O Planeta TV

FALTAM INGREDIENTES EM VIVER A VIDA

Por: Jeferson Cardoso

FALTAM INGREDIENTES EM VIVER A VIDA

Leio bastantes jornais, principalmente as colunas televisivas, e a maioria que li nos últimos dias elogiam bastante a atuação de Taís Araújo, Lilia Cabral e Alinne Moraes na novela Viver a Vida. A cena que Tereza humilha Helena, que se ajoelha e leva uma bofetada, para alguns foi um choque, mas pra mim foi uma palhaçada. Na minha modesta opinião faltou interpretação por parte da talentosíssima Lilia Cabral, que sequer expressou o sentimento de ódio que a cena exigia. Revi a cena várias vezes e nada de emoção. O que vi por parte de Lilia Cabral foi uma grande narração do grandessíssimo texto de Manoel Carlos. Ela esqueceu de interpretar! É verdade que não assisto a esta novela, mas sempre vejo algumas cenas principalmente as de Lilia Cabral e Alinne Moraes. Às vezes tenho impressão que Lilia Cabral ainda não encontrou o tom certo de sua personagem. Talvez a atriz não queira lembrar a Marta de Páginas da Vida, mas é impossível, pois até mesmo os textos e situações do autor se repetem.

O que mais me impressiona é que Lilia arrasa em algumas cenas, no entanto, naquelas de emoção, declina. Pensei: será que por ser um socialite Tereza não pode chorar? Não sei, mas com Tereza não sinto se quer emoção com o sofrimento de uma mãe com uma filha que acabou de ficar tetraplégica.

E mais, para que aquela maquiagem toda em Alinne Moraes? Nem parece que está há dias no hospital. Enquanto isto, Taís Araújo – sem nenhuma maquiagem (em todos os sentidos) – cala a boca daqueles que a criticavam.

Resumindo, Lilia Cabral é uma excelente atriz, mas na minha modesta opinião, não está em seu melhor momento e deixa muito a desejar.

Audiência

Percebo que muitas pessoas gostam de fazer comparações entre a novela atual com a antecessora. Se a atual estiver na frente da antecessora está tudo uma maravilha, mas as coisas não são bem assim. Viver a Vida, por exemplo, está a 2 pontos à frente de Caminho das Índias, mas se não subir, em um mês, já estarão com a mesma audiência. E se Manoel Carlos não melhorar, porque está vacilando, corre perigo de registrar uma das piores média do horário nobre.

Audiência 2

Falando em audiência nesta quarta, dia 18, com o 'Tá na Roça', a Record amargou baixos índices de audiência. A emissora, que insiste competir com a novela da Globo, no horário das 20h55 às 22h05, marcou a pífia média de apenas 10 pontos. É verdade que prejudicou Viver a Vida, no entanto, o reality penou com o SBT, que no horário marcou 8. Para o horário a audiência é merecida, mas para os fãs é frustrante. Sempre fui a favor de concorrência, mas estou vivendo uma situação complicada. Não largo Sobrenatural e as pilhas do meu controle remoto já estão se esgotando. Mas é assim que tem que ser, a concorrência é necessária. E mais, se a Record estivesse preocupada com a audiência, com certeza, exibiria o reality após a novela do Global, então só nos restam comemorar a concorrência televisiva.

Uma Rosa com Amor

Finalmente o SBT anunciou o elenco de Uma Rosa com Amor. Tiago Santiago fez o que podia para renovar o elenco da emissora e colaborou na contratação de Betty Faria, Jussara Freire, Carla Marins entre outros. Um ótimo elenco para o nível do SBT, que volta a investir em teledramaturgia. Continuo apostando no talento do autor e, se depender de seu esforço, certamente o SBT atingirá ótimos índices de audiência. Sua meta é de dois dígitos, mas a realidade da emissora é outra. No entanto, como já havia informado, a novela será exibida às 20h15 e tem tudo para driblar os telejornais da concorrência.





Comentários (33) Postar Comentário

Phelipe comentou:

Concordo com tudo, e não gosto da Lília Cabral. Pra mim ela não me convence em NENHUM papel que faz, está sempre robótica, sempre com a mesma cara de idiota...

Taís Araújo, mesmo nesse papel tosco, está muito bem, pelo pouco que vejo essa novela :D

Resposta Jeferson: Phelipe também não vamos exagerar. Rsrsrsrs. Abs.

Tarcísio comentou:

Bom, é a sua opinião e respeito!
Mas na minha HUMILDE opinião, Lília Cabral arrebentou na cena, que valeu mais pelo excelente texto de Manoel Carlos do que a própria bofetada em si. Lília Cabral, não só atuou e emocionou, mas mostrou que é uma das maiores atrizes do Brasil.
O bom é saber, que o que vale é a maioria! E a maioria esmagadora, elogiou e se emocionou com a cena, que foi mais um presente do autor.

Não entendi o motivo pelo qual, disse que A fazenda atrapalhou Viver a vida. O que atrapalhou mesmo foi o share baixo, tanto que o reality show da Record amargou baixos índices em plena quarta-feira, com formação de paredão, ops; com formação da roça. Até porque, logo na segunda, A fazenda atingiu índices maiores, e mesmo assim, a novela Global também conseguiu índices excelentes!

O share baixo está atrapalhando todas as emissoras, efetivamente, a que tem o maior "montante" de audiência, é a mais prejudicada. Uma vez, que Cama de gato, segue atingindo índices instáveis, e mesmo assim, a concorrência no horário, não ultrapassa 5 pontos!

Sobre Uma rosa com amor: se a novela for realmente interessante e assistível, tem tudo para conseguir de cara, a vice-liderança. Afinal, ultrapassar a Record, nesse horário, não é tão difícil assim.

Emanuella comentou:

Eu particularmente gostei da cena, consegui sentir o ódio no olhar de Tereza! E Thaís Araújo melhorou muito, eu estou com mais pena dela do que da Luciana, de tanta emoção que ela passa. Mesmo assim, até agora não vi na novela uma grande atuação como a de Tony Ramos, Lima Duarte, Laura Cardoso e até da Juliana Paes, em VAV.
Em relação à audiência, a novela tá fazendo por merecer. Maneco arrastou demais o acidente da Lu, o que fez o público perder o interesse. Se a novela continuar assim, a passos lentos, como se fosse o cruzamento de um bicho-preguiça com uma lesma, realmente vai ter pior média que CDI.
:zuando31:
Quanto à rosa com amor não sei, tenho minhas ressalvas com o TS. Se ele seguir o roteiro original, vou assistir com prazer, mas se vier com seres de outro mundo, realismo fantátisco ou afins, TÔ FORA! :descabelado1:
A audiência da fazenda foi prejudicada pelo baixo share (que hoje tá no chão de novo!) e por sobrantural. Não concordo qd vc diz "É verdade que prejudicou Viver a Vida", não prejudicou em nada Jef. A novela, assim como o reality, foi prejudicada pelo baixo share de ontem! Isso é tão verdade que nem nos breaks da novela a fazenda subiu, só quem subiu foi a série do sbt. A fazenda só subiu com o fim da novela, é só ver os real times! Abs. :fui1:

Anderson comentou:

Bom, dizer q a Juliana Paes teve uma GRANDE interpretação eu acho q essa pessoa ñ ta bem rsrsrs.

Concordo com vc Jeferson as pessoas ñ tem coragem de criticar a Lilia Cabral mais eu tenho tanto q no blog da patricia Kogut MUITAS pessoas deram nota 0 pra ela tbm ñ gostei ela ta realmente parecendo a Marta de Paginas da Vida no texto da cena do tapa na cara tinha hora q era para a atriz se emocionar e ñ aconteceu e teve hora q era para atriz mostrar a arrogancia da personagem ela mostrou mais eu achei exagerada d+ na cena quem realmente se saiu bem foi a Taís Araújo q encontrou o tom certo da personagem e continua brilhando. :vazando1:

pedro comentou:


Concordo com tudo em relação a Lilia Cabral, na minha opinião Tais se saiu bem melhor que lilia nesta maravilhosa cena. em relação ao ibope ... o que vale é o share que por sinal esta baixo, a novela continua bem a frente da concorrência com mais de 50% de share... metade dos televisores ligados estão em viver a vida.bjs

Bruno Freitas comentou:

VIVER A VIDA
Gostei muito da cena em que Helena leva uma bofetada de Teresa, mas nas cenas de emoção a Lilia fica meio caricata, pra mim ela não expressa a emoção que a grande cena pede, parece que ela está fazendo tudo forçadoo nas cenas de choro, muitos falam que quem salva a novela é ela, mais eu não acho, porque tem muitas caras novas que estão dando um show .. :sorriso1:

A FAZENDA
Confesso que não estou assistindo diariamente o reality, sempre fico na troca dos canais, e vamos falar que esse programa não me anima em nada, trocar Viver a Vida por isso, é a mesma coisa que nada .. mas prefiro a novela :sorridente1: , e quando vem o Brito Jr. falar troco na hora.. cara chatooo.... :raiva1:

MALHAÇÃO ID
Assisto quando estou afim, mais eles tem que desenrolar logo os outros núcleos, estão muito focados na história de Bernardo e Cristiana, mais estou adorando, pena que está com baixos índices :preocupado21: , mais se continuar com esse mesmo horário, vai cair mais ainda e vai ser ótimo , porque não é possível que a Globo está vendo esse grande erro em sua programação noturna .. :assustado21:

CAMA DE GATO
Gente.. adoro essa novela, a Globo precisa urgente atrasar o horário da trama, porque um novelão desses estar marcando 20 pontinhos não da pra acreditar .. :odio1: , será que só com o termino desse maldito horário de verão, a trama irá subir? acho muiita sacanagem por parte da Globo, colocar a novela pra entrar tão cedo, fico bobo quando vejo a hora que ela começa .. espero que eles consertem isso, mais eu torço pelo sucesso da trama que já é um sucesso!! :ok51: :sorridente1:

CARAS & BOCAS
Sem comentários, ja deu o que tinha que dar, dali os meus principais favoritos são Ivonete, Fabiano, Bianca e Felipe! :sorridente1:

:byebye1:

Lucas comentou:

Quase falei no post anterior que Lilia Cabral está over, acima do tom. Mas fiquei com medo de ser xingado. Parabéns Jefferson pela coragem. Atriz experiente, de gabarito e ótima também erra. Mas sabe o que há? Eu acho que Lilia foi mal escalada. Não acrescenta em nada a sua carreira e é uma repetição dos tipos que ela já fez.

Jason Lima Giambarba comentou:

Não concordo, Jeff. A Lília Cabral é uma atriz excelente e deu um show de interpretação nessa cena em questão. Ela consegue fazer ótimas cenas mesmo quando o texto não ajuda muito! Não tem como ficar indiferente quando ela aparece. Sobre o fato de Tereza não chorar, eu acho que é porque ela quer se mostrar otimista em relação á recuperação da filha.

Sobre Taís Araújo, analisando o desempenho dela nesses 58 capítulos iniciais, cheguei á seguinte conclusão: ela é uma ótima atriz e faz um trabalho competentíssimo. Mas não dá certo numa novela do Manoel Carlos porque não tem o perfil naturalista que o texto dele exige. Ela não é a praia dele! Digo o mesmo de Letícia Spiller, Danielle Suzuki, Maria Luiza Mendonça, Camila Morgado e Giovanna Antonelli. Por melhores atrizes que sejam, tem muitos momentos em que elas não conseguem passar naturalidade em cena, não sei se é por não estarem acostumadas a atuarem numa novela do Maneco ou se é erro de direção mesmo. Até Alinne Moraes, que todos estão elogiando, tem tido altos e baixos. A gritaria fora de controle ás vezes trai a atriz, que ainda precisa de alguns acertos.

rogerio benicio comentou:

um brinde a lilia cabral ..sempre perfeitaa, jeferson mais emoçao que aquilo? e realmente vc nao viu , devia ta assistindo as emocionantes cenas de bela a feia , com suas grandes atrizes e uma audiencia que meu deus ! nunca vista antes , fala serio cara ? a cena foi sem exegeros, sem apelaçao , nao foi clichê. e outra coisa , ultimamente a fazenda nao anda atrapalhando nem o sbt , imagine a globo! mais enfim como no ultimo post , a recor explodee . arrebenta , fala serio neh! abraço

Ronnalty comentou:

Eu não assisto "A Fazenda", e nem pretendo assistir, mas tem uma coisa que eu não entendo, quando acaba o programa na RECORD, continua ao vivo na RECORD NEWS...

Como um canal que se orgulha de ter jornalismo 24 horas se rende ao reality... "A Fazenda" não tem as características de um canal de jornalismo!

Vai entender???... São coisas da RECORD!!!

Jeferson uma pergunta:
Você pretende assistir "Uma Rosa com Amor"???... Já que você admira tanto os textos do Tiago...

Valeu!!! Até a Próxima!!!!

Resposta Jeferson: Ronnalty não sei se vou assistir a novela na íntegra, mas certamente alguns capítulos. E torço pelo sucesso. Abs.

Veja também