O Planeta TV

FINA ESTAMPA: A NOVELA DA DÉCADA; "CHOCOLATE COM PIMENTA" VEM AÍ?

Por: Jeferson Cardoso

OBS: TÓPICO NOVO NESTE SÁBADO ATÉ ÀS 14H (LENDO A SINOPSE DE AMOR ETERNO AMOR): AGUARDEM!!!

No último tópico apontei as falhas de "Fina Estampa". Neste direi, como telespectador, por que gosto tanto desta "novela da década". Como assim "novela da década"? Sim, de audiência. Não quero falar da audiência explosiva desta novela. Então vamos ao que interessa.

Considero "Fina Estampa" uma novela completa. Tem emoção, romance, suspense, comédia, surrealismo e drama.

Griselda, Crô, Tereza Cristina, sem dúvida, são os personagens mais populares dos últimos anos. Teodora, Pereirinha, Esther, Tia Íris e Letícia, no entanto, são os que eu mais gosto.

Aguinaldo Silva prometeu uma personagem digna à Carolina Dieckmann. Dito e feito. A atriz, que é perseguida por pessoas que misturam a sua vida pessoal com a profissional, está arrasando e a torcida é grande para que ela consiga o perdão de Quinzé. José Mayer, que pegou o barco andado, também surpreende com o hilário Pereirinha. O ator, que tem o dom para comédia (provado em "Tieta"), finalmente se livrou do estereótipo de galã pegador.

No último capítulo de "A Indomada", Altiva prometeu que voltaria. Pois bem, voltou reencarnada na danada Tia Íris. Divirto-me muito com essa personagem.

O elenco de "Fina Estampa" é afiado. Christiane Torloni logo nos primeiros capítulos encontrou o tom certo para Tereza Cristina e imediatamente entrou em sintonia com Marcelo Serrado. O trabalho dele nesta novela dispensa quaisquer comentários. Crô, um personagem caricato e, digamos, surreal é o equilíbrio de Tereza Cristina. Através desses personagens o autor aproveita para ironizar, de forma sarcástica, o mundo real.

Entre os atores da nova geração gostaria de destacar a atuação de Marco Pigossi, que deve protagonizar a próxima novela de Maria Adelaide Amaral. No capítulo que Rafael soube do acidente de Amália, Pigossi deu um show de interpretação e emoção.

Falando em personagens... Danielle Fraser merece atenção. É o melhor papel que Renata Sorrah recebe desde a inesquecível Nazaré Tedesco. Esther engravidou através de uma fertilização in vitro na clínica de Danielle, que acabou utilizando o semêm de seu irmão e os óvulos de Beatriz. Lembram quando avisei que Danielle faria Esther sofrer muito? Pois bem, essa história vai render muito nesta parte final da novela.

Voltando à história... "Fina Estampa" causa emoção com os seus dramas. A mãe sendo rejeitada pelo filho e o desejo de ser mãe de uma mulher que não pode ter filhos. Romance é o que não falta: Quinzé e Teodora; Amália e Rafael; Patrícia e Antenor; Juan e Letícia; Paulo e Esther; Guaracy e Griselda; entre outros. Na comédia, o prato é cheio: Crô, Baltazar (que seria vilão, mas o ator tem a comédia na veia), Pereirinha, Tia Íris, Isolina e até dois bêbados hilários que fazem figuração no bar do Guaracy. Por fim, no suspense, temos o misterioso passado de Tereza Cristina; a volta da "morta" Marcela; e a doença de Chiara.

E o surrealismo? Meus queridos, é característica de Aguinaldo Silva brincar com a imaginação do telespectador, com a exceção de Senhora do Destino, que por enquanto é a única novela realista dele. Pois bem, a vidência de Luana e o amor doentio de Crô por Tereza Cristina são situações surreais. Não tenho nada contra isto porque novela não tem compromisso com a realidade. A surrealidade de "Fina Estampa" é pontuada e cabe dentro de seu universo. Tanto que o seu público entende e aprova todos os "truques" apresentados.

"Fina Estampa" é sucesso de audiência e de crítica. Sim, algumas críticas de jornalistas são negativas. A minoria na verdade, o que é normal. Todos, bem ou mal, querem falar da "novela da década". O ruim, meus queridos, seria se não houvessem as críticas. O importante para o autor, é que o telespectador aprove suas ideias. Não adianta ser sucesso de crítica se o público não aprova!

Chocolate com Pimenta vem aí?

Meus queridos, Walcyr Carrasco vem aí em dose dupla. Sim, é dele a próxima reprise da Globo. Um grande sucesso das 18h, "Chocolate com Pimenta", é a mais cotada para substituir Mulheres de Areia. O martelo já está batido e nesta semana a jornalista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, deve oficializar a decisão da emissora em apostar novamente em uma re-reprise.

Adoro "Chocolate com Pimenta", um novelão! Mas, cá entre nós, a Globo está vendendo a sua alma para a nova classe média, não é mesmo? É preciso tomar muito cuidado porque essa nova classe ainda é um mistério. "Cobras & Lagartos", reprise inédita, cumpriria o mesmo papel de "Chocolate com Pimenta", com grande chance de reerguer a audiência média do "Vale a Pena Ver de Novo". É difícil entender o critério que a Globo usa para escolher as suas reprises.

Obs: Como disse, não é nada oficial. Trata-se a volta de "Chocolate com Pimenta" como a mais cotada. Oficial mesmo só quando a Globo divulgar em seus veículos de comunicação.

Corações Feridos

Gravada a quase dois anos, "Corações Feridos" chega ao horário das 20h30 com a missão de manter o SBT na terceira colocação. Sim, meus queridos, Silvio Santos não espera muito desta novela. Tanto que a engavetou e só decidiu exibi-la porque a gravação de "Carrossel" está atrasada.

Não vou questionar Iris Abravanel como autora, até mesmo porque ela só faz remakes. Quando escrever uma inédita, entro neste quesito. "Corações Feridos" possui uma sinopse simples, mas convencional. O SBT peca por não contratar nomes de peso. O elenco desta novela é fraco. A interpretação de alguns é crítica, o que de certa forma prejudica a qualidade da novela. Não irei citar nomes porque acredito que o erro está na escalação. No mais, "Corações Feridos", como folhetim, cumpre o seu papel.

Linha de shows do SBT

Sem nenhuma grande novidade o SBT estreou bem a linha de shows às 22h30. "Astros" é o único programa, a meu ver, que é interessante. Essa atração é uma mistura do Ídolos com o The Voice, que a Globo pretende estrear em junho. O "Cante se Puder" é muito ruim e serve apenas para dar destaque àqueles famosos esquecidos da mídia. "A Praça é Nossa" é agradável, mas precisa de reforços. Diante da contenção de gastos que Silvio Santos determinou à atração, Carlos Alberto de Nóbrega, coitado, faz o que pode. Por fim, não consigo entender porque o "Programa do Ratinho" ainda está no ar. Não sei como o apresentador não tem vergonha de comemorar a vice-liderança com cinco pontos de audiência. Não é fácil disputar a audiência com novela das nove, mas podem ter certeza que qualquer programa conseguiria um desempenho melhor que essas bobagens. Nada contra o apresentador Carlos Massa, mas...

As mulheres ricas

Esse reality show da Band tem um formato interessante, mas é uma grande bobagem. Posso estar equivocado, mas tenho a impressão que as participantes estão atuando, seguindo um script. Não vejo espontaneidade. Chega!

Por hoje chega! Até a próxima!

Tchau!


Deixe o seu comentário