O Planeta TV

ESTREIAS DO DOMINGO E UMA NOVELA DESVALORIZADA

Por: Jeferson

Domingo de estreias

Hoje é dia de acompanhar mais um domingo acirrado entre as emissoras. No SBT acompanharemos a estreia de Eliana e na Record a de Gugu Liberato. São ótimos profissionais que de novidade não apresentarão nada. Será a mesmice de sempre.

Não sei quem levará a melhor, mas acredito que Eliana perderá para Ana Hickmann e vencerá boa parte do Domingo Espetacular. Na média deve empatar ou perder por pouca diferença.

Já Gugu Liberato enfrentará Silvio Santos e a turma do Pânico na TV!. Será uma disputa acirradíssima. Os quadros apresentados por Gugu sempre chamaram a atenção dos telespectadores e devem manter bons picos de audiência. Como é estreia deve, provavelmente, ocupar a vice-liderança isolada só que a turma do Pânico deve equilibrar a disputa. A sorte é que Gugu ficará no ar até meia-noite para abrir vantagem no placar.

Errar é humano, insistir no erro é...

O que passou na cabeça dos executivos da Rede Record quando resolveram encurtar "Os Mutantes" para colocar "Bela, a Feia" às 20h30? Não é preciso ser profissional para entender que enquanto a novela continuar batendo de frente com "Caminho das índias" vai amargar baixos índices de audiência.

Não estou sendo contraditório com minha linha de raciocínio, sim meus queridos, sempre fui a favor de opções para que possamos escolher e equilibrar a audiência televisiva, mas o problema é que novela das oito É A NOVELA DAS OITO! É uma tradição de anos, e cá entre nós, por pior que seja a novela sempre será a mais assistida.

Quando a Record resolveu colocar "Caminhos do Coração" contra "A Favorita" cogitava-se 13 pontos e surpreendentemente apareceu com 20. Mas por quê? Simples: a emissora tinha criado um hábito no horário das 22h, na qual, "Caminho do Coração" já estava consolidada. Passaram-se alguns capítulos e tudo voltou a sua normalidade: "A Favorita" alcançava 50 pontos e a Record mantinha seus 13 pontos.

Em 2004, a Record descobriu o horário das 19h15 com "A Escrava Isaura". Passaram por alí "Prova de Amor" e "Bicho do Mato". O público já estava habituado com o horário, mas a emissora não soube conduzir o sucesso.

Televisão é hábito! É uma coisa que os executivos da Rede Record não enxergaram! E quando enxergar vai ser tarde. Agora eles estão entusiasmados com o reality "A Fazenda", que muito em breve já estará esgotado, e aí o que eles farão?

Voltando à "Bela, a Feia”... muitos perguntam qual seria o horário ideal para novela. Quem sou eu para dizer um horário especifico, mas às 19h30; 20h15 ou 21h30, certamente, registraria melhores resultados.

"Bela" é bem produzida, dirigida e escrita. Tem a melhor fotografia da Record. A trama adaptada por Gisele Joras, em horário certo, tem tudo para emplacar. Ainda a tempo para corrigir o erro, mesmo que os baixos índices interfiram em sua média final.

Veja a média das novelas durante a semana entre os dias 24/08 e 29/08:

Audiências – O Planeta TV!

*Os índices são prévios e podem sofrer alterações no consolidado. Vale lembrar que cada ponto no Ibope representa aproximadamente 60 mil domicílios, dados que servem como referência para o mercado publicitário.

Os números já dizem tudo né mesmo?


Deixe o seu comentário