O Planeta TV

"FINA ESTAMPA" NÃO TEM CORDEL, MAS TAMBÉM É ARRETADA!

Por: Jeferson Cardoso

"FINA ESTAMPA" NÃO TEM CORDEL, MAS TAMBÉM É ARRETADA!

Há dois meses, disse que Aguinaldo Silva tinha tempo suficiente para fazer "Fina Estampa" disputar com "Cordel Encantado" o título de melhor novela de 2011. Não deu outra. A atual novela das nove é a melhor do horário desde "Senhora do Destino". Há muito tempo não me divertia tanto com uma novela.

"Fina Estampa" é espetacular e completa! Tem de tudo um pouco: comédia, drama, romance e suspense. Gosto de praticamente tudo, principalmente do elenco jovem e talentoso. A única falha da novela, a meu ver, é o deslize da direção, que às vezes deixa a desejar. No mais, é de tirar o chapéu.

O elenco, em si, dispensa comentários. Só preciso elogiar Christiane Torloni, que encontrou o tom certo para a Tereza Cristina. A atriz recebeu muitas críticas porque gritava bastante nos primeiros capítulos, mas a verdade tem que ser dita: a vilã é o carro-chefe de "Fina Estampa". E mais, Nazaré Tedesco é uma santa perto das maldades de Tereza Cristina. Torloni, querida, arrasa bebê!

Quanto aos personagens, adoro os casais Quinzé e Teodora; Juan e Letícia; e Rafael e Amália, bem como, os hilários Tia Íris e Crô. A trilha sonora também é excelente, principalmente a internacional. A música Someone Like You, interpretada por Adele, tema de Griselda e René é sensacional.

Quando "Fina Estampa" estreou não tinha a noção que faria tanto sucesso. Tinha a única certeza: que Aguinaldo Silva cumpriria sua promessa em escrever uma excelente novela. A audiência, de 39 pontos, é fantástica. Detalhe: a novela termina apenas em abril, ou seja, o que hoje é fantástico será extraordinário no futuro.

Estou fascinado com "Fina Estampa", mas vem cá: qual é a melhor novela do ano? Que pergunta dificílima!!! Irei respondê-la no dia 29, no último post do ano.

PS: Dizia a lenda que "Insensato Coração", "Passione" e "Viver a Vida" eram sucesso com pífios 35/36 pontos. No quesito audiência, sempre afirmei que eram fracassos. Confesso que diante de três fracassos (de audiência) consecutivos pensei que o horário das 21h não alcançaria tão cedo os sonhados 40 pontos de média. Eis que o MAGO, facilmente, com um NOVELÃO, muda esse cenário. Que venha "Avenida Brasil"!!!

A Vida da Gente não decola!

Não assisto à novela de Lícia Manzo, mas a verdade tem que ser dita: a substituta de "Cordel Encantado" não vingou. Não posso comentar sobre o desenrolar da história, uma vez que, não sei quem é quem. Não assisto mesmo! Por que não? Simples, a sinopse não chamou a minha atenção e não tenho paciência para sua narrativa, que lenta e depressiva. Nada contra, só não faz meu tipo. Tenho amigos que adoram a novela e não aceitam as minhas sinceras opiniões. Sinto muito, mas se tem uma coisa que nunca direi é que "A Vida da Gente" é um sucesso de audiência. Pelo contrário, é um fiasco. Fui avisado que o site oficial da novela está batendo recordes de acessos. Pensei comigo: será que suas antecessoras (com audiência superior) tinham acessos inferiores? Óbvio que não! Sim, queridos, é verdade que nos dias de hoje a audiência na Internet é assustadora, mas a verdade é nua e crua: "A Vida da Gente" tem uma média de 22,1 pontos na Grande São Paulo, índice inferior até mesmo as novelas que também enfrentaram o horário de verão e festas de fim de ano. O que justifica o fracasso? Não sei, mas o público – no geral – prefere novelas com temas para levantar a auto-estima.

"A Vida da Gente" é um fiasco no quesito audiência porque a Globo se preocupou apenas com Classe A e B. Uma pena, para fazer sucesso a Classe C é fundamental. Enfim, o desempenho de "A Vida da Gente" serve como base para as próximas produções. A Classe C, certamente, terá um peso maior. Afinal, se a Globo quiser vencer a disputa contra a Internet é neles que ela tem que focar.

Pronto, agora podem falar que estou detonando a novela. A sua audiência, com certeza, sim! Dá pena.

PS: Em momento algum digo que "A Vida da Gente" é ruim. Jamais diria isto! A novela é boa, só não faz meu tipo. Entendam, por favor!

Que venha "Amor, Eterno Amor" (adorei o título). Li o resumo central da novela e posso garantir: será um novelão que agradará a todas as classes. Aguardem!

Aquele Beijo, a decepção

Estou decepcionado com a novela "Aquele Beijo". Esperava muito mais desta novela. O núcleo de comédia é excelente, mas os demais não funcionam. É incrível como uma novela de apenas 150 capítulos possa ser tão parada no tempo. Nada acontece e as situações são praticamente as mesmas. Um tédio. O público, que não é bobo, começa a se afastar e audiência começa a ficar preocupante. Para falar a verdade, apesar da decepção, não consigo parar de assistir porque o humor de Miguel Falabella é um dos melhores. Que venha "Dance, Dance, Dance", ops, digo "Marias do Lar".

Record: uma emissora de terceira!

Aleluia! Finalmente a Rede Record está sentindo gosto de seu próprio veneno. A emissora do Bispo Edir Macedo já superou, sem dúvida, a falta de respeito do SBT com os telespectadores. É um absurdo o que a Record faz com a sua programação. Não vou perder meu tempo sendo repetitivo, serei direto.

Edir Macedo deveria seguir o conselho de Boni e vender a Rede Record para alguém que entenda de televisão. Talvez, assim a Globo teria uma concorrente à altura.

Uma pena que o SBT não tem força para recuperar a vice-liderança, uma vez que, perdeu muitas afiliadas para as concorrentes. Mesmo assim a emissora de Silvio Santos continua assombrando os Bispos, que estão de cabelos em pé.

Nos últimos dias, a Rede Record vem perdendo a vice-liderança para o SBT na Grande São Paulo. Fato que não acontecia desde 2008. A emissora só não está no fundo do poço porque "Vidas em Jogo" e "Rebelde" a mantém em pé. E nem isto ela sabe valorizar. "Rebelde", por exemplo, tinha uma audiência explosiva no Rio de Janeiro e Distrito Federal, mas com as mudanças constantes em seu horário de exibição, hoje, os índices são vergonhosos.

A Rede Record não sabe administrar o sucesso. Vão com muita sede ao pote e esquecem que o seu principal concorrente ainda é o SBT. Para driblar a merecida fase, os diretores da Record precisam - antes de tudo - esquecer a Rede Globo.

Globo troca reprise de O Beijo do Vampiro por Vídeo Game!

A direção da Rede Globo estava decidida a reprisar "O Beijo do Vampiro", numa versão compacta, durante o verão. A emissora ressuscitaria a "Sessão Aventura", na faixa das 17h. De última hora, Boninho convenceu a Globo a mudar de ideia ao apresentar um projeto do "Vídeo Game Verão". No período entre janeiro e março, o "Vídeo Game Verão" será apresentado por André Marques com duração de 25 minutos antes de "Malhação".

Os fãs da novelinha vampiresca podem ficar sossegados. Ela, que há algum tempo é cotada para o "Vale a Pena Ver de Novo", segue na ilha de edição. Não espantem se ela tomar o lugar de "Páginas da Vida".

OS MELHORES DO ANO, SEGUNDO OS LEITORES

Veja o resultado da votação dos "Melhores do Ano" promovida pelo O Planeta TV!. A enquete recebeu cerca de doze mil votos de internautas diferentes, nos 20 dias em que ficou no ar.

As novelas "Cordel Encantado" e "Fina Estampa" disputaram voto a voto a primeira colocação. Com uma diferença de apenas 2%, a trama de Thelma Guedes e Duca Rachid levou a melhor. Confira: http://oplanetatv.clickgratis.com.br/noticia/os-melhores-do-ano-confira-os-escolhidos-pelos-leitores-do-o-planeta-tv-20019.html

Fico por aqui! Aguardem os próximos posts. Ainda temos dois encontros até a virada do ano. Neles publicarei as médias corrigidas e oficiais do horário das 18h e 19h e também a minha lista com os melhores do ano.


Fui!




Comentários (91) Postar Comentário

@FABIODIASR comentou:

:prabaixo1: A VIDA DA GENTE não está com a audiência mais baixa que ARAGUAIA, muito menos é um fracasso.
Tem dias que empata com AQUELE BEIJO, e muitos outros fica 1 ponto abaixo. Isso é fracasso?

No mesmo período ARAGUAIA tinha 21 contra 22 de A VIDA DA GENTE!

Seja imparcial, bebê!


Jeferson Cardoso respondeu:

Imparcial com dados do ibope? Impossível! Não estou distorcendo os números. A crítica é sobre a audiência da novela, que é um fracasso. No entanto, é sucesso de crítica. Veja bem, você comparou com Araguaia, outro fracasso. O desempenho é semelhante, nem mais nem menos. Diferença apenas de décimos (21,6 x 22,1). É difícil aceitarmos o fracasso de algo que gostamos. "Cama de Gato", por exemplo, não era uma novela de 24 pontos.


jÚLIO comentou:

JEFF RESPONDA POR FAVOR:

Oi Jeff, adoro as novelas O Beijo do Vampiro e Páginas Da Vida, mas por ser mais velha (agosto/2002 a maio/2003) e ter forte apelo com crianças, adolescentes e jovens acho que os vampiros deveriam substituir Mulheres de Areia. Além disso Calmon conquistou 28 pontos, o que na época era pouco, mas hoje é superior as audiências das atuais novelas das 18 e 19hs.

O que vc acha , Jeff? E quando estreiam As Brasileiras e Louco por Elas?

AGUARDO RESPOSTA


Jeferson Cardoso respondeu:

Júlio, não sei quando estreias essas séries. Abs.


@FABIODIASR comentou:

Jeferson Cardoso diz em seu texto!

Mas a verdade é nua e crua: "A Vida da Gente" tem uma média de 22,1 pontos na Grande São Paulo, índice inferior até mesmo as novelas que também enfrentaram o horário de verão e festas de fim de ano.

ENTÃO INFERIOR NÃO É, MESMO QUE SEJA 0,5!

NÃO É UM GRANDE SUCESO!
MAS FRACASSO TB NÃO!



Jeferson Cardoso respondeu:

É UM FENÔMENO!


João Carlos comentou:

Eu estou adorando ver a Record engalhando o barco. Achou que esta "Rumo a liderança" mas não soube administrar seus trabalhos. Sempre achei que uma hora dessas a faixa das 22 00 para as novelas estaria bombando facilmente acima dos 15, se eles mantessem o horario fixo desde Amor e Intrigas, que havia passado para as 22 00 e se deu bem. A tramas das 22hs da record são boas, novelões, e autores dos melhores nívesis de dentro da emissora. Mas era um troca troca, foram valorizar a fazenda, o pan. E o resultado esta ai.

Uma pena que o SBT não tem cassife para derrubar a Record de vez. O SBT esta precisando de uma trasformação geral na sua programação. Chega daquela programada toda de ficar ajundo pobre, aqueles barraqueiros vindo para tv expor problema e ainda o execesso de reprise a tarde. Eles tem que segurar um pouco de suas novelas. Era para ter só duas reprises. Daqui a pouco a fonte seca.

Se você sabe o resumo central de "Amor eterno amor" e ainda disse que Marias do lar é uma especia de Dance Dance Dance, por que não adinta ai as novidades sobre essas futuras novelas. Fiquei pra la de curioso


Jeferson Cardoso respondeu:

João, assim que puder conto uns detalhes. No momento, não posso. "Marias do Lar" não é uma espécie de "Dance Dance Dance". Foi apenas uma brincadeira porque a nova novela da globo terá uma cantora como protagonista. Rsrsrs.


Olivier comentou:

Jeff, pelo o que entendi!
O Beijo do Vampiro vai Substituir Mulheres de Areia é isso?

Seria bom agora O Beijo do Vampiro é depois Páginas da Vida.


Jeferson Cardoso respondeu:

Não! Quem irá substituir Mulheres de Areia, se não mudarem, será Páginas da Vida.


thais emery flores comentou:

ADORAVA O BEIJO DO VAMPIRO,GLOBO REPRISA.SAUDADES DA NOVELA E DA MÚSICA DE ABERTURA.#SAUDADES :globo1: :angelical: :tv1: :ok51:

rafael comentou:

A vida da gente é uma ótima novela. Está enfrentando, praticamente desde o início, o horário de verão, e outras que enfrentaram o mesmo período marcaram: Araguaia -23, Cama de Gato - 24, Ciranda de pedra - 22, Negócio da china - 20. A novela com uma média acumulada de 22 pode ser considerada um fracasso diante dessas outras? NÃO. E ainda recebendo com as piores médias da história de Malhação, não há santo que faça milagre.

Fina estampa não chega a ser ruim, mas subestima a inteligência do telespectador. Um verdadeiro remake de Senhora do destino.


Jeferson Cardoso respondeu:

Rafael, a audiência - infelizmente - é muito baixa. Se é por causa disto ou daquilo não sei, mas que é fiasco é! Rsrsrsrs.


Daniel comentou:

''A Vida da Gente'', pode ser esse fracasso como disseram, mas se analisarmos, ela não está mal assim, apesar de marcar 21 ou 22 pontos. A atual audiência da Globo nestes últimos dias vem prejudicando toda a programação. A começar pelo Video Show, se tivesse com uma audiência de outrora ''Mulheres de Areia'' iria marcar por volta de 18 á 20 pontos, se não fosse filmes pífos da ''Sessão da Tarde'' e uma história sonsa da atual temporada de ''Malhação'', ''A Vida da Gente'' poderia marcar 25 ou 26 pontos, ou também em dias quentes que vem fazendo aqui em São Paulo ela (A Vida da Gente) poderia sim fazer mais do que esses pontos. O ponto fraco dessa novela é a falta de comédia, mas acho que apesar da novela entrar no meio e já para o fim (já que terminará em Março) a Lícia Manzo já está garantida para futuros trabalhos na Globo, pois a crítica que ela vem recebendo do público que assiste é enorme.


Jeferson Cardoso respondeu:

Com concordo com sua análise, apesar de que não estou analisando os fatos que a deixa com pífios 22 pontos, que é baixíssimo.


Arnando comentou:

Oi Jeff, quanto tempo?? Saudades do Blog.
A Phina está arrasando, mordi minha língua, apesar de ainda achar um novel EXTREMAMENTE POPULARESCA e TOLA.
Quem diria, vc que era um FIEL DEFENSOR de AQUELE BEIJO, agora, detona-a. hahahaha. A novela é um fracasso, a única coisa boa que tem nela é a Karin do Rouge, rsrsrs.

A Record vai de mal a pior, mas ainda acredito que em 2012 ela se reerguerá, pois dinheiro não falta na UNIVERSAL. Jogos em Vida está ótima, e Rebelde, só não tá melhor por causa da viçagem do horário. Qual a coceira que dá nesse povo pra tá mudando o horário dessa novela? Bande coisa atentada né?

A grade da Globo vai bombar em 2012 e Record vai ficr chupando o dedo realmente.

Beijos Jeff!

Denis Ferreira comentou:

Olá Jeff.
Rachei de rir da revolta dos fãs de A Vida da Gente. O pessoal não entendeu mesmo que em nenhum momento você criticou a qualidade dramaturgica da trama, afilnal nem assistes à novela, apenas analisaste a audiência que realmente é pífia. Eu não gosto da novela acho-a parada demais, o texto é caprichadíssimo mas falta dinamismo, o melhor da trama das seis é a atuação arrasadora de Marjorie e Ana Beatriz.

Nesse momento falar de Fina Estampa é chover no molhado, a novela é o maior sucesso dos últimos anos, é fato. Aguinaldo Silva prometeu e cumpriu, o trouxe o sucesso de volta ao horário nobre com sua trama popularíssima.
Abraços e até mais...


Jeferson Cardoso respondeu:

Denis, se não entenderam... irão entender! Porque se for preciso faço um novo tópico. Hahaha. Acredita que tem gente tentando me convencer de todas as formas que a novela não é um fracasso de audiência? Estão perdendo o tempo!


Veja também