O Planeta TV

Gloria Perez erra por não acompanhar o novo ritmo das novelas

Por: Jeferson Cardoso

Gloria Perez erra por não acompanhar o novo ritmo das novelas

É impressionante o quanto "Salve Jorge" chama a atenção da mídia. É claro, a audiência é baixa, mas é o produto de maior visibilidade da TV Brasileira. Agora inventaram que o folhetim será encurtado. Pura mentira. Glória Perez escreverá os 179 capítulos previstos. O último capítulo será exibido no dia 17 de maio. Esse acordo já estava firmado com a direção da Globo antes mesmo da novela estrear.

As gravações de "Em Nome do Pai", de Walcyr Carrasco, não será antecipada para abril. Obviamente, as gravações começarão antes, provavelmente em março, já que estreia acontecerá em maio. Enfim, é um absurdo as mentiras que surgem em torno desta nova novela das nove.

Por falar em "Salve Jorge"... Li os resumos dos capítulos da próxima semana e, confesso, não chamaram muito a minha atenção. De fato, o núcleo do tráfico passará a ser o centro das atenções, mas percebi que os demais núcleos ainda seguirão a passos lentos. No capítulo de quarta-feira (05/12), Morena, após descobrir que caiu no tráfico, enfrentará Wanda.

Infelizmente, os ajustes nesta novela acontecerão em um período onde o share (número de televisores ligados) é menor. Os meses de dezembro e janeiro são uns dos mais críticos de audiência. Os números podem até reagirem nos próximos dias, mas cairão na semana de natal e ano novo. Ou seja, todo um esforço para nada. É uma pena.

A verdade tem que ser dita, "Salve Jorge" pegou uma sequência de feriados e estreou no primeiro dia de horário de verão. Tudo bem, são fatores que influenciam diretamente na audiência e a autora, certamente, sabia disto. Sabia também que estava substituindo "Avenida Brasil", uma novela de ritmo frenético. Então, ela não deveria ter vacilado, apresentando capítulos mornos e com um ritmo de novela da década de 90. Gloria Perez, infelizmente, errou. Resta correr atrás dos 35 pontos de média geral, o máximo que talvez possa atingir.

Gosto de "Salve Jorge" e a considero uma boa novela. Apenas uma boa novela. Não me prende, mas também não me desagrada. Apresenta uma história convincente, mas com núcleos que oscilam bastante. Uns chegam a irritar, de tão desnecessários. Às vezes tenho a sensação de estar acompanhando uma novela das seis da década passada, de tão fraco que são os núcleos paralelos.

É normal sentir falta de uma novela, ainda mais quando ela prende você. As últimas novelas do horário das 21h conseguiram esse feito. No momento, uma novela ágil, com ganchos surpreendentes, é o que realmente faz falta. Esses autores, principalmente os veteranos, precisam entender que não se escrevem mais novelas como antigamente. O público de hoje é mais exigente e a concorrência (novas mídias) é forte.

Datas de estreias

Seguem as datas previstas para os novos folhetins da Globo: "Flor do Caribe", 04 de março; "Em Nome do Pai", 20 de maio; "Sangue Bom", 29 de abril. Antes prevista para 161 capítulos, "Lado a Lado" foi encurtada para 150, terminando no dia 1º de março.

A média de 20 pontos de "Guerra dos Sexos" preocupa bastante a Globo. Não se sabe ainda se a história será encurtada. "Sangue Bom", no entanto, é divulgada com uma "data a confirmar". Como a trama de Silvio de Abreu tem previsão de 179 capítulos, a data prevista para a substituta, por enquanto, fica sendo o dia 29/04.

Vale a Pena Ver de Novo

Parece que "Páginas da Vida" foi descartada mais uma vez. Então, "O Profeta", de Thelma Guedes e Duca Rachid, passa a ter prioridade. Isto se não mudarem de novo. A emissora pretende levar a fraca re-reprise de "Da Cor do Pecado" até fevereiro.

Um pouco de Flor do Caribe

Grazi Massafera, Henri Castelli e Igor Rickli, os protagonistas, já estão gravando a primeira fase de "Flor do Caribe", a nova novela das seis, em Natal/RN.

O folhetim, de Walther Negrão, gira em torno de um triângulo amoroso entre Henri Castelli, que interpreta o "tenente Cassiano", Grazi Massafera, que dá vida à "Ester" e Igor Rickli, ou melhor "Alberto", que não só tenta como consegue separar o casal principal.

Os três são amigos de infância e tanto Cassiano quanto Alberto são apaixonados por Ester desde sempre. A trama começa em 2006, quando eles se reencontram e Alberto percebe que o coração de Ester pertence a Cassiano. Inconformado, ele bola um plano para separar os dois e pede que o amigo entregue uma encomenda no Caribe.

Cassiano, pela amizade, topa fazer a entrega, mas acaba sendo preso. Só que aqui, no Brasil, ninguém sabe disso; ele é dado como morto e até mesmo a Base Aérea de Natal presta uma homenagem.

Grávida de Cassiano e abalada pela morte repentina de seu grande amor, Ester acaba se casando com Alberto e a novela então pula para 2013. Cassiano passa sete anos preso no Caribe e somente depois disso retorna para o Brasil e aí sim a novela começa.

Balacobaco

Assisti a três capítulos de "Balacobaco" nesta semana. A novela é boa, mas foge um pouco do padrão. É muita comédia para o horário das 22h. A agilidade é o seu ponto forte. Como não acompanho a trama, tentei fazer uma ligação dos acontecimentos atuais com os dos primeiros capítulos. Percebi que, somente agora, as tramas estão se cruzando.

Infelizmente, essa novela não terá sucesso de audiência. A culpa é somente da emissora. Nesses dias, não pude acompanhar os primeiros minutos de "Balacobaco" porque batiam de frente com "Salve Jorge". Ou seja, perdi as sequências dos ganchos dos capítulos anteriores. É por esse motivo que essa novela não tem uma audiência ascendente e nem desperta a atenção do público que só troca de canal quando a novela da Globo acaba.

Até me interessei pela história de "Balacobaco". Deu vontade de voltar a acompanhar, mas prefiro esperar a Record amadurecer. Claro, esse dia deve demorar. Como fã de Carlos Lombardi, darei uma chance em julho.

Ufa, finalmente!

A Globo começará o ano de 2013 livre de uns programas que não agradam mais a Classe C. A emissora confirmou o fim dos humorísticos "Casseta & Planeta, Vai Fundo" e "As Aventuras do Didi". Finalmente, a emissora entendeu que esses programas não rendem mais. Deveria fazer o mesmo com outras atrações, principalmente com alguns seriados na faixa das 23h.

A partir do dia 9 de dezembro, "Esquenta!", com Regina Casé, ocupará as tardes de domingo da emissora. A nova temporada da atração, que agradou a Classe C, ficará no ar até junho.

Ídolos

É, no último post disse que os finalistas do Ídolos, na minha opinião, não tinham talento. Peço desculpas, não deveria ter afirmado uma coisa desta. Afinal, não posso generalizar a opinião pública. Considero-os fracos, mas quem sabe uma gravadora não vê neles algo que aqueles jurados tanto dizem. Na última apresentação, a participante Quinara mais assoprava do que cantava. Ela tem problema com a respiração ou é implicância minha? Eu heim, que venha Got Talent!

Rafael Cortez, o novo contratado da Record

Lançado pelo CQC, da Band, Rafael Cortez comandará o reality musical Go Talent, da Record. Sem dúvida, uma ótima contratação.

Sou fã do trabalho de Cortez, um dos melhores da atração da Band. E mais, a Record precisava dar um descanso a Rodrigo Faro e Marcos Mion.

O "Got Talent" deve estrear em março ou abril de 2013.

Até a próxima!





Comentários (100) Postar Comentário

Gilmar JM comentou:

Irretocável o que você falou sobre Salve Jorge, concordo com tudo. E com relação ao encurtamento imaginei mesmo que fosse boato, não se consegue antecipar uma novela das 9 do dia para a noite. Sobre a FLOR do Caribe tem tudo para dar mais audiência que a linda Lado a lado, por falar nisso já sabe qual atriz latina será contratada para a novela? Ainda sobre Salve Jorge Carrossel e RATINHO no SBT estão indo muito bem quando enfrentam a novela. Depois que ela acaba então o Ratinho sempre está marcando 2 digitos. Eu mesmo só passo para Salve Jorge quando acaba Carrossel e durante os intervalos e quando passa a Capadócia aquela parte irritante da Turquia mudo pro Ratinho.


Jeferson Cardoso respondeu:

Ratinho, pra mim, é coisa do passado. Daqui a pouco volta a amargar pífia audiência. Rsrsrsr. Não estou sabendo da atriz latina que atuará em Flor do Caribe.


Andre comentou:

Jeff quanto a SJ, a culpa é da emissora,por aceitar uma sinopse de uma novela assim, e Glória Perez que NUNCA mudará seu estilo, com tramas parecidas ... SJ é um dejavu de Caminhos das Indias, que na época tbm sofreu enorme rejeição pois substituiu AF do GENIO JEC, mais terminou com uma ótima história. Acho que a alta cupula da Globo deveria pedir para os autores veteranos mudarem mais, pois em pleno 2012 ver uma novela das 21h assim ... Enfim, espero que SJ melhore, e que Glória tbm reveja seu modo de escrever,pois novela sem agilidade é fracasso! Se até AB por ter agilidade sofreu criticas imagina SJ ... Sei do talento da autora e ainda acho que seremos surpreendidos! :angelical:


Jeferson Cardoso respondeu:

André, a sinopse é ótima. Só que no estilo da autora, se é que me entende. Rsrsrsrsrs


@Marcos_S_Guida comentou:

Estou acompanhando Salve Jorge... E é triste saber que a audiência não é muito boa, mas Glória Perez escreve bem. Um dos problemas é que os autores mais antigos escrevem novelas repetitivas, o que parece ser o caso dessa novela. O que eu percebi que falta nessa novela, é uma boa vilã assim como as duas anteriores que tiveram a Carminha e a Tereza Cristina... Espero que a Lívia comece a dar medo nas pessoas que é o que falta numa novela de hoje, um vilão de dar medo.


Jeferson Cardoso respondeu:

Sim, como em todas as novela de Glória, falta sempre um vilão(â) de verdade. Uma pena! :(


Jackson Rodrigues Silva comentou:

Todas as datas de estréia das novelas globais de 2013 estão mesmo com as datas confirmadas ou ainda há alguma pendência?


Jeferson Cardoso respondeu:

Como disse, a única incerteza é quanto ao horário das sete.


Rafa comentou:

ola Jef, desta ves nao estou de acordo com seu post, vamos asumir de una buena ves que a novela desta ves e fraquisima e sejamos coerentes, como tu mesmo dise que nao te prende ainda, e deixemos de lado a escusa do horario politco, de verao, que feriado bla bla bla, e fraca sim, a istoria de amor dos persongems centraes sao igualitas a las de malhaçao!! e um absurdo pra uma novela tradicional das 9, onde desde roque santeiro nunca perdi uma so novela dese orario. com exesoes que no acompanhei, PASSIONE, ESPERANÇA e esta atual que sao mega chatas


Jeferson Cardoso respondeu:

Rafa, mais foi justamente isso que eu disse. Rsrsrsrsrs. Às vezes, parece novela das seis da década passada. No entanto, gosto da novela e, por enquanto, sigo acompanhando. ;)


Júlio comentou:

JEFF,

Diante de sua experiência o que vc acha das dúvidas abaixo?

1) DcPecado conseguirá subir de 11 para 13 de média e ultrapassar o maior fracasso do VPVN que é 7Pecados???

2) LLado conseguirá subir de 18 para 20 de média e ultrapassar o maior fracasso das 18hs que é NChina???

3) GSexos conseguirá subir de 22 para 24 de média e ultrapassar o maior fracasso das 19hs que é TModernos???

4) SJorge conseguirá subir de 30 para 35 de média e ultrapassar o maior fracasso das 21hs que é Passione???

Eu particularmente acredito que estas novelas terminarão como os maiores fracassos de seus respectivos horários.

O Q VC ME DIZ, JEFF? AGUARDO SEU COMENTÁRIO SÁBIO.


Jeferson Cardoso respondeu:

Júlio, meu querido, me faça estas perguntas na primeira semana de janeiro. Após os números do feriado de Natal e Ano Novo. É difícil respondê-las agora. O ibope é um mistério. Mas depois de saber o desempenho do fim de ano, faço uma análise. Rsrsrs. De antemão, acredito que Salve Jorge chegará no máximo aos 34 e Lado a Lado 19. Mas, vamos aguardar esses feriadões de fim de ano. Vai ser dose!!!!


Márcia comentou:

Concordo com tudo o que disse sobre Salve Jorge, Jeff. Posso estar errada, mas muita coisa vai acontecer nos próximos capítulos, e teremos a impressão de que nada ocorreu. SJ tá enchendo e ultimamente eu não deixo de fazer algumas coisas para ver a novela, como fazia em suas três últimas antecessoras. Glória Perez escreve bem e muito, mas deveria se renovar dando agilidade à sua trama como um todo, em todos os núcleos, para assim garantir índices satisfatórios. Espero que, com a ida de Morena à Turquia, a novela ganhe um gás e chegue pelo menos a ter uns 33 pontos nesses capítulos. Aaah, e acho difícil como vc disse, da novela ter 35 pontos de média. É, Sílvio de Abreu, o título de novela com menor audiência do horário das oito/nove não será de sua novela Passione, acredito. UMA LÁSTIMA!
:sofrendo:

Quanto às estreias das novelas, gostei. Pelo menos não serão tão próximas quanto foram as últimas. Estou ansiosa para todas as novelas que estrearão, com exceção de "Flor do Caribe". A novela poderá até ser boa, mas acredito que seja apenas um "mais do mesmo" de Walther Negrão. Agora, quando à "Em Nome do Pai" e "Sangue Bom" , acho que cairão no gosto do público. :alegria:


Jeferson Cardoso respondeu:

Pois é Márcia, os 35 pontos depende muito do desempenho da novela na semana de natal e ano novo. Allah Allah (meu Deus)!!!!


Helen comentou:

Olha só que curioso, nas proximas novelas da Globo as vilanias serão de responsabilidade de vilões masculinos, Flor do Caribe (Alberto/Igor Rokoli), Sangue Bom (Mauricio/Jayme Matarazzo) e Em Nome do pai (Mateus Solano) terão vilões principais. Numa época que as vilãs marcaram as novelas, e geralmente os vilões masculinos eram apenas capacho das vilãs, chamou a atenção o fato de nas proximas produções os vilões serem os condutores das maldades nas novelas.
Mas, particularmente, acho que uma vilã tem mais força que um vilão.

danilo comentou:

Olá jeff, curto muito os seus comentários. Quanto ao vpvn, você acha que o profeta conseguiria dar de audiência?


Jeferson Cardoso respondeu:

Acredito que conseguiria uns 15/17 pontos.


Jackson Rodrigues Silva comentou:

Isto quer dizer que a novela do Walcyr Carrasco terá mais de 200 capítulos? Pois só assim para o Maneco estrear em janeiro de 2014.


Jeferson Cardoso respondeu:

És um mistééééério.... Rsrsrsrs


Veja também