O Planeta TV

COM AUDIÊNCIA EM BAIXA, GLOBO VIVE SUA PIOR FASE!

Por: Jeferson

COM AUDIÊNCIA EM BAIXA, GLOBO VIVE SUA PIOR FASE!

A TV Globo vive um momento crítico. Não é a primeira vez. Em 2000, a emissora carioca passou por uma fase parecida. Na época o SBT, em seu auge, abalou a novela das oito com o show de bizarrices no Programa do Ratinho, pela manhã registrava o terceiro lugar atrás dos desenhos inéditos do SBT e estréia de Eliana na Record. À tarde, com a estréia de Ana Maria Braga os índices caíram pela metade e a única alternativa foi colocar a apresentadora pelas manhãs e selecionar reprises de novelas que bateram recordes de audiência para elevar seus índices. Enfim, a emissora conseguiu reerguer e em 2005 registrava índices de audiências impressionantes. A novela “Senhora do Destino” e “América” chegavam próximo aos 70 pontos de pico e 64 pontos de média. O tempo passou e hoje a Globo vive o seu maior pesadelo.

Nos últimos dois anos, a Globo já perdeu aproximadamente 25% de sua audiência. Sua média diária, hoje, varia entre 16 e 19 pontos. Em um passado bem próximo (2004-2006), essa média era de 22 e 24 pontos. Hoje, com o surgimento de novas tecnologias, como a TV Digital, e o alcanço da classe D e E à Internet, proporcionou a fuga dos telespectadores da TV. Isto, obviamente afeta não só a Globo, mas também a todas as emissoras. Como a Globo é líder isolada, conseqüentemente é a que mais perde público. Se já não bastasse a fuga dos telespectadores, o crescimento da TV Record vem proporcionando a queda da concorrente. Querendo ou não, a emissora do bispo Edir Macedo praticamente dobrou sua audiência nesse período de declínio da Globo. Em 2004, a Record registrava uma média de 4 pontos, hoje, varia entre 7 e 8 pontos.

Sim, tanto a fuga dos telespectadores quanto o crescimento da Record estão abalando a estrutura da TV Globo. Nos últimos meses, pela manhã, disposta a evitar o crescimento da Record, a Globo convocou Boninho para reformular o programa “Mais Você”. A reformulação apresentada foi um reality show de culinária e um formato mais jornalístico. Ou seja, apostaram na fórmula da concorrência. De nada adiantou! A Record segue à frente com seu jornalismo e a revista eletrônica, “Hoje em Dia”, apresenta um melhor desempenho em relação ao programa de Ana Maria Braga. À tarde, nem mesmo a reprise de “Mulheres Apaixonadas” consegue obter índices próximos aos 20 pontos. E, é importante ressaltar, que neste horário, a Globo não tem concorrência. O horário é composto apenas, por programas de péssima qualidade, tais como “Balanço Geral” e “Programa da Tarde” que estão no ar apenas para preencher a péssima grade vespertina da emissora.

E à noite? Bom, aí já é um ponto assustador. A novelinha, “Malhação”, já não chama mais a atenção como antes. Desabou em audiência e conseqüentemente levou junto a novela das seis. O público das duas novelas é bem parecido, ou seja, o desempenho de uma influência a outra. Então quer dizer que o desempenho da novela das 7, depende do das seis? Não! Aí a história já é outra. O problema está na própria novela! A novela das seis não depende só de “Malhação” e sim de seu potencial, coisa que não se ver a muito tempo.

A crise passa pelo “Jornal Nacional” e chega até a novela das oito – que ainda é a mais assistida no país. E, por que a novela “A Favorita” está com o pior desempenho em nível nacional (37 pontos) e uma das piores na Grande São Paulo (38 pontos)? Pelos dois motivos já citados: baixo número de ligados (share) e crescimento da Record com a novela “Os Mutantes”. Existe outro fator que será abordado em seguida. Pare e pense: Alguém já imaginou uma novela na Record registrar 15 pontos de audiência (média geral até o momento) com picos de 27 contra a principal novela da Globo?

As novelas da Globo assustam!

As audiências apresentadas pelas novelas são reflexos de sua realidade. Posso até estar enganado, mesmo se não houvesse a fuga dos telespectadores, não acreditaria no sucesso de “Negócio da China”, “Três Irmãs”, “A Favorita” e Cia. Por um simples motivo: empolgação! Essas novelas não empolgam, não tem história, não convencem. O que estou querendo dizer é: se a TV Globo vive hoje sua pior fase é porque ela quer!

Percebe-se que na Globo existe um favoritismo muito grande em relação aos autores. Cá entre nós, aprovar a sinopse dessas novelas citadas é o cúmulo do absurdo. Sei que muitos aqui gostam da novela “A Favorita”, mas a realidade tem que ser dita. De novelas mexicanas bastam aquelas que o SBT se livrou. O autor João Emanuel Carneiro responsável por grandes sucessos às 19h mostra que não estava preparado para ser lançado em horário nobre. Daí você pergunta: só digo isto porque a novela é um fracasso, se fosse o contrário... Aí que você se engana! Vou reafirmar: a novela é fracasso porque não tem história, não chama a atenção dos telespectadores!

Não preciso nem comentar sobre “Negócio da China” e “Três Irmãs”. Essas sim são péssimas. Confesso que às vezes vejo algumas cenas de Giovanna Antonelly, mas o resto é resto. Aquilo é vergonhoso e anote, o autor Antonio Calmon vai ficar algumas noites sem dormir, porque a Globo não vai aceitar por muito tempo uma audiência de 22 pontos. Idem para Miguel Falabella! Essa novela das seis.... é ruimmmmmmm!!! Sem comentários!

A Globo precisa perceber que os autores precisam ser renovados. E se quer mantê-los, que os recicle. Porque a mesma história de sempre, não dá! Continuo apostando em Gloria Perez que abordará um assunto interessante e novo! Muitos querem fazer comparações da sinopse com “O Clone”. Uma história não tem nada haver com a outra. Agora se vai dá ibope é que são elas.

Sobre novela, chamo a atenção de vocês para “Chamas da Vida”. Cristianne Fridman vem mostrando um excelente trabalho. Opinião pessoal: no momento é a única novela que vale apena acompanhar.

Prometo não falar de novelas por um bom tempo, idem daquele insuportável “Ídolos” da Record. Dêem sugestões de assuntos que devemos discutir. O espaço é seu. Comente!





Comentários (135) Postar Comentário

Roraima comentou:

Por incrível que pareça , o Jeferson tem razão em uma coisa, a Globo não renova seu time de autores.Não quero desmerecer o trabalho de Antonio Calmon, mas a sua novela atual e as anteriores são fraquíssimas, tanto é que O Beijo Do Vampiro e Começar de Novo foram as que mais tiveram baixas audiências, aqui está uma lista de audiência das novelas das 19:00:


Uga Uga: 37,9
Um anjo Caiu do céu: 33,6
As Filhas da mãe: 27,8
Desejos de mulher: 32,6
*O Beijo do Vampiro: 28,2
Kubanacan: 34,5
Da cor do pecado: 43,1
*Começar de novo : 31,0
A lua me disse : 32,4
Bang Bang: 27,2
Cobras e lagartos: 38,2
Pé na Jaca: 29,5
Sete Pecados: 29,6
Beleza Pura: 27,7
*Três Irmãs: 33,0 (estréia)

Percebe-se que só Antonio Calmon apresentou os piores ibopes porue Bang Bang, As filhas da mãe e Beleza Pura também apresentaram audiências abaixo do esperado mas a Globo agilizou. A grande solução seria mesmo o investimento em novos autores pois foi com João Emanuel Carneiro que a Globo apresentou os melhores ibopes da década e ele ainda ajudou a lenvantar o de Desejos de mulher em que no caso foi colaborador :discreto1: :discreto1:
Antonio Calmon e até Carlos Lombardi terão que desaparecer por uns tempos no horário das 19:00, pois suas novelas se tornaram cansativas e fracas.

ps1: A favorita continua sendo uma novela espetacular, mas o autor deu uma exagerada no tema policial, falta um romance daqueles igual de cobras e lagartos, ah e tbm quero outros vilões pois só existe a Flora de vilã é!!!!!

Ps 2: Adoro a Taís Araújo, mas no ínicio da novela disseram que ela ia ser ninfomaníaca, cadê to esperando até hoje???? :deolho: :deolho:

JOsé comentou:

Confesso que também estou abismado com as audiências das novelas da globo. Vejam. Em 2005, a media do horário nobre global era de 50ptos, com o final de Senhora do destino, a totalidade de América (glória perez) e o início de belíssima.
no horário das sete, o final de Da Cor do Pecado alcanvaça 49 ptos, começar de novo patinou nos 32; e a Lua me Disse ficou com 34.
às seis da tarde, Como Uma Onda fechou com 28 e Alma Gemea bateu nos 38.
percebemos então que caiu, e muito, a audiencia.mas A FAvorita é impressionante. Ela já empatou com Suave Veneno (de aguinaldo silva, 1999) como a novela de pior audiencia do horario nobre com 38ptos. então, com 60 capitulos pela frente tem tudo para chegar aos 41 de Duas Caras. agora os outros horários eu nao sei, pois nao vejo mais. mas uma coisa é certa: Glória PErez vem aí para arrembar. VEja as Novelas que ela escreveu na Globo:
Partido Alto (1984) 20hs: 55ptos
Barriga de Aluguel (1990) 18hs: 47ptos
De Corpo e Alma (1992) 20hs: 52ptos:
Explode Coração (1995)20hs: 49ptos
Pecado Capital (1999) 18hs: 29ptos (o ÚNICO fracasso)
O Clone (2001/2002) 20hs: 48ptos
América (2005) 20hs: 49 ptos.
Contra os números não há argumentos. Ela é a melhor depois da Janete Clair. PElas novelas e pelas audiencias.
Pronto e ponto final.

Mauro Ribeiro comentou:

Parabéns, Jefferson! Pela primeira vez achei seu post mais equilibrado, quase 100%.Quase porque mesmo constatando a queda de audiência da Globo, discordo de suas críticas em relação a novela
"A Favorita".Ela, tem história, sim! Muito bem escrita, com um enredo sem barrigas, é algo novo, sem tanto apelo popular, por isso, não ultrapassa a marca desejada.Você implica em caracterizá-la de mexicana, porquê ?
Acredito mais, que não tenha tempo, preferência ou paciência para assistí-la, senão veria, que é uma história detalhista e envolvente.
Como classificar Os Mutantes então? Paraguaia?
Porque essa com os eternos 13 de média, (e o autor, insiste em repassar, que até agora a média é 15...sei, ahã!)...é algo sem pé, nem cabeça...chata e de péssima qualidade.Que história tem? Muito ruim mesmo, vai chegar o dia, que até os mais fanáticos irão cansar-se de tanta antipatia e desvario!!!
No mais, torço para que a Globo, recupere-se dessa queda, porque capaz de virar esse jogo ela é, e muito!!!
E outra: seus autores são ótimos, independente que a audiência não acompanhe a mesma medida de seus talentos.Há várias maneiras de se contar uma história, que não seja enchendo linguiça com seres paranormais e anormais completamente desnecessários e débeis.
Que futuro a teledramaturgia da Record terá , tendo um egoísta louco de talento comprovadamente duvidoso, de postura extremamente arrogante; liderando os seus textos?
Contem outra história, que não seja mais uma temporada de absurdos e sandices!
Os estômagos mais sensíveis agradecem, a inteligência e sensibilidade alheia também!

Math.p comentou:

É, Jeferson, apesar de assistir e gostar de A Favorita, concordo que a novela precisa de história. De qualquer forma, J.E.C. não está preparado o suficeinte para o horário nobre. Não assisto Chamas Da Vida, mas Pantanal eu não aguento mais, não sai do mesmo assunto! Talvez eu passe a acompanhar 'Chamas', mas será uma das poucas vezes que vou assistir a Record.
Quanto a um assunto novo para o blog, você poderia falar um pouco dos programas que não estejam no horário nobre da Globo e Record, não acha? Pode ser uma boa opção. Além do quê, esses programas são fartos e das mais diferentes variedades. Então? O que acha da sugestão? Até o próximo post.

Leonardo comentou:

Pelo amor da mãe dos meu filhinhos, pra q esse sensacionalismo todo pra fala sobre crise das novelas da GLOBO, naum soh da globo como de todas as emissoras brasileira, q vive uma crise de audiencia, isso jah esperado, naum eh novidade, jah ocorre essa crise no EUA e no Mexico, alias as novelas da globo ainda continua sendo lider isolada.

Saulo comentou:

Realmente eh fato a Globo passa por uma crise jamais vista antes...as novelas das 6 e 7 sao pessimas, mas nao vamos nos guiar apenas por audiencia!!! 3 irmas realmente eh mto fraca, mas o mesmo site elogiou e muito a Negocio da China qdo q mesma bateu 30 pontos na estreia, quer dizer que so eh boa se der audiencia???
Ja A Favorita é a melhor novela desde Belissima, independente da audiencia que utrapassa os 41 pontos diariamente. A novela so esta fechando o mes com audiencia abaixo dos 40 por causa dos sabados, que como eh de costume a audiencia desaba em todas as emissoras...

Leanda.sp comentou:

gloria vai da jeito no horario sim, 1º ta faltando amor no horario, n essas indecições amorosas de Lara
glória perez msm fala que ela aprendeu mt coisa com janete clair, ela sabe o q ta bom o q n ta, nunca vi novelas tao perfeitas igual a dela, os ganchos, historias td, novela é povão, é rio de janeiro.. cenarios do rj, q ela vem desenvolvendo desde partido alto. o elenco da novela dela ta 10, alguns escalados por ela, outros pelo sherchmann, ficou mt bom. to dando a minha cara a tapa c pelo menos a media de 45 pontos volte.
e outra tem personalidade mt forte, sabe o q qr, e acerta, não sucegou enquanto n tirou a ana paula arosio do sbt, para fazer sua hilda. n quis saber de amizade antiga com jayme, tirou ela da direção pq n estava gostando. e agora essa guerra pela ju paes. ótimas escolhas marcio garcia e rodrigo lombardi e leticia sabatella, feita por ela. otima escolha tb do marcos scherchamn escalar tania khalil para a a outra antagonista. ela n muda a historia dela, ela muda a forma de contar, li uma entrevista dela a esse site, consefui abrir n sei como pq e desde 2005. a gente n ve os autores falarem, ah vou entrar pra ganhar, igual ela ta falando, e ela admite q tem truques. o q a gente n ve os outros dizer. sabe desenvolver um nucleo jovem melhor do q ningm, o clone teve a lindinha da thaís fersoza, debora falabella, thiago fragoso.. nossa mt massa. america rodrigo hilbert, luiza valdetaro, mari ximenes..
é, esperar por cdi!!!!!!!!!!!!!! nossa mt imagem linda, essa novela vai ser um descanso para os nossos olhos, n q esteja cansada, e sim q realmente, ta td mt lindo!!!

bjssss

Jarbas comentou:

Em resumo o problema é um só; a globocopia não tinha concorrencia, qualquer cacareco fazia sucesso, quer seja autor ou ator. Agora, a ficha caiu.A próxima novela das oito ainda vai ser pior, aguardem. Concorrencia, economia de mercado que foi sempre o que a globocopia vomitava, mas só para os outros.

Victor comentou:

Na hora de ressaltar as novelas que devemos acompanhar atualmente, você se esqueceu de tramas como Mulheres Apaixonadas (trama inteligente e melhor novela da Globo na década) e Prova de Amor (de quando a Record produzia novelas sem exageros), alem de Pantanal, que é uma preciosidade para a TV Brasileira. OK!
E no próximo post do curtas e quentes tenho uma sugestão, mas é claro se você aprovar. Falar sobre a classificação indicatia das novelas e reprises. O que acha?

Maurício Frutuozo de Siqueira comentou:

Olá Jefferson. Adoro esse blog e, principalmente, seus comentários, são bons... :aplausos1: ... pena que eles só são exibidos uma única vez por semana :triste3: Esta é a primeira vez que estou fazendo meu comentário, espero que você o leia e, se possível, mencione-o em seu próximo comentário.
Sou fanático pelas novelas globais e confesso que, atualmente, elas estão me decepcionando muito!Elas estão em queda na audiência devido as histórias que estão de péssimas qualidades. Acho que os autores deveriam aproveitar mais seus personagens, fazendo histórias melhores.
Não gosto das novelas de outras emissoras. Ainda tenho muita esperança de que as novelas globais voltarão a ser ótimas, e "fã que é fã espera sempre o melhor e um pouco mais de seus ídolos e sempre acreditará neles"... Espero que não me decepcionem :nervoso:
Um abraço e até a próxima. :tchau2:

Veja também