O Planeta TV

"INSENSATO CORAÇÃO": A NOVELA QUE BRINCA COM A PACIÊNCIA DO PÚBLICO!

Por: Jeferson Cardoso

"INSENSATO CORAÇÃO": A NOVELA QUE BRINCA COM A PACIÊNCIA DO PÚBLICO!

Estava entusiasmado com "Insensato Coração", mas desiludi-me. Confiante, acreditava, que Gilberto Braga e Ricardo Linhares havia entendido que os vilões são a espinha dorsal de uma novela. Não é o que estamos vendo.

A atual novela das nove, por enquanto, não consegue emplacar nem o casal protagonista. Afinal, o que está dando certo nesta novela? No meu ponto de vista, apenas dois pontos: a relação complicada entre pai (Raul) e filho (Léo); e a vilã (Norma). O resto, meus queridos, é fogo de palha.

Como pode uma novela curta, de 180 capítulos, ser tão lenta e "barriguda" como essa? A segunda fase, onde a vilã aparecerá (por que até o momento ninguém sabe que ela existe) só acontece no capítulo previsto para ir ao ar no dia 2 de maio. Até lá a barriga segue crescendo. Antes, dizem, que Norma aplicará algumas maldades na cadeia. Amém!

Os núcleos paralelos são muito ruins. Não há química entre Camila Pitanga e Lázaro Ramos. Não vi a necessidade de o personagem de Tarcisio Meira entrar antes de Norma ser solta, já ele servirá apenas de isca para a vilã. Não vou aqui falar de cada um desses personagens paralelos, resumo-os como figurantes. São muitos atores numa novela só!!! Nathalia Timberg, coitada, que o diga!

Vejo IC como uma novela mal estruturada. Desde a quantidade de elenco; trilha sonora; escaleta e direção. Não tem gancho para os intervalos comerciais e apresenta erros grotescos de cronologia. A sensação que tenho é que os autores estão empurrando tudo para os últimos três meses de exibição. Será tarde demais!!! Tanto no quesito audiência quanto no sentido de ser classificada como uma ótima novela.

Estou decepcionado, no entanto, quero ver a mudança da vilã (sigo sonhando!), que é uma grande promessa. Seguirei acompanhando o folhetim, sem o interesse em acompanhar todos os dias. Um dia sim, outros não. Até a vilã chegar e mostrar a que veio.

Sinto que os autores precisam centralizar a história. Os núcleos paralelos precisam estar interligados com os dos protagonistas. Não adianta um capítulo destacar a surra de Marina em Úrsula se logo em seguida serão apresentadas sucessivas cenas desnecessárias como, por exemplo, um playboy namorando patricinha à beira do rio; cozinheira com vontade de ser cantora; mulher brigando por pensão de ex-marido; etc. Haja paciência! É impossível não mudar de canal. É por isto que a audiência não cresce!!!

Por mais que esteja ansioso, não vou criar expectativa quanto à transformação de Norma. Repito: se essa personagem não se tornar o eixo central, essa história – que é boba até o momento – não chegará aos tão sonhados 40 pontos (média!!!) de audiência. Mas, eu como telespectador, quero audiência ou história? Quero história que leva a audiência. As duas caminham lado a lado.

No mais, a audiência de 32 pontos não é satisfatória para a emissora, mas é equivalente ao enredo que está sendo apresentado.

Obs: Ricardo Linhares pediu um tempo para responder a entrevista. Vamos aguardar.

Amor e Revolução

Há alguns dias disse que teria que optar por "Amor e Revolução" ou "Vidas em Jogo". Hoje, se eu gostar, já penso em acompanhar as duas. Digo isto porque a nova novela de Tiago Santiago, se bem conduzida, tem tudo para ser um sucesso. A fragilidade da eterna "Ribeirão do Tempo" deve ajudar a emissora de Silvio Santos. Como "Vidas em Jogo" foi adiada para maio, terei um mês inteiro para acompanhar a novela do SBT. O elenco é bom; a história é interessante; e, a direção – sob o comando de Reynaldo Boury – idem.

Quanto à audiência... O horário é complicado, mas aposto em médias entre 8 e 10 pontos, que pode ser considerado sucesso no SBT. Uma coisa é certa: se a novela realmente agradar, a Record – diante de sua péssima estratégia – vai ter que sambar.

Vai começar!

E não se esqueçam de "Ídolos"! O reality musical estreia na terça, às 23h15, após a novela chatinha de Marcílio Moraes. Acabando "Amor e Revolução" migrem para Record!

Finalmente!

Última semana de "Araguaia"! Ufa! A novela de vídeo-clipe finalmente sairá de cena. Walther Negrão, mais uma vez, não consegue conduzir um folhetim que poderia ter sido um sucesso. Não gostei desta novela, mesmo reconhecendo que melhorou bastante em relação aos primeiros capítulos. No entanto, é uma trama lenta, arrastada e chata. Haja paciência para aqueles vídeos-clipes de uma música inteira com personagens à beira do rio ou se beijando. Já vai tarde!

Que venha Cordel Encantado, que infelizmente não está sendo bem divulgada. Tenho a impressão que vou adorar esta novela. Dêem uma espiada:



O que acharam da prévia de Cordel? Ainda estão na expectativa por Insensato Coração? E qual será a audiência da estreia de Amor e Revolução?

Abs.





Comentários (48) Postar Comentário

Murilo comentou:

Primeiro: IC é uma PÉSSIMA novela, lenta, chata, insuportável de assitir. Não vejo a hora de "Fina Estampa" começar.
Segundo: A record vai se ferrar , pq "Amor e Revolução"( aposto 9 de media geral) vai tirar o segundo lugar de Ribeirão e vai acabar entregando muito mal para "Vidas em Jogo".
Terceiro: Vi um capitulo de "Araguaia" esses dias e gostei, apesar de ser muito inferior ás antecessoras. E que venha "Cordel Encantado" que tenho certeza que vai ser sucesso. Aposto 27 de média geral.

Diego comentou:

Com relação a IC eu não tenho acompanhado, mas até onde eu acompanhei a novela tem uns cortes tão bizarros de uma cena pra outra que eu fico sem entender o porquê disso.

Cordel Encantado é meu xodó e devo assistir só pela internet mesmo pq o horário fica complicado pra mim. Eu acho que será um grande sucesso. A história é perfeita pra o horário. O cangaço é um tema riquíssimo que serve tanto pra comédia quanto pra o drama e pelo que eu venho acompanhando dos bastidores pelo site globo.com a produção está maravilhosa.

Quanto as produções de outras emissoras eu nem posso falar nada pq eu não acompanho, pq senão eu deixo de trabalhar e eu preciso fazer a feira no final do mês kkkkkkkkkkkkkkkk

Abraço a todos!

Jarder comentou:

Jeferson não desistir de IC. Mais Passione era mil vezes melhor. Se essa novela não melhorar não vai chegar nem nos 50 pontos na ultima semana. Agora sobre Cordel acho que vai ser boa. A novela Morde e Assopra está melhorando mais tem que tirar as cenas de Flavia Alessandra que está ridicula. Será que neste ano não vai ter uma excelente novela. Pq a minha opinião vai ser um trio de novelas não tão boas da globo. Não assisto novela de outras emissoras, alias nunca assistir.

555 comentou:

num comentario do post anterior vc disse que ia falar sobre morde e assopra neste post!


Jeferson Cardoso respondeu:

Esse é dedicado a IC. Morde e Assopra fica para os próximos, ainda é cedo. Abs.


Douglas Almeida comentou:

Bom insensato coração esta sendo uma decepção pra mim eu gosto da novela so que ela não consegue me prender assim como outros trabalhos de Gilberto Braga como Força de um Desejo , Celebridade Paraíso Tropical , Vale Tudo entre outras mais ainda tenho fé de que Norma ainda vai muda a situação .
Amor e Revolução acho que vai Tomar o segundo lugar de Record fácil fácil tenho dito .
Cordel Encantado vai surpreender o publico9 que esta achando que a novela vai ser uma porcaria , devido a mal divulgação da novela acho que vai manter a audiência ou melhorar se melhorar as autoras devem subir pra o horário das 19 horas bom e só
Jeferson o se ta achando de Rebelde e sobre Vidas em Jogo o que podemos esperar ? valeu


Jeferson Cardoso respondeu:

Rebelde não assisto. Quanto a Vidas em Jogo não sei nada, apenas sobre o lance da loteria. Abs.


Fernando Araujo comentou:

Acho que sou o unico que gosta aqui de IC , acho a novela superior a Passione e acredito que essa virada vai vir e vai fazer historia.
Quanto a Cordel Encantado algumas cenas me lembra Hoje É Dia De Maria , talvez isso espante uma parcela do publico no primeiro momento vamos ver.
Amor e revoluçao vem ai e vai fazer historia no sbt, alem de trazer a historia do pais , que ninguem nunca viu em novela acho que o segundo lugar vai vir com o passar dos capitulos aposto em 8 pontos na estreia com picos de 12.

João Paulo Vasconcelos comentou:

descordo totalmente desta vez ( pq na maioria concordo com o autor do curtas e quentes), entendo bem de novela, não sou um mero telespectador então por isso tenho certa autoridade no que vou dizer, de quem entende bem do assunto; não porque gosto, mais desde a favorita insensato coração é a melhor novela das 9, o início realmente decepcionou mais quem vem acompanhando a novela sabe que melhorou demais de algumas semanas pra cá, concordo que norma deveria mostrar logo a que veio pq o q move a novela hj é a maldade, a vilania. a trilha é excelente e o gancho existe e prende mesmo, enfim adoro ic.
em relação a araguaia, concordo o início foi péssimo, mais hj é uma novela desa de assistir, e cordel realmente está sendo muito mal divul
.

cavyn castro moura comentou:

insensato coraçao até que nao ta tao ruin assim!

só que eu acho que essa novela ta muito dramatica!

cavyn castro moura comentou:

e essa nova novela do sbt parece que vai ser um baita sussesso estou adorando as chamadas!

mateus comentou:

IC nem parece novela de Gilberto Braga! Estranha. Não têm aquele núcleo rico e decadente que ele costuma a apresentar, nem pobres engraçados.Nem suspenses com açoes interessantes Tá parecendo Manoel Carlos. Quando eu assito insensato coração, me lembro de Viver a Vida. Nessa novela, vemos bons atores e atrizes desperdiçados, fazendo papeis horríveis. Acho que Araguaia surpreendeu positivamente. Mas uma boa parte do mérito de Araguaia se deve ao elenco. Muitos fizeram de um limão, uma limonada suiça...

Veja também