300 capitulos,ai cança.

AVENIDA BRASIL, a nina esta chata mesmo, nao faz nada de mais contra carminha,so se faz de boa e pronto,quero ver a vila que ela iria ser.
Adriana esteves ta um arrasooooooooo,amuu de paixaoo.
Camila morgado e Debora bloc(sei la como escreve) arrasouuu essa semanaaa...

A record acho que ja era,creio que a band daqui uns tempos pega o lugar dela.

Maurício Frutuozo de Siqueira comentou:

Nossa, eu estava esperando ansiosamente seu novo post desde... deixa pra lá. O que importa são teus comentários que foram bons, como na maioria das vezes. Jeff, você se esqueceu da novela da Chayizinha e das Empreguetes, a fenomenal Cheias de Charme, que novelao, heim? Torço muito pelos personagens da trama, que é sensacional. Dos vilões aos mocinhos gosto de todos, só não curti os papeis de Ricardo Tozzi, ambos os personagens dele são, ao meu ver, inuteis a trama. Seria o ator ou os personagens? Prefero pensar que são os personagens. O que falar da Chayzinha, amadinha do Brasil, pensar que tem poderes... realmente hilário. O Sandro com suas malandragens e os celulares explodindo... Agora o que me encanta mesmo é a história da empreguete Cida que, ao meu ver, é a melhor da trama. Ela combina muito com Conrado. Acho que ela vai mudar o rapaz e ficar com ele, já que Elano, que é o bom moço e que seria o melhor partido para a empreguete borralheira, corre por fora, muito por fora dela. Do mais, a novelinha "ão" das sete segue sensacional, só tem que melhorar o protagonista, os personagens de Ricardo Tozzi.
Avenida Brasil é boa, mas vem apresentando muitos personagens chatos. Carminha é que é sensacional. O que falar também da Muricy. A mocinha corre por fora. Cauã decepcionou muito nas cenas emocionantes desta semana. Mas curto muito a novela. Pena que a protagonista não mais a Mel Maia. A meninha sim defendeu bem o posto de protagonista, assim como o Batata da primeira fase. Adoro os atores protagonistas, Débora e Cauã, mas estão inferiores às crianças. Tufão e Débora apareceram um pouco nesta semana, mas seguem figurantes. Suelen é divertidíssima, mas está ficando monótona.
Amor Eterno Amor parece que deu uma animada, mas parece ser um pouco tarde. Elizabeth não consegue dar ritmo a sua trama desde o começo, mesmo tendo bons ingredientes.
Como já disse em outro comentário, lamento por Lauro César Muniz estar apresentando uma trama confusa ao extremo. Um fato muito feio foi o de Luisa Tomé. Ela agiu de modo muito anti-ético.
Carrossel está demais. Sempre que posso acompanho uns trechos. Sou professor e me diverto com as crianças, por isso me embarco nesse universo. Espero que a novelinha tenha fôlego para seguir que o SBT não a despreze bem como seu fiel público que tende a crescer ainda mais.
Jeff, você já disse que não está acompanhando a série Louco por Elas. Esta é muito boa e divertida. Glória Meneses está divertidíssima e todo o elenco está demais.
Do mais, desejo-te, Jef tudo de bom. Acompanho fielmente seu site e vou continuar sempre que puder. Parabéns. Até o próximo.


Jeferson Cardoso respondeu:

Mauricio, não esqueci do novelão. Apenas evito comentar em todos os post para não ficar chato. Amo "Cheias de Charme".


Gabriel comentou:

Olá, Jeferson. Vi que você disse que uma novela do Carlos Lombardi e forte candidata a voltar no Vale a Pena Ver de Novo, mas você acha que O Profeta também tem chances de ser reprisada?


Jeferson Cardoso respondeu:

Sim, é cotada há um bom tempo.


Gabriel comentou:

Concordo Máscaras não vingou nem um pouco.... a Trama é Muita Chata e não prende o telespectador. A Record :record1: a anos vem desrespeitando o telespectador, hoje só está pagando pelos seus erros. :descabelado1:
A Band hoje é a melhor emissora de humor o Panico e Agora é Tarde são os melhores.... CQC perdeu e muito o sentido, o futebol da Band também é bom.... só é chatos e desnecessários os comentários de NETO.
Avenida Brasil é muito boa e também estou achando a trama de Nina muita Chata, prefiro Jorginho com Débora.... porém a melhor trama Hoje é CHEIAS DE CHARME :feliz21:
Abraço e uma pergunta: Malhação já não está na hora de ser substituída por algo novo? Como séries ?


Jeferson Cardoso respondeu:

Qualquer coisa no horário daria menos audiência que Malhação.


Guilherme comentou:

Engraçado você generalizar o estilo Glória Perez de escrever, talvez por você esquecer tudo tão rapido, como a maioria do público de TV! As novelas da Glória na sua maioria foram ótimas do começo ao fim, vide: O Clone, Barriga de Alugel, Carmem, Explode Coração. As únicas que começaram chatas e depois explodiram foram as últimas: América e Caminho das Índias. Agora Pecado Capital foi chato do inicio ao fim.


Jeferson Cardoso respondeu:

Então ta.


Vlad comentou:

Dois comentários sobre o post: 1) Amo o nome "Salve Jorge". Só não gosta quem não conhece o por quê do mesmo. Tem até uma música de Jorge Benjor cujo título é Jorge de Capadócia ( O Antigo nome da região onde fica a Turquia). 2) Se dependesse de mim, viria o Benedito para o horário da 21 h. Prefiro ele às insossas devaneadas leblonescas do maneco. Um abraço, Jeff. Será que Kubanacan vem aí??? AAAAAARGH!!!

Veja também