O Planeta TV

José Luiz Datena mostra que a Record é imatura

Por: Jeferson Cardoso

José Luiz Datena mostra que a Record é imatura

A Rede Record, que insiste em brincar de fazer televisão, foi golpeada por José Luiz Datena. Golpe pequeno diante da grande falta de planejamento da emissora.

Há seis meses, a emissora queria de qualquer jeito ressuscitar o "Cidade Alerta". Não satisfeita com o sucesso da série "Todo Mundo Odeia o Chris", que "explodia" em várias praças como Rio de Janeiro e Belém, a emissora queria mostrar – mais uma vez – que não sabe respeitar seu público e que tem "força" para bater de frente com a Globo. Para isto, queria usar o seu jornalismo – que no passado lhe rendeu frutos.

O plano, obviamente, fracassou. O povo não é trouxa. Os fãs do seriado Chris logo se migraram para a Globo e até mesmo para o SBT. A Record, que planejou o retorno do telejornal, ficou a ver navios. Tadinha, não é?

Com o "novo" Cidade Alerta observa-se que a Record está despreparada para e totalmente sem rumo. É claro que um bom profissional à frente de um projeto ajuda, o que não é o caso de Datena (existem dezenas de profissionais melhores que ele). Só que acima disto, um telejornal - para atingir o sucesso - precisa de conteúdo e de uma estrutura não só local como também nacional.

Esse "Cidade Alerta" é uma vergonha! Usam e abusam de reportagens que já foram apresentadas no "Domingo Espetacular". Só exibem matérias produzidas em São Paulo. Quem quer assistir um jornal assim? Resultado: fracasso absoluto em rede nacional. Se a emissora pensa somente nos paulistas deveria criar uma grade de programação específica para eles.

A volta do "Cidade Alerta" era desnecessário. E contratar Datena, o cúmulo do absurdo. Não vou aqui expressar o que acho deste jornalista, até mesmo porque não quero perder o meu tempo. Esperar que a emissora aprenda com este golpe é pouco. Já deveriam ter aprendido há muito tempo. São erros atrás de erros.

Rede Record é uma emissora imatura, que infelizmente não tem uma direção composta de profissionais capacitados para ajudá-la a ameaçar a Rede Globo. Por enquanto é ilusão e se não tomarem cuidado pode se tornar em um pesadelo.

Troca-troca na programação

Há alguns dias expressei meu repúdio à troca de horário de "Rebelde" e "Jornal da Record". Essa troca, podem anotar, será um vexame nos próximos dias. E a solução será: o desrespeito. Eles não entendem que o problema do "Jornal da Record" está em seu conteúdo. Um jornal com uma hora de duração jamais conseguirá fazer sucesso, para isto precisa ser enxuto. O que se ver são matérias banais só para preencher espaço na programação. E digo mais: às 19h30 temos três alternativas de telejornais. Record, querendo ou não, terá que dividir o público com o SBT e Band. Coitada!

Enquanto isto, a Globo faz a festa. Sem Rebelde às 19h, a novela "Morde & Assopra" se aproxima dos 40 pontos. Como é bom ter uma concorrente desestruturada não é mesmo?

Por fim, quero - como telespectador - agradecer ao DATENA. Para bom entendedor, poucas palavras bastam!

Tchau!




Comentários (32) Postar Comentário

Lavínnia comentou:

Isso mesmo Jefferson! Nunca fui com a cara da Record mesmo, e a unica coisa que eu acho de interessante ali, são as novelas. Só elas mesmo pra salvarem a emissora. Mas eles abusam também, né? São mais de 230 capítulos ! E o troca-troca de horários também não dá certo.

Mas o post hoje foi realmente "curto e grosso" :sofrendo1: você poderia ter dito mais, né? Mas eu espero o próximo post ;)

Parabéns pelo sucesso do blog :vibra1:


Jeferson Cardoso respondeu:

Lavínnia, se eu pudesse falar tudo o que penso....


Reinaldo comentou:

Assino em baixo!
Disse tudo, a Record perdeu rumo e as estribeiras. Surtou total e esta pagando um verdadeiro mico em rede nacional. Pena que o sbt nunca teve a grana que essa emissora tem. Fazer o que são coisas da vida, uns não tem e ousa a cada dia e outros tem muito por isso não tenta nada, copia, copia e faz merda. Com isso só nos resta o meio termo e dizer que bom que temos a Globo, engoliremos seco os abusos do dinheiro publico que vai para nas mão dela. Pelo menos diverte esses pobres brasileirinhos conformados.

Elisa Nunes comentou:

:surpresa61: olha evito muito ver a globo,mas ela tem criado programas interessantes,na record falta planejamento a longo prazo,a audiencia não vem de uma hora para outra.Quanto ao sbt ,na realidade considero sbteco,pois é a tv do repeteco,as tardes no sbt é só repriseo jornalismo é péssimo,principalmente com os âncoras atuais.Outra coisa muita gente fala do chaves,mas cá entre nós não aguento mais este enlatado mexicano de 30 anos atrás.A programação noturna do sbt é fraquíssima,acho que vai ser difícil o sbt consolida uma vice liderança,pois a novela amor e revolução é um fiasco.Acho que a record deve parar de fazer contratações milionárias e de gosto duvidoso como o da pena e gugu e nem retirar da geladeira da globo atores,deve investir em dramaturgia,exibir filmes e revigorar sua programação,que ela tem potencial de ir longe.Minha sugestão seria Fala Brasil ,ótimo jornalismo>Retirar aqueles apresentadores chatos do hoje em dia,principalmente a tal giane.Nas tardes manter aí doutor,colocar uma reprise de novela tipo amor e intrigas,clocar um filme a tardee o chris everibody.Á noite rebelde,Jornal da Record,e trazer vidas em jogo pro horário de csi e depois de vidas em jogo lei e ordem.Acho que falta racionalizar .Na realidade a tv aberta no Brasil passa por uma crise sem precedentes,perda de público para novas midias,esgotamento da dramaturgia,que agora que retomar público com remakes,ninguem merece,a ansiedade da record pela liderança faz com que sua direção cometa graves erroscomo pode programa do tom cavalcante meia noite,ana hickmam como apresentadora,tendo tanta gente boa como a Regina Volpato fora da mídia..Quero muito o equilibrio entre as emissoras todas com boa dramaturgia,talks shows,programs variados,sem apelações,domínio de temas policiais pois não acho nada saudavel para o nosso país o monopólio da globo,no entretenimento,esportes

Guilherme comentou:

Jeferson, os diretores da Record deve receber cache da Globo, nao ha outra justificativa, porque estao dando foras atras de foras... rs


Jeferson Cardoso respondeu:

Só pode! Rsrsrs.


Jarder comentou:

Sem Comentarios. Post excelente.

@Marcos_S_Guida comentou:

Não gosto muito da Emissora, mas como teslespectador, eles tem uma falta de respeito com o público isso é bem claro.
A emissora faz o que bem entendo com seus programas, antes fosse o SBT, mas agora é a Record... Espero eu, que um dia, a direção da Emissora saiba como lidar e respeitar quem os assiste e quem trabalha para eles não é...

Douglas comentou:

Essa é a hora do SBT reagir pra recuperar parte do tempo e dos profissionais perdidos e dá uma organizada nessa emissora ao estilo Globo. Ahh como eu queria que o SBT usasse essa situação a seu favor...

Pedro Henrique de Barros Gabriel Andrade comentou:

Jefferson ...seu post é simplesmente perfeito !
é tudo o que a record precisa ouvir....


Jeferson Cardoso respondeu:

Pedro Henrique, muito obrigado! =D


Adelson dos Santos comentou:

É infelizmente a Record perdeu o rumo da situação.Era a única emissora que poderia quebrar o monopoleo no Brasil. o que mais esperar de uma emissora dessa? :byebye1:

Pedro comentou:

Datena: Gostava dele narrando esporte na Band, nos telejornais é um chato, com humor 0.

IC: Como esta trama se perdeu, cmo pode? Está chatíssima! Então é isto a Norma vai ser enganada denovo? Gilberto decepcionando.


Jeferson, agora na era da net todo mundo virou crítico de tv e tem algumas pessoas criticando a atuação da Regina Duarte em O Astro. O que você tá achando da atuação dela? Eu tenho gostado.


Jeferson Cardoso respondeu:

Regina Duarte está ótima, mas sempre foi alvo de invejas. Abs.


Veja também