O Planeta TV

HUMOR NA TV: SORRISO FORÇADO!

Por: Jeferson

HUMOR NA TV: SORRISO FORÇADO!

Hoje o espaço é de nosso colunista, Nelson Gonçalves Jr, redator da coluna “CríticaTV!”. Faço de suas as minhas palavras:

Por Nelson Gonçalves Junior (interino)

A queda de audiência da TV Globo atinge em cheio os programas humorísticos. O único que consegue manter seus índices em alta e merece algum elogio (por menor que seja e por mais absurdo que possa parecer) é o “Zorra Total”.

O programa está longe de ser perfeito e nos passa a impressão de humor retrógrado, velho. Mas ultimamente buscou trazer novos quadros, sempre associados a temas atuais, e investiu na integração de personagens, o que lhe garante uma audiência estável e um comentário piedoso desta coluna.

Agora falemos dos demais. Após o falecimento de Bussunda, o “Casseta&Planeta” parece ter perdido o seu caminho. Deixaram de investir nas críticas sociais e do cotidiano para priorizar um humor imbecil, de fácil apelo popular e pouca inteligência. Resultado? A audiência virou mais um produto das Organizações Tabajara.

Já o “Toma lá, Dá cá” tem um elenco maravilhoso e extremamente entrosado, mas sofre do mesmo mal que um dia já destruiu a trupe de Caco Antibes no extinto e saudoso “Sai de Baixo”: a falta de boas histórias. O riso é causado mais pelo esforço pessoal dos atores do que por um enredo bem construído.

“A Grande Família” ainda mantém bons índices no IBOPE, mas longe de ser o sucesso incontestável de antes. O sitcom, apesar de bem amarrado e escrito, sofre com a queda da audiência no horário nobre da TV Globo e com o desgaste natural de anos no ar.

Agora o que causa mais espanto são as novidades no humor desta temporada na Plim Plim. O canal está acostumado a sempre experimentar seus novos humorísticos nos finais de ano com um programa piloto para sentir a reação do telespectador. Ainda realiza milhares de testes com público alvo, sem contar a intensa burocracia para se conseguir emplacar um projeto na programação. Logo esperava-se que com um processo tão complexo, apenas o melhor conteúdo é que chegaria a telinha, certo?

Errado.

Ao assistir por alguns segundos “Casos e Acasos”, “Guerra e Paz” e “Faça sua História” ficamos com a impressão de que alguém não soube o que estava fazendo ao deixar estes programas entrarem na grade. São muito fracos. Elencos que não combinam, histórias absurdamente sem sentidos e sem graça. O verdadeiro mico do ano, que se tornou uma das grandes dores de cabeça da emissora carioca. Afinal, como rifar estes programas de uma só vez? Ou pior, como explicar que projetos tão ruins emplacaram na emissora que tanto preza pelo seu padrão de qualidade?

Perguntas aparentemente sem respostas.

A única certeza é de que o grande problema dos programas humorísticos na televisão brasileiro chama-se roteiro. Elenco nós temos, qualidade técnica e público fiel também. Agora as piadas e histórias contadas só conseguem nos causar um sorriso forçado, daqueles em que mal aparecem os dentes.

Queda esperada

O “Hoje em Dia”, da TV Record, começa a enfrentar os primeiros sinais do já esperado desgaste causado pela overdose de exposição dos seus apresentadores e quadros.

Em Julho, a desculpa da queda dos números eram as férias escolares e a preferência da criançada pelos desenhos do SBT. Agora são as transmissões dos Jogos Olímpicos que invadem as manhãs da Globo e da Band, e causam uma atenção especial do telespectador. Mas e depois?




Comentários (66) Postar Comentário

Gabriel comentou:

Toma La Da Ca é MARAAAAAAAAAAAAAAAA

Com certeza esse não esta em queda

Bordões na boca do povo, comunidades no orkut que passam de 120 mil, todo mundo comenta, enfim é tudo de bom!!!! Sem fala q o minimo q conseguiu esse ano foi 22 pontos. Casseta e Planeta exibido logo depois da novela so da 25!!

Ou seja, a Globo ta fazendo bobiera, o certo seria Toma la da ca logo depois da novela, e depois profissão reporter!!!

kaccio... fã da record comentou:

oi galera....mais um comentario nehhhh

a globocopia estah desesperada.......a crise de audiencia, agora ,certu, são os humoristicos.....os q estavam no ar estao com uma audiencia inimaginavel a um ano atraz, tambem eh de se esperar, so idiotice .....parece mais um...nao sei newm o q dizer....se estes estao com esse problema, imaginem os q estrearam no fim do primeiro trimestes!!!!!!ate agora so fracassos, sem comentarios nehhhh.....sabem pq a globocopia, q se gaba por ter um Q de qualidade, colocou esses progamas no: DESESPERO, essa eh a palavra certa...e ano q vem, o q ela irah fazer, hemmm, manter os mesmos no ar? :discreto1: kkkkkkkkkkkkkk........

ta ai pra vcs, fas da globocopia, q adora postar os numkeros dela:

terca feira, 12/08

A Favorita – 39,5
Beleza Pura – 28
Ciranda de Pedra – 22
Malhação – 19
Cabocla – 17
Os Mutantes – 13
Chamas da Vida – 13
Pantanal – 14

as novelas da globocopia, nossa, nehhh, estao abaixo da media desejada por ela...mas o q q ela ker? so beiteira no ar, historias bobas, repetitivas...tomara q de traços, ai sim, seria o certo.....

a globocopia ficou chocada, apos a Record divulgar q terá exclusividade, na tv aberta, no o Pan-americano de Guadalajara de 2011 ...kkkkkkkkkkk.....e agora, o q q ela irá fazer?...eh por essas e outras q eu AMO essa emissora.....PARABENS, RECORD.....

P.S: AH, PRA VCS AI, CERTU, EU NAO SOU O PEPEU NAO.....PRA Q EU IRIA ULILIZAR UM NICK, HEMMM, TENHA PACIENCIA NEHHH

juninho comentou:

e depois? depois vc verá que o hoje em dia irá recuperar sua audiencia!
pra mim é o m,elhor programa de manha!

Mário comentou:

Como gosto das críticas do Nelson Gonçalves Júnior. Críticas embasadas, bem elaboradas, que demonstram a todo tempo um real conhecimento do assunto. E extremamente imparciais. Às vezes sinto como se ele tirasse as idéias de minha mente. Parabéns ao melhor redator deste site.

Rafael comentou:

Leandro de Minas Gerais: quando eu coloquei que a Globo copia a Record foi uma piada amigo. è que os idiotas que chamam a Globo de globocopia sã mediocres, pois toda programação da Record é cópia da Globo... Inclusive no final coloquei que Os Mutantes é cópia do Esgosto do Tietê, ou seja, Os Mutantes é uma bosta de muito ruim....

O Fantástico é copia do Domingo Espetacular!
O Jornal Nacional é cópia do Jornal da Record!
O Mais Você é cópia do Hoje em Dia!
Temperatura Máxima é cópia da Tela Máxima!
Domingão do Faustão é cópia do Tudo é Possível!
Bom Dia Brasil é cópia do Fala Brasil!
Caldeirão do Huck é cópiado Melhor do Brasil!
Malhação é cópia de Alta Estação!
Tela Quente é cópia de Super Tela!
TV Xuxa é cópia do Pica Pau!
A grade de programação da Globo é cópia da grade da Record...

A Record tem apenas uma leve inspiração:

Os Mutantes se inspirou no Esgoto do Tietê (cheio de bosta)!

Gente a prova ta ai, quem Copia é a Record

Robson comentou:

Pra mim o melhor humoristico é o Toma lá da cá, terça feira pra mim é o melhor dia da semana em relação aos programas de televisão( só que naum dá para aguentar é o casseta e planeta é u ó"!"!!!!! :odio:

Mauro Ribeiro comentou:

O humor é uma coisa muito particular.Muitos podem não achar graça nenhuma de uma piada, uma situação, ou até não entendem a moral da história.Já outros se divertem para valer com esse tipo de programa.
São programas despretensiosos mesmo, leves, não é para ser quadrado ou intelectual, senão deixa de ser o que é.
Quem não tem senso de humor, não gosta, acha uma porcaria.
Desespero Kaccio é não ter argumentos, nem planejamento.
Porque essa "obra-prima" Os Mutantes
está há um ano em cartaz? Só mudou o título, a palhaçada é a mesma.Porquê?
Porque é uma bóia para a Record não se afundar.Eles não têm segurança para lançar nada de novo.
Nesse mesmo tempo daria para ela ter produzido três outras novelas, já que a mesma vai até Março de 2009.
Esqueceram de citar que o SBT, a Band e a REDETV! também produzem atrações do gênero, como A Praça é Nossa (há 21 anos no ar, um recorde, em se tratando da emissora que o veicula), C.Q.C e Pânico na TV.
Não é de se estranhar, que se repita aqui nesse blog, mais uma crítica a TV Globo.
Afinal mesmo ela sendo líder, fazendo programas variados e de qualidade ela não tem merecimento nenhum.
O que vale aqui é bater palmas para o cretino do Tiago Santiago e sua "novela", e toda a programação rica e variada da Record, que nem sequer produz programa de humor, pois nem grade exata ela tem.
O importante é que a Globo está sempre tentando, se arriscando, dando a cara para bater, não é como a Record, que é a emissora dos Mutantes e Bispos, mais nada!


Jota comentou:

Talvez a solucão fosse transformar o quarteto do hoje em dia em mutantes.

Toma lá da cá é Maraaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Henrique comentou:

O Bispo Macedo , aquele em que ficou bastante conhecido por ensinar seus paus mandados a arrancar dinheiro dos pobres otários , não anda satisfeito com os indices da Record.O objetivo da Record não é programação de qualidade e sim números de audiência.Para alguem que representa uma religião que se diz pregar a palavra de Cristo ter tanto ódio e sede de destruição pela Globo...

Por todo o repertório que conhecessemos deste senhor representante mor da sua Universal $.A ainda temos que aguentar os otários aqui defendendo esta Record.São otários e gostam de ser otários...O povo tem memória mto curta mesmo...

Ao Mauricio de São Paulo - só se for na sua casa que todos estão comentado os Mutantes pq em tudo qto é lugar o povo tá sintonizado na "A Favorita" tentendo desvendar os mistérios da novela...

As vezes fico pensando , um cidadão que se diz universitário ,assistir e ainda defender os mutantes , deveria ser expulso , ou ser mandado para escola para refazer a alfabetização...Fala sério!!!

Tiago Santiago deveria se preocupar mais em fazer algo de qualidade do que ficar pensando em prejudicar os outros. Não esqueça que o Bispo só quer números e a partir do momento que o mesmo não corresponder vai tomar um pé na bunda.

Fernando Cunha comentou:

toma la da ca , e maraaaaaaaaaaaaaa
:globo: :globo: :globo: :globo: :globo: :globo: :globo: :globo: :globo: :globo: :globo:

Veja também