O Planeta TV

"CORDEL ENCANTADO": O CONTO QUE REINOU NO HORÁRIO DAS 18H!

Por: Jeferson Cardoso

"CORDEL ENCANTADO": O CONTO QUE REINOU NO HORÁRIO DAS 18H!

Chegamos à última semana de Cordel Encantado, até então a melhor novela do ano. Vou sentir muita falta deste folhetim. Não serei redundante, apenas reafirmo que Thelma Guedes e Duca Rachid, mais uma vez, brilharam no horário das 18h.

Açucena, Jesuíno, Timotinho, Patácio, Ternurinha, Nidinho, Doralice, Felipe, Batoré... ah meu personagens tão queridos, que voltem logo no "Vale a Pena Ver de Novo".

Com o fim do conto de fadas, a Globo aposta em uma novela contemporânea assinada pela estreante Licia Manzo. Aprendi que não se deve julgar um produto assistindo aos vídeos de divulgação, bem como, suas chamadas. Gostei do clipe de lançamento e percebi que será uma novela bastante dramática.

Confesso que não pretendia acompanhar essa novela, mas mudei de ideia. Irei assistir aos primeiros capítulos e, se eu gostar, continuo.

Tema de abertura de A Vida da Gente

O tema de abertura da próxima novela das seis da Globo será "Oração ao Tempo". A canção de Caetano Veloso foi regravada por Maria Gadú especialmente para o folhetim. Confira a música:



O Sucesso de Fina Estampa

Outro dia me perguntaram o porquê do sucesso Fina Estampa. Respondi: é uma novela de Aguinaldo Silva. Na verdade, brinquei com a situação mesmo sendo ele o MAGO das 21h. Quem sou eu para responder uma pergunta que parece ser simples, porém complexa.

Continuo pedindo à Santa Clara pelo o sucesso e para que o Mago continue inspirado. Por enquanto, estou animadíssimo e cada dia gosto mais de "Fina Estampa".

"Fina Estampa" tem um diferencial em relação às suas antecessoras: o nível de interpretação dos jovens talentos revelados na faixa das 18h e 19h. São eles: Caio Castro, Marco Pigossi, Sophie Charlotte, Joana Lerner,Carol Macedo, David Lucas, Guilherme Leicam, Rodrigo Simas. Por que não citei Adriana Birolli? Veja bem, meus queridos, descobri porque implico tanto com esta atriz. Ela está com a voz meio grossa e quando chora... O problema de dicção dela é grave, gravíssimo!

Walcyr Carrasco vira o jogo!

Não assisto "Morde & Assopra" e não me dou o direito de comentar sobre a trama, no entanto, tenho que ressaltar o talento de Walcyr Carrasco. Não me interessa, como telespectador, se ele clonou a ideia de Fina Estampa, no entanto, esse autor sabe como ninguém prender a atenção do telespectador. Não sou fã da novela, que pra mim é péssima, mas se ela agrada o seu público e bate recordes de audiência é porque tem potencial para tal. Enfim, meus parabéns Carrasco!

Quanto à presença dele na faixa das 21h... cada macaco em seu galho, queridos!

A virada de Vidas em Jogo

Se me perguntassem: qual foi a última novela que te marcou? Responderia: Chamas da Vida, de Cristianne Fridman. Pra mim, é a melhor novela já produzida pela Rede Record. Com "Vidas em Jogo", da mesma autora, criei uma expectativa, até então frustrada. Por quê? Simples, ausência do drama e esperava uma trama bem policial. Enfim, com atraso, a novela entra em uma nova fase a partir desta segunda. Entre as novidades, a autora eliminará dois personagens, vítimas do assassino em série; Severino descobre a traição de Divina; Daniel fica cego; Jorge terá o rosto desfigurado; e, Andrea descobre que está com AIDS. Não percam!!!

A Favorita

Essa novela é mexicana demais, no entanto, é sensacional. Assisti ao capítulo onde Flora se revela à vilã e fiquei em estado de choque. A virada dessa novela é fenomenal. Claudia Raia, Mariana Ximenes e Patrícia Pillar mereciam todos os prêmios da época!!! No mínimo, indicação ao Emmy (hahahaha!). Estou no capítulo 60, a partir de agora, Patrícia Pillar começa a dar show. O que é a Maria de Fátima perto da Flora? Que vilã é essa meu Deus?!?!?! Enfim, se Aguinaldo Silva é o MAGO das 21h, João Emanuel Carneiro é o... MONSTRO, no bom sentido! Rsrsrsrs.

Hipertensão

Estou acompanhando o "Hipertensão" que, felizmente, eliminou as provas bizarras onde os participantes eram obrigados a comer bichos vivos. Para participar deste reality é preciso ter muita coragem, garra, determinação, equilíbrio e controle emocional. O vencedor leva meio milhão de reais, o que talvez justifica uma pessoa se submeter às provas tão radicais. O programa é mais interessante que a atual temporada de "A Fazenda".

Vale a Pena Ver de Novo

Estou acompanhando no Youtube a reprise de "Mulheres de Areia". A Globo pretende exibi-la até janeiro ou fevereiro. Ainda é cedo para falar na substituta, mas uma novela de Benedito Ruy Barbosa é forte candidata. Trata-se de "Paraíso", produzida em 2009 e protagonizada por Nathalia Dill e Eriberto Leão. #ProntoFalei

Galera, o que vocês acharam de "Cordel Encantando"? Estão acompanhando "Vidas em Jogo"? E quais as expectativas em torno de "A Vida da Gente"?

Tchau!




Comentários (79) Postar Comentário

Marcello comentou:

FIna Estampa é dez!!! Quanto ao vale a pena ver de novo, vou acompanhar Mulheres de Areia até janeiro. Chato é a novela marcar tão pouca audiência ainda mesmo que tenha uma semana, mas marcar tao poucos pontos para uma novela tão boa. A Viagem tinha marcado bem mais em 2006. Quanto a Paraíso, acharia melhor que a Globo reprisasse Araguaia, afinal tem tanto tempo que passou,né?! Rsrsrs. Tomara que Mulheres de Areia melhore essa audiência e fique ate fevereiro, e que a Globo pare com essas propagandas tão longas... Jeferson o que vc acha disso em relação ao Vale a pena ver de novo q eu falei?? Abraço.


Jeferson Cardoso respondeu:

O melhor seria reprisar Cordel Encantado. =D


Adalberto Thiago comentou:

CORDEL ENCANTADO: O que tinha de elogiar a novela eu já elogiei durante esses meses aqui no site. Duca Rachid e Thelma Guedes cumpriram com sua missão e proporcionaram a nós, telespectadores, assistir a uma das novelas mais lindas dos últimos tempos. Todos estão de parabéns! Desde as autoras até todo o elenco.

O SUCESSO DE FINA ESTAMPA: Aguinaldo Silva: não canso-me de elogiar esse " cara". O Aguinaldo é o nosso "Mago" das 21 horas e sabe como ninguém escrever uma novela atraente e popular. A repercussão da trama logo nesse início , já é maior do que a repercussão do final de "Insensato Coração".
Exceto o núcleo dos "descamisados" da praia , todos os núcleos estão muito bem encaixados e têm personagens bem populares e com ótimas histórias. Ao longo desses 8 meses vários atores e atrizes vão brilhar...

WALCYR CARRASCO VIRA O JOGO: Diante da reviravolta que "Morde e Assopra" teve no Ibope, neste fim de semana decidi relembrar algumas novelas do Walcyr, pela internet... E o resultado é esse: Walcyr é outro autor, que, sabe como ninguém escrever uma trama popular e divertida. A partir do momento que ele passou a investir no núcleo de Dulce ( Cássia Kiss) e no núcleo do Áureo ( André Gonçalvez) a trama simplesmente caiu na boca do "povão". Porém para um autor que já escreveu clássicos como " O Cravo e a Rosa", " Chocolate com Pimenta"... Morde e Assopra é um NADA. Falo mesmo.
A sua atual trama pode ter audiência, porém, atrás de " Sete Pecados" é sua PIOR novela. " Morde e Assopra" não traz nada novo para a teledramaturgia brasileira e é uma trama rasa, sem complexidade e sem metade da qualidade da antecessora " TI TI TI". Pena que agora com a audiência nas alturas o povo irá se calar e vão exaltar a trama do Walcyr como um "ótima novela". Hipocresia é FODA!

A FAVORITA: Sabia que você, Jefferson, iria se render ao talento do João Emanuel. :ebaeba: " A Favorita" foi espetacular, brilhante, sedutora, de alto nível, com texto riquíssimo, elenco primoroso... Pena que nesta época você ainda estava iludido com os "Mutantes" e Cia. Ok, confesso, também fui fã da trama do Tiago Santiago em sua primeira temporada.
Imaginem o que o João Emanuel prepara para " Rainha do Mar"...

VALE A PENA VER DE NOVO: Nossa a Globo indo aos extremos... Ora decidi reprisar uma novela da década de 90 e depois pode reprisar uma trama mega recente , de 2009. " Paraíso" até que foi boa e tem estilo para agradar ao público vespertino, agora tem tramas muito melhores para serem reprisadas. Até agora estou esperando a minha " Cobras e Lagartos"... :pfs:

Aqui Jefferson, você assistiu ao piloto do " 1 Milhão na Mesa", ontem, dentro do " Programa Sílvio Santos"? Acha que pode dar bom resultado as quartas e até quem sabe ser vice?

E para não perder o costume :tchauGrazi:


Jeferson Cardoso respondeu:

Houve mudança na classificação indicativa, o que pode facilitar a reprise de Cobras & Lagartos. Vamos aguardar! Paraíso é apenas uma sondagem... Quanto ao programa de Silvio Santos... não aguento mais esses estilos. Abs.


Leaandro Hollanda comentou:

hahaha... Num falei que essa novela era a cara das novelas das 21h do Meneco?! Num sou só eu que acho que ela tem jeitão de novela das 9, um crítico da Veja disse a mesma coisa, quereeeeeeeeedo. Ainda bem que você resolveu assisti-la, vai ver, 30 pontões de média geral Jef!!!! hahaha

Sobre a Birolli, basta ver uma cena em que ela briga feio com a mãe exibida na sexta - TRÁGICO!!! Ela se perdeu nessa cena, não conseguiu crescer porq já começou lá em cima... Pior foi q ela estava em cena com a Torloni o que deixou a cena ainda mais cômica, isto pq enquanto Torloni ARREBENTAVA, MANDAVA MUITO BEM na contenção, a Birolli parecia uma louca gritado... Foi trágica essa cena! UMA PIADA!!! Essa garota tem de ver que não é gritando que se consegue uma boa interpretação!

@henricco_pe comentou:

Cordel Encantado
Um verdadeiro Clássico! A televisão brasileira merecia um novela como essa há temos... conquistou a “Gregos e Troianos” Moro no interior do Nordeste, como a novela se passava no sertão de Pernambuco não deu outra por aqui foi sucesso absoluto! Conquistou homens, mulheres e crianças.
Cordel Encantado consagra as autoras Duca Rachid e Thelma Guedes, agora não resta mais duvidas sobre o talento dessas duas brilhantes novelistas...
Como já se foi especulado a Globo já encomendou uma próxima novela para duas, acho que não seria necessário uma nova novela com tanta pressa. Isso aconteceu com Walcyr Carrasco e por mais que Morde & Assopra vá bem de audiência, sabemos que muita coisa foi ajustada para isso. Temos autores bons que precisam de espaço e oportunidade.
Cordel Encantado foi implacável por que reuniu Elenco de peso, Uma produção fantástica que desde o primeiro capítulo já disse a que veio e roteiristas excelentes que fizeram diálogos coerentes e cheios de realismo para um verdadeiro conto de fadas...
Tinha pavor de alguns atores que quando faziam nordestinos exageravam no sotaque ficando muitas vezes artificial, quem acompanhou a Novela das seis viu que os atores puxaram um sotaque leve que transmitia claramente a proposta da Trama e a essência de cada personagem.
Parabéns!

A Vida da Gente
Fotografia Maravilhosa, tem trama bem sofisticada pode ganhar a simpatia das donas de casa sim... acho que a Licia vem pra ser o Maneco da nossa geração já que ele cogita escrever em breve sua ultima novela! Amei o tema de abertura ORAÇÃO DO TEMPO é Sensacional!

Vidas em Jogo
Não assisto, O Jeff vc tenta fazer essa Novela render mais não dá! Hehe
Fina Estampa
Não me prende como Insensato Coração, mas é uma novela agradável sim o sucesso vem do apelo popular.
Ops!
Menino que Horror PARAISO Foi ontem, vai ser um show de audiência o povo adora esse tipo de novela .... Em 2012 eles reprisam IC hehehe
Beijocas!

GUSTAVO RODRIGUES comentou:

Cordel Encantado: muito boa, aliás ela, cama de gato e escrito nas estrelas simplesmente arrasarm nos últimos tempos, a única que eu não gostei foi Paraíso e Araguaia.

A vida da gente: promete ser novelão, só acho que deixar a mocinha em coma durante 30 capítulos é suicidio e ela vai acabar perdendo destaque para outros personagens, afinal, que graça tem ver uma pessoa deitada durante um mês?

Fina Estampa: estou adorando muito, as atuações incríveis, cenários idem. Sem contar que o Agnaldo não está deixando tudo para ser resolvido no último minuto como em Insensato e Passione.

Morde - O grande destaque da novela foi a história do Ícaro e a Naomi e a Dulce e o Guilherme, do resto, apenas a história da Alice e o Aureo conseguiram chamar atenção. Gosto também do núcleo da Salomé e estou adorando ver ela de empregada. Para mim Walcyr é o mestre das 7, juntamente com Maria Adelaide Amaral, que conquistu o público com Tititi.

Vidas em Jogo: não assisto.

A Favorita: realmente um novelão, o melhor dos últimos anos, sendo superada apenas por Fina Estampa, que está divina.

Hipertensão: acho meio chatinho, assisto de vez em quando...

Jeff, o que você achou do piloto do programa Um milhão na mesa? Eu adorei, achei emocionante e promete prender a atenção do público que não assiste futebol, nem acompanha a novela Vidas em Jogo.

Abraços do seu fã...


Jeferson Cardoso respondeu:

Um milhõ na mesa... humm.... o mais do mesmo! Já cansei de programas assim.


Heitor comentou:

JEFF fiquei tão feliz em ver vc elogiando A Favorita! Pq na época ficava louco de raiva de ver vc trocando ela pelos Mutantes :soraia:

A Favorita tá no meu TOP5 de melhores novelas e me tornei fã do JEC e não perco um trabalho sequer dele, estamos carentes de bons trabalhos na TV e ele sempre surpreende.

Cordel: Acompanhei somente no início, achei fantástico, mas depois de um certo tempo comecei a achar repetitiva e acabei abandonando. As vezes dou um espiadinha pra ver o q tá rolando. Mas no geral acho q foi uma boa novela!

A Vida da Gente: Estou com boas expectativas para essa novela. Ela me lembra as antigas novelas do Maneco no horário das 6. Torço pelo sucesso e farei como vc, acompanharei os primeiros capítulos, se for do meu agrado acompanharei.

Morde & Assopra: Não assisto, mas dei uma espiada na cena da robô e olha a produção está de parabéns, assim como a Flávia Alessandra q deu um show de interpretação. A cena passou verdade, diferente daqueles efeitos ridículos q a Record usava nos Mutantes.

Fina Estampa: Também não acompanho, mas é incontestável o sucesso dessa novela. E esse IBOPE explosivo? Só Freud explica.

@FABIODIASR comentou:

Jefffffffff essas suas declarações mexeram comigo! Vc me surpreendeu!!!!! haaahahha
Quer dizer que:

A VIDA DA GENTE
Vc se encantou com o clipe de A vida da Gente? rsrss
Até que enfim, pois estou encantado fazzzzzzzzz tempo!!!!
Acho que essa novela vai surpreender, tem cara de Páginas da Vida? TEM SIM! E não acho ruim não, acho oteeeeeeeeeeeeeemo, já pensou um Manoel Carlos mais ágil? Será mara! Aposto minhas fichas!

VIDAS EM JOGO
Até que enfim vc tb se declarou frustrado com Vidas em Jogo, não que a novela seja ruim, entendo seu ponto de vista, mas esperávamos uma trama mais forte como foi Chamas da Vida!

A FAVORITA!
Impossível não gostar! Não é mesmo!! JEC é monstro simmmmmmmmmmmmm!

VPVDN
Paraíso? Aff, que tiro no pé! A novela é boa! Mas com tantas opções! A Globo realmente se perde no horário se resolver reprisar uma novela tão recente, acho que já se esqueceram do fracasso de Sete Pecados! Torço pra que mudem de ideia!

A FAZENDA
Finalmente também vc enxergou o lixo que é essa atual edição!!! Que tanto vangloriou e preferiu vê-la do que O Astro!


Absss


Jeferson Cardoso respondeu:

Só um detalhe: Vidas em Jogo ainda não acabou. Melhor, a novela começa hoje. Hahahahahaha! Minha frustração, acredito, ser temporária. Abs.


Lara Yamamoto comentou:

Cordel eu nao gostei da Bianca Bin,pessima escolha,a novela muitas vezes andou em circulos,sequestros eu perdi a conta,foi uma razoavel novela,destaque para Nathalia Dill!

FERNANDO comentou:

Espero que a próxima reprise não seja "Paraíso", pois Dill e Eriberto Leão devem ficar mais tempo longe do vídeo... poderia ser "O Profeta"

Rafah.Alves comentou:

Cordel, não nos deixe...=/ FOI SENSACIONAL.
Quaanto a "A vida da gente", sem dúvidas, é de um drama, incondicional, e sim, vi muito de Manoel Carlos nos personagens. Creio que vai haver uma aversão de boa parte do público, principalmente nordestino, pois sairá do NORDESTÃO BRASILEIRO, para o Sul. Bem no sul mesmo.
Lembra que quando vc disse que começou a acompanhar "A Favorita", que ia começar a ficar bom a partir do cap. 56? POIS, É SENSACIONAL MESMO! Foi o primeiro capítulo inteiro que eu vi, sem piscar os olhos! *--*
Fina Estampa.. QUEM NÃO QUER UM CRÔ NA SUA VIDA? SER UMA TEREZA CRISTINA OU MESMO ABRAÇAR PEREIRÃO?
Quanto sensacional na minha flaa, mas está sendo. E o problema da Adriana Biroli é esse mesmo.
E Vidas em JOgo, finalmente começa a deslanchar. Só espero que não fique no ar até JUlho do ano que vem. --' (Coisas da Record

Hipertensão? Fazenda? Ainda passam? --'

No mais Sucesso! Abraço. :flora:


Jeferson Cardoso respondeu:

Rafah, gostei do clipe de A Vida da Gente. Li os dois primeiros capítulos e não gostei muito. Com Fina Estampa também foi assim. Enfim, vamos aguardar. Só um detalhe: novela enfrentará o horário de verão e períodos atípicos: natal, ano novo, carnaval... e uma possível rejeição do público infantil de Cordel Encantado, que podem migrar para os seriados enlatados da Record e SBT. Abs.


Veja também