O Planeta TV

Exagerada, divertida e emocionante, Haja Coração arrasou às 19h

Globo emplaca três novelas seguidas na faixa das sete.

Por: Jeferson Cardoso

Protagonistas de Haja Coração. Foto: Globo

Eu não tinha dúvida da repercussão de Haja Coração. Claro, não esperava que fosse manter os números de audiência de Totalmente Demais, mas tinha certeza que não decepcionaria. Ortiz é uma das gratas revelações e sabe lidar com o público. Amei Alto Astral e gostei, apenas gostei, de Haja Coração, porém sei reconhecer o enorme sucesso. 

Haja Coração, assim como I Love Paraisópolis e TD+, foi uma novela escrita para agradar o público. Enquanto os especialistas, os cri-críticos, apontavam didatismo exagerado, a audiência ascendia e o telespectador se emocionava e divertia.

A trama central anda em círculos [até na reta final], porém as paralelas fluem. Apesar de apresentar problemas de desenvolvimento (quais? citarei alguns exemplos logo abaixo), Haja foi uma novela bem amarrada, de viradas e capítulos que conseguiam prender do início ao fim.

Com a morte de Teodora (Grace Gianoukas), Fedora (Tatá Werneck) perdeu função.  Para que a personagem seguisse com destaque, o autor apostou em esquete, estilo Zorra. O triângulo formado por Tancinha (Mariana Ximenes), Apolo (Malvino Salvador) Beto (João Baldasserini) não saía do lugar e, em alguns momentos, deixou a mocinha chata. O talento incrível de Ximenes fez a diferença. Com o ibope em alta, e sem nenhuma reclamação do grupo de discussão, Ortiz, aparentemente, deixou de desenvolver algumas histórias. Deixou para o fim o reaparecimento de Guido (Werner Schunemann); Jéssica (Karen Junqueira), que teria rápida participação, roubou o antagonismo de Adônis (José Loreto); a doença de Tamara (Cleo Pires) foi pouco explorada e ela demorou para conhecer Apolo. Bruna (Fernanda Vasconcellos), a melhor vilã (na minha opinião, claro), também teve pouco destaque.

As lindas histórias de amor de Shirlei (Sabrina Petraglia) e Felipe (Marcos Pitombo); Giovanni (Jayme Matarazzo) e Camila (Agatha Moreira); Penélope (Carolina Ferraz) e Henrique (Nando Rodrigues); Rebeca (Malu Mader) e Aparício (Alexandre Borges), sem dúvida, foram os destaques de Haja Coração.

De personagens divertidos e humanizados, em poucos dias, Haja Coração fez o público esquecer a antecessora; emocionou, divertiu, intrigou [só fenômenos fazem isso] e vingou. Fará falta. 

A minha torcida é para que Tancinha termine com Apolo. Se não terminar, não tem problema.  Um dia reprisa, e essa história vale a pena ver de novo com final diferente. #Deboche

Aguardando

Gostei do clipe de Rock Story. Resta saber, se no ar, presta. Eu não dava nada por Totalmente Demais e foi excelente, quem sabe essa também seja. #Orando

Não sendo uma decepção como A Lei do Amor [nesse momento há quem pensa que estou falando de ibope kakaka]...

É ruim!

O que A Lei do Amor tem de bom? Por que essa novela é absurdamente fraca? Logo no início, percebi que era estranha.  Enquanto algumas pessoas se iludiam, eu chorava. Nunca pensei que esse folhetim fosse mal executado.

No papel, resumo da sinopse, parecia ser um novelão. Parecia e poderia ser, se tivesse coerência e fosse bem conduzida e apresentada. Infelizmente, no ar, A Lei do Amor é muito ruim. O que é ruim? Tudo! Do elenco, gosto de Claudia Abreu, Camila Morgado, Grazi Massafera e José Mayer, mas nem esses me convencem em cena. Os personagens desta novela são frios, sem vida. Não vejo entrega dos intérpretes. Sei lá, falta algo.

Sem foco, A Lei do Amor peca pela falta de coerência e também pelo excesso de personagens. A história policial é confusa e desinteressante. Não tem cara de novela das nove.  Talvez, com o estilo apresentado, de cenas curtas e abordagem políticas, seria mais apropriada para a faixa das 23h, onde também não vingaria porque não tem como o público torcer por algo mal contado.

Vera Holtz é muito boa atriz, mas não gosto dela como vilã. Para esse tipo de personagem, ela não convence. Pelo menos a mim não.  Grazi Massafera é muito querida pelos seus fãs, e gosto dela também, mas ela – com suas caras e bocas – ainda não consegue levar uma novela das nove nas costas, ainda mais com uma personagem fraca que tenta ser engraçada, mas não é.

O humor desta novela é bem fraquinho. Claudia Raia, que na divulgação parecia arrebentar na comédia, protagoniza cenas constrangedoras. Outro dia, apareceu dançando com 50 rapazes seminus, que sua personagem banca com um posto de gasolina. Numa outra cena, apareceu comparando coxas com Grazi Massafera. Engraçado? Só que não!

Helô (Claudia Abreu) é uma mocinha muito boba; nem o público das 18h teria paciência para um papel tão fraco. E o que dizer de Pedro (Reynaldo Gianecchini)? Até agora não faz outra coisa a não ser tentar descobrir quem matou o homem que, segundo ele, destruiu a sua vida. Hahahahahaha! 

Elogiadíssima em Malhação, Isabella Santoni, em A Lei do Amor, dá vergonha. Letícia é uma personagem chata e, para piorar a situação, sua intérprete é fraquíssima.

Vitória (Camila Morgado) é, de longe, o maior erro desta novela. É impossível torcer pela personagem. Morgado – que está bem em cena – não merecia isso.

No quesito audiência, o estrago está feito e não tem reversão. Péssima, A Lei do Amor precisa ser boa. Não sei o que Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari vão fazer, no entanto, esta novela não vai longe se não se aproximar do público. Para isso, precisa ter foco; ser coerente e compreendida (recontada). Com ajustes, ela pode ter tudo isso e mesmo assim não encantar, caso não tenha algo para o público torcer. 

Resumindo A Lei do Amor: novela de péssimos personagens e péssimas atuações. #NuncaPensei 

Fraquinha!

Como suspeitava, Sol Nascente não é novela de Walther Negrão. Não tem características do autor. Suzana Pires, a verdadeira autora, em entrevista ao UOL, admitiu que ritmo lento enfraqueceu a trama.

Para mim, Sol Nascente é fraca, mas não é ruim. O fracasso de audiência, de 21 pontinhos, é merecido. Fracasso? Sim, considero. Já que não teve a capacidade de segurar o público de Eta Mundo Bom! nem por uma semana. #Deboche  A Globo demorou a fazer ajustes, agora é tarde demais, já que boa parte do público perdeu o interesse e dificilmente, com o horário de verão, voltará a dar atenção. Vacilou, dançou. Viu Gloria Perez? Hihihi!

Ainda bem

Boninho negou rumores absurdos sobre a troca de dia e horário do Vídeo Show. Alívio. Atualmente, Vídeo Show vai razoavelmente bem em audiência. Não é líder, mas garante médias entre 9 e 11 pontos. Já esteve na pior, com Monica Iozzi na banca, quando registrava pífias médias 6 a 8 pontos. Na época, os fãs da comediante iam ao delírio e o programa ao fundo do poço.

Vídeo Show não é programa humor e quando tentou ser precisou fazer de tudo para se reerguer. Hoje, reerguido, espero que a produção faça por merecer. Se vacilar perderá para a sétima reprise de A Usurpadora. #Risos

Privilegiada

Assim como O Rei do Gado, a reapresentação de Cheias de Charme, na Grande São Paulo, está sendo exibida até 18h. Isso, obviamente, ajuda na audiência. Por enquanto, as empreguetes acumulam 15 pontos, a mesma média da segunda reprise de Anjo Mau, que, sem privilégio, terminava bem mais cedo.

Se Rock Story flopar, Cheias de Charme vai até 18h30! Dúvida? #Deboche

Vale a pena!

Frustradíssimo com a TV aberta, tento encontrar a felicidade na TV a cabo. Bastante satisfeito, indico Pai Herói, reapresentada no Canal VIVA. Produzida em 1979, essa obra prima deveria servir de inspiração para os autores da atual novela das nove. 

E Torre de Babel? Silvio de Abreu, meu querido, peça demissão desse cargo de diretor e volta a fazer o que de fato você sabe: escrever novelas! Obrigado.

Falando nisso...

Depois de Thelma Guedes e Duca Rachid, Silvio de Abreu dá uma rasteira (brincadeirinha hihi) em Lícia Manzo. Os noveleiros de plantão foram pegos de surpresa com o cancelamento de Jogo da Memória. No lugar vem mais uma de época: Em Nome do Amor, de Ângela Chaves e Alessandra Poggi.

Lá vem mais uma novela de época. Será que Silvio de Abreu antecipará o fim de A Lei do Amor? Imagina, em panelinha dele ninguém mexe e nem coloca pressão. Dane-se o gosto popular.

Walcyr: Oi Silvio, ainda não tenho sinopse.
Silvio: Tá aprovado. 

Quem será a próxima vítima agora? Força, Lícia! Que pesadelo horrível!

É isso. Guerreiros, A Lei do Amor tem jeito? Haja Coração!. Estão animados com Rock Story? Obrigado, e até o nosso próximo encontro. ;)


Deixe o seu comentário