O Planeta TV

"Jesus Maria José", Laura Cardoso rouba a cena em "Gabriela"

Por: Jeferson Cardoso

"Jesus Maria José", Laura Cardoso rouba a cena em "Gabriela"

Na última sexta-feira (26/10), a Globo exibiu o último capítulo de "Gabriela". Essa novela teve pouco espaço aqui no Blog. De fato não pude acompanhá-la na íntegra. Os primeiros capítulos me desanimaram, com situações repetitivas de outras tramas de Walcyr Carrasco.

Acompanhei as duas últimas semanas e fiquei surpreso com o elenco afiadíssimo e também com a mesclagem do drama com o humor. Tenho uma certa implicância com estilo repetitivo de Walcyr Carrasco, mas é preciso admitir que o mesmo fez um excelente trabalho em "Gabriela". Não sei se ele manteve a essência da obra de Jorge Amado, mas isto não é preocupação minha como telespectador.

O elenco foi muito bem escalado e todos tiveram o destaque merecido. Laura Cardoso e José Wilker brilharam. Os bordões "Jesus Maria José" e "Deite que vou lhe usar" divertiram o público.

Laura Cardoso, sem dúvida nenhuma, é o grande nome desta novela. Sua personagem Doroteia mexeu com o público: irritou, divertiu e emocionou. Somente uma grande e talentosa atriz para brilhar dessa forma.

Debora Falabella

Com um certo atraso, tenho que enaltecer o excelente trabalho de Débora Falabella em "Avenida Brasil". Essa atriz, assim como Adriana Esteves, merece toda a nossa atenção. O sucesso desta novela não se deve apenas à vilã. A mocinha, no ápice de sua vingança, agiu como vilã e foi responsável por vários momentos épicos da trama.

Em entrevista no Domingão do Faustão, Adriana Esteves resumiu: "O sucesso é todo culpa da Rita". É verdade, a personagem de Débora foi o alicerce para que a Carminha pudesse brilhar.

Resumindo, "Avenida Brasil" não seria a mesma sem a dedicação de Débora Falabella.

Guerra dos Sexos"

"Não vou mudar Guerra só pelo Ibope de São Paulo", avisa Silvio de Abreu.

Na última semana, a novela das sete, de acordo com os números da capital paulista, marcou apenas 20 pontos. Um fracasso histórico.

Daí eu pergunto, será mesmo que essa novela não sofrerá alterações na sua sinopse? Certamente sim.

O autor falar que estar satisfeito com o que está indo ar, é um pouco preocupante. Essa nova versão de "Guerra dos Sexos" é chata e não empolga o telespectador. Nota-se que ainda há um desencontro entre o dramaturgo e a direção. O elenco ainda não encontrou o tom certo. As atuações são artificiais. Drica Moraes, por exemplo, não sabe se fala com ou sem sotaque. Nos últimos capítulos, o sotaque de sua personagem praticamente sumiu.

Sou guerreiro, e aguardarei até o capítulo 42. Se eu sentir que a história continuará com situações bobas, infelizmente, optarei por desligar a TV.

Salve Jorge

Surpreendi-me com a primeira semana de "Salve Jorge". Estou encantado com essa nova novela das nove. De cara, Glória Perez surpreendeu o público mostrando a história do tráfico de mulheres. A química entre Rodrigo Lombardi e Nanda Costa é um dos pontos altos. Os núcleos paralelos também foram muito bem apresentados. É divertida a rixa entre a delegada Heloísa (Giovanna Antonelli) e o ex-marido Stenio (Alexandre Nero), bem como, as interesseiras irmãs, Ada (Natália do Vale) e Rachel (Ana Beatriz Nogueira). O núcleo da Turquia, que começou a ser apresentado na quinta-feira, também é alto astral.

Estou curtindo também a atuação de Claudia Raia, que interpreta a vilã Lívia Marini. É uma personagem fria e calculista. Tem tudo para superar, em maldades, a Carminha de "Avenida Brasil".

"Salve Jorge" ainda está apresentando seus personagens. A popularidade é questão de tempo. A primeira semana, segundo o Ibope, marcou uma média de 33 pontos. Um ponto a menos que a antecessora. A média, até então, é considerada razoável. Só não pode ficar empacada. Daqui a alguns dias, se os números não reagiram, essa média se tornará crítica.

Acredito no sucesso desta novela. O tráfico de mulheres e, principalmente, de crianças vão mexer com a sociedade.

Se Liga Brasil

Gostei da estreia do novo programa da RedeTV. Regina Volpato é uma excelente profissional e funcionou bem na bancada ao lado do jornalista Douglas Camargo. Nada contra Heaven Delhaye, mas senti desnecessária a participação de um terceiro apresentador. Delhaye, tadinha, ficou sem muita função.

The Voice

Que programaço!!! As tardes de domingo não são mais as mesmas. Os times de Lulu Santos e Carlinhos Brown são os melhores. Os meus favoritos, até o momento são: Gabriel Levan e Danilo Dyba (o melhor da equipe de Daniel). No aguardo dos próximos confrontos!





Comentários (59) Postar Comentário

ALEXANDRE FÉLI comentou:

CARÍSSIMO JEFF, achei um luxo só você abrir esse post com o destaque maissssssssssssssssss que merecido para grandiosa, hiper, mega, linda, tuuuuudo de bom LAURA CARDOSO.

Eu acompanheir Gabrilea do começo ao fim. Foi uma novela ótima. Claro que percebemos algumas nuances de Walcyr Carrasco como repetições de suas "anhas repetitivas"... MAS TUDO BEM, O WALCYR É ÓTIMO.

com certeza, a personagem Gabriela funcionou como uma personagem coadjuvante. Não é culpa da Julaiana. Ela foi uma excelente Gabriela. A questão é que os outros núcleos tinham mais destaques na novela.

Em cada capítulo, a Gabriel aparecia uma, duas vezes ao máximo. Incível isso em sendo a protagonista é de estranhar.

Já Dorotiea doooominouuuu!!!!!

Laura Cardoso com sua beata tinha destaque todo dia e isso do começo ao fim de cada capítulo.

QUE SAUDADE DA DOROTEIA.
Que saudade da Laura! Que atriz estupenda! Que garra, que vigor, que talento!

Ainda bem que a teremos na primeira novela de Walcyr Carrasco. Por isso, Suzana Vieira coloque "as barbas de molho" PORQUE DONA LAURA VEM AÍ E ELA COSTUMA ROUBAR A CENA!!!!


Jeferson Cardoso respondeu:

Laura é estupenda mesmo. Lembro de uma cena antológica dela em Caminho das Índias. Numa cena com Tony Ramos. Haja coração! ;)


Tiagoo comentou:

QUE PROGRAMAo é The Voice Brasil...super bem produzido...show nas tardes angustiantes de domingo na TV.

O programa nao deveria ter temporadas.....deveria ser sequencial...as tardes de domingo mudaram....
comparamos os jurados e candidatos com idolos da record! que coisa hein?!? Fica la no chao.

Sandra comentou:

Até levei um susto quando chegou no fim do post e você comentou do The Voice. No anterior, parecia que não havia visto com bons olhos e chegou a dizer: "Se você pensa que irei louvar o programa The Voice está enganadíssimo [...]". Ainda bem que caiu no seu gosto né?! :P


Jeferson Cardoso respondeu:

Sandra, é que muitos pensavam que iria denegrir Ídolos, fazendo comparações. Considero os dois formatos bem parecidos. Adoro os dois. O formato é idêntico, mas a edição é diferente. Um é mais objetivo (The Voice), enquanto o outro (Ídolos) é mais engraçado, explorando as micagens dos participantes.


André comentou:

SJ com base até agora é uma trama boa , o que influi no ibope é o tanto de pessoas que a trama apresenta, são 2 países, mais o Morro do Alemão, enfim, muitos núcleos,quem estava acostumado com AB que eram poucos núcleos estranha, mais o estilo de Glória Perez é esse ... Do mais, acredito que Lívia, interpretado muito bem até aqui por Claúdia Raia será ótima, e dessa vez acho que a RAINHA das 21h escreve uma vilã bem definida. Por fim, torço pela novela e também que o ibope estoure!

comentou:

É..tenho a mesma opiniao que vc na relação The Voice e Idolos , um é mais objetivo e outro explora a mais o engraçado e tals.. The Voice realmente é um programão e ta salvado (graças a Deus!) as tarde de domingo da tv aberta. Agora, é fato, se for compara o The voice Brasil com as outras verssões (Australia, Inglaterra, e US) o do Brasil é o menos produzido no quesito do cenario. Mas mesmo assim, acho que o The Voice Brasil cumpre com louvor seus objetivos nas tardes de domingo.

Sobre Gabriela nao acompanhei tbm diariamente. Acho apenas que Juliana Paes nao teve esse destaque todo. Nao sei se pq a atuação dela foi fraca ou se outros atores ofuscaram ela ou é a historia msmo.

Salve Jorge ate entao, pra mim ta mais ou menos. E a personagem da Claudia Raia superar Carminha pra mim ta dificill... Afinal, aqui quem fala é um fã assumido e saudoso de Avenida Brasil (hehehe). Me diverti com a entrevista com Adriana Esteves no Faustao (ate que enfim ela foi em um dos programas da emissora, apos a bela interpretação de Carminha).

Guerra dos Sexos: nao sou guerreiro nao. Desisti ja.

Lucas Stambowisk comentou:

Adoro The Voice
ADOREI GABRIELA,LAURA CARDOSO REALMENTE ROUBOU A CENA
QUERIA SABER SUA OPINIÃO SOBRE A ATUAÇÃO DE IVETE SANGALO?
RESPONDE AEE


Jeferson Cardoso respondeu:

Lucas, quanto a atuação de Ivete Sangalo prefiro nem comentar. É melhor. Rsrsrs


Tárcio comentou:

E o que falar da batalha de Maria Christina e Ellen Oléria, Jeff? Emocionante.

Pedro comentou:

Aqui nos EUA The Voice tbm eh bem melhor que American Idol (Idolos). Porem bate de frente com The X Factor... o que tbm pode bater com a qualidade do The Voice Brasil se a Band fazer direito...

Sempre amei o trabalho de Laura Cardoso. Doroteia de Gabriela, Guiomar de A Viagem, Carmem de Chocolate com Pimenta, Soyara de Explode Coracao, Francisquinha de Como Uma Onda, Ruth de Salsa e Merengue... enfim, uma grande atriz da historia da teledramaturgia Brasileira merecedora de todos os premios sempre. :alegria: :clodovil2: :ebaeba:

Espero que Silvio de Abreu se aposente depois de Guerra dos Sexos. Seu ultimo novelao mesmo foi Torre de Babel, nem Belissima (estou a falar de qualidade nao pontos) e o que ele disse foi uma grande falta de respeito com o telespectador. Afinal, pra quem ele escreve?

Luiza comentou:

Situação crítica pra Da Cor do Pecado hein? A proxima reprise deve vir em Janeiro mesmo?Você falou que nao gosta das "repetições" do Walcyr, o que espera dele às 21hrs?


Sucesso!


Jeferson Cardoso respondeu:

Luiza, amadinha, Da Cor termina entre janeiro e fevereiro. A definir. Não suporto as repetições de Walcyr. Espero uma novela brilhante, digna de Xica da Silva. Caso contrário, começo assistindo e abandono. Simples. Rsrsrsrs


Adryan comentou:

Jeff, vc não achou a atuação da Claudia Raia um pouco forçada e artificial?


Jeferson Cardoso respondeu:

Não achei. Estou adorando a frieza da personagem. Me dá medo. Rsrsrsrs


Veja também