O Planeta TV

INTRIGAS: EMISSORA X JORNAL. AONDE CHEGAREMOS?

Por: Jeferson

INTRIGAS: EMISSORA X JORNAL. AONDE CHEGAREMOS?

Briga de cachorro grande

Durante o “Jornal da Record” desta terça-feira (17), a Rede Record respondeu críticas feitas pelo jornal “Folha de S. Paulo” e desmentiu informação de que o bispo Edir Macedo, dono da emissora, está doente.

Na coluna “Outro Canal” da última terça-feira (17), no jornal “Folha de S. Paulo”, foi dito que Edir Macedo estaria doente e teria se desentendido com outros bispos do alto comando da Record.

A informação foi desmentida pelo próprio bispo, em entrevista por telefone, direto da África do Sul, ao programa “Hoje em Dia”. Edir Macedo disse que está muito bem de saúde, e que as informações publicadas pelo jornal paulista não procediam.

Além disso, antes de falar com o proprietário da Record, o programa mostrou uma série de notas publicadas pela “Folha de S. Paulo” que criticavam a emissora, que foram consideradas como preconceito religioso e mentira.

A emissora informa que a partir de hoje vai responder as críticas feitas pela “Folha de S. Paulo” e de qualquer outro veículo, em sua programação.

Segundo o "Jornal da Record", todas as críticas à emissora se concentram na seção destinada à TV. Notas sobre a audiência da Record News e a infra-estutura dos estúdios do canal são desmentidas com "ênfase" pela reportagem da emissora. Em uma das inserções, o telejornal entrevistou, por telefone, o empresário e fundador da Igreja Universal, Edir Macedo, que nega que esteja doente, ao contrário do que foi publicado pela Folha.

A reportagem ressalta, ainda, a informação de uma possível queda na vendagem de exemplares da Folha de S.Paulo. Já no final, a matéria questiona se a perda de circulação do periódico teria conseqüência na diminuição da "qualidade editorial".

Outro ponto tratado pelo "Jornal da Record" seria a ligação entre o Grupo Folha - responsável pela publicação da Folha de S.Paulo - e a TV Globo, classificada como a "maior concorrente" da emissora de Edir Macedo.

Em nota publicada no caderno "Brasil" desta quarta-feira (18), a Folha cita que, ao todo, a Record entrou na Justiça com 107 ações contra o jornal. Segundo o veículo, nos 66 processos julgados, todos os resultados foram favoráveis ao periódico impresso, que fez menção à reportagem de Elvira Lobato, que mapeou os bens acumulados pela Igreja em seus trinta anos de existência.

Globo x Record

Para tentar impedir o crescimento da Record, a TV Globo está exibindo edições extras do Big Brother Brasil apenas no Rio de Janeiro. Na última segunda, a produção do reality show criou brincadeiras entre os participantes que foram exibidas ao vivo com duração de 10 minutos.

A Record vem tendo bom desempenho no Rio às segundas graças ao seriado "A Lei e o Crime", que tem marcado médias de 21 a 24 pontos na cidade, enquanto em SP fica entre 13 e 16.

Com apenas dez minutos a mais, "BBB" não chega a competir diretamente com "A Lei e o Crime". Mas retarda uma queda abrupta da Globo. No dia 9, "BBB" terminou com 33 pontos no Rio. Dez minutos depois, a Globo caía para 21. A Record subiu de 22 para 25.

Detalhe: Em Fortaleza a disputa é ainda mais acirrada. A diferença é menor.

Tudo de Novo!

A Rede Globo realmente não aprende com seus erros. É inacreditável! O filtro de imagem que está sendo utilizada em “Paraíso” é o mesmo utilizado em “Paraíso Tropical”. Na época o público rejeitou e a emissora foi obrigada a tirar do ar. "Paraíso” é uma novela muito bem cuidada, mas a imagem em película causa certa estranheza para o público comum. Muitas vezes a imagem fica "chapada" e nas externas quando temos os personagens num plano mais distante eles parecem até mesmo desfigurados. Pelo bem da novela e de nós, telespectadores, seria interessante a emissora exibir a novela como nas chamadas: com a imagem natural e sem tratamento especial. Com todo respeito! Os dois primeiros capítulos do remake foram fracos. A abertura é simples e o tema instrumental é tão lento que soa estranho, não combina com a história. Por fim, a trama não apresenta gancho para o próximo capítulo. Sem falar que o capítulo de segunda não parecia ser o primeiro. Se a Globo continuar apresentando novelas deste jeito e a concorrência investir, vão fazer a festa!

Negócio fracassado!

“Negócio da China” acabou sem deixar saudade. A trama de Miguel Falabella que teve apenas 136 capítulos fechou com uma média geral de 20,3 pontos. Lamentável. Veja o ranking das últimas produções, que desde Alma Gêmea vem só apresentando queda:

Alma Gêmea: 38,6 pontos de audiência e 62% de share;
Sinhá Moça: 33,1 pontos e 52,9% de share;
O Profeta: 32,8 pontos e 55,2% de share;
Eterna Magia: 25,9 pontos e 44,4% de share;
Desejo Proibido: 23,6 pontos e 42,5% de share;
Ciranda de Pedra: 21,9 pontos e 38,2% de share;
Negócio da China: 20,3 pontos e 38,4% de share.

Assim não dá!

Já passaram mais de 50 capítulos e Glória Perez ainda não percebeu os erros de “Caminho das Índias”. É impressionante, nada acontece na trama global. O ritmo está muito lento. Até quando a autora pretende levar a falsa amizade de Silva (Débora Bloch) e Yvone (Letícia Sabatella)? Já está mais do que na hora de uma grande reviravolta. Poderia começar acabando com a farsa da vilã que não é vilã. Até agora a audiência da trama é de 34 pontos. A pior média de todos os tempos! Se continuar neste ritmo pode consolidar o maior fracasso do horário nobre ficando atrás de Suave Veneno e Esperança. Enquanto Gloria Perez não acorda, a concorrência prepara as suas munições e na próxima terça entra em campo “Promessas de Amor”, que movimentará ainda mais a disputa do horário. Para a Record, manter os 13/14 pontos que dá no horário é lucro, já para Globo manter 34/35 quando “Caminho das Índias” está no ar é uma grande preocupação. Espero que a Vênus platinada acorde antes que tenha um pesadelo.

Gosto de “Caminho das Índias” tem seus problemas, mas particularmente considero a história superior à Favorita. Nada contra a mexicanização da trama de João Emanuel Carneiro, mas a trama de Glória Perez tem mais conteúdo. Isto é questão de opinião, não quer dizer que A Favorita seja melhor. Acredito que Glória Perez vai conseguir dar a volta por cima, no entanto, será tarde demais, pois dificilmente sua trama ultrapassará a média de 40 pontos.

E agora?

A partir de terça (24), a Record lança a nova temporada de “Caminhos do Coração”. A trama assinada por Tiago Santiago vai surpreender os fãs da atual temporada. Os primeiros capítulos de “Promessas de Amor” deixarão o realismo fantástico de lado e se investirá em uma história convencional, realista, para agradar o público do horário. A expectativa é manter a média de 14 pontos e deixar a Rede Globo abaixo da casa dos 40 pontos. Pretendo acompanhar a nova saga dos mutantes, mas como farei se no horário já acompanho “Caminho das Índias”? Simples: saberei utilizar o controle remoto.

A Torcida

Ninguém fala no BBB, mas vamos comentar um pouco... Minha torcida continua para o Max, mesmo sabendo que a popularidade de Ana está crescendo nos últimos dias devido à edição favorável da Rede Globo. Com saída de Naiá, com certeza a emissora vai focar no “sofrimento” de Ana. Uma bobagem, uma vez que a Francine merecia maior destaque. Opinião é opinião, mas a torcida ao “grande jogador” desta edição será até o fim.

Audiências consolidadas desta terça (17/03)


Caminho das Índias – 36
Três Irmãs – 26
Paraíso – 22
Malhação – 21
Senhora do Destino – 19


Prova de Amor – 6
Bicho do Mato – 6
Os Mutantes – 13
Chamas da Vida – 14


Revelação – 4

Vampiros de novo?

Vocês sabiam que Antonio Calmon gostaria de fazer a trilogia de Vamp? Depois de O Beijo do Vampiro, o autor contou no livro AUTORES – Histórias da Teledramaturgia, que gostaria de escrever outra história sobre vampiros. Os detalhes conto no próximo tópico que será exclusivo para falar dos principais trechos da entrevista de Alcides Nogueira, Antonio Calmon e Carlos Lombardi. Aguardem!

Até mais e não deixe de comentar!




Comentários (47) Postar Comentário

Lucas N. comentou:

Sinceramente essa briga que está acontecendo entre o Jornal FSP e a emissora da Record é preocupante, chega até ser um pouco infantil, mentirinhas e acusações de um lado, respostas intrigantes do outro, eu preferia até não comentar... :nao1: Eu já assiti um capitulo de A lei e o crime, eu gostei muito apesar que a transmissão na minha cidade é horrivel e a Record continua a investir em violência, achei uma coisa bem produzida, mas BBB é coisa de costume pra mim, assisto e nem troco de canal. :hoho1: Eu gostei da novela Paraiso, alias gosto de todas novelas que retratam o tema rural mas realmente esse detalhe da imagem eu já tinha reparado e eu não gostei, espero que a Globo mude e que a audiência de Paraiso aumente e salve o horário. :riso1: Os ultimos capitulos de Negocio da China foi muito bom, com muita ação eu achei incrivel e não deixei de assistir um capitulo se quer, pena que foi um show só no final fora atores que fizeram a novela que são excelentes. :parabens1: Eu gosto de Caminho das Indias também, da história, dos atores... Mas realmente a novela está lenta demais, nada acontece de tão surpreendente... Eu simplesmente sinto falta de A Favorita e de Patricia Pillar com a diva Flora :lingua21: Sobre o BBB eu odiei seu comentario, sei que é sua opinião e cada um pensa o que quizer, mas sinceramente o "jogador declarado" Maximiliano já deu o que tinha que dá, e a namorada dele Francine na minha opinião é uma incognita, uma professora de Modelos e ex miss falar palavras erradas daquela forma é preocupante, não sei se isso seria uma mascara pra agradar o povo. Já sobre Ana, eu não gostava e nem desgostava dela apenas não agradava com suas atitudes mas depois que eu vi que ela foi sim perseguida mudei minha opinião, espero que ela ganhe, minha torcida é total na Josiane minha conterranea mais a Ana é a unica candidata ali que a popularidade vem aumentando e se continuar com certeza será a vencedora! :vibracao1: Bom era tudo o que eu queria falar, seu blog é 10 Jeferson o unico de televisão que eu visito e comento, parabéns :)

rogerio benicio comentou:

deixa eu te perguntar jefferson ..., as novelas da record nao tem nehum defeito? sem mais obrigado !

Fabio Dias comentou:

:chupeta1: Apenas Manoel Carlos salvará o horário das 8!
Paraiso é péssima! Da sono!:sono1: Não vai reerguer o horário!
Oh coitado!!!!! :puloduplo1:
Agora vc caiu em contradição em Jeferson, no ultimo post quando Negocio da China estava no penultimo capitulo vc disse que fecharia com 22, agora deu 20? :tonto2:
Abraço

Éder comentou:

Acredito que a trama de Glória Perez dificilmente chegará a média geral de 38 pontos, ninguém sabe se promessas de amor possa roubar mais ainda a audiencia já sofrida da global, acho que pode ser que dê 20 pontos no inicio, vamos ber se for deste jeito, by by 40 pontos pra caminho das Índias!!!!

Anderson Carnot-Pe comentou:

:tv1: continuo a assistir chamas da vida melhor novela no ar a única que aguento... Jefferson... comente sobre as últimas semanas de chamas da vida. Obrigado.....

Jhonathas comentou:

¬' não levem tempo á críticar a RECORD nem a GLOBO, pois um dia vôoc vão acabar assisntiindo uma delaas .' :tv1:

Bruno Freitas comentou:

Eu aredito que a virada d "Caminho das Índias" vai alavancar seus índices e bater nos 40 pontos..
..quanto a "Três Irmãs" essa concerteza vai subir nos ultimos capítulos..
..quanto as novas tramas "Paraiso", acho q pode subir + tenho dúvidas..
..quanto proxima novela das 7 "Caras e Bocas", essa com certeza vai fazer subir os índices do horário..
.. :byebye1: :fui1:

Edson neto comentou:

Poxa! Será que a :record1: nao percebe o que está havendo com as novelas atualmente. Existem muitos títulos no AR e isso deixa o publico saturado... Como é que ela, a :record1: coloca mais uma novela no ar, simultaneamente, com Prova de Amor e Bicho do Mato. Será que noa era melhor esperar Terminar uma Para colocar a outra em cartaz. O mesmo pra PODER PARAleo que vai estrear enquanto Chamas da vida estiver em CARTAZ. Eu, enquanto telespectador, nao gosto disso. Prefiro esperar uma NOVELA Acabar para começar a ver a outra.
E a :band1: hein gente. Nao tem jeito. Pelo visto ela noa tira o RR do ar mesmo hein. Que absurdo uma emissora pensar tao pequeno. E as estreias que todos o s dias sao adiadas, uma vergonhaaaaaaa. :yes1: Sem flaar na falta de ciratividade pra escolher nomes de programas. Vide PROGRAMAO, que Graças a DEUS ou a algum outro fator judicial , foi mudado pra DIADIA!! :desanimado1:

Resta apenas esperar!!! Torcendo pra :band1: acordar e ver que é possivel aproveitar essa PESSIMA faSE DO :sbt1: PARA CRESCER NA AUDIENCIA e consolidar o 3º lugar.

Gigi comentou:

Pensei que ia responder à perguntas dos leitores!

Kayo comentou:

Geentee.. a :record1: ñ acredita mesmo no seu potencial né..em vez d esperar a novela acabar, mais não vai colocar o primeiro capitulo d suas novelas, coladas nos ultimos capitulos d suas tramas...fala sério..eles não botam fé no taco deles....essa novela pode até começar bem, mais depois vai ter queda em seus índices, porque aturar mutantes outra vez não dá...... :sorridente1:

:fui1:

Veja também