O Planeta TV

GLOBO MUDA E A AUDIÊNCIA PERMANECE A MESMA

Por: Jeferson

GLOBO MUDA E A AUDIÊNCIA PERMANECE A MESMA

Estão fazendo tempestade com um copo d’água. Primeiro porque em momento algum afirmei que “Três Irmãs” e “Negócio da China” seriam ótimas novelas. Disse o seguinte:

No dia 24/09/08 (ou seja, há um mês...):
“Três Irmãs” segue apresentando uma história leve e prazerosa de assistir.

E no dia 10/10/08
“Sensacional o primeiro capítulo da novela “Negócio da China” e “Estou adorando “Negócio da China”, principalmente da trilha sonora.”.

Pois bem, são comentários daquele momento e não do futuro!!! Gostei bastante da primeira semana da trama de Miguel Falabella, mas a trama não conseguiu segurar o telespectador. Resultado: a audiência da primeira semana caiu do detalhado!!! Idem, Três Irmãs. A trama de Antonio Calmon segue mostrando humor simples, mas não tem conteúdo.

Em relação a novela das oito, “A Favorita”, cometi um erro: sim, a trama de João Emanuel Carneiro tem história, alias, tem UMA história: Donatela x Flora. Sem conseguir desenvolver os demais núcleos o autor apostou forte em Claudia Raia e Patrícia Pillar. As atrizes conseguem arrebentar, mas a “história mexicana” não consegue chamar a atenção dos telespectadores. A atual novela das oito tem média de 38 pontos na Grande São Paulo e o seu maior índice, até então, foi de 46 pontos. Lembrando que a meta do horário é de 45 PONTOS, com isto a trama segue ABAIXO DA META ESTABELECIDA.

PRODUTO X AUDIÊNCIA

Às vezes confundimos o desempenho de audiência com a qualidade do produto. Lógico, se um produto tem qualidade é merecedor de uma excelente audiência. No momento os produtos: “Negócio da China”, “Três Irmãs” e “A Favorita” merecem baixos índices de audiência por não apresentarem histórias envolventes e consistentes. Idem, “Os Mutantes”, da Record.

Mas, alguns produtos foram injustiçados. Tais como: “Desejo Proibido”, “Duas Caras”, “Paraíso Tropical”, “Vidas Opostas” e outros. Essas tramas mereciam muito mais.

Vocês estão acompanhando “Chamas da Vida”? A trama de Cristianne Fridman é merece a atenção. Destaque para o texto da autora, interpretação dos atores e excelente direção. Vale a pena dá aquela espiada.

MUDANÇAS PARA CONQUISTAR O PÚBLICO

A TV Globo modificou sua programação e atrasou os programas em 30 minutos. Por enquanto nada mudou. As novelas seguem apresentando os mesmos índices, veja os consolidados desta quarta-feira (28):

Malhação - 24
Negócio da China - 22
Três irmãs - 28
A Favorita - 41
Os Mutantes - 16
Chamas da vida – 15
Pantanal - 14

Esta semana, “A Favorita” apresenta uma média de 43 pontos. Resta saber se vai conseguir manter até o fim de semana quando chega a marcar 30 pontos. A trama das oito apresenta uma audiência instável. Vamos torcer – mesmo que impossível no momento - para que as novelas consigam reconquistar os telespectadores e elevar seus índices.

PS: Em momento algum tenho como objetivo realçar os baixos índices da Globo. Pelo contrário, estamos discutindo os acontecimentos. Particularmente, torço para que a emissora carioca consiga recuperar seus índices e volte a apresentar ótimas novelas. E, claro, que a concorrência continue firme e forte, pois ela é necessária para o surgimento de ótimos produtos.

Deixe o seu comentário! E até a próxima!




Comentários (129) Postar Comentário

Caio comentou:

Bom, eu não posso falar de Negócio da China muito menos Três Irmãs, pois não acompanho nenhuma das duas, porém eu sei que devemos levar em consideração aqui as opniões de cada um, mas eu não concordo quando você diz que A Favorita não consegue desenvolver os demais núcleos, uma pergunta Jefferson você acompanha A Favorita, em todo o seu tempo de exibição, porque se acompanhar vai mudar totalmente de opnião, A Favorita de uns dias pra cá vem desenvolvendo muito bem os demais núclos, mesmo com temas bestas, afinal o enfoque é no confronto DonatelaxFlora, porém se você parar pra ver, tem a história do Romildo Rosa, que envolve um núcleo bastante grande, tem também a história da Diva, Augusto, Elias X Damião, a história muito bem desenvolvida da Irene e do Copola, o melhor núcleo e mais bem desenvolvido da Catarina vivida pela Lília Cabral e do seu marido, tem a história Silveirinha X Cilene, Halley x Cassiano, quer dizer, se você parar pra acompanhar a novela, (Coisa que eu acho que você deve fazer durante 10 min) você vai perceber, que os núcleos começaram mesmo tarde á serem desenvolvido, e agora estão bem distruibuido, A Favorita está se recuperando graças á Deus, é óbvio que a novela não teve tanta aceitação no começo, por ser diferente e fugir á regra, Mocinho tem que ficar com mocinha e vilão ser morto! A Globo ainda vai se recuperar, afinal ela continua em primeiro lugar, temos que entender, que a internet prejudica demais a emissora, enfim, encerro meu comentário por aqui, e você Jefferson quando for falar de alguma coisa, tenha FATOS concretos em mãos, para não dizer algo em falso, e sair como mentiroso! :tchau2:

Luciana comentou:

Com certeza vc não deve estar assistindo A Favorita, pra achar q ela esta na primeira fase onde só estavam destacado a historia de Flora x Donatela.

Elias, Dedina e Damião a historia deles caiu no gosto do publico, Catarina, Leo e Stela sempre tem destaque, Agora mais um triangulo com grandes interpretações, Irene Gonçalo e Copola

Fora a Diva q veio com tudo, Alicia de Tais Araujo tb com grande destaque, a capitulos q Flora e Donatela aparecem pouquissimo assita mais viu

Revendo a reprise de Mulheres Apaixonadas vc pode ver q era assim tb, personagens q tiveram repercussão como o Padre Pedro, Estela, Raquel e Fred a semanas não aparecem na novela, pq? Pq todos os autores dão momentos para os personagens, já imaginou o carnaval q seria todas as historias ao mesmo tempo??? Então por favor assista e para de falar asneira!!

E a audiencia mudou sim, ou Malhação e Negocio da China subiram de 18/19 pontos pra 22/25 como?

John Globo desfila - recópia tropeça comentou:

Discordo jef.
Dizer que não deu resultado, é mentira.
Só foi mudar que...
Negócio da china que vinha 16,17 pulou pra mais de 20.
Três irmãs que vinha perto de 22, foi pra 28.
Isso pra mim é mudança, sim.

:globo: DESFILA
:record: TROPEÇA

:discreto1:

Lucas comentou:

Negócio da China está diminuindo a audiência de Malhação, o que é terrível. Uma novela das 6 deveria apresentar uns 5 pontos a mais do que Malhação. Quanto à qualidade, não sei, nunca assisti, mas a história parece meio boba, especialmente o carinha que quer conhecer seu pai biológico. Que obsessão idiota!

Desculpa perguntar, Jefferson, mas qual é a sua fonte para afirmar que a meta do horário das 20h é de 45 pontos?

Outra coisa, se você aceita colocar o patamar das novelas da Globo em um número alto (uma novela com 45 pontos de média geral é um grande sucesso, mesmo para padrões globais), porque não faz o mesmo para a Record? Se Caminhos do Coração e Amor e Intrigas terminaram com média de 16, porque você elogia a audiência das atuais novelas quando elas tem 13 e 15?

Bom, você diz que gostou de Negócio da China e Três Irmãs somente nas primeiras semanas, já que a história piorou. Será que é porque a história piorou ou porque os números são ruins? Você deixa de gostar de uma coisa porque outras não gostam? Você precisa de que outras pessoas legitimem o seu gosto? Senhora do Destino, por ter o melhor ibope, foi a melhor novela de todos os tempos? Pra mim não está nem perto do topo da lista. Tudo o que essa novela tinha era uma ótima vilã, provavelmente a melhor de todas.

Pra mim tanto faz os números que A Favorita conseguir. Digo que é a melhor novela de todos os tempos desde a época que não conseguia chegar aos 40 pontos. E continuo falando agora que só fica abaixo dos 40 na sexta e no sábado. Só queria que os números fossem bons para que João Emmanuel Carneiro continuasse escrevendo às 21h, já que ele é bom demais para voltar para as 19h.

E é verdade que as histórias paralelas de A Favorita não são tão boas como a central (mesmo porque não tem como), mas elas ganharam bastante destaque nos últimos capítulos. Especialmente o triângulo amoroso da Dedina e agora com a Diva indo morar com o Augusto César e o Shiva.

thiago menezes correia comentou:

:globo: :trocatroca: Realmente a rede globo vive um momento critico, e quem liga pra pra isso? ninguém, pois o povo brasileiro aprendeu a usar o crontrole remoto e analisar qual a emissora que está com a melhor programação, e atualmente ninguém bate na :record: :ok2:!

José comentou:

VEja Só. A Favorita tem uma boa média, sim!!! Veja o que foi publicado no site da Folha de São PAulo:

"O reencontro entre Zé Bob e Donatela na última segunda-feira (27) fez a audiência da novela subir para 46 pontos de média. Cada ponto no Ibope equivale a cerca de 55,5 mil domicílios na Grande São Paulo.

No capítulo, o jornalista é alertado por Diva (Giulia Gam) que Donatela estava viva. Ele foi até o sítio de Augusto procurá-la. Ao chegar lá, Zé Bob ficou desconfiado e fez acusações contra Donatela, que rebateu dizendo que ele foi testemunha no julgamento que a colocou na cadeia.
A maior audiência da trama, cuja média é de 42 pontos, também foi de 46 pontos, no capítulo que revelou que Flora era a assassina de Marcelo".

Percebe-se, esntão, que a novela de JOao Emanuel Carneiro não tem 38 ptos de média, e sim, 42 ptos.

Segura peããããão!!!

Nelson comentou:

Parabens pelo o seu blog Jeferson, as pessoas estavam acostumadas a não lerem críticas a globocopia, acho até que existia uma proibição no meio jornalistico, e já ví alguns blogs serem retirados por terem feito alguma crítica de um prog. da globocopia. Acho que daí vem os gritos contra a sua postura por falta de hábito.
Não acredito que a mudança de hor. de um prog. vá verdadeiramente aumentar a audiencia, pareceu-me mais uma estrátegica de marqueting e o dedinho, enfim está aí o resultado: Acordão.

Mauro Ribeiro comentou:

Opiniões particulares as suas...Jeferson, nada mais.Mas, em geral, os críticos de televisão, se é que você pode ser conceituado assim, agem da mesma forma.Metem o pau na Globo, e põe a concorrência desorientada, lá em cima.Não seja falso, dizer que torce pela Globo, quando claramente ou de uma maneira bem debochada, você a desmerece e venera a Record.
Gosto não se discute, se lamenta!
Você nem assiste as novelas globais e critica que elas não têm história.Mas cansou-se de elogiar Os Mutantes, Amor e Intrigas e agora Chamas da Vida.
Elas têm história? Conte-nos sobre o enredo delas e porque são tão melhores que as tramas globais?...
A primeira então, não vamos muito longe, até uma criança de 6 anos, que lê e escreve é capaz de redigir um texto melhor.
Na verdade pode-se definí-la como uma pegadinha, cuja função é atrair os trouxas.
As outras idem, carregam nas tintas, nas caras e bocas, exclamações, surtos, gritos, didatismo social, blá, blá, blá para atingir a meta de audiência.São pobres em todos os sentidos, batizadas com títulos manés por sinal, que com a voz arrastada do locutor da Record fica pior ainda.
A Favorita é ótima! E toda novela vive em função dos protagonistas sim, Duas Caras não se cercava de Maria Paula, Marconi Ferraço e Juvenal Antena?
Os núcleos estão desenvolvendo-se também, realmente não deve estar acompanhando; e mesmo que isso não acontecesse, o importante é contar uma boa história, independente de seguir as mesmas fórmulas.
Outro engano seu dizer que os números não reagiram, compare com os da semana passada e calcule a diferença.
Dar audiência acima de 20, 30 e 40 é um grande feito, ainda mais quando há variedade de novelas, não é como na outra, que reprisa um capítulo de uma, estica o capitulo seguinte, e espera a "novela que não tem história" acabar para tentar elevar os índices e ajudar uma história de bombeiros duvidosa a escapar do terceiro lugar, que por sinal é supervisionada pelo mesmo autor da primeira.Que ótima assessoria por sinal!Hajam caretas, explosões, perseguições policiais, pancadaria gratuita para manter dois dígitos de audiência.Cadê a história, ela não é mais importante que o IBOPE?
Não vale a pena dar uma olhada não! Quem assiste Pantanal no mesmo horário, sabe que é perda de tempo seguir a Floribella, o Leonardo Brício fantasiado de bombeiro e o espancador do Dado Dolabella interpretando ele mesmo num lenga-lenga, que não leva a lugar nenhum.
Drogas, tô fora! Sou mais Globo, o bom senso diz...

catarina comentou:

ms isso tem uma pausa, pelo menos no hr das 9
se glória ta falando q e vai ser sucesso e pq vai msm..

qm q n lembra do rebolisso quando glória bateu pé q qria ana paulo arosio com sua hilda furacão, e foi o q foi..

Thiago comentou:

:aplausos1:

A Globo tá em crise? E eu com isso?

Desde que inventaram a internet eu não sei mais o que é televisão...

:gritando:

Veja também