O Planeta TV

Gloria Perez erra por não acompanhar o novo ritmo das novelas

Por: Jeferson Cardoso

É impressionante o quanto "Salve Jorge" chama a atenção da mídia. É claro, a audiência é baixa, mas é o produto de maior visibilidade da TV Brasileira. Agora inventaram que o folhetim será encurtado. Pura mentira. Glória Perez escreverá os 179 capítulos previstos. O último capítulo será exibido no dia 17 de maio. Esse acordo já estava firmado com a direção da Globo antes mesmo da novela estrear.

As gravações de "Em Nome do Pai", de Walcyr Carrasco, não será antecipada para abril. Obviamente, as gravações começarão antes, provavelmente em março, já que estreia acontecerá em maio. Enfim, é um absurdo as mentiras que surgem em torno desta nova novela das nove.

Por falar em "Salve Jorge"... Li os resumos dos capítulos da próxima semana e, confesso, não chamaram muito a minha atenção. De fato, o núcleo do tráfico passará a ser o centro das atenções, mas percebi que os demais núcleos ainda seguirão a passos lentos. No capítulo de quarta-feira (05/12), Morena, após descobrir que caiu no tráfico, enfrentará Wanda.

Infelizmente, os ajustes nesta novela acontecerão em um período onde o share (número de televisores ligados) é menor. Os meses de dezembro e janeiro são uns dos mais críticos de audiência. Os números podem até reagirem nos próximos dias, mas cairão na semana de natal e ano novo. Ou seja, todo um esforço para nada. É uma pena.

A verdade tem que ser dita, "Salve Jorge" pegou uma sequência de feriados e estreou no primeiro dia de horário de verão. Tudo bem, são fatores que influenciam diretamente na audiência e a autora, certamente, sabia disto. Sabia também que estava substituindo "Avenida Brasil", uma novela de ritmo frenético. Então, ela não deveria ter vacilado, apresentando capítulos mornos e com um ritmo de novela da década de 90. Gloria Perez, infelizmente, errou. Resta correr atrás dos 35 pontos de média geral, o máximo que talvez possa atingir.

Gosto de "Salve Jorge" e a considero uma boa novela. Apenas uma boa novela. Não me prende, mas também não me desagrada. Apresenta uma história convincente, mas com núcleos que oscilam bastante. Uns chegam a irritar, de tão desnecessários. Às vezes tenho a sensação de estar acompanhando uma novela das seis da década passada, de tão fraco que são os núcleos paralelos.

É normal sentir falta de uma novela, ainda mais quando ela prende você. As últimas novelas do horário das 21h conseguiram esse feito. No momento, uma novela ágil, com ganchos surpreendentes, é o que realmente faz falta. Esses autores, principalmente os veteranos, precisam entender que não se escrevem mais novelas como antigamente. O público de hoje é mais exigente e a concorrência (novas mídias) é forte.

Datas de estreias

Seguem as datas previstas para os novos folhetins da Globo: "Flor do Caribe", 04 de março; "Em Nome do Pai", 20 de maio; "Sangue Bom", 29 de abril. Antes prevista para 161 capítulos, "Lado a Lado" foi encurtada para 150, terminando no dia 1º de março.

A média de 20 pontos de "Guerra dos Sexos" preocupa bastante a Globo. Não se sabe ainda se a história será encurtada. "Sangue Bom", no entanto, é divulgada com uma "data a confirmar". Como a trama de Silvio de Abreu tem previsão de 179 capítulos, a data prevista para a substituta, por enquanto, fica sendo o dia 29/04.

Vale a Pena Ver de Novo

Parece que "Páginas da Vida" foi descartada mais uma vez. Então, "O Profeta", de Thelma Guedes e Duca Rachid, passa a ter prioridade. Isto se não mudarem de novo. A emissora pretende levar a fraca re-reprise de "Da Cor do Pecado" até fevereiro.

Um pouco de Flor do Caribe

Grazi Massafera, Henri Castelli e Igor Rickli, os protagonistas, já estão gravando a primeira fase de "Flor do Caribe", a nova novela das seis, em Natal/RN.

O folhetim, de Walther Negrão, gira em torno de um triângulo amoroso entre Henri Castelli, que interpreta o "tenente Cassiano", Grazi Massafera, que dá vida à "Ester" e Igor Rickli, ou melhor "Alberto", que não só tenta como consegue separar o casal principal.

Os três são amigos de infância e tanto Cassiano quanto Alberto são apaixonados por Ester desde sempre. A trama começa em 2006, quando eles se reencontram e Alberto percebe que o coração de Ester pertence a Cassiano. Inconformado, ele bola um plano para separar os dois e pede que o amigo entregue uma encomenda no Caribe.

Cassiano, pela amizade, topa fazer a entrega, mas acaba sendo preso. Só que aqui, no Brasil, ninguém sabe disso; ele é dado como morto e até mesmo a Base Aérea de Natal presta uma homenagem.

Grávida de Cassiano e abalada pela morte repentina de seu grande amor, Ester acaba se casando com Alberto e a novela então pula para 2013. Cassiano passa sete anos preso no Caribe e somente depois disso retorna para o Brasil e aí sim a novela começa.

Balacobaco

Assisti a três capítulos de "Balacobaco" nesta semana. A novela é boa, mas foge um pouco do padrão. É muita comédia para o horário das 22h. A agilidade é o seu ponto forte. Como não acompanho a trama, tentei fazer uma ligação dos acontecimentos atuais com os dos primeiros capítulos. Percebi que, somente agora, as tramas estão se cruzando.

Infelizmente, essa novela não terá sucesso de audiência. A culpa é somente da emissora. Nesses dias, não pude acompanhar os primeiros minutos de "Balacobaco" porque batiam de frente com "Salve Jorge". Ou seja, perdi as sequências dos ganchos dos capítulos anteriores. É por esse motivo que essa novela não tem uma audiência ascendente e nem desperta a atenção do público que só troca de canal quando a novela da Globo acaba.

Até me interessei pela história de "Balacobaco". Deu vontade de voltar a acompanhar, mas prefiro esperar a Record amadurecer. Claro, esse dia deve demorar. Como fã de Carlos Lombardi, darei uma chance em julho.

Ufa, finalmente!

A Globo começará o ano de 2013 livre de uns programas que não agradam mais a Classe C. A emissora confirmou o fim dos humorísticos "Casseta & Planeta, Vai Fundo" e "As Aventuras do Didi". Finalmente, a emissora entendeu que esses programas não rendem mais. Deveria fazer o mesmo com outras atrações, principalmente com alguns seriados na faixa das 23h.

A partir do dia 9 de dezembro, "Esquenta!", com Regina Casé, ocupará as tardes de domingo da emissora. A nova temporada da atração, que agradou a Classe C, ficará no ar até junho.

Ídolos

É, no último post disse que os finalistas do Ídolos, na minha opinião, não tinham talento. Peço desculpas, não deveria ter afirmado uma coisa desta. Afinal, não posso generalizar a opinião pública. Considero-os fracos, mas quem sabe uma gravadora não vê neles algo que aqueles jurados tanto dizem. Na última apresentação, a participante Quinara mais assoprava do que cantava. Ela tem problema com a respiração ou é implicância minha? Eu heim, que venha Got Talent!

Rafael Cortez, o novo contratado da Record

Lançado pelo CQC, da Band, Rafael Cortez comandará o reality musical Go Talent, da Record. Sem dúvida, uma ótima contratação.

Sou fã do trabalho de Cortez, um dos melhores da atração da Band. E mais, a Record precisava dar um descanso a Rodrigo Faro e Marcos Mion.

O "Got Talent" deve estrear em março ou abril de 2013.

Até a próxima!


Deixe o seu comentário