O Planeta TV

Força Gloria e Salve Jorge!

Por: Jeferson Cardoso

Força Gloria e Salve Jorge!

É assustador a falta de respeito de algumas pessoas com a autora Gloria Perez. Alguns, com o intuito de aparecer e até mesmo de perseguir, têm dificultado a interação da autora com seus fãs nas redes sociais.

"Salve Jorge" ainda não engrenou na audiência, mas é preciso entender que cada autor tem o seu estilo. Qualquer um, com a exceção de Aguinaldo Silva (talvez não!), que fosse substituir João Emanuel Carneiro não conseguiria manter os bons índices e estaria passando pela mesma situação. O mesmo deve acontecer com Manoel Carlos, que sucederá Walcyr Carrasco. São autores de estilos totalmente diferentes.

É normal essa rejeição de "Salve Jorge" no começo. Infelizmente, estreou no primeiro dia do horário de verão e vem pegando uma sequencia de feriados prolongados. Em São Paulo, por exemplo, é feriado até a próxima quarta-feira. É mole?

Gloria Perez tem aplicado o "salve block" (ato de bloquear) às pessoas que confundem a forma de criticar com implicâncias e perseguições. As críticas fazem parte um processo, mas é preciso manter o respeito com o profissional. Aqui neste Blog, por exemplo, por diversas vezes fui obrigado a ser mal educado com pessoas que passam do limite. O certo seria ignorar, mas o sangue ferve nas veias e, antes do bloqueio, é preciso fazer a pessoa entender o tão quanto ela está sendo infeliz. Recentemente, Walcyr Carrasco, no começo de "Morde & Assopra", também sofreu ataques.

"Salve Jorge" é uma boa novela. A única coisa chata é o núcleo turco. A autora, nessa altura do campeonato, certamente, já percebeu os erros e acertos de sua trama e caberá aos telespectadores aguardar os próximos capítulos. Como se sabe, uma novela estreia com uma margem de capítulos escritos, este caso foram 25. Nesta semana, serão exibidos os capítulos escritos após a estreia. Mas, somente a partir do capítulo 40 é que sentiremos os ajustes. No capítulo 37, previsto para ir ao ar no dia 2 de dezembro, Morena (Nanda Costa) será traficada.

Como noveleiro, estou satisfeito com "Salve Jorge". Ainda não perdi sequer nenhum capítulo e estou ansioso pelos próximos. Óbvio, sinto falta de um pouco de agilidade em alguns núcleos, mas a trama está longe de ser ruim. É questão de gosto. Claro, uma novela não feita para agradar a minoria, então aguardemos as reviravoltas de Gloria Perez. Um lembrete: independente da audiência, as reviravoltas já fazem parte dos scripts da autora. Quem acompanhou os últimos trabalhos dela sabe do que estou falando. Haja coração!

Média nacional

A direção da Globo, em nota, se diz satisfeita com o desempenho de audiência de suas novelas e diz que a diferença é grande em relação à concorrência. Segundo a emissora, segue as médias no PNT (Painel Nacional de Televisão): "Lado a Lado" tem 23 pontos, "Guerra dos Sexos" registra 27 e "Salve Jorge", 34 pontos.

Gugu Liberato, o apresentador milionário

Não sou vidente, no entanto, há alguns meses, disse que a Record iria pressionar a produção do Programa do Gugu. Há seis meses, a atração dominical vem perdendo público para Eliana, do SBT. Após sucessivas derrotas de audiência, Gugu é obrigado a mexer. Na próxima semana estreará o quadro "Qual é a Musica?", clássico do SBT comandado por Silvio Santos. Posso estar enganado, mas dificilmente esse quadro dará mais audiência que o "Sonhar Mais um Sonho". Acredito que exibir mais cedo ou revezar esse quadro de grande apelo popular é um dos maiores erros da direção deste programa. A audiência começou a cair quando inverteram o horário do "Sonhar" com o da ultrapassada "Escolinha".

Enfim, não acredito numa saída de Gugu da Record. Sinto que ele está feliz na emissora e seu programa atrai os grandes anunciantes. A pressão por audiência é normal. Na verdade, o baixo ibope é um reflexo do atual cenário da emissora. O resto é sensacionalismo da imprensa marrom.

O destino de Ana Hickmann na Record

Com o fim quase decretado do "Tudo é Possível", qual será o destino de Ana Hickmann na Record? A loira também está à frente do "Programa da Tarde", outro programa que parece estar com os dias contados.

Será que a parceria da Record com Hickmann está próximo do fim?

Até o nosso próximo encontro, que deve acontecer na manhã DESTE SÁBADO.




Comentários (102) Postar Comentário

Thiago comentou:

Tanta demora pra um post resumido e sem muito conteúdo.
Uma pena!
Mas numa boa, tá? Não vai fazer a Glória Perez hehehe.

A tv em geral precisa de uma boa sacudida. Haja paciência.


Jeferson Cardoso respondeu:

Imagina, desde que cumpra o princípio do respeito com o próximo... O espaço é de vocês! #SalveJorge! Rsrsrs


Álvaro comentou:

Lado a Lado: 23 no PNT e 18 em SP. Meta:25.

Guerra dos Sexos: 27 no PNT e 22 em SP. Meta:30

Salve Jorge: 34 no PNT e 31 em SP. Meta: 40.

Ou seja, o problema é em SP, pois no resto do país as novelas estão apenas 02, 03 e 06 pontos respectivamente abaixo da meta estabelecida pela emissora.

O QUE VC ACHA, JEFF?


Jeferson Cardoso respondeu:

Sim, o problema está justamente na única praça que interessa ao mercado publicitário. :(


Rodrigo comentou:

Parabéns adorei o comentário em relação a Salve Jorge!! é preciso respeitar o estilo de cada autor e esta novela tem um histório mto boa tenho certeza que vai pegar!!

Rafael comentou:

Se a Glória não esta conseguindo, imagina se o Aguinaldo conseguiria? Resposta mais que obvia: JAMAIS

Lucio Linhares comentou:

Admiro o estilo de Glória Perez, sei que a grande autora dará a volta por cima, lógico comparações seriam inevitáveis, o estilo da Glória é diferente da de João Emanuel, aliás são novelas completamente opostas, até bem distintas mesmos, graças a Deus é diferente, porque nossos autores são mais criativos e inteligentes, que de outros países, principalmente a do México e suas horrorosas novelas, que dá a impressão que é tudo a mesma coisa e tudo a mesma história, o enredo não muda, até quando fazem remakes destas novelas no Brasil , ficam melhor o superior que a deles. O Brasil é o único país do mundo considerado como melhor teledramaturgia, nossas novelas são as melhores do mundo. Comparo nossas novelas aos filmes hollywoodianos, nós temos nossas grandes novelas e os norte-americanos tem os seus grandes espetaculares filmes. Não sei se você concorda comigo, Jefferson? Um abraço e parabéns pelo seu blog e por sua sutilidade ao fazer uma crítica, você trata com respeito nossos novelista e autores, parabéns de novo pelo post sobre Salve Jorge e principalmente a da autora Glória Perez, admiro essa autora e suas novelas. Uma abraço e Parabéns (de novo)!!!


Jeferson Cardoso respondeu:

Lucio, muito obrigado. Com certeza, o Brasil produz as melhores novelas do mundo. É preciso respeitar os autores e seus estilos. O fizeram com Lauro Cesar Muniz, por exemplo, foi uma coisa absurda.


Marcio comentou:

agora vc foi contraditório no post anterior vc reclamou de salve jorge:

"O público não aguenta mais histórias que não saem do lugar. Vide "Salve Jorge", um déjà vu, que começou empacada.
Não é a primeira vez que Glória Perez substitui João Emanuel Carneiro. Então, ela certamente saberia o que estava por vir. Se preferiu escrever capítulos chatos e focados no romance do casal protagonista, é porque não estava nenhum um pouco preocupada com a audiência."


AGORA VC DIZ

"Salve Jorge" é uma boa novela. A única coisa chata é o núcleo turco. Como noveleiro, estou satisfeito com "Salve Jorge". Ainda não perdi sequer nenhum capítulo e estou ansioso pelos próximos. Óbvio, sinto falta de um pouco de agilidade em alguns núcleos, mas a trama está longe de ser ruim."

CADÊ COERÊNCIA JEFFERSON? sem block, não to desrespeitando, apenas gostaria que vc se justificasse, sou frequentador assíduo do site!


Jeferson Cardoso respondeu:

Tá, você pegou dois trechos de focos diferentes. No primeiro, digo um dos possíveis motivos da baixa audiência da novela. No segundo, explico que gosto da trama (nunca disse que não curtia). Mas, por favor, me diga onde está a contradição? Se achar necessário, responderei. Obrigado.


otavio comentou:

Jeferson, vc acredita que uma novela sobre vampiros daria certo hj? To vendo no novelão, e a repercussao ta sendo boa


Jeferson Cardoso respondeu:

Otavio, com o público infantil, certamente, sim. O Beijo do Vampiro foi uma boa novela e os Mutantes da Record fez muito sucesso.


IGOR MARTIM comentou:

Eu nunca gostei das novelas de Glória Perez e por isso não assisto e não comento. Eu admiro sua força e personalidade.

Nem sempre pouca audiência é sinônimo de história ruim. A Favorita começou com um ibope baixo e era incrível. O público se tiver paciência vai ver sucesso.

Michael souza comentou:

Ah não! Digam o que quiserem,mas a novela é chata ,sim! E não é só questão de gosto. Não concordo com o desrespeito com o autora mas passar a mão na cabeça dela eu não passo. A profisão de novelista talvez seja a de maior salario no país hoje,é para poucos, e tem uma fila aí fora querendo entrar no mercado. Então o minimo ,o que se espera de quem está na ativa é trabalhar com o intuito de agradar sempre a maioria e não é isso que estão fazendo. estão massageando o ego deles. A queda pode ser apenas em SP,mas também pode ser um sinal de que o pior ainda virá e assim talvez seja tarde para tomar providências. Fato,é que se audiência de Socorro Jorge subir dona Glória vai só esperar sua proxima trama para começar tudo de novo. Afinal,aida falta a cultura japonesa,judaica,africana...

ELI comentou:

Jeff, amigão, dessa vez tenho de discordar de você. Acho que Salve Jorge dificilmente vai se recuperar e se conseguir tal façanha, ficará marcada como uma novela que, quase, não aconteceu. Curto bastante a Glória e suas tramas, mas como uma leitora falou em outro post, ela divulga os números no twitter, celebra e tal... Sim, é direito dela vibrar! Mas o cenário não é dos mais animadores. Estou quase para desistir de vê-la. Muitos apontam NEUSA BORGES como um "fator negativo". Super discordo! A Atriz é um dos pontos altos da trama. E daí se ela tá repetindo o personagem de América?
Lisandra Souto e Monique Cury estão ótimas, mesmo depois de muito tempo afastadas. Ana Beatriz Nogueira é ótima, mas tá fazendo o mesmo personagem de novo....

LADO A LADO, que eu admito que critiquei, está me fazendo pagar a língua. Estou lavando a boca! A novela é um primor! Dane-se se não tem audiência,os poucos que acompanham têm a honra de apreciá-la!

Aproveito também o espaço pra deixar minha indignação pelo LULU ter escolhido o participante GABRIEL LEVAN e não a GREICY, o twitter todo achou ridiculo! E parabéns para DANI MARQUES, que se DEUS quiser vai vencer o programa! :carminha1:

Boa semana Jeff!


Jeferson Cardoso respondeu:

Sou fã do Gabriel, torço para que ele chegue a final do The Voice. Rsrsrsrsrs


Veja também