O Planeta TV

Hey, brothers: Tiago Leifert é a melhor surpresa do BBB17

Não basta ter carisma, tem que ter talento.

Por: Jeferson Cardoso

Tiago Leifert. Foto: Reprodução/Globo

O nervosismo atrapalhou Tiago Leifert nos primeiros dias à frente do BBB. Passado o período de adaptação, logo após a formação do primeiro paredão, o cara deslanchou e impôs sua identidade ao programa. Mais solto, e espontâneo, Leifert interage bem com os participantes e sai bem em momentos vagos, como nas provas de longa duração, onde o apresentador é obrigado a narrar às ações. 

Inteligente, Leifert se diferencia de Bial em tudo. O anúncio de eliminação é uma grata surpresa. Enquanto Bial ia de leitura de poemas a trocadilhos, Leifert vai de recado de familiares a dicas para movimentar o jogo. O que parecia estranho, para o jogo é interessante, ainda mais quando os participantes não rendem tanto. 

Há quase 20 anos no ar, obviamente o BBB não é mais o mesmo [o desgaste é natural], mas sobreviverá tranquilamente sem Pedro Bial, e graças ao talento e carisma do atual apresentador. 

Com Bial, o BBB já estava chato. A edição do ano passado foi salva graças a uma única participante. Bial já não estava tão empolgado, e isso era notável em seus discursos. O período em que ele esteve à frente do reality show, certamente, será memorável. Foi ótimo enquanto durou. 

Quando a Globo anunciou a saída de Bial, lamentamos, e nos perguntamos: O que será do BBB sem os discursos de Bial? O engraçado é que, no ano passado, a maioria [inclusive eu] não percebeu que BBB precisava de um novo comandante. Hoje, após julgarmos o desempenho de Leifert, é fácil chegar a esta conclusão. A verdade é que precisamos entender que ninguém é insubstituível e tampouco exigir que os substitutos façam as mesmas coisas [e do mesmo jeito] que seus antecessores. 

De participantes fracos, Tiago Leifert, pra mim, é melhor surpresa do BBB17. O único defeito dele, no meu ponto de vista, é não ser neutro. Às vezes, é parcial e dá a entender que ele torce por um ou outro participante. Mas logo ele se tocará disso. 

O melhor programa

Ainda sobre reality show, não posso deixar de citar o excelente, maravilhoso, The Voice Kids. Que PROGRAMA! Salva as tardes de domingo. Na maioria das vezes, o programa foge do foco principal, que é a VOZ, mas encanta com a fofura de alguns participantes e diverte com as caras e bocas dos jurados. No início isso me irritava, só depois percebi que o TVK é uma vitrine, e que nem sempre o vencedor é quem faz mais sucesso. 

Com André Marques e Thalita Rebouças, a segunda temporada do The Voice Kids supera, em tudo, a do ano passado. Parabéns aos envolvidos. 

As caras e bocas do The Voice Kids. Foto: Reprodução/Globo

O Clone    

Para emplacar Xuxa, a Record TV clonará o formato do Dança dos Famosos, que a Globo exibe no Domingão do Faustão. Para Xuxa, é agora ou nunca.  

O programa, que será uma competição de dança entre famosos, vai se chamar Dancing Brasil e a Record diz que o formato foi comprado da TV Britânica BBC.

A emissora fechou com nomes até interessantes, mas o sucesso do programa dependerá, exclusivamente, da apresentadora, que precisa está motivada. Do contrário, o esforço da produção virá por água abaixo. 

Dancing Brasil poderá até ser bom, mas não deve ser sucesso de audiência. Às segundas-feiras, a Globo soltará rojões com bons filmes programados para o Tela Quente. A minha aposta é de 8 pontos, e estou sendo otimista. Rsrsrs

Entusiasmado

Os Dias Eram Assim é a única produção de 2017 que desperta a minha atenção. Estou muito ansioso para a estreia desta minissérie, ops, série, digo, supersérie, que vai passar na época da ditatura militar e ainda abordará temas como a AIDS, época em que não tinha tratamento.

Com temas interessantes e um elenco de primeira, Os Dias Eram Assim, se tiver um formato de novela, e não de série como é vendida, deve fazer história. Se a Globo inventar moda vai agradar apenas aos jornalistas ou aqueles que se julgam mais inteligente que os outros, e que não conseguem explicar nada do que está assistindo (a exemplo da série Dois Irmãos). Daí vão ter que inventar uma desculpa de que o “formato inovador” não agradou a todos, mas trouxe prestígio. Oremos. 

O look dos atores para Os Dias Eram Assim. Foto: Divulgação/Globo

Vale a Pena Ver de Novo

Tieta, a maior audiência da TV Brasileira, e, pra mim, a melhor novela de todos os tempos, será reprisada pelo Canal VIVA, a partir de 1º de maio. Será a substituta de A Gata Comeu, na faixa das 15h30. É bom saber que os noveleiros de plantão, mais novos, poderão assistir a esta obra prima, sem barriga e excelente do início ao fim. Sem contar com as brilhantes atuações do elenco, que foi muitíssimo bem escalado. 

Sobre a substituta de Torre de Babel, há rumores de que seja Fera Radical. Não sei se é verdade, o que sei é que essa novela está na fila. Se não vier agora, vem depois. Os fãs podem ficar tranquilos. 

Mesmices

As próximas novelas das nove, com as assinaturas de Gloria Perez, Walcyr Carrasco e Aguinaldo Silva, devem ser um repeteco dos grandes sucessos dos autores. A novidade ficará apenas pelo jeito de contar as histórias. A começar por A Força do Querer, que terá gafieira; vilãs que agem a passos lentos; temas sociais com abordagens didáticas; idas e vindas do casal principal; e uma música de Roberto Carlos, composta exclusivamente para a novela, assim como em Salve Jorge. 

Prova de Fogo, título provisório, deve ser uma mistura de Verdades Secretas com Amor à Vida. Por fim, O Sétimo Guardião deve resgatar o melhor de Aguinaldo Silva, em tramas como A Indomada, Porto dos Milagres e Pedra Sobre Pedra.

É complicado, cansativo, e blá blá blá, mas tenho que ter a esperança de ser surpreendido. Amém. 

Panelinha ou contenção de gasto?

Com tantas novelas em exibição, é provável que Walcyr Carrasco e Aguinaldo Silva percam nomes, principalmente para a produção das 23h, que deve ir ao ar no primeiro semestre de 2018. A trama, ainda sem título, é uma idealização de Lícia Manzo e já conta com Adriana Esteves, Cássio Gabus Mendes, Jesuíta Barbosa, Irandhir Santos e Sophie Charlotte. 

Cauã Reymond, que recusou convite para Prova de Fogo, fará O Sétimo Guardião. Ele faz uma novela atrás da outra. É um saco. Mas, em tempo de crise, é isso mesmo. Usa e abusa do ator que aceita tudo, como a gravar em cima da hora e de madrugada; a regravar uma cenas “zinhões” de vezes; e ainda aceita a gravar todos os programas da emissora sem nenhuma reclamação. 

Tá explicado porque os atores de Malhação são promovidos rapidamente. A sorte é que a maioria atua bem. Alguns até melhor que Cauã Reymond, por exemplo. 

Com a entrada de Cauã em O Sétimo Guardião, Aguinaldo Silva evita que Chay Suede emende o terceiro mocinho em novelas. Agora ele fará um bad boy e vai formar um triângulo amoroso com Marina Ruy Barbosa e Cauã. O autor também corrige a química que iria faltar ao casal principal, porque Chay e Marina, na minha opinião, como protagonistas não iria dar certo. São bons atores, mas precisam de desafios. Como “vilão”, Chay sairá da zona de conforto e isso é bom para ele e para o público.

Sobre a novela que só vai ao ar no segundo semestre de 2018, mas que já está dando o que falar, gostaria muito que Tony Ramos fosse escalado. Pena que a panelinha é grande. No fim, deve-se confirmar o nome de José Mayer. Hihihihi!

Em tempo: comentam que Tony Ramos teria sido reservado para Anos Incríveis, de Izabel de Oliveira e Paula Amaral. 

Uma nova era

Sinal analógico de TV será desligado no dia 29 de março, em São Paulo. Acontecerá na última semana de A Lei do Amor, e isso refletirá na audiência. Ou não. Acredito que sim. É, Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari não tiveram sorte na faixa das 21h. Cá entre nós, fizeram por merecer e deveriam comemorar os 27 pontinhos. #Deboche

Em tempo: Em Brasília, o SBT perdeu público com desligamento do analógico. Na capital paulista, a emissora “mais querida” - entre o público da classe média - deve sentir com a ausência de parte do telespectador, que só deve comprar os aparelhos habilitados ou conversores após o desligamento. O brasileiro, como se sabe, deixa tudo para cima da hora. 

A queda de audiência das emissora, acredito, deve ser percebida apenas nos primeiros dias da migração, e pode atingir até os primeiros capítulos de A Força do Querer. Tá aí uma desculpa, caso a novela de Gloria Perez começar de forma errada. #Deboche

A próxima das seis

Não curti o teaser de Novo Mundo. Sei lá, aquelas figuras são esquisitas. É bem estranho. A primeiras impressões não são boas, mas o que importa, de fato, são os capítulos no ar.  Não estou animado com o lançamento desta novela, mas irei acompanhar os primeiros capítulos, numa expectativa de ser fisgado. Espero ser surpreendido, como fui com Totalmente Demais, que eu não dava nenhum valor antes da estreia. 

Uma coisa eu tenho certeza: de nada adiantará ter uma linda fotografia e cenários cinematográficos, se não tiver uma história convincente e que desperte o interesse do telespectador. 

É isso. Estou empolgados com a estreia de Novo Mundo? A Record TV, finalmente, emplacará Xuxa Meneghel? Como vocês julgam o desempenho de Tiago Leifert no BBB17?

Obrigado e até o nosso próximo encontro. ;)


Deixe o seu comentário