O Planeta TV

"FINA ESTAMPA" NÃO TEM CORDEL, MAS TAMBÉM É ARRETADA!

Por: Jeferson Cardoso

Há dois meses, disse que Aguinaldo Silva tinha tempo suficiente para fazer "Fina Estampa" disputar com "Cordel Encantado" o título de melhor novela de 2011. Não deu outra. A atual novela das nove é a melhor do horário desde "Senhora do Destino". Há muito tempo não me divertia tanto com uma novela.

"Fina Estampa" é espetacular e completa! Tem de tudo um pouco: comédia, drama, romance e suspense. Gosto de praticamente tudo, principalmente do elenco jovem e talentoso. A única falha da novela, a meu ver, é o deslize da direção, que às vezes deixa a desejar. No mais, é de tirar o chapéu.

O elenco, em si, dispensa comentários. Só preciso elogiar Christiane Torloni, que encontrou o tom certo para a Tereza Cristina. A atriz recebeu muitas críticas porque gritava bastante nos primeiros capítulos, mas a verdade tem que ser dita: a vilã é o carro-chefe de "Fina Estampa". E mais, Nazaré Tedesco é uma santa perto das maldades de Tereza Cristina. Torloni, querida, arrasa bebê!

Quanto aos personagens, adoro os casais Quinzé e Teodora; Juan e Letícia; e Rafael e Amália, bem como, os hilários Tia Íris e Crô. A trilha sonora também é excelente, principalmente a internacional. A música Someone Like You, interpretada por Adele, tema de Griselda e René é sensacional.

Quando "Fina Estampa" estreou não tinha a noção que faria tanto sucesso. Tinha a única certeza: que Aguinaldo Silva cumpriria sua promessa em escrever uma excelente novela. A audiência, de 39 pontos, é fantástica. Detalhe: a novela termina apenas em abril, ou seja, o que hoje é fantástico será extraordinário no futuro.

Estou fascinado com "Fina Estampa", mas vem cá: qual é a melhor novela do ano? Que pergunta dificílima!!! Irei respondê-la no dia 29, no último post do ano.

PS: Dizia a lenda que "Insensato Coração", "Passione" e "Viver a Vida" eram sucesso com pífios 35/36 pontos. No quesito audiência, sempre afirmei que eram fracassos. Confesso que diante de três fracassos (de audiência) consecutivos pensei que o horário das 21h não alcançaria tão cedo os sonhados 40 pontos de média. Eis que o MAGO, facilmente, com um NOVELÃO, muda esse cenário. Que venha "Avenida Brasil"!!!

A Vida da Gente não decola!

Não assisto à novela de Lícia Manzo, mas a verdade tem que ser dita: a substituta de "Cordel Encantado" não vingou. Não posso comentar sobre o desenrolar da história, uma vez que, não sei quem é quem. Não assisto mesmo! Por que não? Simples, a sinopse não chamou a minha atenção e não tenho paciência para sua narrativa, que lenta e depressiva. Nada contra, só não faz meu tipo. Tenho amigos que adoram a novela e não aceitam as minhas sinceras opiniões. Sinto muito, mas se tem uma coisa que nunca direi é que "A Vida da Gente" é um sucesso de audiência. Pelo contrário, é um fiasco. Fui avisado que o site oficial da novela está batendo recordes de acessos. Pensei comigo: será que suas antecessoras (com audiência superior) tinham acessos inferiores? Óbvio que não! Sim, queridos, é verdade que nos dias de hoje a audiência na Internet é assustadora, mas a verdade é nua e crua: "A Vida da Gente" tem uma média de 22,1 pontos na Grande São Paulo, índice inferior até mesmo as novelas que também enfrentaram o horário de verão e festas de fim de ano. O que justifica o fracasso? Não sei, mas o público – no geral – prefere novelas com temas para levantar a auto-estima.

"A Vida da Gente" é um fiasco no quesito audiência porque a Globo se preocupou apenas com Classe A e B. Uma pena, para fazer sucesso a Classe C é fundamental. Enfim, o desempenho de "A Vida da Gente" serve como base para as próximas produções. A Classe C, certamente, terá um peso maior. Afinal, se a Globo quiser vencer a disputa contra a Internet é neles que ela tem que focar.

Pronto, agora podem falar que estou detonando a novela. A sua audiência, com certeza, sim! Dá pena.

PS: Em momento algum digo que "A Vida da Gente" é ruim. Jamais diria isto! A novela é boa, só não faz meu tipo. Entendam, por favor!

Que venha "Amor, Eterno Amor" (adorei o título). Li o resumo central da novela e posso garantir: será um novelão que agradará a todas as classes. Aguardem!

Aquele Beijo, a decepção

Estou decepcionado com a novela "Aquele Beijo". Esperava muito mais desta novela. O núcleo de comédia é excelente, mas os demais não funcionam. É incrível como uma novela de apenas 150 capítulos possa ser tão parada no tempo. Nada acontece e as situações são praticamente as mesmas. Um tédio. O público, que não é bobo, começa a se afastar e audiência começa a ficar preocupante. Para falar a verdade, apesar da decepção, não consigo parar de assistir porque o humor de Miguel Falabella é um dos melhores. Que venha "Dance, Dance, Dance", ops, digo "Marias do Lar".

Record: uma emissora de terceira!

Aleluia! Finalmente a Rede Record está sentindo gosto de seu próprio veneno. A emissora do Bispo Edir Macedo já superou, sem dúvida, a falta de respeito do SBT com os telespectadores. É um absurdo o que a Record faz com a sua programação. Não vou perder meu tempo sendo repetitivo, serei direto.

Edir Macedo deveria seguir o conselho de Boni e vender a Rede Record para alguém que entenda de televisão. Talvez, assim a Globo teria uma concorrente à altura.

Uma pena que o SBT não tem força para recuperar a vice-liderança, uma vez que, perdeu muitas afiliadas para as concorrentes. Mesmo assim a emissora de Silvio Santos continua assombrando os Bispos, que estão de cabelos em pé.

Nos últimos dias, a Rede Record vem perdendo a vice-liderança para o SBT na Grande São Paulo. Fato que não acontecia desde 2008. A emissora só não está no fundo do poço porque "Vidas em Jogo" e "Rebelde" a mantém em pé. E nem isto ela sabe valorizar. "Rebelde", por exemplo, tinha uma audiência explosiva no Rio de Janeiro e Distrito Federal, mas com as mudanças constantes em seu horário de exibição, hoje, os índices são vergonhosos.

A Rede Record não sabe administrar o sucesso. Vão com muita sede ao pote e esquecem que o seu principal concorrente ainda é o SBT. Para driblar a merecida fase, os diretores da Record precisam - antes de tudo - esquecer a Rede Globo.

Globo troca reprise de O Beijo do Vampiro por Vídeo Game!

A direção da Rede Globo estava decidida a reprisar "O Beijo do Vampiro", numa versão compacta, durante o verão. A emissora ressuscitaria a "Sessão Aventura", na faixa das 17h. De última hora, Boninho convenceu a Globo a mudar de ideia ao apresentar um projeto do "Vídeo Game Verão". No período entre janeiro e março, o "Vídeo Game Verão" será apresentado por André Marques com duração de 25 minutos antes de "Malhação".

Os fãs da novelinha vampiresca podem ficar sossegados. Ela, que há algum tempo é cotada para o "Vale a Pena Ver de Novo", segue na ilha de edição. Não espantem se ela tomar o lugar de "Páginas da Vida".

OS MELHORES DO ANO, SEGUNDO OS LEITORES

Veja o resultado da votação dos "Melhores do Ano" promovida pelo O Planeta TV!. A enquete recebeu cerca de doze mil votos de internautas diferentes, nos 20 dias em que ficou no ar.

As novelas "Cordel Encantado" e "Fina Estampa" disputaram voto a voto a primeira colocação. Com uma diferença de apenas 2%, a trama de Thelma Guedes e Duca Rachid levou a melhor. Confira: http://oplanetatv.clickgratis.com.br/noticia/os-melhores-do-ano-confira-os-escolhidos-pelos-leitores-do-o-planeta-tv-20019.html

Fico por aqui! Aguardem os próximos posts. Ainda temos dois encontros até a virada do ano. Neles publicarei as médias corrigidas e oficiais do horário das 18h e 19h e também a minha lista com os melhores do ano.


Fui!


Deixe o seu comentário