O Planeta TV

Globo precisa saber lidar com o novo cenário de audiência das 21h

Inúmeros fatores influenciam no desempenho de Regra do Jogo, entre eles a repetição de elenco e de temas.

Por: Jeferson Cardoso

Nunca na história da teledramaturgia brasileira... Meus caros leitores, estou como vocês: assustado com o fracasso de A Regra do Jogo e decepcionadíssimo com a história apresentada por João Emanuel Carneiro. 

Acreditei na sinopse e apostei que JEC apresentaria, no mínimo, uma boa novela. Pra mim, A Regra do Jogo é melhor do que Babilônia, mas é conduzida de forma errada. Sinceramente, não entendo nada do fio condutor, da trama central. É uma confusão. Novela não é seriado. O autor que pensa assim, se dá mal. Exemplo mais recente disso foi Carlos Lombardi, com Pecado Mortal. 

Primeiro vou falar brevemente da história, depois da audiência. Uma frustração de cada vez.

Há muito tempo não me iludo com chamadas, nem mesmo com sinopses. O que importa mesmo são os capítulos no ar. No papel, a história de A Regra do Jogo me pareceu interessantíssima. Pensei: se bem conduzida, tem tudo para ser a melhor novela do autor. Hoje, passado quase 30 capítulos, acho que estava certo. Tinha, mas não é. Infelizmente, a novela de João Emanuel Carneiro não tem foco. É uma colcha de retalhos de suas obras anteriores. Estou, na verdade, frustrado com a condução da trama (que nem gancho apresenta para os intervalos) e perfis de alguns personagens. Não consigo gostar de Atena/Francineide, mesmo sendo fã de Giovanna Antonelli. O autor demorou muito para inserir essa personagem no núcleo central. Alexandre Nero está ótimo, mas seu personagem é muito complexo, incompreendido. Não curto o núcleo do Morro da Macaca; não consigo ter pena da personagem de Bárbara Paz; divirto-me com a família falida, mas não acredito naquele universo (da mulher aceitar a amante e bancar a família do marido). Resumindo: essa novela não tem um personagem que encanta. 

A Regra do Jogo é confusa, mas não é tão ruim. Com pequenos ajustes, ficando com cara de novela, pode ser que atraia a atenção do público que está cansado de abordagens repetitivas. Ainda não prende a atenção, mas todo início de novela é assim. São raras as novelas que começam bombando. A Globo e o autor precisam saber lidar com esse momento. Vejo uma rejeição à emissora [o motivo não sei, cabe a ela tentar descobrir]. Pra mim, o problema não é exclusivamente da novela.

Quanto à audiência, só lamento. A culpa não é de Os Dez Mandamentos. Isso é uma desculpa para justificar o fracasso. Óbvio que influencia, mas não está acontecendo migração de público quando encerra o capítulo da trama bíblica. Já havia comentado isso, mas muitos não tinham percebido. O público que fugiu com Babilônia dificilmente voltará. É uma realidade. Claro, uma vez ou outra aparecerá um fenômeno de 30 pontos.

Ainda é cedo para condenar A Regra do Jogo. Talvez esteja “morta” em relação à audiência. Em relação à história, não se precipitem. Daqui a pouco a novela reage – sendo líder (hahahahahaha) – e abre vantagem sobre a Record. Estão com saudades dos 33 pontos? Nada, os 26 de Babilônia já fazem falta. #Deboche

Brincadeiras à parte, torço para que JEC não mude radicalmente sua novela, piorando a situação, pois quem está gostando pode passar a odiar. Xiiii...

Eu vivi para ver novela das nove da Globo (e assinada por João Emanuel Carneiro) ser vice-líder de audiência. Que fase!

Falando em audiência, a partir do dia 1º de outubro, estão preparados para as surpresas do GfK? Sejam fortes, e não se esqueçam o fracasso de hoje é o sucesso de amanhã. Hahahahaha

E agora?

Cancelaram, melhor, dizem que adiaram, a novela de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari. Como assim? Como cancelam uma novela com elenco pré-escalado e a seis meses da estreia? Silvio de Abreu arrasando na direção artística! #Deboche.

A censura política foi a desculpa usada pela Globo. Entendo que uma novela com forte temática política é atestado de fracasso. Acho que, hoje em dia, não funciona nem como minissérie. 

Falando sério, é uma loucura tudo isso. Na verdade, já foi um erro ter colocado duas novelas densas (Babilônia e A Regra do Jogo) na sequência. Agora, com a liderança ameaçada, acham que a solução é conquistar a “tradicional família brasileira” com uma novela rural? Vão colocar Benedito Ruy Barbosa para substituir João Emanuel Carneiro e com uma novela escrita na década passada? Daqui a pouco vão afirmar que estou faltando com respeito com Benedito. Jamais. Respeito e tiro o chapéu, mas tenho o direito de achar que ele não tem perfil para escrever para o público - chato e rabugento -, de hoje, das 21h. E digo mais, Benedito não merece passar pela mesma situação de Gilberto Braga. Não mesmo. Silvio de Abreu, meu querido, aprove Velho Chico para depois de Candinho, de Walcyr Carrasco, na faixa das 18h. Obrigado.

Se por acaso aprovarem Velho Chico para as 21h, será que nas chamadas da novela vão dizer "do mesmo autor de O Rei do Gado"? Hahahaha #Deboche

Para as 21h, no lugar de A Regra do Jogo, a meu ver, a melhor opção é uma novela de Gloria Perez, desde que tenha poucos núcleos, e com a direção de Mauro Mendonça Filho. Só fico preocupado com a repetição de elenco. Não suporto mais as panelinhas, as mesmas caras.

Será?

Tem gente duvidando do sucesso Escrava Mãe. Talvez não lembre da força de Escrava Isaura. Tem tudo para segurar o público de Os Dez Mandamentos. Pode não dar os 20 pontos, mas vai impedir a Globo aproximar-se dos 30 pontos. Anotem.

Declínio!

Com o fim da temporada de Malhação, a reprise de Caminho das Índias afundou. A Globo sabia que não podia errar. Vacilou, dançou. Um dia aprende.

Poderiam ter apostado em Paraíso ou Renascer, que são destinadas ao público semelhante ao de O Rei do Gado.

Enfim, há muito tempo deixei acompanhar uma reprise da Globo. Não posso reclamar muito.

Verdades secretas

Estou acompanhando a última semana desta novela incrível. Uma pena não tê-la acompanhado na íntegra. Walcyr Carrasco está de parabéns. Aliás, todos [direção, elenco, produção..]. Uma produção impecável. Grazi Massafera, Drica Moraes e Rodrigo Lombardi estão dando show de atuações.

Só não digo que é a melhor novela do ano porque prefiro Além do Tempo. Mas, sem dúvidas, deve arrematar alguns prêmios. Merece.

É isso. A Regra do Jogo merece a audiência que tem? Ainda acreditam na recuperação de audiência dela? Benedito Ruy Barbosa é a salvação?  Obrigado pela atenção, e até o nosso próximo encontro. 


Deixe o seu comentário