O Planeta TV

"CORDEL ENCANTADO": NOVELÃO QUE SURPREENDE!

Por: Jeferson Cardoso

"CORDEL ENCANTADO": NOVELÃO QUE SURPREENDE!

Peço desculpas por deixar esse espaço desatualizado por uma semana. O feriado e a correria do dia-a-dia contribuíram para isto. Vamos ao que interessa...

Nunca dei atenção à sinopse de "Cordel Encantado". Tive poucas informações sobre a trama e, desiludido com as últimas tramas, optei por não criar expectativas. As chamadas não chamaram a minha atenção e achei que a Globo fez pouca divulgação.

Assisti ao primeiro capítulo com poucas informações. Fui conhecendo a trama à medida que as autoras Thelma Guedes e Duca Rachid iam apresentando seus personagens. Estou encantado com esse cordel, que é a melhor novela das seis desde... perdi até a noção do tempo.

"Cordel Encantado" é excelente! Depois das quase perfeitas "O Profeta" e "Cama de Gato", as autoras mostram que estão preparadas para – quem sabe – escreverem para a faixa das 21h. Elas conseguem desenvolver tramas interessantes, com emoção e muita agilidade. Característica que falta aos veteranos, que vêm decepcionando em suas últimas obras.

"Cordel" é um folhetim clássico, que usa o sertão nordestino como pano de fundo, e consegue utilizar de forma genial o romance e a comédia, o que lembra bastante as tramas da década de 80. A novela é tão gostosa de assistir, que o tempo voa. Quando acaba dá um gostinho de quero mais.

Diante desta perfeição apresentada até o momento, tenho apenas duas reclamações. Não estou gostando da atuação de Luís Fernando Guimarães e achei uma falta de respeito o nome de Lucy Ramos aparecer quase no final dos créditos. Se fosse o de Taís Araújo seria um dos primeiros! Vergonha!

No mais, tiro o chapéu para Bruno Gagliasso – que se supera a cada personagem; a química entre Cauã Reymond e Bianca Bin; o trio responsável pela comédia: Zezé Polessa, Osmar Prado e Marcos Caruso; enfim, todos (direção, fotografia e etc) estão de parabéns. Eita, novelão!

Quanto à audiência...

É baixa, mas não estou preocupado com isto. Fico triste e espero que suba, porque merece índices bem superiores. Não sei qual é o cálculo realizado para chegar a uma média de um determinado programa, uma vez que, o Ibope é instituto muito duvidoso. Não acredito nele, mas sou obrigado a fingir, já que é o único neste país. Quer saber? Não tenho que duvidar de nada, não sou assinante!

A única coisa que espero é que "Cordel" continue arrasando até o seu último capítulo.

Vidas em Jogo

Vem aí mais um campeão de audiência. Anotem! Detalhes da novela, no próximo post. Sim, a esta tenho expectativas há um ano. Aposto todas as minhas fichas. O começo será zen, depois... A autora Cristianne Fridman e o elenco se reúnem nesta terça (26) no RecNov para a coletiva de imprensa. Os detalhes do folhetim finalmente poderão ser revelados. Oba!

Insensato Coração

Será que a novela das nove finalmente vai começar? Entre esta semana e a próxima acontece à transformação de Norma. Vamos ver se a "barriga" desaparece. O capítulo desta segunda (25/04), a vilã nasceu! Are baba!




Comentários (28) Postar Comentário

Guilherme comentou:

Jefferson, concordo com voce! Eu diria ate mais: Cordel é a melhor novela global - nao só das 6 - desde... sabe se quando! rs.
Concordo, tbm, com a critica ao Luiz Fernando Guimaraes, e achei um absurdo o nome da Lucy Ramos nao ter destaque e estar no final e ela esta otima!
Voce evidenciou alguns bons destaques da obra, mas o grande destaque, que vem 'roubando' as cenas, desta novela ate o momento - e olha que tem muita gente se saindo muito bem nesta novela perfeita - é simplesmente Nathalia Dill. Que atriz é esta? Esta menina é fantastica, o seu trabalho em nada lembra as suas outras personagens anteriores, onde ela, tbm, desempenhou brilhantes atuações. Esta atriz esta chegando a um ponto que há muito as atrizes de TV nao tem conseguido no Brasil.


Jeferson Cardoso respondeu:

Como disse, todos estão arrasando. Sou suspeito, estou adorando TUDO! Abs.


César Schnneider comentou:

Cordel Encanjtado beira a perfeição...ótima em tudo...Destaco também Nathália Dill que está fazendo brilhantemente uma personagem tão rica....

Jeff você ainda fica me devendo aquela lista de co-autores e colaboradores que você acha que poderiam ser promovidos à autores solos...Até agora pensei em Sérgio Marques e Maria Carmem Barbosa.

Muito Bom seu post...Abraços...


Jeferson Cardoso respondeu:

César, prometo publicar a lista após o post dedicado à Vidas em Jogo. Abs.


@Marcos_S_Guida comentou:

Sem dúvida que Cordel Encantado será o novo sucesso das 18h... Novelas com essa temática costumam dar certo no horário que já teve ótimas tramas...

Ivan comentou:

Cordel é a melhor novela que a :globo1: já produziu!!! Tudo é PERFEITA!!! Insensato Coração que há dias está pegando fogo!!! E olha o que digo: A audiência vai continuar assim!!! :vibracao1:
Não gero expectativas para Vidas em Jogo, até porquê não estou gostando das chamadas, nem gosto das novelas da :record1: sempre me decepciono!! :chora1:. :tchauGrazi:

Matheus Oliveira comentou:

CORDEL ENCANTADO - Ainda não gostei de Bianca Bin, nem Luiz Fernando Guimarães, mas estou gostando do Cauã Reymond, Bruno Gagliasso, Luana Martau.
Também achei injusto colocar Lucy Ramos, quase no final. Tenho certeza que se fosse a Taís Araújo colocariam depois do nome do Carmo Dalla Vecchia.

VIDAS EM JOGO- Vou acompanhar, mas não estou reconhecendo Amanda Lee, ela tá BEEEEEEEEEM gordinha

INSENSATO CORAÇÃO - A trama está ótima!. Só o Pedro que tá me enchendo o saco. podiam matar ele logo

carlos comentou:

Cordel encantado
Jefferson achei cordel encantado uma novela...encantadora,tudo muito bem feito dos menores aos maiores detalhes não consigo assistir a novela sempre por razão do horário mas pelo o que eu vi adorei e achei que é uma das poucas novelas da :globo1: que eu acho interessante,pois como eu já tinha dito em post mais antigos as novelas da globo pelo menos as maioria só tem os dois dígitos acima de 20 pela tradição de assistir os programas da emissora.
Vidas em jogo:
Concordo com você em relação a vidas vai ser um grande sucesso,pelo menos espero isso,e faço a mesma coisa que você aposto todas as minhas fichas nessa nova trama da
:record1:

Alan Viana comentou:

Oi pessoal do planeta!!!

CORDEL ENCANTADO segue cativando mais e mais fãs com sua pegada totalmente diferente, as autoras realmente sabem do que um folhetim precisa pra ser sucesso. Eu disse no post anterior que iria fazer alguns destaques, mas tá muito difícil destacar alguma coisa numa trama tão linear, tudo se encaixa direitinho, dá gosto de ver. Apesar de eu achar Cauã Reymond meio limitado, seu trabalho como Jesuíno tá convencendo muito, mas, Bianca Bin está melhor q ele, e o casal de protagonistas por eles formado é totalmente convincente e transborda química. A obsessão de Timóteo (Bruno Gagliasso) por Assucena é q não me convence muito, mas na realidade o problema dele não é a moça, mas, o rapaz, ele tem inveja de Jesuíno. Que Bruno Gagliasso é um baita ator, isso já não é nenhuma novidade, mas, tenho que dizer que as vezes me incomoda a forma dele falar cerrando os dentes, algo que desde o Tarso de Caminho das Índias ele vem fazendo frequentemente, ok! Nada que tire o brilho da sua interpretação, que me dá muita raiva aquele seu cinismo. Vou fazer côro com a maioria dos comentarios que vi aqui a respeito do desrespeito com Lucy Ramos, que tem seu nome creditado praticamente no final dos créditos da novela, sendo que sua personagem tem um peso muito elevado na trama, e tbm tenho certeza que se fosse Taís Araujo o nome estaria nas cabeças, porém, tenho medo de pensar o que Taís estaria fazendo com a personagem, num sei se seria bom ou ruim, o certo é que Lucy está dando o tom certo da Cesária, e ela já encantou a todos. No mais, Marcos Caruso segue me fazendo rir de mais e Nathália Dill/Zezé Polessa/Heloisa Perisse/Debora Bloch despensam os meus comentários.

INSENSATO CORAÇÃO - Nossa, a novela tá muito boa nesses últimos 15 dias, e o capítulo de ontem coroou tudo. Interpretações estupendas de Cristiana Oliveira, e de uma espetacular Glória Pires, que com o olhar destruiu tudo, jogos a todos no chão. PERFEITA!!! Ah! Eu não acredito que ela será uma vilã convencional, apesar de todo esse tempo de barriga em que ela estava criando uma outra forma de ver o mundo, as coisas q ela faz sempre têm um porque justo, ela não faz nada gratuitamente. Matou Araci mas foi ameaçada por milhares de vezes, acho q o povo vai é ficar torcendo por ela, como eu tô. Quando à Marina e Pedro... bem quem são esses mesmo? No mais os outros núcleos todos são bons.

Bjo Bjo.

Pedro Henrique Andrade comentou:

Concordo Com Tudo Jefferson,
Cordel é realmente deliciosa de assistir,perfeita ! Estava órfão de novelas das 6 desde a eterna Escrito Nas Estrelas <3
O elenco um luxo... Perfeito digno das 9, só que tem uma coisinha que quero comentar... Você esqueceu de falar do nome da DIVA da novela, a Nathalia Dill, encanta a todos ,maestral,divina,talentosa,linda ,sou fãzasso dela, e aí voce não acha que ela merecia ta aí no seu post também ?Bianca Bin também está perfeita, Cauã idem, Bruno Gagliasso um vilão perfeito... Enfim o quarteto principal ... PERFEITO !
a ÚNICA coisa ruim da novela, é Heloísa Perissé, ela tem um carioquês RÍDICULO e não se esforsa par falar nordestino...
Abraço,

Bruna comentou:

Estou amando Cordel Encantado....
Insensato Coração agora vai pegar fogo com a Norma....
Espero que a audiencia só aumente com a virada da Norma,pois adoro essa novela e não perco um só capitulo...
Beijos Jéff,amo O Planeta Tv..

Roger comentou:

Estou odiando Cordel Encantado, prefiro mil vezes Araguaia!
Já Insensato Coraçao esta demais prende a atençao do começo ao fim com uma historia e atores incriveis: Gloria Pires está muito show, vai ser uma excelente vilã

Veja também