O Planeta TV

DE TUDO UM POUCO

Por: Jeferson Cardoso

DE TUDO UM POUCO

O Segredo de Tereza Cristina!

Essa última semana, veio à tona uma parte do segredo de Tereza Cristina em "Fina Estampa". É importante deixar claro que o segredo não foi todo revelado. Enfim, o "meio segredo", não era novidade para o telespectador cativo, uma vez que, em vários momentos o autor deixou claro do que se tratava.

Pensei que ficaria frustrado, mas consegui entender o universo da vilã Tereza Cristina. Não é uma personagem politicamente correta e, na cabecinha dela, é inadmissível ser filha de uma empregada. Até ai tudo bem, nada demais.

Mas qual será o grande segredo de Tereza Cristina? Este sim chama a atenção. Só espero não ficar frustrado.

No mais, sigo encantado com "Fina Estampa". Novelão! O capítulo de quinta-feira (02/02) foi o melhor de todos. É melhor novela do horário das 21h desde... perdi as contas!

Aquele Beijo: a decepção

Já disse que essa novela de Miguel Falabella é a pior decepção de 2011. Pois bem, o folhetim - que vem registrando baixos índices de audiência – chegou a empatar com "O Melhor do Brasil" na noite deste sábado (04/02). O horário das 19h da Globo não era ameaçado pela Record desde 20010, com "Tempos Modernos". Na média geral, "Aquele Beijo" acumula uma média de 25,6. Sua antecessora, "Morde & Assopra", que também passou por turbulências, entregou o horário com excelentes 30 pontos.

"Aquele Beijo" não é ruim, mas não tem uma narrativa própria para o horário das 19h. É muito parada no tempo. O público não é bobo.

A Vida da Gente

Há dois meses, questionei a audiência de “A Vida da Gente". Na época, sem criticar a sinopse em si, fui crucificado. Pretendo, se eu aguentar, acompanhar a última semana da trama. Após o último capítulo, dedicarei um tópico exclusivo a ela. O seu desempenho de audiência, como não poderia deixar de ser, será o foco principal. Aguardem! Contra fatos não há argumentos. Não é implicância minha, meus queridos. Que culpa tenho se a trama não despertou a atenção do público?

Chega de re-reprise!

A direção da Globo está desorientada. A escolha de "Chocolate com Pimenta" para substituir "Mulheres de Areia" foi precipitada. Essa novela é uma das minhas favoritas no horário das 18h, mas sou contra a sua re-reprise. Por quê? Pelo simples fato de que a reprise é muito recente e não pretendo assisti-la novamente. Não sei se será sucesso de audiência, mas uma coisa tenho certeza: o público não é bobo. Essa re-reprise trará alguma consequência, nem que seja para a substituta.

Só tem uma explicação para a escolha de "Chocolate". A direção da Globo deve entender que a trama de Waclyr Carrasco tem um forte apelo popular e com isto pode barrar a transmissão das Olimpíadas de Londres, que será exclusiva da Rede Record. Será? O tempo é o senhor da razão!

As Brasileiras

Adoro a série principalmente por que é dirigida por Daniel Filho. Amei o primeiro episódio protagonizado por Juliana Paes e Marcos Palmeira. No mais, não posso enaltecer a atração porque é mais do mesmo. É bem produzida é, no entanto, as histórias apresentadas sãos as mesmas já exploradas "milhões de vezes" em novelas. O que muda é a forma de contar. Daniel Filho dá ritmo à série narrando às situações, apoiando-se no uso de figura de linguagens.

Qualidade tem, resta saber se será bem aceita pelo público. A estreia marcou a excelente média de 20 pontos. Tomara que mantenha esses índices.

Principais nomes de Avenida Brasil

A Rede Globo ainda mantém em sigilo a sinopse de João Emanuel Carneiro, mas o elenco principal será formado por: Murilo Benício, Adriana Esteves, Cauã Reymond, Deborah Falabella, Alexandre Borges, Débora Bloch, Nathalia Dill, Camila Morgado, Marcelo Novaes e Carolina Ferraz.

Rei Davi

Estou impressionado com a qualidade de produção desta minissérie. O sucesso é merecido. Sem palavras.

Aguinaldo Silva na Record?

Tudo é possível, mas essa possibilidade, no meu ponto de vista, é remota. Meus queridos, Aguinaldo Silva é um dos dramaturgos mais caros. E, ele não iria para a Record sozinho. A emissora do Bispo Edir Macedo iria gastar uma fortuna, mas não resolveria os seus problemas. Sim, meus queridos, o problema da Record não é a falta de autores porque isto eles têm de sobra. A emissora precisa colocar os pés no chão e, em primeiro lugar, respeitar os seus profissionais. Há três anos fizeram uma contratação em massa de atores, que atualmente estão sem atuar. O objetivo seria lançar três novelas, mas a ideia não vingou. Como as novelas da emissora são longas, com um ano de duração, muitos atores ficam um longo tempo sem atuar e os autores e diretores se desdobram para mantem o pique das obras. É muito estresse. É por isto que, de um ano pra cá, muitos artistas tem optado por não renovar seus contratos. Enfim, voltando ao assunto. Aguinaldo Silva, sabendo das precariedades da Record, trocaria de emissora sabendo que sozinho não resolveria a situação da mesma? Com um salário milionário, no mínimo, a emissora exigirá dele ótimos índices de audiência. Resumindo: o MAGO, diante do sucessão absoluto de Fina Estampa, quer mesmo é atualizar o seu salário na Globo. Cá entre nós, vocês acham que o MAGO quer perder a majestade? Ah para para para para, rum!

Big Brother Brasil

Gosto dos participantes do atual temporada do BBB, mas o programa está muito parado. Quem acompanha no PPV percebe o tédio que é a casa. Diferente de outras edições, Boninho nada está fazendo para movimentar, ou melhor, causar intrigas. O público, que não é bobo, não está dando muita atenção para o reality. O resultado disto é a baixa audiência. Mesmo recebendo com 50 pontos, a sua média oscila entre 25 e 28 pontos. São bons índices, mas que mostram o desgaste da atração.

A meu ver, dois novos participantes deveriam ter entrado na casa; o "quarto branco" precisa ser utilizado; bem como, um jogo da verdade para esquentar a relação entre os Brothers.

Ainda não tenho um participante favorito, mas por enquanto torço por Fael, João Mauricio e Jonas.

Ídolos, quando?

A Rede Record optou por colocar "A Fazenda" contra o remake de "Gabriela". Com isto, uma pergunta fica no ar: quando será exibida a próxima temporada de "Ídolos"? A atração seria exibida em agosto, após a Olimpíada. A minissérie "Rei Davi" termina no dia 1º de maio. E agora José? O certo seria desistir deste reality, assim como fizeram com "O Aprendiz". São dois ótimos realitys, mas que já desgastaram. Uma pausa faria bem.

Pelo andar da carruagem, "Ídolos" deve ser anunciado para outubro, após "A Fazenda". Aguardemos.

A Favorita

Estou assistindo aos últimos capítulos de "A Favorita". Restam apenas 20. Detestei a cena da morte de Gonçalo. Reli o texto que publiquei em 2008 quando a cena foi ao ar. Não mudei de opinião. A cena foi extremamente exagerada e mexicana. No geral, estou gostando e muito da novela. Só espero não me decepcionar com o último capítulo.

Fiquem ligados, nesta segunda começam os teasers de "Amor Eterno Amor". Aleluia!

Até a próxima!




Comentários (142) Postar Comentário

Aurélio Vítor comentou:

Concordo com tudo que falou. É isso mesmo, tomara q Passione fica mais agil mesmo, mas em relação ao "nunca vale a pena ver de novo" larguei de mão, minha tardes são todas no VIVA! Quatro Por Quatro e Por Amor, muuuuuuuuuuito bom. É uma pena que nem todos tem esse privilégio de ter esse canal. Abraço à equipe do Site, show de bola!!!

Alan Viana comentou:

Olá Pessoal do PLANETA!

Jef, impressionante como eu concordo com tudo o que vc disse nesse post! Foi primoroso.

Existem algumas pontas soltas na história de Silvio de Abreu, são gritantes, não comprometem a história, mas destoam do resultado final! Quero deixar aqui registrada a minha frustração a respeito da interpretação de FERNANDA MONTENEGRO, e agora muitos irão me apedrejar, mas o fato é q não tô conseguindo identificar emoção na personagem, nesses últimos capítulos... Algo q não acontece com aqueles dois furacões que atendem pelos nomes de: MARIANA XIMENES e GABRIELA DUARTE!!! Nossa que alegria poder vê-las toda noite dando show, ao lado de feras!!! A novela é envolvente, infinitamente superior a VIVER A VIDA, os números são ingratos, graças a trama de Manoel Carlos!

Torço para q o FALABELLA emplaque mais uma novela de sucesso às 19h, eu gostava da trama principal de NEGOCIO DA CHINA, mas nada comparado a SALSA E MERENGUE e A LUA ME DISSE. Fora que Carrasco aguarda pela direção de Jorge Fernando, que por sua vez estará a frente dos trabalhos em TI TI TI, ou seja, o ideal é que Miguel fique com a proxima das 19!

Realmente o Programa de Raul Gil não vai conseguir andar apenas descobrindo Novos Talentos, é bem verdade que o HUCK tá meio desgastado, e que o MELHOR DO BRASIL é a sensação dos sábados, por isso, é preciso uma renovação! As tardes de sábado são de RODRIGO FARO, e ponto!

Do LEGENDÁRIOS só gosto de Miá Mello e sua Teena, ela é hilária!

Thiago Leiffert é o MUSO DA COPA 2010, isso é fato!

BELEZA PURA, foi agradável, mas ñ tem calibre pra aumentar a audiência de 15 pt do VAPVDN... É o q eu acho!

O ÍDOLOS tá realmente muito massa!!! Nota 10!

Os indices aumentaram, mas TEMPOS MODERNOS perdeu a minha atenção faz tempo... Não sinto a mínima vontade de assistir, apesar de saber enaltecer os trabalhos de Bosco Brasil, Antonio Fagundes, Grazi Massafera, Marcos Caruso, Eliane Giardini, Malu Gali, e companhia bela...

Xau galerinha!!! Ah! Jef não faça como aqueles políticos que prometem e não cumprem, e nos brinde sim, com 2 posts semanais... Bjos.

Resposta Jeferson: Pode deixar a promessa será cumprida! Realmente Fernanda Montenegro ainda não encontrou o tom certo para sua personagem. Abs.

SBT MANIACO comentou:

:sbt1: irei te corrigir,nao é só o PRG que precisaria de um tapa na roupagem,e sim a programaçao toda do sbt ta precisando de uma elevada nova na programaçao,a emissora do ss ta precisando sair da mesmice e sair na frente,mudar,iventar.
eu me pergunto e volto a fazer a mesma pergunta,o que anda acontecendo com o animador silvio santos,será que ele tá mesmo desanimado,ele se entregou,não consegue mais....é uma perguna que um dia eu queria que alguem respondesse,o sbt para mim é uma potencia,só que eu nao consigo ver mais nada,será que algum dia o proprio silvio santos vai dizer isso,vai se explicar o porque de ele trabalhar contra si proprio,ele age contra a sua propria emissora,é uma pena,sinto pena de quem dá o teu sangue no sbt e nao revelam seu valor.

Resposta Jeferson: Já comentei isto aqui. Silvio Santos ainda vai abrir mão do SBT e deixar as filhas tomarem de conta. Rsrsrs.

João Pedro comentou:

Sobre Passione... Concordo sobre Bete e etc. Acho que talvez esse início podesse ter sido contado de outra forma, mas do jeito que foi não ficou muito bom. Bom, de qualquer forma, ainda estou amando a trama, que melhora a cada semana. Agora, esse seu "desabafo" quer dizer que desistiu da trama?

Sobre o horário das 7, torço por Falabella, mas o Walcyr quase que confirmou no Altas Horas do último sábado que faria a novela, que falará sobre o Japão. Enfim... Vamos esperar.

Resposta Jeferson: Não desisti não, mas minha paciência tem limite. Rsrsrsrs.

Juliano Novais de Souza comentou:

Oi Jefferson. Cara vc restá certo sobre Passione + o negoço de Berilo é meio complicado dizer. Tipo... Tecnicamente não tem nda d+ ele vir pro Brasil ganhar a vida. Quem disse q ele precisa voltar pra Itália? Por acaso algum imigrante dos séculos passados que vieram para o Brasil vieram pensando em voltar ou pra construir sua vida por aki mesmo... Um pais de maiores facilidades? O erro na verdade não consiste nisso + sim no fato dele querer voltar a Itália e tbm querer mandar dinheiro para Agostina na Itália. Isso sim é um erro. Será que me entende?
- De qualquer forma, antes Passione que Viver a Vida.

PS: acredito que Passione vai conseguir se recuperar. a novela que não saia dos 33 pontos já está quase batendo seu recorde que pode ainda vir essa semana. Acredito que a em agosto a novela já deve chegar com mais facilidade aos 40 pontos... Acredito q termina com 38 de media geral ou 38,6 (arredondando para 39)caso eu esteja errado e termine com 36 ou 37... bem... acho q a meta será mudada =/

Resposta Jeferson: A gente se perde no meio desses erros. Rsrsrs. Acredito que a partir de agosto vai ser pior. Vai entrar às 21h20, após o Horário Político, ou seja, recebendo no chão! Abs.

Matheus Oliveira comentou:

Bom...
Passione, tem seus erros e acertos, Mariana Ximenez, Larissa Maciel, Bianca Bin, Carol Macedo, Irene Ravache e Gabriela Duarte estão arrasando, fiquei0 sabendo que Fernanda Montengro não vai mais morrer, confirma Jefferson? Mas seria bom se matassem logo Gerson, Bete e Fred, não estou gostanhdo da atuação dos três

Tempos Modernos...
No início eu odiei a trama, mas tentei voltar a assitir e gostei, Bosco Brasil, melhorou MUITO, Goretti(Regiane Alves) está mais engraçada, assim como Ramón(Leonardo Medeiros) e Ditta(Alessandra Maestrini), o atrapalho Portinho(Felipe Camargo), também está bem. Paula Possani está arrasando como a vilã Maureen, assim como Marcos Caruso. PARABÉNS A NOEVELA

Escrito nas Estrelas...
Estou gostando muito dessa novela, MUITO MESMO.

Jefferson, que tal um tópico sobre Malhação?
Terá um especial sobre a nova Malhação?

Resposta Jeferson: Vou procurar saber mais sobre a nova sinopse de Malhação, quem sabe não sai um tópico. Sim, Fernanda ficará até o fim, mas não significa que está salva dos crimes. Rsrsrsr.

Alex comentou:

o canal VIVA! ta sendo uma ótima opção mesmo!
Muito bom recordar coisas boas. Acho burrice da globo não resgatar novelas mais antigas!

Mudando de assunto: Acho que Uma rosa com amor já está em nova fase, já que a trama está mais ágil e a Serafina mudou o visual. Adoro a novela, apesar de muitos do elenco serem fracos, a trama é agradavel. Mas os americanos são péssimos, só da pra rir deles. Os protagonistas tem mais quimica que o triangulo amoroso de Passione, além de serem super adoraveis!

cristiano comentou:

Jeferson
Tem muita gente saindo da Itália para tentar a vida no Brasil, sim. São os chamados novos imigrantes. Está muito difícil conseguir emprego por lá em qualquer área. Muitos profissionais formados estão abandonando o país por falta de uma vaga. E o Brasil, com seu tamanho continental, aparece como uma opção para estes europeus que trocam o euro, sim, pelo real. grande abraço

Resposta Jeferson: Que seja, mas que não convence mesmo!

TIA LI comentou:

:brasileiro1:
AFF JEFERSON TA TENTANDO ESCREVER A BIBLIA

HEHEHE ZUEI

CONCORDO COM TUDO Q VC ESCREVEU.

Resposta Jeferson: Pois é! Hahahahahahahahahahaha.

Fábio Dias comentou:

:aff1: Vou comentar apenas de Passione, porque o resto não compensa...
Em relação a novela, sabe o que mais pega além de tudo já comentado pelo Jeferson, é os italianos, nós não aguentamos mais ver italianos em novelas, por conta de Benedito Ruy Barbosa, aff, desgastou, nem ele mais faz! E olha que fazia com proeza! A novela está deixando muito a desejar! E vai ter muito trabalho até entrar na linha! É uma pena, é novela atrás de novela nos decepcionando, quando não é no começo é no final! Ou vice e versa! Vamos ver como se sai INSENSATO CORAÇÃO! Já to me acostumando com o nome!

Veja também