O Planeta TV

FINA ESTAMPA: A NOVELA DA DÉCADA; "CHOCOLATE COM PIMENTA" VEM AÍ?

Por: Jeferson Cardoso

FINA ESTAMPA: A NOVELA DA DÉCADA; "CHOCOLATE COM PIMENTA" VEM AÍ?

OBS: TÓPICO NOVO NESTE SÁBADO ATÉ ÀS 14H (LENDO A SINOPSE DE AMOR ETERNO AMOR): AGUARDEM!!!

No último tópico apontei as falhas de "Fina Estampa". Neste direi, como telespectador, por que gosto tanto desta "novela da década". Como assim "novela da década"? Sim, de audiência. Não quero falar da audiência explosiva desta novela. Então vamos ao que interessa.

Considero "Fina Estampa" uma novela completa. Tem emoção, romance, suspense, comédia, surrealismo e drama.

Griselda, Crô, Tereza Cristina, sem dúvida, são os personagens mais populares dos últimos anos. Teodora, Pereirinha, Esther, Tia Íris e Letícia, no entanto, são os que eu mais gosto.

Aguinaldo Silva prometeu uma personagem digna à Carolina Dieckmann. Dito e feito. A atriz, que é perseguida por pessoas que misturam a sua vida pessoal com a profissional, está arrasando e a torcida é grande para que ela consiga o perdão de Quinzé. José Mayer, que pegou o barco andado, também surpreende com o hilário Pereirinha. O ator, que tem o dom para comédia (provado em "Tieta"), finalmente se livrou do estereótipo de galã pegador.

No último capítulo de "A Indomada", Altiva prometeu que voltaria. Pois bem, voltou reencarnada na danada Tia Íris. Divirto-me muito com essa personagem.

O elenco de "Fina Estampa" é afiado. Christiane Torloni logo nos primeiros capítulos encontrou o tom certo para Tereza Cristina e imediatamente entrou em sintonia com Marcelo Serrado. O trabalho dele nesta novela dispensa quaisquer comentários. Crô, um personagem caricato e, digamos, surreal é o equilíbrio de Tereza Cristina. Através desses personagens o autor aproveita para ironizar, de forma sarcástica, o mundo real.

Entre os atores da nova geração gostaria de destacar a atuação de Marco Pigossi, que deve protagonizar a próxima novela de Maria Adelaide Amaral. No capítulo que Rafael soube do acidente de Amália, Pigossi deu um show de interpretação e emoção.

Falando em personagens... Danielle Fraser merece atenção. É o melhor papel que Renata Sorrah recebe desde a inesquecível Nazaré Tedesco. Esther engravidou através de uma fertilização in vitro na clínica de Danielle, que acabou utilizando o semêm de seu irmão e os óvulos de Beatriz. Lembram quando avisei que Danielle faria Esther sofrer muito? Pois bem, essa história vai render muito nesta parte final da novela.

Voltando à história... "Fina Estampa" causa emoção com os seus dramas. A mãe sendo rejeitada pelo filho e o desejo de ser mãe de uma mulher que não pode ter filhos. Romance é o que não falta: Quinzé e Teodora; Amália e Rafael; Patrícia e Antenor; Juan e Letícia; Paulo e Esther; Guaracy e Griselda; entre outros. Na comédia, o prato é cheio: Crô, Baltazar (que seria vilão, mas o ator tem a comédia na veia), Pereirinha, Tia Íris, Isolina e até dois bêbados hilários que fazem figuração no bar do Guaracy. Por fim, no suspense, temos o misterioso passado de Tereza Cristina; a volta da "morta" Marcela; e a doença de Chiara.

E o surrealismo? Meus queridos, é característica de Aguinaldo Silva brincar com a imaginação do telespectador, com a exceção de Senhora do Destino, que por enquanto é a única novela realista dele. Pois bem, a vidência de Luana e o amor doentio de Crô por Tereza Cristina são situações surreais. Não tenho nada contra isto porque novela não tem compromisso com a realidade. A surrealidade de "Fina Estampa" é pontuada e cabe dentro de seu universo. Tanto que o seu público entende e aprova todos os "truques" apresentados.

"Fina Estampa" é sucesso de audiência e de crítica. Sim, algumas críticas de jornalistas são negativas. A minoria na verdade, o que é normal. Todos, bem ou mal, querem falar da "novela da década". O ruim, meus queridos, seria se não houvessem as críticas. O importante para o autor, é que o telespectador aprove suas ideias. Não adianta ser sucesso de crítica se o público não aprova!

Chocolate com Pimenta vem aí?

Meus queridos, Walcyr Carrasco vem aí em dose dupla. Sim, é dele a próxima reprise da Globo. Um grande sucesso das 18h, "Chocolate com Pimenta", é a mais cotada para substituir Mulheres de Areia. O martelo já está batido e nesta semana a jornalista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, deve oficializar a decisão da emissora em apostar novamente em uma re-reprise.

Adoro "Chocolate com Pimenta", um novelão! Mas, cá entre nós, a Globo está vendendo a sua alma para a nova classe média, não é mesmo? É preciso tomar muito cuidado porque essa nova classe ainda é um mistério. "Cobras & Lagartos", reprise inédita, cumpriria o mesmo papel de "Chocolate com Pimenta", com grande chance de reerguer a audiência média do "Vale a Pena Ver de Novo". É difícil entender o critério que a Globo usa para escolher as suas reprises.

Obs: Como disse, não é nada oficial. Trata-se a volta de "Chocolate com Pimenta" como a mais cotada. Oficial mesmo só quando a Globo divulgar em seus veículos de comunicação.

Corações Feridos

Gravada a quase dois anos, "Corações Feridos" chega ao horário das 20h30 com a missão de manter o SBT na terceira colocação. Sim, meus queridos, Silvio Santos não espera muito desta novela. Tanto que a engavetou e só decidiu exibi-la porque a gravação de "Carrossel" está atrasada.

Não vou questionar Iris Abravanel como autora, até mesmo porque ela só faz remakes. Quando escrever uma inédita, entro neste quesito. "Corações Feridos" possui uma sinopse simples, mas convencional. O SBT peca por não contratar nomes de peso. O elenco desta novela é fraco. A interpretação de alguns é crítica, o que de certa forma prejudica a qualidade da novela. Não irei citar nomes porque acredito que o erro está na escalação. No mais, "Corações Feridos", como folhetim, cumpre o seu papel.

Linha de shows do SBT

Sem nenhuma grande novidade o SBT estreou bem a linha de shows às 22h30. "Astros" é o único programa, a meu ver, que é interessante. Essa atração é uma mistura do Ídolos com o The Voice, que a Globo pretende estrear em junho. O "Cante se Puder" é muito ruim e serve apenas para dar destaque àqueles famosos esquecidos da mídia. "A Praça é Nossa" é agradável, mas precisa de reforços. Diante da contenção de gastos que Silvio Santos determinou à atração, Carlos Alberto de Nóbrega, coitado, faz o que pode. Por fim, não consigo entender porque o "Programa do Ratinho" ainda está no ar. Não sei como o apresentador não tem vergonha de comemorar a vice-liderança com cinco pontos de audiência. Não é fácil disputar a audiência com novela das nove, mas podem ter certeza que qualquer programa conseguiria um desempenho melhor que essas bobagens. Nada contra o apresentador Carlos Massa, mas...

As mulheres ricas

Esse reality show da Band tem um formato interessante, mas é uma grande bobagem. Posso estar equivocado, mas tenho a impressão que as participantes estão atuando, seguindo um script. Não vejo espontaneidade. Chega!

Por hoje chega! Até a próxima!

Tchau!





Comentários (127) Postar Comentário

Andre comentou:

Parabéns pela atualização!!!
Bom FE é espetacular, os indíces de audiência falam por is só e goste ou não mais está na boca do povo!
Chocolate com Pimenta é uma novelona mais cá entre nós : Re reprise de uma novela que reprisou em 2006 .. queria ver sucessos antigos como Tieta que eu era pequeno, mais enfim, acho que a Globo vai dar um tiro no pé pois após uma rereprise de Mulheres de Areia deveriam agradar mais o público fiel das suas tardes!!!! Torço para que seja escolhida outra novela, não que eu odeie Chocolate com Pimenta, que pra mim junto com Alma Gêmea foram uma das melhore sdo autor, mais tem tantas novelas ai... O Globo pensa mais, esse negócio de so focar na nova classe C ainda vai dar um rolo ... xiiii :aff1:


Jeferson Cardoso respondeu:

Chocolate com Pimenta é MAGNÍFICA! Mas a nova geração precisa assistir TIETÃO. Rsrsrssr.


Rafael Nunes Mascagni comentou:

Na minha opiniao se Chocolate com Pimenta for re-reprisada sera um sucesso sem duvidas! :tv1:

Falando de Coracoes Feridos, eu assisti uns 3,4 capitulos e ameiii a novela,tem tudo para dar certo. Parabens Iris Abravanel!
:sorridente1:

Gilmar JM comentou:

Não entendi a irônia porque a novela foi inédita sim. Agora se quis dizer algo sobre o enredo, então será difícil de acharmos por aí uma novela completamente inédita. E acho que a Globo poderia rereprisar o Cravo e a Rosa primeiro, depois viria Chocalate com pimenta.


Jeferson Cardoso respondeu:

Gilmar, não fui irônico. Só não lembrava de Revolução ter sido inédita. Não gostei nenhum pouco desta novela, mas foi melhor que Vende-se um Véu de Noiva (credo!). Rsrsrsrs.


Ricardo Lacerda comentou:

É fácil para Fina Estampa ser a novela da década em termos de audiência, pois a novela é somente a segunda a ser exibida nesta década, que começou em 2011. Ainda tem nove anos e umas quinze novelas pela frente.


Jeferson Cardoso respondeu:

Se alguma superá-la, "Fina Estampa" deixará de ser a "novela da década" e passará a ser uma "novela de sucesso". Rsrsrs.


Marília comentou:

Jeff, você esqueceu de atualizar o ranking das novelas??
Viva!! "Chocolate com Pimenta" de volta, mal posso esperar para começar a assistir de volta a melhor novela das 18h da TV.


Jeferson Cardoso respondeu:

Esqueci não (rsrsrs). Tive um problema com o meu PC neste fim de semana. O Ranking estará atualizado hoje, às 20h, sem falta.


Maicon comentou:

Gosto muito das novelas de Walcyr Carrasco(pricipalmente Alma Gêmea uma das minhas preferida),mais uma reprise inédita de João Emanuel Carneiro COM Cobras &Lagartos iria subir bem o ibope do Vale A Pena Ver de Novo.Mais descordo com vc meu caro amigo Jeferson que "Fina Estampa" seja a "novela da década",ela começou bem mas agora vem decaindo um pouco no texto e a direção ném se fala.Então como vc mesmo diz que venha "Avenida Brasil" de J.E.C.

Gilmar JM comentou:

Revelação foi inédita e realmente bem melhor que Vende-se um véu de noiva que tinha uma linda fotografia, mas era muito ruim. Acho que a Iris melhorou ao entender suas limitações e parece que agora com Corações Feridos e também com Carrossel ela não vai mexer muito no texto porque tentou criar uma história em cima do original de Janete Clair e todos vimos o que virou Vende-se um véu de noiva.

Gabriela comentou:

Olá Jeferson, você tem alguma informação, umazinha que seja, sobre a vilã de Adriana Esteves em "Avenida Brasil"? Estou muita curiosa e a caça de alguma informação que seja sobre a personagem: nome, personagens relacionados, pra quem que ela vai aprontar e porque, enfim a história. Se tiver alguma coisa pra adiantar nos fale logo, estou muito curiosa pra saber mais sobre o papel de Adri. Nem que seje só o nome dela, rs. abraço.


Jeferson Cardoso respondeu:

Gabriela, cuidado para não se decepcionar. Não esqueça que JEC costuma deixar uns personagens como figurantes. #TenhoMedo


Pedro comentou:

E a parceira de Marco Pigossi, Sophie Charlotte, o que acha??


Jeferson Cardoso respondeu:

Excelente! Eles serão os protagonistas da próxima novela de Maria Adelaide Amaral e Vicent Villari.


Rafael - [email protected] comentou:

Olá Jeferson, tudo bem?
Fina Estampa é algo que nem merece mais comentários, pois por si só, responde a todas as críticas, e cumpre o seu papel com muito glamour!
Chocolate com Pimenta, creio eu, será sucesso, mas uma reprise de Cobras e Lagartos a algo mais recente, e que foi um estrondoso sucesso! Walcyr ta aparecendo muito, daqui a pouco, cansamos dos textos dele, da comédia pastelão de sempre... Mas Chocolate é um clássico. Uma delícia de novela!
Estou acompanhando a novela "Coraçõe Feridos" e o que estraga alguns núcles é a interpretação.Paulo Zulu.. o que foi aquilo no primeiro capítulo? PÉSSIMO! Entre outros. Mas, é uma boa opção para fugir das desgraças de sempre nos telejornais.
"Vidas em Jogo" apesar de eterna, está maravilhosa! Fridman merecia um salário digno de Aguinaldo Silva, pq ela faz milagre. Claro, não desmerecendo seus colaboradores. As interpretações tbm, enfim, amo a novela.
Não acompanho a linha de shows do SBT, imagino que é a mesmice.
Mulheres ricas eu amo, e parece sim, que PELO MENOS, a Val Marchiori, está tentando ser atriz, só por que tem um bando de câmeras acompanhando ela. No mais, é uma beleza, ver toda aquela ryqueza. Único dia que perco Vidas em Jogo é a segunda feira (depois vejo no r7).
No mais, parabéns pelo site, que está até na boca/nos dedos do "MAGO" como diz você.
Um grande abraço.
Rafael Alves Gonçalves.


Jeferson Cardoso respondeu:

Rafael, meu querido, obrigado você. Você é como eu: adora novelas independe de onde é exibida. Vidas em Jogo é maravilhosa; Fina Estampa idem. E o SBT? Bom, na emissora de Silvio Santos só me resta enaltecer as mexicanas Marimar e Maria do Bairro, que são ótimas. ;)


Veja também