O Planeta TV

"INSENSATO CORAÇÃO": A NOVELA QUE BRINCA COM A PACIÊNCIA DO PÚBLICO!

Por: Jeferson Cardoso

Estava entusiasmado com "Insensato Coração", mas desiludi-me. Confiante, acreditava, que Gilberto Braga e Ricardo Linhares havia entendido que os vilões são a espinha dorsal de uma novela. Não é o que estamos vendo.

A atual novela das nove, por enquanto, não consegue emplacar nem o casal protagonista. Afinal, o que está dando certo nesta novela? No meu ponto de vista, apenas dois pontos: a relação complicada entre pai (Raul) e filho (Léo); e a vilã (Norma). O resto, meus queridos, é fogo de palha.

Como pode uma novela curta, de 180 capítulos, ser tão lenta e "barriguda" como essa? A segunda fase, onde a vilã aparecerá (por que até o momento ninguém sabe que ela existe) só acontece no capítulo previsto para ir ao ar no dia 2 de maio. Até lá a barriga segue crescendo. Antes, dizem, que Norma aplicará algumas maldades na cadeia. Amém!

Os núcleos paralelos são muito ruins. Não há química entre Camila Pitanga e Lázaro Ramos. Não vi a necessidade de o personagem de Tarcisio Meira entrar antes de Norma ser solta, já ele servirá apenas de isca para a vilã. Não vou aqui falar de cada um desses personagens paralelos, resumo-os como figurantes. São muitos atores numa novela só!!! Nathalia Timberg, coitada, que o diga!

Vejo IC como uma novela mal estruturada. Desde a quantidade de elenco; trilha sonora; escaleta e direção. Não tem gancho para os intervalos comerciais e apresenta erros grotescos de cronologia. A sensação que tenho é que os autores estão empurrando tudo para os últimos três meses de exibição. Será tarde demais!!! Tanto no quesito audiência quanto no sentido de ser classificada como uma ótima novela.

Estou decepcionado, no entanto, quero ver a mudança da vilã (sigo sonhando!), que é uma grande promessa. Seguirei acompanhando o folhetim, sem o interesse em acompanhar todos os dias. Um dia sim, outros não. Até a vilã chegar e mostrar a que veio.

Sinto que os autores precisam centralizar a história. Os núcleos paralelos precisam estar interligados com os dos protagonistas. Não adianta um capítulo destacar a surra de Marina em Úrsula se logo em seguida serão apresentadas sucessivas cenas desnecessárias como, por exemplo, um playboy namorando patricinha à beira do rio; cozinheira com vontade de ser cantora; mulher brigando por pensão de ex-marido; etc. Haja paciência! É impossível não mudar de canal. É por isto que a audiência não cresce!!!

Por mais que esteja ansioso, não vou criar expectativa quanto à transformação de Norma. Repito: se essa personagem não se tornar o eixo central, essa história – que é boba até o momento – não chegará aos tão sonhados 40 pontos (média!!!) de audiência. Mas, eu como telespectador, quero audiência ou história? Quero história que leva a audiência. As duas caminham lado a lado.

No mais, a audiência de 32 pontos não é satisfatória para a emissora, mas é equivalente ao enredo que está sendo apresentado.

Obs: Ricardo Linhares pediu um tempo para responder a entrevista. Vamos aguardar.

Amor e Revolução

Há alguns dias disse que teria que optar por "Amor e Revolução" ou "Vidas em Jogo". Hoje, se eu gostar, já penso em acompanhar as duas. Digo isto porque a nova novela de Tiago Santiago, se bem conduzida, tem tudo para ser um sucesso. A fragilidade da eterna "Ribeirão do Tempo" deve ajudar a emissora de Silvio Santos. Como "Vidas em Jogo" foi adiada para maio, terei um mês inteiro para acompanhar a novela do SBT. O elenco é bom; a história é interessante; e, a direção – sob o comando de Reynaldo Boury – idem.

Quanto à audiência... O horário é complicado, mas aposto em médias entre 8 e 10 pontos, que pode ser considerado sucesso no SBT. Uma coisa é certa: se a novela realmente agradar, a Record – diante de sua péssima estratégia – vai ter que sambar.

Vai começar!

E não se esqueçam de "Ídolos"! O reality musical estreia na terça, às 23h15, após a novela chatinha de Marcílio Moraes. Acabando "Amor e Revolução" migrem para Record!

Finalmente!

Última semana de "Araguaia"! Ufa! A novela de vídeo-clipe finalmente sairá de cena. Walther Negrão, mais uma vez, não consegue conduzir um folhetim que poderia ter sido um sucesso. Não gostei desta novela, mesmo reconhecendo que melhorou bastante em relação aos primeiros capítulos. No entanto, é uma trama lenta, arrastada e chata. Haja paciência para aqueles vídeos-clipes de uma música inteira com personagens à beira do rio ou se beijando. Já vai tarde!

Que venha Cordel Encantado, que infelizmente não está sendo bem divulgada. Tenho a impressão que vou adorar esta novela. Dêem uma espiada:



O que acharam da prévia de Cordel? Ainda estão na expectativa por Insensato Coração? E qual será a audiência da estreia de Amor e Revolução?

Abs.


Deixe o seu comentário