O Planeta TV

Coincidências ou semelhanças geram atrito entre autores globais

Por: Jeferson Cardoso

Coincidências ou semelhanças geram atrito entre autores globais

Fui a Goiânia assistir ao jogo da Seleção Brasileira, que empatou em 0 x 0 com a Holanda. A viagem foi ótima, pena que não vi um gol sequer. Até vi, mas era impedido.

Vamos falar de TV, que é o que nos interessa.

Quer então que a Rede Globo identificou coincidências entre a trama central de "Morde & Assopra" e "Fina Estampa" (título provisório)? E, mais uma vez, Walcyr Carrasco é acusado de plágio. Não vou entrar neste mérito, isto é problema da direção artística da Globo que aprovou a sinopse e não observou as semelhanças. É uma vergonha!

A alternativa da cúpula global foi pedir a Walcyr para que antecipe o desfecho do núcleo de Cássia Kiss Magro e Klebber Toledo, intérpretes de Dulce e Guilherme. Que palhaçada!!!

Enfim, cadê Manoel Martins? Será que não lê as sinopses antes de aprová-las? É verdade que a novela sofreu mudanças bruscas para driblar a audiência, mas essas alterações não passam pelas mãos de ninguém? É complicado! Prefiro acreditar no ditado "Qualquer semelhança é mera coincidência" e que Walcyr – que não é obrigado a saber detalhes de sinopses de seus colegas – não tem culpa "no cartório".

Morde & Assopra reage!

Falando em "Morde & Assopra"... Não consigo gostar desta novela! É notável que as alterações realizadas pelo o autor deram outro gás à trama, mas não suporto tramas repetitivas. O público, no geral, gosta. As novelas de Walcyr são sempre bem populares e ele está certo em manter seu estilo.

No mais, quero destacar a atuação de Cássia Kiss, a salvadora desta novela!

Novos autores

Há algum tempo estão me questionando sobre o surgimento de novos autores. Sempre apostei em uma nova safra de roteiristas. Nos últimos anos tivemos gratas surpresas, entre elas: Andrea Maltarolli, Tiago Santiago, João Emanuel Carneiro, Cristianne Fridman, Gisele Joras, Thelma Guedes, Duca Rachid, Vivian de Oliveira e Gustavo Reis. A lista poderia ser muito maior se outros talentos tivessem oportunidades.

Entre os que nunca tiveram oportunidade, apostaria em Vincent Villari, que foi praticamente o co-autor do remake de "Ti Ti Ti". Felipe Miguez, parceiro de Carlos Lombardi, também merece uma oportunidade.

Sabemos que Lígia Manzo escreverá a próxima novela das seis da Globo. Não sei nada de sua sinopse, mas já é um passo à frente. Pode até ser que não dê certo como aconteceu com Bosco Brasil, no entanto, só saberemos se apostarmos.

Acelerado

Estou preocupado com o ritmo de Aguinaldo Silva. Ele confessou - em seu Twitter - que já escreve o capítulo 22 da nova novela das nove. A trama só estreia daqui a três meses. Acho arriscado lançar um produto com tantos capítulos de frente. A margem de 30 capítulos seria o suficiente...

Elenco

Confira a lista completa do elenco da próxima novela de Aguinaldo Silva, por ordem alfabética:

ADRIANA BIROLLI – PATRICIA
ALEXANDRA MARTINS – MARCIA - SECRETÁRIA DA FINA ESTAMPA
ALEXANDRE LIUZZI – ANDRADE - FUNCIONÁRIO DA OFICINA
ALEXANDRE NERO – BALTAZAR
ARLETE SALLES – VILMA
BIANCA SALGUEIRO – CAROLINA
CAIO CASTRO – ZÉ ANTENOR
CARLOS CASAGRANDE – JUAN GUILHERME
CARLOS MACHADO – FERDINAND
CAROLINA DIECKAMNN – TEODORA
CAROL MACEDO – SOLANGE
CHRISTIANE TORLONI – TEREZA CRISTINA VELMONT
CHRISTIAN MONASSA – MAX
CRIS VIANNA – DAGMAR
DALTON VIGH – RENÉ VELMONT
DAN STULBACH - PEDRO SIQUEIRA
DAVID LUCAS – RENÉ JÚNIOR
DIEGO ESTTEVE – FUNCIONÁRIO DA COZINHA DO “LE VELMONT”
DIRA PAES – CELESTE
EDUARDO SPINETTI - FUNCIONÁRIO DA COZINHA DO “LE VELMONT”
EVA WILMA – ÍRIS
ERI JOHNSON – GIGANTE
FÁBIO KELDANI – VICTOR
GABRIEL PELÍCIA – QUINZINHO
GUIDA VIANNA – ISOLINA
GUILHERME BOURY – DANIEL
GUILHERME LEICAM – FÁBIO
IGOR MARQUES – SURFISTA CACO
ÍTALO GUERRA – REINALDO
JOANA LERNER – LUANA
JOE RIBEIRO – JOEL
JOSÉ MAYER – PEREIRINHA
JOSIE PESSOA – ELLEN
JÚLIA LEMMERTZ – ESTHERZINHA WOLKOFF
JULIANA KNUST – ZULEIKA, ZUZU
JÚLIO ROCHA – ENZO
LILIA CABRAL – GRISELDA
LUMA COSTA – NANDA
MALVINO SALVADOR – QUINZÉ
MARCELO BROU – PEZÃO
MARCELO SERRADO – CRODOALDO VALÉRIO
MARCIO GARCIA – WALLACE
MILENA TOSCANO – VANESSA
PAULO ROCHA – GUARACY
RAFAEL ZULU – EDIVALDO
RENATA SORRAH – DANIELLE FRASER
RICARDO BLAT – SEVERINO - MAITRE E GERENTE “LE VELMONT”
RODRIGO SIMAS – LEANDRO
ROSA MARYA COLLIN – DONA ZILÁ
SANDRO PEDROSO – MANDRAKE
SOPHIE CHARLOTTE – MARIA AMÁLIA
SUZANA PIRES – MARCELA COUTINHO
TANIA KHALLIL – LETÍCIA
TOTIA MEIRELLES – ZAMBEZE
VITOR DAVID – LEONARDO
WOLF MAYA - ÁLVARO

Sobre as escalações, Fiuk disse que nunca foi convidado. Ísis Valverde, Juliana Paes e Marcio Garcia pediram para sair, por motivos pessoais. Glória Pires era o sonho de consumo do autor, mas não conseguiu sua liberação de "Insensato Coração". José Mayer recusou cortar a barba e teve que trocar de personagem. Alexandre Borges chegou a ser sondado para um dos principais personagens, mas está fazendo teatro na Alemanha.

Ídolos

Não suporto a atual edição, a pior de todas. E digo mais: não acredito no resultado daquelas votações, via SMS. É lenda!

Até a próxima!




Comentários (34) Postar Comentário

@Marcos_S_Guida comentou:

Não creio que o Walcyr Carrasco tenha plagiado alguma coisa, pelo contrário sinopses identicas sempre tem. E com certeza, daqui pra frente, veremos muitas mais parecidas. Morde & Assopra não só reagiu como ganhou um carinho do público pela trama de Dulce e seu filho.

beto comentou:

porque vc naum gosta de morde e assopra???odeio que o walcyr tenha plageado outra sinopse mas...vai entender!


Jeferson Cardoso respondeu:

Já expliquei: cansei da repetitividade do autor. Abs.


@FABIODIASR comentou:

Então Vidas em Jogo tem tb muitas coisas parecidas.
Um filho que tinha vergonha da mãe, qdo a vi pensei a mesma coisa sobre a Dulce. Sem contar que a personagem Griselda de Lilia Cabral tb ganhará na loteria e ficar rica! E agora José? Qtos coincidencias né?


Jeferson Cardoso respondeu:

Aí lascou! Hahahahahahaha!


Vagner comentou:

Muito ancioso para rever Eva Wilma como vilã novamente numa novela das 21:00. =)

Selma comentou:

Muito interessante seu comentário,assim como você essa novelinha das 19 é um saco,nem dá para compreender que o mesmo autor escreveu Fascinação(sua melhor novela)e Xica da Silva.Sobre o ibope da mesma,um milagre pois continua a mesma novela tosca do começo,discordo da Cassia,não está com essa bola toda.Insensato assisto no yotube,pois vejo só o que interessa,pontos positivos Louise Cardoso maravilhosa,Bete Mendes,Tarcisio Meira,um porre fagundes e camila(tosco),lazaro e aquela menina feia bocuda,só tem de bonito a cor dos olhos,e o tal do vinícius outro porre,ponto alto desta novela a volta do grande ator Marcos Damigo(Hugo Abrantes),depois de 13 anos´como é bom reve-lo,cena bonita no sábado seu encontro com o Eduardo,os dois irão passar uma mensagem muito bonita,esse romance vair dar o que falar,quem assiste a novela percebeu que com a entrada dele a novela deu uma guinada ele é muito pé quente.Agora o porre maior e aguentar o bocudo e velhote(como está velho esse cara),o tal de gabriel braga,o velho aparecido,detonou os autores da Record(é bom ele lembrar o que aconteceu com o Marcio Garcia(humilde,breve o teremos na Record),o velho lá precisa lembrar que não vai acontecer sempre de grandes atores (Fábio)desistir de uma novela e chamar qualquer coisa para cobrir.Esse senhor deu muito trabalho na Record,não decorava,não vai fazer falta nenhuma na Rede Record temos Fernando Pavão,Bruno Ferrari e outros grandes atores que irão fazer bonito nas novela do grande Lauro Cesar Muniz.Tomara que a Record lembre-se sempre das declarações de gagá,apesar que ela não guarda rancor,ex.jussara freire detonou,e hoje está lá.Sobre a novela do outro bocudo aguinaldo não sei não,apesar de tudo desejo boa sorte.

A. M. comentou:

Coincidência, não? O Walcyr ser acusado de plágio novamente!
:soraia:
Calma, comenta rnão ofende tanto assim..

Luciano comentou:

Jeff o que esta achando de insensato Coracao ?

Adryan comentou:

Só faltou vc falar sobre Insensato coração... Abs!

Douglas comentou:

Jeferson as vezes eu acho curioso o gosto do público noveleiro. Como pode uma novela explêndida como Cordel Encantado dar somente 26 pontos de média enquanto que a bobinha Morde & Assopra ultrapassar os 30 pontos. Possui uma audiência maior do que a ESPETACULAR Ti Ti Ti.
Concordo imensamente (hj eu to ultilizando adjetivos meio que extravagantes pela minha intensa vontade de comentar) com vc no que diz respeito aos mesmismos do autor que na minha humilde opinião devia voltar pro horário das seis, que é um horário mais coerente com a temática de Walcyr. Com relação a essa história de plágio, eu concordo que deveriam dar mais umtempo de descanso a Walcyr Carrasco para que ele não perca sua criatividade e bole tramas pioneiras.

Insensato Coração tá show viu!

Abraço a todos.


Jeferson Cardoso respondeu:

Douglas, o horário das 19h tem um público maior. É a única justificativa, mas Cordel Encantado é uma perfeição. Abs.


Solange Guia comentou:

É uma perfeição para o público de 26 pontos. EU não gosto de Cordel, não assisto. Se é tão perfeita porque não marca mais? Simplesmente porque o público não se interessou em sentar na frente do sofá pra ver...

Veja também