O Planeta TV

"INSENSATO CORAÇÃO": O QUE FALTA PARA DECOLAR?

Por: Jeferson Cardoso

"INSENSATO CORAÇÃO": O QUE FALTA PARA DECOLAR?

Vou tentar deixar o fanatismo de lado e descrever, no meu ponto de vista, alguns problemas de "Insensato Coração". Gosto bastante da novela e, desde sua estreia, não perdi se quer um capítulo. Só que, confesso, não é uma novela que me prenda. Os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares precisam centralizar mais os acontecimentos. Com a entrada de novos personagens, outros ficaram deslocados. Cito, por exemplo, a história de Norma que, desde a última semana, está apagada. O foco deveria ser maior neste personagem. Fico preocupado com esse ciclo de personagens, preferiria que todos fossem apresentados de uma vez.

"Insensato Coração" comete o mesmo erro de "Passione" por não apresentar um tom de suspense. Em algumas cenas, nota-se, que o suspense faz parte, mas a direção peca. A verdade é que as novelas de hoje perderam aquele tom apresentado na década de 90. A narrativa é a mesma, mas a forma como são apresentadas não. As trilhas sonoras de suspense sempre marcam um folhetim. A última a ser exibida com a tonalidade certa foi "A Favorita", que para muitos é a melhor novela dos últimos anos.

A produção de IC precisa ficar mais atenta, uma vez que, já observamos dois erros: foto de Fábio Assunção no estúdio e erro de cronologia, na prisão de Norma. Erros bobos? Não são não!. Como espectador, exijo coerência.

Nesse primeiro mês de novela acompanhamos muitas cenas de barraco, algumas delas exageradas. Os atores estão gritando muito!!! Não é isso, como telespectador, que gostaria de ver. Não consigo torcer pelo amor de Marina e Pedro, mesmo considerando-os um dos casais mais bonitos das novelas. Pela forma como eles se conheceram, no mínimo, o romance deveria ter sido melhor explorado. Afastá-los antes de uma torcida do público, ao meu ver, foi um erro.

E cadê a comédia? Meu Deus, não tem! Maria Clara Gueiros, como disse um diretor aí, não deveria ter saído do "Zorra Total". E ainda é escalada para ser a "pegadora", pode? Sem falar que Lázaro Ramos como garanhão não convence. Não estou sendo preconceituoso, apenas realista. Se consultar as mulheres, com certeza, descobrirão que ele não tem o perfil de um galã. Espero que na segunda fase da novela, André ganhe outro rumo ou suma de vez abrindo novos caminhos para o personagem de Camila Pitanga, que até o momento está, digamos, um tapa-buraco. Agora, por favor, vamos respeitar o profissional Lazaro Ramos, que é um excelente ator, apenas o personagem não convence. O erro, portanto, são dos autores.

Quanto às atuações, gostaria de destacar dois nomes: Bruna Linzmeyer e Giovana Lancellotti, as filhas de Júlio e Eunice. São bonitas e talentosas! Preciso falar de Antonio Fagundes, Natalia do Valle, Gabriel Braga Nunes, Eriberto Leão, Paola Oliveira, Glória Pires e Deborah Evelym? São feras!

No mais, meus queridos, quero ver ação, emoção, adrenalina e muita vilania. "Insensato Coração" apresenta cenas ágeis, mas falta o principal: destacar os vilões e fortalecer o amor entre os protagonistas. Será quando esses autores acordarão para a realidade? Por fim, haja paciência para a quantidade de intervalos comerciais (de intermináveis 6 minutos cada!!!).

Algumas pessoas devem questionar, depois desta crítica, como posso gostar tanto da novela. Não sei, mas gosto bastante do texto, interpretações (de alguns obviamente) e principalmente da música de abertura: "Numa estrada dessa vida, Eu te conheci, Oh, Flor!, Vinhas tão desiludida, Mal sucedida, Por um falso amor...".

Teaser de "Morde & Assopra"

A Rede Globo se superou com o logotipo da nova novela de Walcyr Carrasco. Credo! Um horror! No teaser apresentado, nota-se, porque cogitou o nome de "Robôs e Dinossauros". A trama, na verdade, é uma colcha de retalhos de todas as últimas novelas do autor. Se vai fazer sucesso eu não sei. Gosto de comédia e, com certeza, vou dá aquela espiadinha.

Perguntar não ofende, então... Esse teaser de "Morde & Assopra" é trash? Gostaria de saber a resposta de uma jornalista do jornal O Globo. Será que ela me responde?

Até a próxima!





Comentários (42) Postar Comentário

Paula comentou:

a novela não me prende não.... sei lah falta alguma coisa que eu não sei....tinha tudo pra ser boa mas de uns tempos pra ca as novelas parecem estar em decadencia sempre com os mesmos bla bla bla de sempre... vamo v quando a norma se tornar vilã v se deslancha

Pedro comentou:

Trash é pouco, mas acho qe vai agradar no horário. Mas não chegará aos pés de Ti Ti Ti que é a melhor das 7 desde Cobras e Lagartos.


Acho que dor de cabeça vai dar Cordel Encantado pois pelas fots que já foram divulgadas lembra um pouco Eterna Magia que foi a novela que começou a levar o horário para ladeira abaixo.

Jeferson com Alcides Nogueira info escrever minisérie que autor vai vir na sequência de Cordel? Vc acha que o remake de Renascer rola mesmo?


Jeferson Cardoso respondeu:

Sim, deve ser o remake de Renascer. E o tempo voa... sua estreia deve acontecer em setembro, pois "Cordel" terá menos de 140 capítulos. Abs.


Carlos Figueira comentou:

Eu nao so brasileiro... Sou de Caracas, Venezuela... Sou Portugues de nascimento e assisto a novela na Rede Globo Internacional... Venho assistindo desde Duas Caras y ate agora, me parece a melhor.

Acho uma coisa certissima que disse Jeff y e as Trilhas sonoras, estao deixando muito a desejar, pois nao dao a emocao certa a cada uma das cenas... Isso aconteceu muito en Passione, nenhuma cena tinha emocao, por falta de uma trilha que acompanhasse a cena... Mais ainda assim tou achando que as cenas emocionantes de IC, tem tido nao como devia, mais estao gostosas de mais...

As brigas entre Raul e Wanda sao delicciosas de asistir, assim como a Eunice... Tou gostando imenso de ver a transformacao da Norma... As locuras do Leo, a recuperacao emocionante do Pedro... Esta muito boa sim...

O que nao estou a gostar... O grande talento da Natalia Thimberg desperdicado, esse personagem parece mesmo un coadjuvante mais bem secondario, nao entendo... O ingreso de tantas personagens em tao poco tempo e muito confuso e as historias do Cortez, da familia, do irmao do Gabino, nao consigo mesmo entender...

Mais no geral acho que a novela ta boa e vai melhorar muitooooo mesmo... Parabens a toda a equipe.

Jeff muito lindo o novo design do site... Eu acompanho mais em silencio que otra coisa, mais por aqui sempre estou... Beijosssssssss :flora:


Jeferson Cardoso respondeu:

Carlos, muito obrigado. =D


Alan Viana comentou:

Oiê

Bem parecidas com suas observações Jeff, são as minhas.

Gosto muito de Insensato Coração, dos capítulos apresentados assisti a 90%, tô vidrado no texto e em algumas interpretações, já até destaquei algumas.
Diferente de vc eu aprovo essa nova vertente de apresentação de personagens, lógico que percebo que a novidade ñ agradou a todos. E concordo também que nas ultimas 2 semanas a história de Norma se apagou um pouco, algo que ñ deveria acontecer, visto ser a cereja do bolo.
O romance e desencontros de Marina e Pedro me cansam, tá meio chatinho.

O Teaser de Morde e Assopra, na minha opinião, não é trash, e pelo que até agora voi veiculado tem totalmente a ver com a trama, mas, parece que a moda de agora é criticar tudo o que se relacionar a nova do Walcyr. Claramente teremos um emaranhado de tudo o que já vimos desde O Cravo e a Rosa até Caras & Bocas, mas, acredito que segurará o ibope de TI TI TI, mesmo esta última sendo uma novela cult pop. Se é q isso existe! Rsrsrs.

As primeiras imagens de CORDEL ENCANTADO, são encantadoras, e eu aposto no sucesso!

Jeff pela 3ª vez, peço um posto dedicado a ARAGUAIA, aquela novela que eu tanto critiquei e que me fisgou por completo...

bjos.


Jeferson Cardoso respondeu:

Sim, Araguaia está merecendo um post. Aguarde! Rsrsrs.


alex comentou:

Gostei do teaser de Morde e assopra e nao tem nada a ver com Os Mutantes da Record. Se voce assistir a ambos os teasers vai ver porque a novela tem esse nome, duas pessoas que parecem uma coisa, mas sao outra.
Quanto a Insensato Coracao, o autor avisou que er uma novela centrada nas relacoes familiares, se as pessoas so querem ver acao, mortes, e violencia assistam as novelas da record que estao cheios desses ingredientes.
Outra coisa, nao importa se e o Lazaro Ramos ou um outro ator, podia ser amarelo, branco, preto, com dinheiro e bem sucedido, nao importa se voce e feio ou nao, o que importa e que mostra a realidade que as mulheres estao em busca de um homem rico, elas nao se importariam se ele fosse chines, mas sendo rico, e bem sucedido, e o que importa.
A televisao brasileira e uma das poucas no mundo aonde voce nao paga uma taxa anual de ate 600 reais, a maioria dos paises cobra para assistir a tv aberta. Se as pessoas nao gostam da programacao de certa emissora, existem outras 7 pelo menos, e uma questao de mudar de canal, e se nao tem controle remoto levantar a bunda do sofa e mudar de canal manualmente. A Globo e uma das poucas tvs que investem em produtos e series de qualidade, mas as pessoas so fazem reclamar, ou e chato, ou e violento, ou corrompe a familia. Se tem tanta gente que se acha roteirista aqui, por que nao procuram um emprego com eles. Nao entendo o dio de certas pessoas, queria ver se eles tivessem que pagar para assistir a tv aberta. E ja que tanto em tantos outros comentarios semprem dizem que gracas a Deus que tem tv a cabo, que liguem na programacao a cabo, que de 300 canais se salvao 10, e assistam ao lixo da tv americana, afinal tudo o que vem de fora e melhor, nao e mesmo?Ou as pessoas acham que a tv dos outros paises e melhor?Comentar sobre um assusnto tudo bem, agora esse critiscismo com odio de certas pessoas contra autores e producoes faz mal, nao so pra pessoa, que muitas vezes deve ser uma pessoa rancorosa e infeliz, como tambem para aqueles que leem os comentarios. Um pouco mais de posividade faria bem.

alex comentou:

Televisao e entretenimento e ficcao, nao misturem criacao, fantasia com realidade.

Fábio Dias comentou:

Não acredito no que você escreveu, fiquei pasmo!
Parabéns, achei que a novela fosse perfeita para você tirando o Lazaro.

A novela tem muito o que melhorar, mais muito mesmo, fez uma boa observação.

Parabéns por admitir tudo isso.
.
:ooh: :ebaeba: :tchauGrazi:

VJ comentou:

Você tem notícias do autor Carlos Lombardi? Ele ainda volta a escrever novelas?
Ele não é meu autor favorito, mas suas novelas das 7 eram mais interessantes e davam mais audiência que Três Irmãs e Tempos Modernos, por exemplo.


Jeferson Cardoso respondeu:

Escreverá sim! Estão decidindo quem vem primeiro: Silvio de Abreu ou ele. Abs.


Rodolfo comentou:

Aii que perseguição irritante essa a Walcir Carrasco. O cara não pode nem escrever o que gosta que vem esses criticos a meter o pau. O teaser é muito legal. Vcs que só vejam o lado ruim e só querer falar mau da novela dele.


Jeferson Cardoso respondeu:

Rodolfo, não gostei do teaser, mas assistirei a novela para depois criticar. Engano seu, pois sou fã de Walcyr Carrasco, o salvador do horário das 18h e 19h. "Alma Gêmea" e "O Cravo e a Rosa" são novelas que fazem parte da lista das melhores que já assisti. Será que tentarão colocar a minha pessoa contra Carrasco, assim como tentaram com João Emanuel Carneiro? Hahahahahaa.


Adelson dos Santos comentou:

Com certeza vai ser lixão. Falavam tanto nos mutantes e olhe ai no que deu.

Veja também