O Planeta TV

Haja Coração e Escrava Mãe agradam; Velho Chico decepciona

Walcyr Carrasco escuta o público e faz sucesso às 18h.

Por: Jeferson Cardoso

Após um período sabático, quase um mês, reapareço com opinião formada quanto as atuais novelas em exibição. Opinião essa que mudou algumas vezes nesses últimos 30 dias e que pode mudar novamente de acordo com os capítulos a serem exibidos.

Sobre Haja Coração, inicialmente achei uma apresentação corrida e personagens artificiais. Para acompanhar essa novela precisamos seguir o conselho de Gloria Perez e saber voar, viajar. Hahahaha! Estou falando sério, e não é uma crítica negativa.  É o estilo imposto por Daniel Ortiz, desde o primeiro capítulo. Há situações inacreditáveis e nada engraçadas porque são exageradas. A mim não incomoda as imaginações do autor, mas não precisa forçar a barra.

Entrando no universo (viajando), Haja Coração, no meu ponto de vista, é salva pela agilidade e ótimas atuações. O elenco foi muito bem escalado, com destaques para Mariana Ximenes, João Baldasserini (grata surpresa), Tatá Werneck (aleluia), Carolina Ferraz e Sabrina Petraglia (pronta para ser protagonista). 

Apesar do estilo superficial, Haja Coração é uma boa novela. 

Novelão!

Escrava Mãe é um novelão digno de horário nobre. Que novela! É fantástica! Uma pena que não poderei acompanhá-la na íntegra. Sendo sincero: fui fisgado pela Tancinha e o besta do Beto. Rsrsrs. 

A Record vacilou quando desistiu de Escrava Mãe como substituta de Os Dez Mandamentos. Certamente, seria uma concorrência à altura para Velho Chico. 

Amo a química entre Juliana (Gabriela Moreyra) e Miguel (Pedro Carvalho); e aclamo as brilhantes atuações de Bete Coelho, Lidi Lisboa e Thais Fersoza. O elenco, considerado de time B por jornalistas, é fantástico. Percebe-se a entrega dos atores em cena. 

Colocar a produtora Casablanca à frente da produção de Escrava Mãe foi um acerto da Record. As imagens e fotografias são lindas e a abertura luxuosa. 

Gustavo Reiz prometeu um novelão e está surpreendendo, com ótimos ganchos e uma narrativa de tirar o fôlego.

Será que conseguirei largar esta novela? Não sei o que faço, amo a Tancinha, mas fui fisgado por essa obra prima da Record. 

Vou tentar manter a estratégia, de revezamento e cada dia assistir a uma. Hoje, por exemplo, comecei assistindo Haja Coração e mudei no intervalo. Preso na agilidade do capítulo de Escrava Mãe, não consegui voltar para a Globo. Isso não vai dar certo. Rsrs

Três fracassos consecutivos

Depois que Benedito Ruy Barbosa assumiu a autoria de Velho Chico, a audiência desandou. Natural. A novela acabou por volta do capítulo 40. Estava empolgado e pretendia assisti-la até o fim, só que perdi a paciência. Não parei em definitivo e vejo apenas capítulos avulsos.

Não tenho implicância com o estilo das novelas de Benedito, só acho que não combina com o horário das 21h. Velho Chico seria uma linda novela das seis, mas quiseram pagar para ver.

Para mim, Luiz Fernando Carvalho faz milagre em Velho Chico. A direção e a fotografia desta novela são lindas. Uma pena que os autores escrevem pensando que estão na década passada.

A audiência é, merecidamente, decrescente e já está próxima dos 27 pontos.  Deve terminar – até outubro – com os 28 pontos, o mesmo índice de A Regra do Jogo, a novela do autor de Avenida Brasil e que foi vice-líder no Painel Nacional de Televisão por quase um mês. 

O número do Ibope cada um julga como quer. Para mim, Globo fracassa na faixa das 21h desde Babilônia. Já são três fracassos seguidos, e admitidos internamente pela emissora.

Argumento 1: "A Regra do Jogo foi sucesso porque levantou os índices de Babilônia; já Velho Chico é fracasso porque não conseguiu subir um décimo da antecessora". Oi? Hahahahahahaha! Gente, Babilônia (considerada um fracasso histórico) é parâmetro para definir o que é sucesso?

Argumento 2: "Se não fosse Os Dez Mandamentos, A Regra do Jogo tinha batido, facilmente, a casa dos 30 pontos". Será? Hahahahahaha! Duvido! É preciso admitir que JEC errou feio e os primeiros capítulos de sua novela foram horríveis. A culpa não foi da concorrência, foi mais vacilo da autor de Avenida Brasil. 

Nunca saberemos se sem Os Dez Mandamentos, A Regra do Jogo surpreenderia ou se fracassaria mais ainda. O fato é que, às 21h, a Globo não sabe o que é sucesso há um bom tempo.

Quem sabe com A Lei do Amor consiga a tão sonhada média de 30 pontos. Que fase!!!! 

Aos fãs de Benedito Ruy Barbosa aconselho pararem de mimimi.  Não "me enche os pacová", vivam intensamente a novela - que tem um estilo que fazia falta às 21h (#deboche), pois daqui a pouco acaba. Rsrs

Eta Mito Bom!

Enquanto a Globo tenta acertar às 21h, e alguns ficam comparando números de audiência de insucessos, Eta Mundo Bom! surpreende às 18h. Walcyr Carrasco, com uma novela simples e divertida, entra para a história. A dois meses do fim, Eta deve terminar com a mesma média de Totalmente Demais. Elevará em 6 pontos a média das 18h e há um mês é a maior audiência da TV aberta. 

Eta Mundo Bom! é um mito e merece todo o sucesso. Excelente dramaturgo, Walcyr Carrasco percebe rapidamente o que dá certo e sabe a quem dá ouvidos. Filomena (Débora Nascimento) não funcionou; e ele logo deu destaque à Maria (Bianca Bin). Enquanto a crítica especializada questionava o sumiço da protagonista, o público amava o confronto da empregada com Sandra (Flavia Alessandra). Ele também mudou o perfil e visual de Celso (Rainer Cadete), e de imediato conquistou a torcida.

Walcyr também não segura história. Quando você pensa irá acontecer, já aconteceu. O autor, que é bobo, para segurar o ibope (nas alturas) aposta naquilo que deu certo em suas obras anteriores: drama familiar, de Morde & Assopra, e humor (caipira, de Chocolate com Pimenta; e inocente de O Cravo e a Rosa). 

Quando a Globo anunciou que Eta Mundo Bom! teria 200 capítulos, lamentei. Hoje, agradeço. #NuncaPensei. A novela é tão boa, mas tão boa, que passou rápido. 

Que venha os picos de 40 pontos porque os 35 estão poucos. o/ Fica aqui também a minha torcida para que o cegonho consiga voar, depois várias tentativas hilárias e antes do último capítulo, para salvar o casamento da Eponina (Rosi Campos). Hahaha!

Por audiência

Alma Gêmea deve ser a substituta de Anjo Mau. Por audiência, Globo apelará por uma novela de Walcy Carrasco. A Globo padrão SBT de reprises. #Vergonha

Se a segunda reprise de Alma Gêmea bombar, preparem para a volta de O Rei do Gado. #Deboche 

O Fim

A Record conseguiu emplacar a segunda temporada de Os Dez Mandamentos, e manteve os mesmos índices de audiência do ano passado. Obviamente, a repercussão foi inferior e a novela perdeu qualidade abrindo mão do protagonismo de Moisés (Guilherme Winter) e apostando em tramas paralelas.

Pelo fim do monopólio, bem como a migração de profissionais entre emissoras, e principalmente para que a Globo sai do comodismo, torcerei pelo sucesso de A Terra Prometida. Quem ganha com a concorrência entre emissoras de TV é o público. Foi por falta dela que a Globo aprovava e produzia "bobagens" no passado. Rsrs

Ai ai

Marcio Garcia há anos tenta emplacar um projeto na Globo. Tentou, tentou, ameaçou ir para Record, e conseguiu. No próximo dia 10, ele estará à frente do Tamanho Família. A divulgação do programa começou neste fim de semana e fica uma dúvida: será ruim como apresenta nas chamadas? Dá impressão de que será um programa engessado, bastante editado, como o Esquenta!. Sei não, apostando no drama, ops depoimentos, de familiares de famosos, vai que cola. #deboche

Com diria Tancinha, agora "me vou". Antes, gostaria de lembrar que ainda considero Liberdade, Liberdade a melhor novela em exibição. Até o nosso próximo encontro, e garanto que será antes do Natal. #Deboche.


Deixe o seu comentário