O Planeta TV

"FINA ESTAMPA", A NOVELA DO POVÃO!

Por: Jeferson Cardoso

"FINA ESTAMPA", A NOVELA DO POVÃO!

E aí, planetários. Tudo bem? É verdade que a direção de "Fina Estampa" não é 100%, mas essa novela é fantástica! Veja bem, gosto cada um tem o seu, uns odeiam, outros amam a novela. Eu faço parte dos que amam.

O capítulo desta segunda (31) mostrou porque a novela é tão popular. Teve de tudo um pouco: comédia, emoção, suspense, e, para sair da rotina, aquele barraco básico. Enquanto esperávamos pela surra de Griselda em Tereza Cristina, nos divertimos com situações hilárias da Tia Íris e Crô. Depois dos risos, a emoção. Lília Cabral, sensacional como sempre, emociona de uma forma inexplicável.

Aguinaldo Silva, o Mago das 21h, vem cumprindo o que prometeu, escrevendo um novelão no estilo de Tieta e Senhora do Destino. Não estou brincando quando digo que "Fina Estampa" tem tudo ser novela da década, afinal – com apenas 60 capítulos – já está sendo. É a novela da audiência; da emoção; resumindo: DO POVÃO!

Pra mim, o que mais chama a atenção em Fina Estampa é a relação de Griselda e Antenor. É lindo demais! Aguinaldo soube construir perfeitamente esse amor e ódio entre mãe e filho.

Sobre a vilã...Há alguns dias estou vendo a atuação de Cristiane Torloni com outros olhos. Na verdade, a única coisa que me incomodava em Tereza Cristina era o seu jeito infantil. Digamos, que deixou de ser criança e virou uma adolescente rebelde. Melhorou!

Haja coração, meus queridos, estou simplesmente satisfeitíssimo com "Fina Estampa". Ainda restam seis meses pela frente, mas ela já supera as minhas expectativas. Mesmo sendo fã do mago, não esperava por um novelão deste.

2011 foi o ano das novelas: "O Astro", "Cordel Encantado", "Fina Estampa" e "Vidas em Jogo" (sim, tem seus altos e baixos, mas é boa) surpreenderam. E "Insensato Coração"? Bom, esta tinha tudo para entrar para história, mas...

Afinal, qual é a melhor novela do ano? Pergunta dificílima! Vem cá, não tinha dito "Cordel Encantado"? Sim, no entanto, estou indeciso. Ah, perseguidores do Mago acalmem-se, por mais que eu goste de "Fina Estampa", ela ainda não está no mesmo nível de "Cordel" e "O Astro", mas tem tudo para superá-las. Mas isto é para 2012!

O Aprendiz

Todo ano digo a mesma coisa: adoro "O Aprendiz". Considero o melhor reality show já produzido no Brasil. O ano passado, a Record exibiu a pior edição do programa. O nível dos participantes, que eram aprendizes, não ajudou. Esse ano, o reality aposta em empreendedorismo (ufa!). As provas serão mais dinâmicas, algumas de resistência, sempre, é claro, exigindo inteligência/criatividade dos participantes. Vale a pena acompanhar!

Qual horário?

Perguntar não ofende, então... Qual o horário de exibição da novela Rebelde? Quem acertar ganha um algodão doce.

Até mais! #Partiu






Comentários (40) Postar Comentário

Heitor comentou:

É até pecado comparar Fina Estampa com Tieta ou Senhora do Destino. :sofrendo:


Jeferson Cardoso respondeu:

E quem fez comparação?


Douglas comentou:

Melhor cena da Lilia Cabral ontem,mas ainda acho sua interpretação e personagem inferior a da Cassia Kiss.Não consigo ir com a cara da Teresa Cristina.Parece vilã de malhação.Tem medo de tudo,grita toda hora.Queria que transformassem a Marcela,Tia Iris ou outra personagem na grande vilã

Vlad comentou:

Jeff, não acho que a dramaturgia brasileira precise de uma novela como FE, mas o público, sim. Afinal se eles assistem, o Ibope sobe, a emissora fatura, etc, etc....Não sei por que Wolf Maya fazer parte da novela, Eri Johnson sempre inútil em tudo de que participa, Mas que é uma novela boa para o povão, ah, isso é! ...... Sobre o horário de Rebelde: A Record está perdidíssima com sua area de dramaturgia. Não consegue se firmar como uma fabricante de novelas. Faltam respeito ao público e competencia... Um abraço . E pare de dar uma de isento, no fundo voce tá louquinho para eleger FE a melhor do ano... a gente entende... e não leva a sério. Abraço, amigo!!!


Jeferson Cardoso respondeu:

Vlad, a Globo quer atingir a classe C e D com as próximas novelas das 21h. João Emanuel Carneiro fez pequenos ajustes na sua sinopse para tentar manter o público de FINÃO. Não fico preocupado quanto a participação de Wolf na novela. É um personagem secundário, não atrapalha nada.


Marcos comentou:

A melhor novela de 2011 foi Insensato Coração!

Vlad comentou:

Mas, Jeff, será que alguns autores da faixa das 21 h cumprirão a diretiva da Globo de popularizar a linha, uma vez que não faz o estilo, por exemplo de Manoel Carlos, Gilberto Braga...Você pode perceber que nas novelas de Manoel Carlos não tem núcleo cômico [A vida da Gente segue o exemplo de Maneco], Gilberto Braga apresenta os núcleos pobres com os estereótipos cariocas, sem linguagem povão. Resta saber como vai ser de verdade...Ab, amigo!


Jeferson Cardoso respondeu:

João Emanuel Carneiro e Glória Perez, com certeza. Porque eles já são populares.


Larissa comentou:

BOATOS: Record no final do ano que vem vai voltar com o horário das 9 de novelas, ou seja, vai ficar com 3 novelas no ar.

19:30 - Rebelde (2ª Temp.)
20:30 - Jornal da Record
21:15 - Novelas II
22:15 - Navegantes
23:15 - Linha de Shows

Obs. Esse boato foi tirado do orkut, em uma comunidade específica da emissora. E há pessoas botando fé nisso... Será?


Jeferson Cardoso respondeu:

Boato é uma coisa, mentira é outra. Esse povo não tem o que inventar. Não existe isto.


Thales comentou:

Gostei muito da crítica.
Cordel Encantado é a melhor novela, podem escrever.
O Astro foi remake e Fina Estampa tem tudo para superar Cordel, mas isso mais pra frente apenas... falta muito mais emoção, agilidade e surpresas para ultrapassar Cordel. Esta foi a novela mais criativa dos últimos anos, e apesar de certa barriguinhas, Duca e Thelma conduziram ela perfeitamente. A direção foi impecável, teve ótimos textos, elenco maravilhoso e a história... encantadora! Não há dúvidas! Cordel a melhor... E O Astro e Fina Estampa ficam em segundo, empatadas.
Bem, essa é minha opiinão.

Alan comentou:

Olá Jeff, não sou telespectador assiduo de fina estampa, porém não é dificil reconhecer o porque do sucesso dessa novela. Aguinaldo Silva fez um arroz com feijão muito bem temperado, e mesmo a novela sendo muito ágil, ela é mais leve e gostosa de assistir que suas antecessoras. No fundo, acho que o povo estava cansado de novelas que só enrolavam (Insensato Coração, Passione, Viver a Vida e Caminho das Indias).

Quanto a eleição da melhor novela fica dificil, pois a unica que assisti com frequencia foi Morde e Assopra, e agora comecei a acompanhar Vidas em Jogo, que está ótima por sinal.

Jeff, quando saira a lista com os melhores e os piores do ano??? Abraços


Jeferson Cardoso respondeu:

No final do mês. ;)


Vlad comentou:

Faço minhas as palavras de Rodrigo Brum, de MG: Não acho que as novelas para serem de qualidade e com boa audiência precisem atingir o populacho com cenas de picadeiro. Aguinaldo Silva já fez coisas melhores, embora não seja meu preferido [talvez seja até pessoal por causa de sua arrogância] . Tieta foi, de longe, sua melhor novela, as outras são currículo. Até hoje não consigo entender o porquê de Senhora do Destino ter atingido tamanha audiência. E também não concordo com a diretiva da Globo de popularizar o horário das 21 h. Engraçado é que o próprio Aguinaldão criticou O Clone à epoca, por causa da maneira de a novela atingir o grande público...Prá ele pode, né???Vamos ver no que vai dar... Abs.

Andre comentou:

Nossa Jef aind atem gnt q fla q FE nao começou ainda :o
Cara dps de A Favorita , FE ja apresentou mtas coisas legais, claro como ja dito peca na direção mais é um NOVELÃO do povo! IC e Passione começaram ja la no final e ainda decepiconou hauahuah!!! FE tem e será a novela que tdos irão recordar, bem ou mal o MAGO faz de sua novela umas das mais ditas , onde passo o povo comenta!
FE Novelão

Veja também