O Planeta TV

Globo estica "Salve Jorge"; substituta estreia em junho!

Por: Jeferson Cardoso

Globo estica "Salve Jorge"; substituta estreia em junho!

Com direção geral de Mauro Mendonça Filho, já que Wolf Maya não faz mais parte, a próxima novela das nove, de Walcyr Carrasco, tem estreia prevista para 10 de junho. Devido ao feriado de Corpus Christi, no fim de maio, a direção da Globo optou por prolongar "Salve Jorge" em três semanas.

Com uma audiência ascendente, hoje oscilando entre 34 e 38 pontos, a Globo respira aliviada. Mesmo quando esteve em baixa, marcando apenas 30 pontos, a trama de Gloria Perez nunca foi ameaçada pela a concorrência. Agora, no auge, registra mais que o quíntuplo da audiência da segunda colocada.

Em conversa com Gloria Perez, não consegui a confirmação da prolongação de "Salve Jorge". A autora apenas afirmou que não terminará a sua novela em uma semana de feriado: "nunquinha", disse.

Com a substituta de "Salve Jorge", ainda sem título, estreando em junho, a novela de Manoel Carlos estreará tranquilamente em janeiro.

"Salve Jorge" terminará com 197 capítulos, quebrando a regra da quantidade de capítulos dos últimos anos, de no máximo 185 capítulos.

Com essa esticadinha, será que "Salve Jorge" garante pelos menos 34 pontos de média geral? Até o momento, o folhetim acumula apenas 31 pontos. É tenso!

Manipulação define

Há alguns dias tenho observado uma "manipulação" no BBB13. Comentarei apenas sobre o último ocorrido. Os outros não vêm ao caso.

Durante a prova do líder, neste domingo, quando Bial fez algumas perguntas (até imbecis) para os participantes, ficou clara a "manipulação". Enquanto uns respondiam as perguntas tolas, outros foram premiados com um nível mais avançado. Foi o caso de Andressa, que foi obrigada a responder "o dia, mês e ano da abolição da escravatura".

Mas por que isto tudo soa como manipulação? Simples: a produção, dependendo do escolhido, poderia facilitar ou dificultar nas perguntas, já que não tinha uma regra pré-estabelecida.

A edição também poupou Kamilla da eliminação, não exibindo a sua discussão com Fernanda, onde a sister apelou e chamou a "coleguinha" de égua.

Nasser, provavelmente, deve ser o próximo eliminado. Como todos sabem, ele é uma de minhas opções dentro do jogo. Aliás, era. O cara perdeu o foco no jogo. Só quer saber de namorar e eliminar Fani. Com isto, a minha torcida passa a ser para Fernanda. Nasser pode até não ser eliminado, já que Maroquita 'assinou' a sua sentença, entretanto, continuarei torcendo pela mineira.

Quem deve vencer essa edição? Kamilla e Maroca, as mais prováveis, já não estão com nada. Sendo coerente, continuo torcendo por um novato, desde que não seja a tal Kamilla, óbvio.

O Profeta

A baixa audiência de "O Profeta" pegou muita gente de surpresa. Confesso que não esperava por tamanho fracasso. Ainda é cedo para julgar o desempenho da reprise, mas o óbvio também precisa ser dito: a novela não faria milagre da noite para o dia, ainda mais recebendo o horário em baixa.

Esses capítulos iniciais de "O Profeta" são chatinhos. Daqui a pouco, com a força dos vilões, talvez, emplaque. Por que talvez? Porque enquanto a Globo mantiver a "dezena" de intervalos comerciais, a audiência continuará tenebrosa. #Fato

Chamadas não me iludem mais!

Já se foi o tempo que as chamadas de novelas conseguiam me iludir. Depois de sucessivas decepções, aprendi que só se deve julgar uma novela com os capítulos no ar e, principalmente, após os dez primeiros capítulos. Assim tenho feito nos últimos anos.

As divulgações de "Flor do Caribe" são legais. Li os seis primeiros capítulos e não me empolgaram. Resta saber como ficará no ar. Só não pode ser tão fraquinha a ponto de não ter ganchos entre intervalos e encerramento de capítulos, como acontece com a frustrante "Lado a Lado".

Salve Jorge

Como melhorou essa novelinha de Gloria Perez. Há uma semana, estamos acompanhando outra novela. Uma pena que não podemos apagar todos os capítulos anteriores. No próximo post, darei minha opinião quanto a esta obra. Deixa-me tentar assimilá-la. Ainda é tudo muito confuso.

O desespero do SBT

Preocupada, a direção do SBT decidiu encurtar a reprise de "Jamais te Esquecerei". A emissora teme o pior com o fim de "Carrossel", em junho. Se a situação está preta agora, imagina se "Chiquititas" não emplacar. A única solução, sem dúvida, é tentar melhorar os índices na faixa vespertina.

Betty, a Feia

Uma pena a RedeTV! reprisar esta novela no horário das 18h15. Certamente, não dará certo. Está no meio do tiroteio dos telejornais da Band e Record. Sem falar que as donas-de-casa (que ainda estão ligadas na programação da TV aberta) não abandonam a novela das seis da Globo.

"Betty, a Feia" é uma novela divertidíssima, que deveria ir ao ar às 19h30 ou 20h30. Em um desses horários, certamente, alcançaria a média de dois pontos, o que seria excelente para atual fase em que se encontra a RedeTV!.

Nos bastidores, comenta-se que Boni estaria tentando comprar as ações da RedeTV. Será? Quem dera. Assim teríamos uma emissora de qualidade.

O Teste armado de João Kleber

Que é armado, todos sabem. O tal "Teste de Fidelidade" retomou a programação da RedeTV! na madrugada do último sábado. Essa vergonha alheia alcançou a vice-liderança por alguns momentos, com picos de 3 pontos (e 8% de share). Não duvido que, em breve, chegue a ameaçar o "Altas Horas".

É um tipo de programa que, infelizmente, tem um público cativo. Uma pena João Kleber desperdiçar o seu talento (de entreter) à frente de um programa tão baixo e insignificante.

João Kleber é "doente" por audiência. Em seu programa matinal, certamente, apelará de todas as formas por pífios pontinhos.

Gugu desorientado

A grande contratação de 2008 pela Record, Gugu Liberato, tem decepcionado. A atração dominical do "pintinho amarelinho" não ocupa mais a vice-liderança e já vê a Band ameaçar a sua terceira colocação.

O pior é que, em meio a desespero, sob o comando do péssimo diretor Homero Salles, Gugu optou por cancelar o "Sonhar Mais um Sonho", o seu quadro mais popular. Resultado: com o terrível "Desafio Musical", a atração amargou a sua pior média, com 5 pontos.

E mais, para tentar vencer Eliana, Gugu resolveu investir num quadro semelhante ao "Rola ou Enrola", da concorrente. Aquele tal "Quer Viajar Comigo?" é uma das piores invenções dos últimos anos. O pior é que insistem em algo que não funcionou, e nem funcionará.

A situação de Gugu é tensa, mas é fácil de ser controlada. Para isto, a atração precisa voltar ao seu horário habitual, das 16h30 às 20h30. Deixando o quadro mais popular, para a parte final a partir das 18h. Enquanto continuar sendo exibido às 15h, seguirá traçando lindamente. Não tenho bola de cristal, é o óbvio.

Finalmente, depois de muita espera, saiu a minha nomeação. Já estou trabalhando, como concursado. Minha meta, a partir de agora, é dedicar mais ao Blog Curtas & Quentes e às novidades do Portal O Planeta TV. A documentação do site está feita; estou só aguardando o novo layout para começar a implantá-lo. Obrigado a todos pela compreensão.




Comentários (36) Postar Comentário

Jackson Rodrigues Silva comentou:

Parabéns pela nomeação! Agora que Salve Jorge iria ser esticada, eu nunca duvidei, disse várias vezes aqui e sempre fui subestimado. Acho que um dia, eu vou querer ser como você hehehehe! Se quiser, eu até aposto aqui o nome do novo papa :zuando31: Sobre o BBB a Fernanda é a minha moeda de troca, apesar da minha torcida ser pela Anamara, enfim, o programa de hoje pode decidir ou não o paredão de amanhã, mas uma coisa eu lhe garanto: Este ano, ganha uma mulher!


Jeferson Cardoso respondeu:

Foi uma luta convencer Gloria a esticar. Pelo que entendi, ela ainda não está convencida. Fará na obrigação. Rsrsrsrs


Igor comentou:

jeff,só não entendi o por que de wolf maya não fazer mais parte da direção da novela do walcyr,qual o motivo? e essa novela vai ter quando seu nome defindo?


Jeferson Cardoso respondeu:

Parece que tem a ver com a escalação. Rsrsrs


Michael souza comentou:

esse casal da próxima novela das 21h não tem cara de nada! assistindo a reprise de o profeta ,vimos como Paola é fraquissima e sua voz quase não pode ser ouvida de tão baixo que ele fala. lembro que em Insensato coração ela com seu par Eriberto leão foram rejeitados pelo publico obrigando Gilberto Braga a mudar o foco para Norma. Margaret boury informou que sua próxima novela se passa no século 18 ,num país ficticio da América do Sul e tem muita ação e humor... ok,Margaret,esta não se parece a história de que rei sou eu?


Jeferson Cardoso respondeu:

Essa sinopse de Boury é antiga. Acho que tem uns dois/três anos. Realmente, é chato essas repetições de casais e atores. Paola e Malvino já estão no Vale a Pena Ver de Novo... haja paciência!


Andre comentou:

Realmente Salve Jorge mudou e agora até que da parar ver .. Mais aguentar mais tanto tempo assim? Mais enfim rs ....
Eu espero que a novela Em nome do Pai do Filho e do Espirito Santo rs bombe, o elenco é ótimo! Pena que Wolf deixou a direção! Vai ver ele volta com a direção na novela do MAGO rs!


Jeferson Cardoso respondeu:

Em nome do Pai do Filho e do Espirito Santo. Faltou o AMÉM! Rsrsrsrs


Joao Marcos Galvão comentou:

Jeff, me parece que você foi influenciado por torcidas rivais da Kamilla. Veja bem, a Kamilla não chamou a Fernanda de égua no sentido de xinga-lá, o termo "égua´' é muito utilizado no estado que ela reside para mostrar irritação com algo, do tipo "Arre égua" aqui em Pernambuco. Não torço pela Kamilla e não vim falar isso com o intuito de beneficia-la, mas não preciso ler certas coisas e ficar calado quando sei o que é o certo. Esse "égua" nada mais é do que uma característica linguística do estado do Paraná, não sejamos ignorante.
Quanto ao paredão de amanhã sou #ForaAnamara pelo bem da minha favorita Fernanda *-*
Abraço jeff =D


Jeferson Cardoso respondeu:

Sim, faço parte da torcida #ForaKamilla #VazaAnamara Rsrsrs


Giovanni Justino comentou:

Oi Jeferson, tudo bem?
Há bastante tempo acompanho o seu blog e tenho que dizer que ele é sensacional. Vou colocar as minhas opiniões abaixo sobre cada emissora.

:globo1:
Já faz alguns anos que a audiência da novela das oito/nove está caindo. E nós sabemos porque: O espectador não é burro. Ele está sabendo escolher o que assistir e o que não assistir. Que "Salve Jorge" seria esticada todos nós já prevíamos. Alias, tem certos núcleos e furos que se Dorotéia de "Gabriela" visse já saberíamos que que ela iria dizer: Jesus, Maria, José!
A Globo não deveria reprisar "O Profeta" no Vale a Pena Ver de Novo (que por sinal, deveria se chamar: Não Vale a Pena Ver de Novo), deveriam ter colocado um enorme sucesso do horário das sete: "Caras & Bocas", de Walcyr Carrasco. Tenho certeza que teria uma audiência de mais de 16 pontos, ou quem sabe, 20 pontos!
Em questão de "Lado a Lado" não tem palavras para descrever o desgosto por essa novela. É chata, sem ganchos que prendem o público, e o pior ainda: Um tema principal chato e pesado. Como assim pesado? É simples, os primeiros capítulos da novela das seis eram escuros, a antipátia de Isabel em relação aos capoeiras era terrível. Como de alguma maneira o público iria assistir uma novela em que a mocinha não aceita o que o protagonista faz? Sem falar das inúmeras cenas tristes, que deixavam o público que acabava de chegar em casa, cansado, liga a TV para assistir, e vê uma novela que te deixa pra baixo. Mesmo problema de "A Vida da Gente".

:record1:
Sobre "Balacobaco", a trama está ficando muito ágil e com bastante suspense nessa reta da novela. A Record devia mesmo é aproveitar a crise de audiência de "Guerra dos Sexos, que tem uma comédia considerada "muito sem graça" e colocar para disputar com o produto da Vênus Platinada.
É simples: "Balacobaco" tem muita comédia para uma novela das dez (horário que exige mais drama) e muitos tons coloridos dos cenários, que lembram "Cheias de Charme". E "Guerra dos Sexos" não tem cara de comédia para um horário das sete. Seria um sucesso e tanto, e a Record pelo menos, sairia com uma média acima de dois dígitos! Como sempre falo, o que falata nessa emissora é falta de organização e estratégia com a programação. :soraia: E a emissora dos bispos, por sua vez, era dar pulinhos de alegria com o "sucesso" da novela. :alegria:

:sbt1:
A audiência das reprises das novelas no horário da tarde do SBT é preocupante. :carminha1: Se "Chiquititas" não emplacar e cair no gosto do público infantil, a emissora de Silvio Santos está praticamente falida. :sofrendo: "Carrossel" tem um enorme espaço no coração dos espectadores e acho que será difícil eles se afastarem dela.

Agaurdo resposta sobre as minhas opiniões.
PS.: Desculpe pelo texto longo. :sorridente1:
Obrigado, Giovanni Justino.


Jeferson Cardoso respondeu:

Giovanni, muito obrigado. Também concordo que Balacobaco se saíria muito bem contra Guerra dos Sexos.


Gustavo Rodrigues comentou:

Jeff, por se dedicar mais ao Curtas&Quentes voce quer dizer postar mais vezes por semana? Diz que sim haha. O site tá cada vez melhor, mas acho que você não devia se limitar à meras cópias dos outros sites, como o Flavio Ricco e sim, ir atrás de matérias inéditas, ás vezes diferente dos outros.

Abraços!


Jeferson Cardoso respondeu:

Sim!!!! Tentarei duas vezes por semana. ;) Uai, temos matérias também. As médias semanais, por exemplo, eles copiam e nem citam a fonte. Mas, não ligo para isto. Não perderei meu tempo com pouco pouca coisa. Rsrs


Izaías comentou:

Parabéns Jeff! Pra começar, o BBB sempre foi um jogo de manipulação, né? Não me surpreende se a Kamilla ou a Anamara ganharem. Quanto a Betty, a feia eu não pretendo assistir. Mas a julgar pelo seriado, me chamaria pouca atenção.

Ah, e não seria "Gugu Liberato" ao invés de "Gugu Liberado"?


Jeferson Cardoso respondeu:

Valeu Izaías. Pois é, troquei o "t" pelo "d". Acontece! Rsrsrs


Layon comentou:

ESTICAMENTO DE SALVE JORGE | Será que isso não é um dos sinais de perca do Padrão :globo1: de Qualidade?

BIG BROTHER BRASIL 13 | Não assisto isso há dois anos, mas como uma praga, eu acabo sabendo de uma coisa ou outra.

Bem, é latente que Bial, Boninho e cia têm os seus, ou melhor, suas queridinhas porque, pelo menos Bial deixou evidente há tempos sua torcida pelas mulheres.

Por isso que larguei de ver, há cartas marcadas e outras coisinhas 'privéticas' que não falo nada por respeito a essa coluna.

O PROFETA | Olha, essa novela nem parece ser escrita pela Duca e Thelma, e sim, pelo Walcyr Carrasco!

CHAMADAS | Idem Jef, idem.

SALVE JORGE | Não assisto! Next!

O SBT | Essa emissora só vai melhorar de fato quando o Silvio Santos não estiver mais a frente da emissora como patrão e pôr alguém que entende e ama televisão.

BETTY, A FEIA | Também acho o horário inadequado. E como lá na :redetv1: a coisa está meio doida e vazia, se der baixos índices, a novela será encurtada e até tirada do ar.

TESTE DE FIDELIDADE | Para, para, para, para, para! :luciana:

GUGU | Bem feito para esse traidor!!!

Jef, boa sorte nessa nova empreitada e torço para que você consiga equilibrar com carinho seu novo emprego e o OPTV!

Tchau! :cheias:


Jeferson Cardoso respondeu:

Valey Layon, conciliarei sim! :D


Jota comentou:

Definitivamente to besta com a ida de Juliana Didone para a Record. Adoro a atriz e ela sempre se destacou na globo. A emissora não esta sabendo segurar seus bons atores.

Cade a Padrão Globo de Qualidade.

Enquanto a Record contrata Larissa Maciel, Samara Felippo, Guilherme Berenguer (ótimos atores)

A Globo investe em Jesus Luz, Thammy Gretchem e Luana Piovani.

ÓTIMA TROCA NÃO???


Jeferson Cardoso respondeu:

Pois é. É desse jeito! Onde vamos parar?


Veja também