O Planeta TV

"CIRANDA DE PEDRA": QUAL O MOTIVO DA REJEIÇÃO?

Por: Jeferson

"CIRANDA DE PEDRA": QUAL O MOTIVO DA REJEIÇÃO?

Estou chocado! A TV Globo chegou a beira do poço com a estréia da maravilhosa “Ciranda de Pedra”. Como pode esta rejeição toda? Eu não faço nem idéia e nem quero perder tempo com isto, a verdade é que a história de Alcides Nogueira é muito boa, e, vale a pena ser acompanhada.

Assistindo os primeiros capítulos, a impressão que tive, é de que a novela tem uma narrativa parecida com a de minissérie, talvez, isto fez com que o público rejeitasse a trama. Ana Paula Arósio vem dando show, mas aquela choradeira da atriz, só faz lembrar a tal Juliana de Terra Nostra, onde chorou do primeiro ao último capítulo. A comédia apresentada, até então, é precária, deixa a desejar. Não se é o texto da comédia que está fraco, ou se isto tem haver com a interpretação dos atores. É um caso a ser analisado nos próximos capítulos.

Daniel Dantas está muito bem na pele do vilão, e, Leandra Leal promete se destacar no meio de um elenco estelar. E, o que falar das meninas: Tammy di Calafiori, Ana Sophia Folch e Ariela Massoti? Ainda é cedo para falar, mas elas vêm dando conta do recado. Uma coisa tem que ser clara, elas não são responsáveis pela baixa audiência.

Agora o que não posso deixar passar em branco é a música da abertura. Aquilo é cansativo demais!!! Pegaram apenas um trecho da música para uma abertura de 1 min e 10 segundos. Seria interessante eles editarem a abertura para apenas 30 segundos ou tocar a música na íntegra. Ninguém merece aquela repetição!

E a audiência? É assustadora! Confesso que não esperava tamanha rejeição. Depois de uma excelente divulgação da Globo, o mínimo esperado era os mesmos índices da antecessora. E agora, qual será a explicação da emissora, já que não estamos em horário de verão? A única explicação é de que se foi o tempo da era televisiva, e, a tendência é ficar cada vez pior. Ao que tudo indica é que se hoje marcar 20 pontos é fracasso, daqui uns anos, marcar 30 de média no horário, será um mega sucesso.

E uma pergunta fica no ar: “A Favorita” emplaca ou não? Meus queridos percebi em vários comentários, que muitos aqui são fãs do autor João Emanuel Carneiro. E, eu também sou. Apesar de seu estilo mexicano, ele, sabe como ninguém escrever novelas envolventes e populares. Mas, vamos com calma... Quem está em crise é a TV Globo e não os seus autores! Exemplo disto é “Duas Caras”. A novela até hoje nunca conseguiu se quer chegar aos 50 pontos de média. E, a partir de junho, a briga vai ser pior ainda. Querendo ou não, a novela “Os Mutantes” tem uma força muito grande no Brasil, e, pode sim ser uma grande dor de cabeça para a Globo no horário. Uma coisa é certa: será delicioso ver duas grandes revelações (Tiago Santiago e João Emanuel Carneiro) disputando índices preciosos de audiência. Particularmente, torço para que a briga seja acirrada. Quando digo acirrada, em momento algum estou dizendo que a novela da Record vá vencer a principal novela brasileira. Meus caros, sejam realistas, marcar 13/15 pontos contra 35/40 da Globo já é grande vitória da concorrência, não é mesmo?

Um caso a se pensar: Já sabemos que a novela “Caminhos do Coração” tem um público fiel, e, como a estréia de uma novela sempre registra uma pequena queda, então podemos pensar: se “Duas Caras” vem marcando 42 pontos de média, “A Favorita” pode começar com números bem inferiores, e, já pensou o que pode acontecer se “Caminhos” abocanhar este público? É, mas o contrário também pode acontecer.

Mudando de asssunto...

Gostei do novo formato do programa “TV Xuxa”. Muito bom para as manhãs de sábado. Torço para que Xuxa reerga a sua carreira, e, volte a conquistar o seu público.

Pois não é que o programa “Domingo Legal” voltou a ser bem produzido. A atração de Gugu voltou a apostar em quadros que conseguem emocionar o telespectador. É justamente a mesma técnica utilizada pela a Record em sua revista eletrônica no mesmo horário. Os quadros “De volta para minha terra”, “Aconteceu comigo”, “Loucura de amor”, “Devo não nego, pago se puder”, são umas das excelentes atrações que o programa apresenta. Está explicado o porquê dos picos de audiência, apesar da forte concorrência.

E domingo que vem “Domingão do Faustão” comemora a sua milésima exibição. A rapadura é doce, mas não é mole não. Faustão depois de algumas crises segue firme e forte na liderança.

Até que fim Silvio Santos resolveu voltar a ser o que era antes. Vai comandar um programa de três horas de duração no estilo ‘Topa Tudo Por Dinheiro’ e ‘Hot Hot Hot’ nas tardes de domingo. Aos poucos, a emissora reencontra o seu caminho. O que não pode é desistir!

É impressão minha, mas o “Pânico na TV” perdeu o seu brilho? Alguma coisa me diz que o programa está em crise interna... as piadas, e quadros elaborados ultimamente são fraquíssimos.

A TV Record bem que tentou, mas não conseguiu, não tem jeito, o monopólio a entrevista exclusiva continua firme e forte à TV Globo. A mãe da pequena Isabella, Ana Carolina de Oliveira, concedeu uma entrevista ao Fantástico, assim, como Ronaldinho, e, os possíveis assassinos.

Como já disse, voltei a acompanhar a novela “Beleza Pura”, e, cada vez mais tenho certeza de que a trama não vai longe. É fraquinha... Quem acompanha a novela tem a impressão de estar assistindo “Malhação”. A autora Andrea Maltarolli deve ter se confundido com o horário, só pode! A novela bem que poderia ter o título de “Malhação Pura”.

A escolha da melhor novela das seis, sete e das oito, movimentou este blog. Com isto, vamos continuar. Nos próximos tópicos, vamos trocar idéias em relação as piores dos mesmos horários, e, claro, a melhor minissérie, bem como, melhor novela da TV Record. Aguardem!





Comentários (66) Postar Comentário

CARLA comentou:

COM ESSES BAIXOS INDICES DE AUDIENCIA DE CIRANDA DE PEDRA ACHO APENAS QUE O PUBLICO ESTA PERDENDO UMA BELA OBRA,FEITA COM MUITA QUALIDADE E TALENTO.ACHEI A NOVELA LINDA,OS FIGURINOS,OS CENARIOS A HISTORIA É INTERESSANTE E A ABERTURA ME ENCANTOU.MAS,CADA UM É LIVRE E ESCOLHE O QUE VAI ASSISTIR.DIGO O MESMO PARA "A FAVORITA" AS OPÇOES ESTAO AÍ,AGORA VAI DEPENDER DO QUE O PUBLICO QUER.EU FICO COM O Q DA GLOBO. :globo:

Henrique Brinco comentou:

Acho que a baixa audiência da novela "Ciranda de Pedra" é devido ao crescimento dos meios de comunicação. Nos últimos anos, a TV só fez perder público para a internet.

Isso já era de se esperar, pois nos EUA aconteceu a mesma coisa. A contagem de audiência já inclui também a internet.

:globo: X :record:

Outro fator é a concorrência acirrada das outras emissoras de TV. A Rede Record cresceu muito nos últimos anos e agora tem capacidade de incomodar a vênus platinada. Essa briga vai esquentar cada dia mais.

Parabéns pelo texto. :pisca:

Douglas comentou:

Mais uma novela das seis tracenta.. bem feito, esse estilo de novelas de epóca ja enxeu o saco, principalmente que é o tempo todo desse estilo, não variam.. se fosse revezando, merece traçar mesmo, essas novelas nem me interessam.. :tchau2:

Matheus comentou:

Para a record coube o sencionalismo no caso Isabella... O que foi quarta-feira passada, horas mostrando policiais parados na porta do apartamento, com um jornalista mediocre, gritando sem parar. À Globo coube a certeza de ser o melhor jornalismo do país, todas as entrevistas exclusivas e detalhes exclusivos do caso... Amanhã o Brito Jr. provavelmetne vai criticar a excelente entrevista da Patrícia Poeta.... Jornalismo se faz assim!.... Em tempo: no Rio Grande do Sul a novela dos mutantes bateu seu recorde de audiência na última semana de Abril: 6,5 (isso mesmo, seis pontos e meio).... A gauchada não se presta a assistir uma novela tão ruim.... só paulista e o nordeste mesmo!!!!!!!

Jota comentou:

Vamos ser realistas. A novela Ciranda de Pedra é pura qualidade. e parem com esta história de que a novela tá perdendo público pra Record. Isto s´existe na cabeça de vocês. O SBT já teve audiências maiores contra novelas da Globo e nunca chegou a ameaça-la de verdade.
Lembrem das criser que já passaram Faustão, Huck, O Dono do Mundo e tantos outros produtos da Globo e com o tempo tudo voltou porque queiram ou não é da Globo que o povo gosta.

Adriano comentou:

A novela Ciranda de Pedra é muito boa... só não entendi pq o nome! :sorrisao: :sorrisao: :sorrisao:
Eu fiko pensando... a :record: tah crescendo na audiencia sim... mais ainda falta qualidade! Qndo a :record: vai ter um elenco como os da :globo: .
Falando sobre Beleza Pura, eu gostei da trama no começo, só q hj não estou assistindu mais, a única coisa boa na novela, é a Isis Valverde, que é muito engraçada e bonita!
Ah!Falando sobre a :record: acho que se a nova novela Chamas da Vida fosse contra A Favorita até poderia passar dos 20 pontos de Ibope, sorte que vai ser depois dos Mutantes loucos, ai qndo acabar A Favorita, vai dar pra assistir.
O novo formato da Tv Xuxa ficou muito bom, acho que a Xuxa deveria ficar só com esse tipo de formato de programa, já foi o tempo das crianças.
E MALHAÇÃO??? Já passou da hr de acabar!!!!! Pq não coloca uma novela com assuntos jovens, mais com o elenco mais velhos, como as séries OC- Um estranho no paraíso, Lances da Vida,Gossip Girl, ou como filmes Set Up(Ela dança, eu danço), falando sobre o universo da dança Hip Hop,Pop,definitivamente falando sobre jovem, baladas, viagens, sei lá, uma coisa diferente na televisão brasileira.
Hj critiquei um pouco a :globo: , mais mesmo assim ela é melhor, apesar dos erros e erros!!!
:globo: :globo: :globo: :globo: :globo: :vibracao5:

Leonardo comentou:

O motivo da baixa audiencia de Ciranda de Pedra é o fato da :globo: deixar de lado o folhetins comteporaneo fica em produções de epoca. Que estão se tornando cansativa apesar de bem feitas. Por isso está na hora da globo mudar. Senão corre serio risco da situação fica ainda pior. Já pensou se o :sbt: produz uma novela que apesar que é meio dificil, mais sabe se lá igual High School musical, a rede globo estaria frita

Jason Lima Giambarba comentou:

Você deve ter se enganado, Jefferson, quando disse que a novela "Duas Caras" não chegou aos 50 pontos de média. Claro que chegou. No capítulo 149, quando a Sílvia(Alinne Moraes) se jogou da escada da mansão do Ferraço(Dalton Vigh), a audiência registrada foi exatamente essa: 50 pontos de média com 56 de pico. E foi a maior audiência da novela até agora.
Informação correta nunca é demais.

jozynaldo comentou:

olha o que eu acho é que a :globo: perdeu a sua criatividade de alguns tempos atras parece uma loucura as suas novelas, pra falar verdade nenhuma das suas novelas não me chama mais atenção,assim como eu existem muitos outros que pensam igual a mim...

arthu comentou:

É provável que eu seja o único brasileiro que viu essa entrevista sob outro prisma. Até então a mãe de Isabela tinha um procedimento diante da perda da filha impecável, relutou em falar muitas vezes (o que é compreensivel) e qdo dizia algo (mesmo que rapidamente) falava pra todos os reporteres (de todas as redes) na porta de sua residencia, afinal todos estava acompanhando o seu drama. Agora uma mãe que chora a perda da filha, ainda ter sangue frio de escolher somente a rede Q de televisão pra dar uma entrevista exclusiva, pra mim soou muito estranho mesmo, tremenda falta de respeito com as demais redes de tv, pois enqto a rede Q apenas defendia o "casal de bandidos assassinos" com aquela inesquecível entrevista institucionalizada, as demais redes davam vez e voz pra todos os lados da história. Confesso que fiquei decepcionado com a mãe da Ana Carolina diante dessa atitude. Acredito que depois dessa entrevista o "casal de assassinos" ganhára as ruas em breve, via habeas corpus!

Veja também