O Planeta TV

"CORDEL" É ESPETACULAR E "REBELDE" SURPREENDE!

Por: Jeferson Cardoso

"CORDEL" É ESPETACULAR E "REBELDE" SURPREENDE!

Cordel Encantado é espetacular!!!

Essa novela é arretada! Perfeita! Não consigo deixar de acompanhá-la e as autoras surpreendem a cada capítulo. Thelma Guedes e Duca Rachid, mais uma vez, mostram que são talentosíssimas. Não lembro quando foi a última vez que assisti uma novela tão espetacular. Sim, para alguns devo estar exagerando, mas estou encantado com esse Cordel!

Rebelde

Diante do que é apresentado nas tramas inéditas (com exceção de Cordel Encantado e Vidas em Jogo), estou começando a mudar de ideia quanto à produção de remakes.

"Bela, a Feia" foi muito bem reproduzida pela Record. "Ti Ti Ti", a mega surpresa de 2010. E "Rebelde", confesso, está me surpreendendo.

Na verdade, meus queridos, fui contra remakes por achar que deveria ser uma cópia fiel, mas estava equivocado. Ou melhor, remake não é bem a palavra certa. "Bela, a Feia", "Ti Ti Ti" e "Rebelde" são na verdade readaptações, baseadas em ideias, ou seja, uma nova versão - o que permite ao autor mudar, adaptar, acrescentar, etc.

Quem acompanha a versão brasileira de "Rebelde", sabe que ela não tem nada a ver com a versão original. A autora Margareth Boury usou apenas a ideia básica: seis protagonistas, uma banda, alunos em escola privada centrada em uma educação rígida e conflitos com família.

Gosto de "Rebelde", não nego, e prefiro ela à "Morde & Assopra". Nada contra a novela da Globo, apenas não me chama atenção. Gosto de comédia e romance, por isto, estou bem servido com o remake brasileiro.

Que venha "Guerra dos Sexos", que deveria ser reescrita por Vicent Villari, mas será reescrita pelas mãos de seu criador, Silvio de Abreu.

Vale a Pena Ver de Novo

Fiquei sabendo que a próxima novela a ser reprisada pela Globo será uma produção das 19h. A mais cotada é Cobras & Lagartos, mas comparações com a nova de Miguel Falabella preocupam a direção da emissora. Para quem não sabe, os dois folhetins tem como tema principal uma sofisticada loja de luxo.

Globo não esticará suas novelas

A emissora carioca, apesar dos excelentes índices de audiência, não esticará "Cordel Encantado" nem "Morde & Assopra". Todo o cronograma será mantido.

A nova novela das seis, "A Vida da Gente", de Lícia Manzo estreará no dia 19 ou 26 de setembro. Já "Aquele Beijo", de Miguel Falabella, tem sua estreia marcada para 17 de outubro.

SBT e Record brincam de fazer televisão

Enquanto a Record sonha em ser líder, o SBT repete os seus erros. A grade de programação da emissora de Silvio Santos é instável e seus diretores seguem brincando com a paciência do telespectador. Nesta semana, a assessoria do canal chegou a emitir uma nota informando que o programa de Roberto Justus teria seu dia de exibição alterado. Horas depois, voltaram atrás. A TV é uma gangorra nas mãos de pessoas que acham que entendem de televisão.

Para variar, a Record se inspira nos erros de sua concorrente direta. A novela "Vidas em Jogo", por exemplo, é exibida em duas versões pelo Brasil. Em São Paulo, o folhetim tem dois blocos comercias enquanto as regiões Norte e Nordestes são obrigados a acompanhar três blocos intermináveis de seis minutos.

A falta de respeito não pára por aí. A série CSI teve seus episódios inéditos interrompidos. O que colocaram em seu lugar? Reprises!!! O público não perdoa essas atitudes e, atualmente, a série – que chegou a 20 pontos de audiência – pena para alcançar pífios sete pontos.

Vidas em Jogo ainda não começou!

Estou gostando de "Vidas em Jogo", mas sinto que o folhetim ainda não começou. Às vezes, tenho a sensação de que a novela está arrastada. É gostosa de assistir, o texto é bom, a sinopse idem, mas quando as vidas estarão em jogo por causa do bolão?

Não consegui gostar, ainda, das atuações de André Di Mauro e Sandro Rocha.

Amor e Revolução, ou seria, apelação?

Estou preocupado com os rumos que Tiago Santiago está dando à "Amor e Revolução". Após a cena de beijo gay, que achei exageradíssima, o autor vem apostando em sexo. Graziella Schmitt, coitada, vem aparecendo nua em algumas cenas. Posso estar enganado, mas não é isto que o público quer ver. Deveria se preocupar mais com a dramaturgia do que com o apelo sexual.

Tiago, esforçado como sempre, está tentando de todas as formas subir os índices de audiência de sua novela. Pena que o teto do SBT, no horário nobre, é de seis a oito pontos. Uma pena.

Silvio Santos deve cancelar a exibição de novelas às 22h e reabrir – pela milésima vez – às 20h15. Ainda querer a fidelidade do público. Coitados!

Até a próxima!




Comentários (32) Postar Comentário

Guilherme comentou:

Jeferson, você não esta exagerando nada, todos os elogios para esta novela é pouco, porque Cordel Encantado é realmente espetacular. Há anos não exibem uma novela como esta! Talvez a ultima tão boa quanto tenha sido há 10 anos, a atual no vale a pena ver de novo, O Clone. Destaco ainda a atriz Nathália Dill, que esta no elenco, esta atriz é de longe a grande revelação da tv brasileira dos ultimos 10 anos ou mais...

Paula comentou:

Estou amando tbm cordel encantado muito ágil essa novel se vc perde um capitulo fica sem entender....
odeio morde e assopra o novelinha xata

Junior comentou:

Eu sou a favor de remakes. Gostei muito quando soube que Ti-ti-ti seria reescrita pela magnífica autora Maria Adelaide Amaral. Torço que mais novelas sejam reescritas, porque eu vejo e leio que foram histórias marcantes que poderiam ser atualizadas ao século XXI, e que cairia novamente ao gosto popular, assim como foi Ti-ti-ti.

Cavyn Castro Moura comentou:

Fala jeff blz?!

CORDEL ENCANTADO:Concrodo com vc jeff essa novela é espetacular perfeita na minha opiniao tem que levar o titulo de melhor novela do universo de todos os tempos é realmente sensacional o que as autoras fazem na trama!A Cada dia que passa esta mais linda e perfeita!!

REBELDE:
Mais que novela ridicula meu e tem gente que gosta daquilo façam mil favor ta que nem M&A um lixo!

VALE A PENA VER DENOVO:
Cobras E lagartos é uma novela sencional to doido para rever!

SITUAÇAO DO SBT:
Sbt é o tipo deemissora que eu chamo de retardade e idiota!
Eles acham que vao conseguir audiencia com essas porcaria de programas e apresentadores de quinta!
Aquele horario do SBT SHOW e os programas sao horriveis ninguem merece aquelas idiotice de S.O.S CASAMENTO,QST?, SE ELA DANÇA EU DANÇO,ETC!
E Agora querem inventar essas babozeira de Boteco Do Ratinho mais que coisa ridicula e o pior que eles ainda querem audiencia!
E Eles ficam insistindo em ficar exibindo aquela série ridiculo que é Chaves é brincadeira o sbt tem milhares de série que poderiam dar mais audiencias e tem milhares de episódeos ineditos para exibir e ficam repetindo essa série ridicula é :pfs:

Vidas em jogo:
Nao posso falar nada pois nao assisto e nem me prendeu!
Mais nao parece ser ruin nao!

A&R:
A novela até no entanto esta mediana nao esta boa e nem ruin!
A trama até que esta bem produzida e conseguiu me prender!

Então é isso Flw Jeff!

Ps:ve se atualiza mais rapido o blog!kkk

Fábio Dias comentou:

Vidas em Jogo está começando a te desanimar!

Sua empolgação está chegando ao fim!
Vamos aguardar os próximos capítulos!


Só esqueceu de comentar que IC está maravilhosa! Uma pena que só no final!


Jeferson Cardoso respondeu:

Você está totalmente equívocado. Gosto muito da novela e assisto todos os dias. Como disse, a novela só está começando. Abs.


Gilmar JM comentou:

Esta história de teto é furada. Em 2008 o Sbt estava muito pior e Pantanal dava 14 de média. Ana Raio e Zé Trovão do início da década de 90 deu muito mais audiência que Amor e Revolução. Essa novela tem um texto horrível de Tiago Santiago. O Sbt fez o seu papel divulgou, investiu, contratou até um diretor a pedido do Thiago e nada. O público do Sbt não gosta desse tipo de novela. Exemplo disso é que as tramas reprisadas à tarde, que são leves e românticas, chegam muitas vezes a vice e quase sempre dão mais audiência que Amor e Revolução. O problema é a novela. Faz muito bem o Sbt em voltar as novelas para as 8:15, é a medida certa, já que o remake de Uma Rosa Com Amor, exibida neste horário e várias tramas da emissora foram muito bem. No horário das 10:30, a emissora não tem mesmo força para competir. E parece que vão fazer o remake de Carrossel, no que estão certo, pois é uma novela leve e não demandará um grande investimento. Eu como fã, louvo o Sbt, por ainda produzir, mesmo diante da baixa audiência. Só acho que a emissora deveria apostar em tramas mais baratas e simples que sempre agradaram o seu público. E como eu disse, com Carrossel, parece retomarão esse caminho. Tiago Santiago nas proximas 2 tramas que ele escreverá por contrato no Sbt deveria procurar conhecer o publico a quem ele se dirige que é diferente da outra emissora em que ele estava. Uma Rosa Com Amor foi bem justamente por simples e romantica, tendo por base o texto da década de 70 de Vicente Cesso, já Amor e Revolução, é lenta, arrastada, violenta e apelativa, tudo que o público do Sbt não gosta. Que acabe logo para que venha Corações Feridos, Carrossel e que a próxima novela do Tiago seja uma comédia romântica bem leve.


Jeferson Cardoso respondeu:

Não sei porque, mas não mudei de opinião. Há dois anos, tinhamos Pantanal com 13, Vidas com 14, e Globo com mais de 30. Hoje, segundo o Ibope, é outra história. O share é praticamente o mesmo, mas os números sumiram no espaço. Abs.


Tarcísio comentou:

E qual o problema de Vidas em jogo ter 3 blocos? As novelas globais tem muito mais!

Os 9/10 pontos que a trama vem alcançando são pífios, já que o investimento é superior às novelas da Globo. Ta faltando uma "seta pra baixo" pra novela, afinal quando subiu para 15, foi exaltado por todo o site e quando no dia seguinte caiu para 10, mal foi falado por aqui.

Morde & assopra e Rebelde = lixos


Jeferson Cardoso respondeu:

Tarcísio, meu querido, não fique preocupado porque tudo sobe um dia desce. No dia que a novela registrar recorde negativo, com toda certeza, estará no "desce". Não suporto intervalos longos, a GLobo - hoje em dia - é afetada com isto. Insensato Coração chega a cair quase 7 pontos em seis minutos. "Vidas em Jogo" tem média de 11 pontos, se isto é ruim.. não sei o que achar dos 34 pontos de média de uma novela das oito. Estou apenas sendo irônico, uma vez que, já comentei aqui sobre o que acho desses benditos indíces. Abs.


Layon comentou:

CORDEL ENCANTADO - Não assisto por falta de tempo!

REBELDE (RECORD) - Não assisto porque sei que ela vai se arrastar até a exaustão! Coisas da Record!

VALE A PENA VER DE NOVO - Que venha "Cobras & Lagartos", amei a novela, mas se não for, que seja uma novela da década de 1990.

REDE GLOBO NÃO ESTICA... - E faz bem assim (as vezes contra minha vontade de tele-espec). O respeito pelo calendário faz a :globo1: ser o que ela é :tv1:

SBT E RECORD -

SBT: O :sbt1: precisa recuperar sua força de antes. E o que estou vendo no "SBT - Festival 30 anos", digo que a emissora já foi boa.

RECORD: Já a :record1: teve um ataque de estrelismo e deslumbramento por ultrapassar a emissora de Silvio Santos e a :globo1: e acha que pode segurar o público de qualquer jeito. 'A caminho da liderança' só foi uma jogada, agora ela parou no caminho! :sono1:

VIDAS EM JOGO - Os mesmos motivos de "Cordel Encantado" e "Rebelde".

AMOR E REVOLUÇÃO - Concordo! Além das apelações, Tiago Santiago insite nesse texto e diálogos do "Telecurso 2000".

Sobre o SEGUNDO BEIJO GAY DA TV BRASILEIRA (vide "Calúnia", com Vida Alves e Geórgia Gomide - TV de vanguarda, 1963), era só isso que queria ver e pronto, mudei de canal.

Também é desnecessário tanta cena erótica e estou farto do autor 'atropelar' a história do Brasil, onde na novela tudo que ocorreu na ditadura aconteceu de uma hora pra outra.

Ei, Jef, a entrevista com Ricardo Linhares afundou de vez?


Jeferson Cardoso respondeu:

Layon, estou aguardando retorno do autor. Vamos aguardar, quem sabe chega até a COPA! Hahahahahahah! Pelo jeito você não é noveleiro, não assiste se quer uma novela. Rsrsrsrsrs.


Jarder comentou:

REBELDE:
Mais que novela ridicula meu e tem gente que gosta daquilo façam mil favor. Como vc Jerferson pode assistir aquilo? prefiro Morde e Assopra que além de ser popular fazem a gente rir muito. Rebelde e mais uma copia mal feita de malhação. A novelinha da globo dá de mil em rebeldes, por isso que o ibope cresceu de 18 para 22.


Jeferson Cardoso respondeu:

Também faço a mesma pergunta: como você aguenta Morde & Assopra? Abs.


Gui de Paula comentou:

CORDEL ENCANTADO- Estou simplesmente adorando essa trama, Destaques para Nathalia Dill, Jayme Matarazzo, João Fernandes, Luana Martau e Miguel Rômulo.
Bianca Bin, Luiza Valdetaro e Maurício Destri (só entrou por que é bonitinho), estão um porre.
Cauã Reymond e Bruno Gagliasso estão ótimos. Assim como Berta Loran, Zezé Polessa, Marcos Caruso, Lucy Ramos, etc.

REBELDE- Uma ótima novela, mas tem gente ali que são chatos principalmente o Micael Borges. Mas do resto está tudo ótimo. Lana Rodes pode ser considerada revelação do ano.

VPVN- Queria rever no horário as seguintes tramas: Celebridade, Pecado Capital, O Beijo do Vampiro e O Profeta. o que acha, jeff?

Veja também