O Planeta TV

GUGU LIBERATO SEM JORNALISMO NÃO É NADA!

Por: Jeferson Cardoso

GUGU LIBERATO SEM JORNALISMO NÃO É NADA!

Nossa tanta coisa pra comentar, então vou direto ao assunto...

Gugu Liberato vai conseguir dar a volta por cima?

Na semana retrasada, Gugu Liberato registrou sua pior audiência na Record, 8 pontos na Grande São Paulo, sendo motivo de alegria para os fãs do SBT, que até hoje estão surpresos com sua saída da emissora. Domingo passado, Gugu deu a volta por cima e venceu Silvio Santos por um ponto (arredondando os números). A diferença foi 0,6 décimos.

O Programa do Gugu não é o pior do domingo, mas está longe de ser um bom programa. Alguns quadros são bons, outros não. Mas por que a audiência de Gugu caiu drasticamente nos últimos anos? A resposta é simples, não há mistério. Tudo bem que Gugu fez muito sucesso nas noites de sábado com o Viva a Noite, mas o seu auge foi com o Domingo Legal, quando abusava e apelava para um jornalismo apelativo. Foi assim que Gugu se consagrou. Depois, em meados de 2000, quando foi "desmascarado" sobre o caso do PCC, o apersentador deixou o lado sombrio e passou a posar de anjinho. Resultado: Deixou de marcar 30 pontos e se viu estacionar na casa dos 10.

Particulamente, prefiro o Gugu como "jornalista" do que como "apresentador". Portanto, se a Record quer audiência dele precisa ressuscitar aquele apresentador da década de 90. Opa, não estou aqui sugerindo apelação à Record, pelo contrário, gostaria de ver a utilização da excelente equipe de jornalismo que a emissora possui, sem apelar para o sensacionalismo. Se misturar o entretenimento com um bom jornalismo, Gugu vai longe. Podem anotar.

E mais, somente com uma pauta jornalística, Gugu Liberato vai conseguir se sobressair diante do Pânico e Silvio Santos, que tem público semelhante.

Por fim, não gosto de Homero Salles como diretor. Vildomar Batista funcionaria muito bem no comando da atração. Tenho dito.

Finalmente, aleluia!

Ufa! Está chegando ao fim Viver a Vida, "a terceira pior novela das oito". Na minha modesta opinião só não supera Esperança e Terra Nostra. Mas gosto é gosto. Não tenho nada para falar de Viver a Vida, onde nem a protagonista funcionou. Se não fosse Alinne Moraes a situação seria bem pior. Uma salva de palmas para Alinne Moraes. \o/

É isto, como não assisto, não tenho nada para argumentar. Como assim? Não assiste e considera uma das piores novelas? Sim, quereeedos, não preciso assistir à novela inteira para chega a esta conclusão. Vejo trechos na internet, bem como, ouço comentários na rua. E convenhamos, não é por que eu acho que a novela é, não é mesmo? Opinião é opinião.

Decepção

A Globo deve ter recebido muitas críticas em relação ao logotipo de Passione divulgada nas chamadas. Vocês já viram? Não? Confira o antes e o depois:

Ai ai ai...

Dias contados?

Quereedos, precisei de quatro semanas para chegar a uma conclusão sobre Legendários. Sim, gostei do primeiro e mais ainda do segundo. Só que depois... Bom, Marcos Mion está diante de uma situação crítica. Montou uma equipe enorme, que não acrescenta em nada à atração. Daquela turma só se salvam Miá Mello, Felipe Solari e João Gordo. O resto, por enquanto, é lamentável. Anote: esse programa vai passar por uma avalanche nos próximos meses. Não ficará do jeito que está por muito tempo. E mais, Mion vai precisar se mexer, uma vez que, é o diretor do programa. "Legendários" é legalzinho, mas precisa de uma pegada popular para consegue se manter no ar. Se não se mexerem, a equipe pode preparar as malas para bater à porta da MTV pedindo emprego.

Programação da Globo

Da nova programação gostei apenas de A Vida Alheia, Separação!? e Globo Mar. Miguel Falabella, mais uma vez, se supera. Já o Separação!?, mesmo lembrando Os Normais, consegue divertir com algumas situações hilárias. Vladimir Brichta e Débora Bloch dão show. Não sei por que não consegui gostar de S.O.S Emergência, simplesmente não acho graça.

E o que falar de As Aventuras do Didi? É horrível! Terrível! Credo!

Melhorou, mas...

Vocês perceberam que Tempos Modernos teve outra mudança? Sim, uma segunda mudança depois de várias pesquisas. O autor, finalmente, consegue encontrar o caminho certo da novela. Não consigo entender como a direção da Globo, que avalia as sinopses, não percebe os erros de uma novela antes de aprová-la. Era fato que Tempos Modernos não seguraria a audiência de Caras & Bocas. Não sou especialista, mas tenho certeza que o pior erro desta novela é a falta de humor. Novela das sete, minha gente, sem agilidade e humor é fracasso na certa.

Faz falta?

Quem acompanha este blog há mais tempo sabe que gosto muito de O Aprendiz. Como telespectador desde a primeira temporada, posso afirmar que a apresentação de João Dória Jr. é equivalente a de Roberto Justus. Confesso que Dória vem me surpreendendo a cada programa, que tem provas repetitivas, mas a qualidade e o nível cultural supera tudo. No fim, quem saiu perdendo foi Justus, que trocou o certo pelo duvidoso.

Ribeirão do tempo

Haja coração! Está chegando o grande dia. Dia 18, às 22h30, acompanharei mais uma grande obra de Marcílio Moraes. Bom, vou deixar os comentários para o próximo tópico que será dedicado a Ribeirão do Tempo. Postarei o elenco, sinopse e os fãs poderão enviar perguntas ao autor para a entrevista que será publicada no site junto com o especial da novela.

Aguardem.




Comentários (54) Postar Comentário

Katia Silva comentou:

Nçao acho que Viver a Vida seja a pior novela! Se formos olha a AUDIENCIA sim concerteza mais se formos olhar a qualidade dos dialogos sem duvidas é uma das melhores novelas nesse sentido.
Maneco conseque passar a emoção para publico é melhor conseque conduzir uma novela sem uma VILÃ... Vc acha que Senhora do Destino e A Favorita fazeriam sucesso sem Nazare e Flora? Não. Então Maneco pode ser considera um dos melhores autores pois fazer novela sem vulã é muito dificil. :sorridente1:

Já Passione não tenho muitas expctativas... Filho Perdido? É a Treva. :desanimado1:

Fábio Dias comentou:

:bemvindo1:
GUGU
Gugu pra mim é lixo, deveria ter sido enterrado faz tempo da televisão brasileira, já foi sua época, já fui muito seu telespectador, gostava de quadros como A banheira, o banho de Lama, Gugu na minha casa, Qual é o mistério? A participação e a gincana com artistas, muitas vezes Globais, esse é o Bom programa do Gugu! Essa é a fórmula do sucesso e não jornalismo, já basta Fantástico, Domingo Espetacular!

VIVER A VIDA
Finalmente, graças a Deus acabou, não ligava para as críticas em relação a novela até o capítulo 100, mas enjoou, e desisti, ainda acompanho, mas crítico e não a defendo mais, É A PIOR NOVELA DO MANOEL CARLOS, mas nesses últimos capítulos ele está bem, é O nosso velho Maneco, tomara que ele saia do horário nobre, e fique com as minisseries!

PASSIONE
Melhorou o logo, o primeiro era ridículo, agora esse está bonito, elegante, sofisticado, é mais dourado, maior, tem uma moldura, acho que o dourado é para combinar com aliança, casamento. ANSIOSÍSSIMO PELA NOVELA! Mas não esperem o rítimo e a emoção de A Favorita pelo menos nessa primeira parte, pois será melodramática, mas a segunda parte com certeza será FELOMENAL, pois vem o suspense imbatível do mestre Sílvio de Abreu!

LEGENDÁRIOS
Chato, lixo, Mion é muito cansativo, nojento afffff, não quero nem comentar!

PROGRAMAÇÃO DA GLOBO
Concordo A VIDA ALHEIA é a estreia do ano, deveria ficar fixo no lugar de A grande Familia ou Casseta e Planeta, que já estão fazendo hora extra! Separação é BOM também, adoro o texto de Fernanda Young! Deveria escrever novela das 7!

TEMPOS MODERNOS
O que tem de pior nessa novela é a comédia, sua reação no Ibope e no texto deve-se ao lado dramático explorado no momento envolvendo os personagens de Zeca, Leal e Nelinha! Estão bárbaras as cenas e o texto! Parabéns Bosco! Não consegui desgrudar da tv enquanto o casamento não acontecia. O resto enterra!

APRENDIZ
João Dória é um ótimo patrão, imcomparável a Roberto Justus na apresentação de O Aprendiz, que faz muita falta SIM!

RIBEIRÃO DO TEMPO
Sinceramente essa novela não me chama muito atenção, posso me enganar, mas me lembra muito as novelas batidas de Aguinaldo Silva, aquelas regionalistas que ele mesmo percebeu, que tinha que abandonar esse texto, pois ESGOTOU essa fórmula. Tomara que eu esteja enganado, e que faça muito sucesso!!!

Até a próxima!
Parabéns Jeferson, poste sempre, com mais frequencia! :byebye1:

Resposta Jeferson: O quê? Novelas batidas do Aguinaldão? Hummmm... o que seria da Globo sem estas novelas batidas. HAHAHAHAHAHAHAHA. Não gosto de discordar de opiniões, mas A Vida Alheia no lugar de A Grande Família não dá. A Grande Família tem gás ainda para no mínimo umas três temporadas. Rsrsrsrs. Humm.. você lembrou bons quadros de Gugu, que eram exibidos junto com o jornalismo. Repito: Gugu fez sucesso na década de 90 com o Domingo Legal por causa do jornalismo/sensacionalismo. Abs.

Lucas B. comentou:

Nossa Jef quanta coisa mesmo para comentar, vou falar sobre os mais interessantes.

GUGU: é um chato seu programa é chato 1000 Pânico.

Viver a Vida: concordo com você a terceira pior atrás somente dessas que você já citou , horrivel nada acontece culpa do grande Maneco, muita gente boa não foi aproveitada. Agora uma cena boa veja lá no you tube entre uma discussão entre Dora e Alice, show de texto e interpretação, alias uma das poucas cenas boas da novela.

Tempos Modernos: Já sobre TM Jeferson ninguem fala mas para mim é obvio que além do texto ser fraco o pior problema é a direção, será que ninguem vê isso, estão todos pessimos na novela só se slava Eliane Giargini, até outros grandes atores estão mas, até Viviane Pasmanter essa otima atriz, antes de sair de cena estava horrivel.

Sobre os programas da Globo ainda bem que você citou Globo Mar, o programa é exelente de alta qualidade.

Rafa Alves comentou:

Olá, Parabens por mais um post!
Bom, não acho que ela foi a pior novela das oito (VAV), apenas em termos de audiencia, e conheço muita gente, muita gente mesmo, que acha ela uma novela ESPETACULAR!Sem mentira!
Quanto ao logotipo de Passione, poxa vida, qual o problema? Nossa Senhora esse povo implica com cada coisa, que Deus me livre dessas linguas!Mas, parece ser uma boa novela, e espero poder acompanhar!Ribeirão do Tempo, assim como Pssione vai ser muuuuuuuito boOa pelas chamadas, espero anciosamente!
A BURRA da Record, vai colocar lá pras 23 ou 23:20 a partir do segundo capitulo, como sempre!Ainda bem que acompanho a mais tempo a emissora, e sabemos bem disso.=D
E quanto a Gugu e Didi, e Silvio, e Faustao, e Ana Hickman, se aposentem, ou procurem outros programas.
Eliana, Troca de Familia e Panico Salvam meu domingo!
Abraço a todos!

Fábio Dias comentou:

:ok51: TRÉPLICA
Quando eu disse novelas batidas de Aguinaldo Silva, eu quiz dizer que essa fórmula de regionalismo, de cidade com grandes personagens, tipo A indomada, POrto dos Milagres, Fera Ferida, Pedra sobre Pedra, Tieta, Meu bem querer (do Ricardo Linhares) com sua supervisão, já cansou, FIZERAM MUITO SUCESSO, mas já esgotou essa fórmula, até agora não vi nada que chamasse atenção nas chamadas de Ribeirão do tempo, espero que a sinopse surpreenda. Até agora achei tudo muito clichê.

OK?

:sorridente1:

Resposta Jeferson: Quereeedo, não posso puxar saco de Ribeirão do Tempo, antes da estreia. Rsrsrsrsrsrs. Clichê? Hummm... é por isto que vai valer a pena assistir. Idem, Passione que é clichê puro. Rsrsrsrs.

Alan comentou:

JEF, vi uma chamada de Rib do tempo...
Pow, mais violência, assassinato e etc?

A Record só pede sinopses assim, pra manter a pífia audiencia que possui?

Sério mesmo, quando eles vão inovar numa obra?
A novela já começa com um assassinato, etc...

#ChamasDaVidaFeelings... Negócio lá de incendiário e tal, só falta o de Rib do tempo (RdT) ser anônimo e passar a novela inteira matando pessoas tb. ¬¬

Graaaaaaaaaaaaaaaaaaaande expectativa por PASSIONE.

Abração Jef.

Resposta Jeferson: E a Globo com João Emanuel Carneiro, Silvio de Abreu e Gilberto Braga é o que? Rsrsrsrs. Ribeirão não terá só mistérios e assassinatos... terá muito humor e aventura. Abs.

João Pedro comentou:

Tempos Modernos está melhorando, já tem até "vida própria" em questão de audiência, marcando, algumas vezes, mais que Escrito nas Estrelas. Até que a trama não é de todo mal, e, sinceramente, acho a história bem ágil. Apesar de que o drama do Ramón já deu. Mas o núcleo principal acho ágil, enfim... hehe.

Rafael comentou:

concordo com o comentário do Alan - DF! Jeferson, a record produz novela atrás de novela na base da violência.
A globo tem Gilberto Braga e Silvio de Abreu que realmente sempre investem em tramas policiais, mas não é só isso... Tb vem acompanhado ao cardápio: comédia de qualidade, dramas familiares...
E vc falar do JEC, foi demais! Por acaso vc lembra das comédias rasgadas que foram Da cor do pecado e Cobras e lagartos? Elas não lembram em nada A Favorita, que por sinal, não ficou até o fim com um suspense cansativo.

mas deixando essas discussões de lado, torço pelo sucesso de passione e ribeirão do tempo. nunca assistir uma novela da record (exceção a escrava isaura), e essa que vai começar tb não me atrai. não é preconceito; é conceito mesmo que não vou gostar! :vazando1:

SBT MANIACO comentou:

:sbt1: BOM,ANTES DE COMENTAR SOBRE O GUGU,OLHA,AS VEZES EU ELOGIO O SBT,MAS TAMBEM TENHO QUE CRITICAR,TÁ DIFICIL DE ASSISTIR A PROGRAMAÇAO DO SBT ULTIMAMENTE,PRA MIM,SE ELES QUEREM MESMO REVERTER ESSA AUDIENCIA,TERIAM QUE COMEÇAR A LINHA DE SHOWS MAIS CEDO,OU SEJA,LOGO APOS A NOVELA,VOLTAR COMO ERA TUDO ANTES,DE HA MUITO TEMPO ATRAS,COLOCAR A HEBE AS 21:15,O JUSTUS AS 21:15,A PRAÇA AS 21:15 ENFIM A PROGRAMAÇAO TODA,PRA MIM SERIA A UNICA SAÍDA,PORQUE DO JEITO QUE TÁ INDO,CHEGA A DAR RAIVA E SONO.
E UMA NOTICIA BOA,AGORA VOU ELOGIAR O SBT,MARILIA GABRIELA RETORNA AO SBT,VAI TER UM PROGRAMA LOGO APOS O SILVIO SANTOS,1 PONTO PARA O SBT.
AGORA SOBRE O GUGU,CONCORDO COM VOCE JEFERSON,ELE DEVERIA DE VOLTAR COMO ELE ERA ANTES,EU TIRARIA O HOMERO E COLOCARIA UM OUTRO,O GUGU TÁ PRECISANDO SER MAIS OUSADO,IR MAIS ALEM DO QUE ELE MESMO POSSA SE IMAGINAR,CÁ ENTRE NÓS,A RECORD NAO O CONTRATOU PRA ELE EMPATAR OU FICAR EM TERCEIRO,A RECORD O QUER ELE EM PRIMEIRO.OK,DOMINGO PASSADO ELE EMPATOU OU GANHOU POR 1 DÉCIMO,NAO SEI SE TU PERCEBEU,NO FIM DO QUADRO DA CORRIDA DO GUGU,ELE COMETEU UMA GAFE,DISSE CORRIDA MALUCA...HEHEHE,PRA MIM ELE AINDA ESTÁ ASSOCIADO AO SBT,ALGUEM PRECISA AVISA-LO QUE ELE AGORA É ARTISTA DA RECORD,APESAR QUE FORAM 25 ANOS AO LADO DE SILVIO SANTOS,PRECISAMOS DAR MAIS 10 PRA ELE SAIR DESSE SONO PROFUNDO...HEHEHEH.MAS É ISSO,PRA MIM O PROGRAMA DELE PRECISAR SER OUSADO,SÓ ESSA PALAVRINHA PRA QUE ELE SAIA DESSE MARASMO CHATO E SONOLENTO,FAÇA ALGO DIFERENTE,E SAIA DA SOMBRA OU DA CONTINUAÇAO DE QUADROS QUE O CONSAGRARAM COMO APRESENTADOR,FAÇA ALGO QUE TENHA DESTAQUE.OK,É ISSO.VLW JEFERSON E BOM RESTO DE SEMANA,ABRAÇAO
(SE TIVER MSN EU QUERIA PODER TE ADICIONAR)OBRIGADO!!!

Resposta Jeferson: Por favor, da próxima vez, se possível, evite letras maiúsculas.

vagner comentou:

jeff
vc criticou o logo de passione mas oq falar de ribeirão do tempo creeeeeeeeeeeeedo horrivel totalmente sem graça não tenhe menor comparação com o de passione sofisticado e elegante e as chamandas então a record ainda não aprendeu a fazer chamadas de suas novelas violentas pelas suas criticas da pra ver que vc não é fãn nenhum pouco da globo mas vamos combinar novelas da globo são insuperaveis não tenhe nenhen como comparar com as da record.

Resposta Jeferson: Calma, nem falei de Ribeirão do Tempo ainda. Rsrsrs.

Veja também