O Planeta TV

INTRIGAS: EMISSORA X JORNAL. AONDE CHEGAREMOS?

Por: Jeferson

Briga de cachorro grande

Durante o “Jornal da Record” desta terça-feira (17), a Rede Record respondeu críticas feitas pelo jornal “Folha de S. Paulo” e desmentiu informação de que o bispo Edir Macedo, dono da emissora, está doente.

Na coluna “Outro Canal” da última terça-feira (17), no jornal “Folha de S. Paulo”, foi dito que Edir Macedo estaria doente e teria se desentendido com outros bispos do alto comando da Record.

A informação foi desmentida pelo próprio bispo, em entrevista por telefone, direto da África do Sul, ao programa “Hoje em Dia”. Edir Macedo disse que está muito bem de saúde, e que as informações publicadas pelo jornal paulista não procediam.

Além disso, antes de falar com o proprietário da Record, o programa mostrou uma série de notas publicadas pela “Folha de S. Paulo” que criticavam a emissora, que foram consideradas como preconceito religioso e mentira.

A emissora informa que a partir de hoje vai responder as críticas feitas pela “Folha de S. Paulo” e de qualquer outro veículo, em sua programação.

Segundo o "Jornal da Record", todas as críticas à emissora se concentram na seção destinada à TV. Notas sobre a audiência da Record News e a infra-estutura dos estúdios do canal são desmentidas com "ênfase" pela reportagem da emissora. Em uma das inserções, o telejornal entrevistou, por telefone, o empresário e fundador da Igreja Universal, Edir Macedo, que nega que esteja doente, ao contrário do que foi publicado pela Folha.

A reportagem ressalta, ainda, a informação de uma possível queda na vendagem de exemplares da Folha de S.Paulo. Já no final, a matéria questiona se a perda de circulação do periódico teria conseqüência na diminuição da "qualidade editorial".

Outro ponto tratado pelo "Jornal da Record" seria a ligação entre o Grupo Folha - responsável pela publicação da Folha de S.Paulo - e a TV Globo, classificada como a "maior concorrente" da emissora de Edir Macedo.

Em nota publicada no caderno "Brasil" desta quarta-feira (18), a Folha cita que, ao todo, a Record entrou na Justiça com 107 ações contra o jornal. Segundo o veículo, nos 66 processos julgados, todos os resultados foram favoráveis ao periódico impresso, que fez menção à reportagem de Elvira Lobato, que mapeou os bens acumulados pela Igreja em seus trinta anos de existência.

Globo x Record

Para tentar impedir o crescimento da Record, a TV Globo está exibindo edições extras do Big Brother Brasil apenas no Rio de Janeiro. Na última segunda, a produção do reality show criou brincadeiras entre os participantes que foram exibidas ao vivo com duração de 10 minutos.

A Record vem tendo bom desempenho no Rio às segundas graças ao seriado "A Lei e o Crime", que tem marcado médias de 21 a 24 pontos na cidade, enquanto em SP fica entre 13 e 16.

Com apenas dez minutos a mais, "BBB" não chega a competir diretamente com "A Lei e o Crime". Mas retarda uma queda abrupta da Globo. No dia 9, "BBB" terminou com 33 pontos no Rio. Dez minutos depois, a Globo caía para 21. A Record subiu de 22 para 25.

Detalhe: Em Fortaleza a disputa é ainda mais acirrada. A diferença é menor.

Tudo de Novo!

A Rede Globo realmente não aprende com seus erros. É inacreditável! O filtro de imagem que está sendo utilizada em “Paraíso” é o mesmo utilizado em “Paraíso Tropical”. Na época o público rejeitou e a emissora foi obrigada a tirar do ar. "Paraíso” é uma novela muito bem cuidada, mas a imagem em película causa certa estranheza para o público comum. Muitas vezes a imagem fica "chapada" e nas externas quando temos os personagens num plano mais distante eles parecem até mesmo desfigurados. Pelo bem da novela e de nós, telespectadores, seria interessante a emissora exibir a novela como nas chamadas: com a imagem natural e sem tratamento especial. Com todo respeito! Os dois primeiros capítulos do remake foram fracos. A abertura é simples e o tema instrumental é tão lento que soa estranho, não combina com a história. Por fim, a trama não apresenta gancho para o próximo capítulo. Sem falar que o capítulo de segunda não parecia ser o primeiro. Se a Globo continuar apresentando novelas deste jeito e a concorrência investir, vão fazer a festa!

Negócio fracassado!

“Negócio da China” acabou sem deixar saudade. A trama de Miguel Falabella que teve apenas 136 capítulos fechou com uma média geral de 20,3 pontos. Lamentável. Veja o ranking das últimas produções, que desde Alma Gêmea vem só apresentando queda:

Alma Gêmea: 38,6 pontos de audiência e 62% de share;
Sinhá Moça: 33,1 pontos e 52,9% de share;
O Profeta: 32,8 pontos e 55,2% de share;
Eterna Magia: 25,9 pontos e 44,4% de share;
Desejo Proibido: 23,6 pontos e 42,5% de share;
Ciranda de Pedra: 21,9 pontos e 38,2% de share;
Negócio da China: 20,3 pontos e 38,4% de share.

Assim não dá!

Já passaram mais de 50 capítulos e Glória Perez ainda não percebeu os erros de “Caminho das Índias”. É impressionante, nada acontece na trama global. O ritmo está muito lento. Até quando a autora pretende levar a falsa amizade de Silva (Débora Bloch) e Yvone (Letícia Sabatella)? Já está mais do que na hora de uma grande reviravolta. Poderia começar acabando com a farsa da vilã que não é vilã. Até agora a audiência da trama é de 34 pontos. A pior média de todos os tempos! Se continuar neste ritmo pode consolidar o maior fracasso do horário nobre ficando atrás de Suave Veneno e Esperança. Enquanto Gloria Perez não acorda, a concorrência prepara as suas munições e na próxima terça entra em campo “Promessas de Amor”, que movimentará ainda mais a disputa do horário. Para a Record, manter os 13/14 pontos que dá no horário é lucro, já para Globo manter 34/35 quando “Caminho das Índias” está no ar é uma grande preocupação. Espero que a Vênus platinada acorde antes que tenha um pesadelo.

Gosto de “Caminho das Índias” tem seus problemas, mas particularmente considero a história superior à Favorita. Nada contra a mexicanização da trama de João Emanuel Carneiro, mas a trama de Glória Perez tem mais conteúdo. Isto é questão de opinião, não quer dizer que A Favorita seja melhor. Acredito que Glória Perez vai conseguir dar a volta por cima, no entanto, será tarde demais, pois dificilmente sua trama ultrapassará a média de 40 pontos.

E agora?

A partir de terça (24), a Record lança a nova temporada de “Caminhos do Coração”. A trama assinada por Tiago Santiago vai surpreender os fãs da atual temporada. Os primeiros capítulos de “Promessas de Amor” deixarão o realismo fantástico de lado e se investirá em uma história convencional, realista, para agradar o público do horário. A expectativa é manter a média de 14 pontos e deixar a Rede Globo abaixo da casa dos 40 pontos. Pretendo acompanhar a nova saga dos mutantes, mas como farei se no horário já acompanho “Caminho das Índias”? Simples: saberei utilizar o controle remoto.

A Torcida

Ninguém fala no BBB, mas vamos comentar um pouco... Minha torcida continua para o Max, mesmo sabendo que a popularidade de Ana está crescendo nos últimos dias devido à edição favorável da Rede Globo. Com saída de Naiá, com certeza a emissora vai focar no “sofrimento” de Ana. Uma bobagem, uma vez que a Francine merecia maior destaque. Opinião é opinião, mas a torcida ao “grande jogador” desta edição será até o fim.

Audiências consolidadas desta terça (17/03)


Caminho das Índias – 36
Três Irmãs – 26
Paraíso – 22
Malhação – 21
Senhora do Destino – 19


Prova de Amor – 6
Bicho do Mato – 6
Os Mutantes – 13
Chamas da Vida – 14


Revelação – 4

Vampiros de novo?

Vocês sabiam que Antonio Calmon gostaria de fazer a trilogia de Vamp? Depois de O Beijo do Vampiro, o autor contou no livro AUTORES – Histórias da Teledramaturgia, que gostaria de escrever outra história sobre vampiros. Os detalhes conto no próximo tópico que será exclusivo para falar dos principais trechos da entrevista de Alcides Nogueira, Antonio Calmon e Carlos Lombardi. Aguardem!

Até mais e não deixe de comentar!


Deixe o seu comentário