O Planeta TV

Erros de produção e cronograma predominam em "Salve Jorge"

Por: Jeferson Cardoso

Erros de produção e cronograma predominam em "Salve Jorge"

Meus queridos, devido aos poucos acontecimentos nos últimos dias, serei breve.

Salve Jorge

O que aconteceu com o protagonista Théo (Rodrigo Lombardi)? Gente, Gloria Perez esqueceu do coitado!!! Será que a rejeição foi muito grande no grupo de discussão? Uma pena.

E o mico da cronologia? Na primeira cena, onde mostrou cenas de Morena (Nanda Costa) sendo leiloada apareceram os caracteres: "oito meses antes". A cena completa foi exibida no capítulo de segunda. Acontece que não houve passagem de tempo na trama. Numa conversa com Jéssica (Carolina Dieckmann), a protagonista ficou sabendo que a colega foi traficada há dois meses. Mico!!!!

E mais, há duas semanas, houve uma falha técnica durante a cena em Théo brigava dentro de um ônibus. Na Rede, sinal do Rio de Janeiro, a imagem foi rebobinada no ar, como se estivesse retrocedendo a fita. Vergonha!!!

Por fim, após as alterações pontuais, considero muito fraca a história de "Salve Jorge". A trama central é boa, mas as paralelas são fracas. Não reconheço a característica da autora, que sempre apresentava um humor popular e bordões engraçados.

Gloria Perez, por enquanto, não está sendo feliz nesta novela. A entrevista do assassino mexeu com ela. Espero que não prejudique ainda mais o seu desempenho. Força Glória, concentre-se, e vire esse jogo. Tenho fé!!!

Detalhe: Nesta sexta (14/12), "Salve Jorge" foi exibida até às 22h29. A novela registrou picos de só 33 pontos. As concorrentes (SBT e Record) oscilaram entre 4 e 6 pontos. Allah Allah (meu Deus)!!!

Lado a Lado

Essa novela apresenta o mesmo problema de "Salve Jorge". A história central é boa, mas as paralelas são ruins. Gosto deste folhetim, mas não sou apegado. A audiência pífia, de 18 pontos, é equivalente ao que é apresentado.

Os primeiros capítulos foram fracos, sem ganchos, e não empolgaram. Com a chegada da vilã, quarenta capítulos depois, houve uma reviravolta. Mas já era tarde.

Na segunda fase, "Lado a Lado" minimizou no drama e tentou emplacar o núcleo cômico, que por sinal é muito fraco.

Sigo batendo na mesma tecla: não há sucesso sem um(a) grande vilão(ã). Quando esses autores perceberão isto?

O ritmo, quase parando, dessa novela também irrita. Há alguns dias, tenho percebido que os autores criaram uma "barriga". Ao final de capítulo fico me perguntando: "o que mesmo valeu a pena no capítulo de hoje?".

Hoje, acredito que mesmo sem o horário de verão, "Lado a Lado" não passaria dos 22 pontos. É boa, mas fraquinha, fraquinha...

Marcelo Adnet na Globo!

Trabalhar na Globo é, sem dúvida, o sonho de qualquer artista. Mas não sei se é a emissora ideal para Marcelo Adnet. Ele apresenta um humor diferenciado de outros comediantes, não sei se emplacaria na Vênus Platinada. O "CQC", da Band, cairia bem a ele. Enfim, não sei qual o projeto que a Globo tem para ele. O que sei é que só ele não dará certo. Se contratasse outros, como, Eduardo Sterblitch (do Pânico), aí sim, talvez, vingaria.

Enquanto isto, Tom Cavalcante, o melhor do gênero, segue engavetado. Onde vamos parar?

Dona Xepa às 22h

Tudo indica que "Balacobado" terá o seu fim antecipado. O motivo seria a sua baixa audiência, de apenas 6 pontos. A readaptação de "Dona Xepa", de Gustavo Reiz, que já está em produção, deve ocupar a faixa das 22h. A Record ainda não se pronunciou sobre o assunto. Em meio às mudanças, a estreia de Carlos Lombardi pode ser adiada para o segundo semestre de 2013.

A verdade tem que ser dita: A Record está com medo de investir contra "Carrossel". Ela sabe que nada conseguirá barrar a trama infantil do SBT e torce pelo fracasso de "Chiquititas". Sonhar faz parte.

OBS: A Record só recuperará a audiência de suas novelas quando realmente valorizá-las. A emissora prioriza os realitys shows e se esquece do carro-chefe. Uma hora ela entende que as novelas é muito mais importante que "A Fazenda".

No próximo post, provavelmente o último do ano, vamos discutir sobre os "melhores do ano". Quem acompanha esse espaço, certamente, sabe a maioria de minhas escolhas. A surpresa talvez seja a "melhor atriz", que até outubro ainda tinha minhas dúvidas. Até!




Comentários (67) Postar Comentário

Vinícius comentou:

Percebi esse erro absurdo de cronologia assim que vi a cena. Quando a Globo exibe em suas madrugadas uma obra-prima como a série "Damages", estrelada pela magnífica Glenn Close, consagrada justamente por uma cronologia não-linear perfeita, com praticamente nenhum furo durante suas cinco temporadas, é vexatório deixarem passar batido um mico como esse. E o que mais eu fico perplexo, é que ninguém percebeu isso. É claro que Glória Perez tem responsabilidade, mas será que não tinha uma única alma viva, seja diretores, editores, produtores, sei lá, que não tenha percebido isso antes de ser colocado ao ar? Pode parecer bobagem, mas a trama já é massacrada pela mídia, e quando inventam de inovar, em contar uma história de frente para trás, fazem mal feito, sem pensar nos detalhes, francamente, é a prova que o Padrão Globo de qualidade foi para o espaço faz tempo. E não é privilégio da Glória Perez não.

Adorava a novela "Belíssima", mas foi totalmente fora de contexto, na época, Bia Falcão ser a chefe do André, porque nos primeiros capítulos (o youtube está aí que não me deixa mentir) as personagens de Fernanda Montenegro e Marcelo Antonny tiveram várias discussões sobre o relacionamento dele com a personagem da Glória Pires, sem a presença de ninguém. E oito meses depois, o autor vem com a conversa de que Bia era a chefe do André? O mesmo Sílvio de Abreu pagou mico novamente na novela "Passione" com a falsa morte de Totó (Tony Ramos), em que toda a família dele e a mãe verdadeira, que era a Fernanda Montenegro, chorando, sem a presença de ninguém, a morte dele, e depois que ele reaparece, revela-se que a farsa foi montada por ele com a conivência de todos? Eu particularmente presto muita atenção no que eu assisto, e acho que os autores deveriam ser mais cuidadosos e não subestimarem seus telespectadores.

Ataide comentou:

Nao ha erro de cronologia...Depois que Theo finca a bandeira no alemão a trama avança 6 meses e é depois disso que a historia de Jéssica é apresentada ao publico!

Cláudio A Reis comentou:

Saudações mineiras meu rei,realmente Salve Jorge segue confusa e totalmente sem motivação convincente pra que possamos assistir a trama,pois embora o TRÁFICO HUMANO seja um núcleo super interessante,não se pode focar ou se ater a apenas um núcleo e ainda mais com um tema social tão delicado,pois se corre o risco de cair no didátismo exaçerbado e monótono,pra isso existem as grandes reportagens policiais da Record e do Profissão Repórter,infelizmente a QUERIDA VÊNUS PLATINADA vive uma crise sem precedentes em todos seus horários de novelas,e concordo totalmente contigo meu rei,uma trama sem uma malvada de peso dramático e cênico não anda,o que seriam de tramas com histórias bem sem graça como Celebridade e Senhora do Destino sem o brilho e as interpretações avassaladoras de Laura Prudente da Costa(CLÁUDIA ABREU)e Nazaréh Tedesco(RENATA SORRAH),imagine?e Camila Pitanga e muito bonita mas se acomodou nos papéis de heroínas ultrajadas,e Alessandra Negrini já rendeu mais como atriz!Guerra dos Sexos,aff... NEM VOCÊ MEU REI,perde mais tempo comentando pois esse humor ultrapassado e canastrao não cabe mais nos dias de hoje após as várias tramas de sucesso dos anos 80 e 90terem explorado esse tipo de humor a exaustão,chega a dar sono,nem minha DEUSA MUSA DIVA GLÓRIA PIRES se destaca nesse pastiche sem nexo,estou em colicas,pois dizem que na próxima novela de Manoel Carlos a vilã será VIVIANE PASMANTER,só falta REGIANE ALVES pra MANECO encerrar com chave de ouro seu ciclo de MALVADAS,no mais só queria que você me respondesse;CLÁUDIA ABREU(pelo trabalho de composição,pelo talento,beleza)não foi melhor que ADRIANA ESTEVES?sem tirar o mérito de CARMINHA,mas uma personagem como a de Cláudia Abreu em Cheias de Charme exige muito mais para que sua intérprete não caia no caricato e inverossimel,abraços mineiros e em sua honra vou ouvir o VINIL INTERNACIONAL DE QUE REI SOU EU?verdadeira relíquia da minha coleção!FUI...


Jeferson Cardoso respondeu:

Falta também Lília Cabral na novela do Maneco. Rsrsrs


Jackson Rodrigues Silva comentou:

Se a entrevista com o assassino de sua filha realmente mexeu com Glória Perez, então meu caro Jeferson, tudo aquilo que eu havia comentado no post anterior tem fundamento, infelizmente.


Jeferson Cardoso respondeu:

É tenso! :(


Luíz comentou:

Jeff,pra mim essa história de que "Dueña Xepa" ira substituir Balacobaco não vai vingar. A novela ta pouco mais de 2 meses no ar. "Ribeirão do tempo" só conheceu os dois dígitos 3 meses meses depois da estréia. Eu acredito numa subida de Balacobaco,para uns 9 pontos(Que seria ótimo). A novela começará a investir no drama agora. E outra o Avancini apartir de agora só gravará as cenas de "josé do Egito" no estúdio e na cidade cenográfica e a gravaçoes devem terminar em Janeiro(Informações do Avancini) ou seja dai pra frente ele começará o projeta do Lombardi.
Lado a lado: Pra mim ta perfeira. Leve,gostosa de assistir e sem personagens sombrios como em "AEA".
Salve a Globo: Pra mim melhorou. A Geovana Antonelli tá arrasando. Ela e o Alexandre Nero tem uma química. Se eu fosse a Glória eu trazia a Bianca(como uma vilã daquelas) para acabar com o casal.
Tu percebeu que o personagem da Tania Kalliu é o mesmo de Caminho das Indias? E a história da Erica também parece a história do Tania em "CDI". O personagem do rodrigo lombardi é o mesmo. Larga a brasileira pra ficar com o protagonista(lembra?). Glória,Glória..


Jeferson Cardoso respondeu:

Bianca ou Ayla, uma das duas precisa se torna uma "grande vilã".


rafael comentou:

nossa uma hora vc fala bem de Lado e Salve outra hora vc fala mal decidir ne :gretchen2:


Jeferson Cardoso respondeu:

Querido, este espaço aqui é dinãmico. É uma opinião a cada post. Hoje posso louvar, amanhã odiar. Isto depende do que é apresentado. No caso de Lado a Lado, sim, estou muito frustrado com essa segunda fase.


carlos comentou:

:gretchen2: :gretchen2: :gretchen2: nossa vc elogiar , 1 semana critica. dificil lhe entender em :alegria: :alegria:


Jeferson Cardoso respondeu:

Sim, tente se acostumar ou entenda que as opiniões oscilam de acordo com o que é apresentado. Amém.


lucas cassiano comentou:

voce acha que o remake de dona xepa vai fazer sucesso ? e no vale a pena ver de novo voce já sabe qual novela voltara em fevereiro de 2013 substituindo dacor do pecado ? qual voce acha que voltara ? :bandida:


Jeferson Cardoso respondeu:

Às 22h30 poderia dar certo. Mas só se for exibida depois que a novela das nove da Globo acabar.


cintia comentou:

melhor atriz capaz vc deixa realmente MELHOR DE 2012 Adriana de lado, e escolher Claudia Abreu de quem sempre puxou saco, mais isso e de menos, Adriana ja ganhou 3 trofeus de mellhor de 2012 e ganhara ainda mais :carminha1: :carminha1:

Lado e uma novelão ta caindo em cima dela por causa do Ibope? :ebaaa: :ebaaa: se ela fosse exibida na epoca de Amor eterno amor NUNCA daria 22, se Amor que mas fraca deu 23 :carminha2: :carminha2:


Jeferson Cardoso respondeu:

Repetindo, Lado a Lado tem uma audiência equivalente ao que é apresentado. Não disse que está ruim porque está caindo.


Ana comentou:

Oi Jeferson tudo bem,primeiro parabéns pelo espaço,sou vidrada acho completo,visito várias vezes por dia,sou apaixonada por novelas, só que no momento infelizmente a safra está bem ruim,com tudo isso teve algo de bom graças as novelas atuais,as pessoas estão mais solidárias,antes não dava para ligar para os amigos,que estavam em frente a uma TV ,agora não até estão voltando aos velhos tempo(os vizinhos)de sentar na calçada para conversar.Bem como sei que este ano mais uma vez só vai dar globo nos prêmios ,até o Troféu Imprensa, e Internet,vou votar nos meus verdadeiros melhores de 2012;-MELHOR NOVELA MÁSCARAS, MELHOR ATOR FERNANDO PAVÃO,MELHOR ATRIZ PALOMA DUARTE,ATOR COADJUVANTE CECILTHIRÉ,ATRIZ COADJUVANTE LAURA CARDOSO,MELHOR AUTOR LAURO CÉSAR MUNIZ.Sei que nem serão lembrados, mas deixo neste espaço que é muito visto,parabéns ao Lauro,elenco e a todos que apesar das crítica negativas conseguiram levar esse belo trabalho adiante,e também pelo sucesso que fez em outros países.Parabéns Lauro,pelo texto pelo elenco bonito e talentoso e por sua ousadia,receba todos os prêmiosde 2012 mesmo que simbólico.Abraço.

Veja também