O Planeta TV

Caio Blat, o destaque de Lado a Lado!

Por: Jeferson Cardoso

Caio Blat, o destaque de Lado a Lado!

Meus queridos, acertei a média final de "Lado a Lado". A trama (bonitinha, porém fraquíssima) chegará ao fim com pífios 18 pontos. Há duas semanas voltei a acompanhá-la diariamente. De tão simples, nem parece estar na reta final.

Não posso deixar de enaltecer e aplaudir de pé o desempenho de Caio Blat nesta novela. O seu personagem, Fernando, é, sem dúvida, o grande destaque do folhetim. Talentoso, Blat se destaca a cada cena. No ar, é notável o quanto ele se dedicou. Nada de Marjorie Estiano, Patrícia Pillar ou Camila Pitanga. O nome desta novela é Caio Blat!

Por fim, quem acompanha "Lado a Lado" percebe o quanto a produção vem vacilando. Outro dia, um produtor (fumando) apareceu ao fundo de uma cena de capoeira. Recentemente, mostraram um produto com o código de barras, sendo que a novela se passa em 1910 e o tal código só foi criado na década de 70. Por fim, uma antena da operadora SKY foi mostrada na cidade cenográfica onde a novela é gravada.

Será que teremos outros micos nas próximas duas semanas?

As chamadas de Flor do Caribe

Confesso que levei um susto com a empolgação de muitos quanto à divulgação de "Flor do Caribe". Sabemos que será uma novela água com açúcar, com os mesmos enredos já apresentados em outras tramas escritas por Walther Negrão. O entusiasmo, talvez, se justifique pela "rejeição" de "Lado a Lado". Enquanto a atual trama das seis é têm imagem escura e uma narrativa que foge dos padrões, a sucessora é solar e aparenta ter um vilão bem definido.

Não duvido que logo na primeira semana, "Flor do Caribe" já supere toda a média acumulada de "Lado Lado".

O Profeta

Tem gente acreditando que "O Profeta" salvará as tardes da Globo. Não acredito. A novela é ótima, mas não fará milagre. O problema de audiência, principalmente no horário vespertino, não é de hoje. Obviamente, não será solucionado da noite para o dia.

Hoje em dia, temos uma vasta opção de canais entre TV aberta e TV por assinatura, o que justifica uma audiência baixa e mais competitiva.

Quando estava recuperando o público, com o Clone – que chegava a picos de 24 pontos -, a Globo optou uma avalanche de re-reprises (Mulheres de Areia, Chocolate com Pimenta e Da Cor do Pecado). Com isto, nos últimos anos, o "Vale a Pena Ver de Novo" perdeu, em média, três pontos de audiência.

Sendo muito otimista, acredito que a primeira semana de "O Profeta" registrará uma média de 14 pontos. Qualquer número acima disto, será surpresa.

A luta do SBT!

Bastou a audiência de "Carrossel" esfriar, melhor, estacionar em 11 pontos, para o SBT perder a vice-liderança para a Record. Se "Chiquititas" não alcançar os dois dígitos.... Xiiiii!!!

E a reprise de "Rosalinda" hein? Tinha gente acreditando que dobraria os índices de "Gotinha de Amor".

É, pode parecer implicância minha, mas não é. O futuro do SBT é crítico. Principalmente, no período vespertino. É tenso!

Novela da Globo com ET’s?

Segundo publicação da jornalista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, a novela que Geraldo Carneiro escreve para a faixa das 19h da Globo será uma comédia com tons de ficção científica. Por conta de um problema ambiental que afeta outros planetas, ETs vão desembarcar na Terra. Eles serão os protagonistas da história.

Hahahahahaha! Cadê aqueles que apedrejavam a saga dos Mutantes da Record? Já sei, foram abduzidos pela nave da Vênus Platinada!

Só um detalhe: A sinopse que Tiago Santiago apresentou ao SBT, com marcianos, é idêntica a essa que Carneiro apresentará à TV Globo.

Que tal se a Record reprisasse "Caminhos do Coração – Os Mutantes" junto com o lançamento do folhetim global? Não aguento. Acabo-me de tanto rir! Hahahahahahahahahaha!

Desafio musical, de Gugu Liberato

Sem nenhuma mudança no formato, Gugu Liberato estreou neste domingo, 24/02, a versão do "Qual é a música?" – comandado por Silvio Santos no SBT. Batizado de "Desafio Musical", do formato original "Name That Tune", o quadro é uma das principais apostas do Programa do Gugu para esta temporada.

No quesito audiência, o "Desafio" conseguiu picos de 11 pontos, mas não garantiu a vice-liderança ao programa da Record. Das 15h10 às 19h20, Gugu, segundo a prévia, marcou apenas 6,4 pontos de média.

"Desafio Musical" é entretenimento, mas possui um formato desgastado. Não terá vida longa. Alias nem deveria ter nascido, ou melhor, renascido.

Nasser e Fernanda na final do BBB!!!

Não consigo compreender a "força" da torcida de Kamilla no BBB13. A moça, que adora falar sozinha e faz tudo para defender o ex-vilão Elieser, cresce no jogo. Enquanto isto, Nasser e Fernanda são considerados "plantas" e estão entre as últimas opções, de acordo com pesquisas de popularidade na Internet.

A combinação de voto manipulada por Kamilla e Elieser para o último paredão foi vergonhosa. Não gosto do comportamento de Kamilla no jogo. Desde as mentiras (escondida, ela come os alimentos de seus Brothers) às baixarias (de quando está bêbada).

Prefiro torcer pelas "plantas" ou por Anamara do que para Kamilla.

E o novo paredão foi formado. Nasser, Elieser e Marcelo. Espero que Nasser seja a terceira opção. Caso ele saia, minha torcida ficará apenas para Fernanda e, talvez, Marcelo. É tenso!

Hoje é um dia muito especial para mim, depois conto para vocês. Fico por aqui. Tchau!




Comentários (68) Postar Comentário

Pedro comentou:

Eu não entendo como a Globo brinca... Meu Deus, ela é muito corajosa de colocar no ar uma novela sobre ET's, eu acho que ás vezes ela pega nas suas escolhas. Eu pensei que fosse piada essa sinopse. Jefferson, pela minha humilde opinião se for aprovada mesmo essa novela será pior do que tempos modernos.
Sobre o bbb, acho que cada um tem sua opinião, mas a kamilla não é tão ruim, eu torço por ela mais não concordo com todas suas atitudes, já gostei muito dela, agora nem tanto. Desde que ela ficou com o mala do eliéser, eu perdi um pouco a graça. Mas eu considero ela muito melhor do que a anamara, no começo eu torcia pela baiana, mas desde que ela voltou do quarto de luxo, está com o rei na barriga se acha a melhor.
Gosto muito da Fernanda também. Mas quem ver no PPV, o grupo da kamilla não é tão ruim assim como a Globo passa. não foi mostrado o complô feito pelo ivan, nasser, andressa e marien, e nem as atitudes grosseiras da anamara com a maioria das pessoas.
Por isso ainda torço pela kamilla, e torço pela eliminação de elieser na terça, para que ela volte a ser menos chata.
Muito bom seu poste. :clodovil2:
obrigada.
Abraços.


Jeferson Cardoso respondeu:

Pedro, entendo a sua opinião. A minha também oscila a cada semana. Já cheguei até a querer Elieser na grande final. Pode?


Blog da Lili comentou:

Olá, Jefferson! Olhar eu aqui LILI!
Agora vamos ao que interessa. Realmente as falhas das novela da 6 da globo as vezes parece até de propósito para chamar a atenção. Em relação a FLOR DO CARIBE, já está na cara que dará uma boa audiência. Ainda mais se seguir a velho formula das novelas com uma pintada de novela mexicana. Em relação ao Profeta veremos ser realmente foi um boa escolha.
Agora vamos direto ao que interessa :sbt1: . Está emissora ter grande potencial igual a :record1:, mas não saber aproveitado. Uma pena!
O :sbt1: deveria aprender a deixar de explorar os seus produtos que estão dando certo até exaustão como no caso de Carrossel e aprender a aproveitar o sucesso dos seus produtos de maior audiência e investir no resto da grade de programação para agregar essa audiência ao todo na rede e divulgar a grade por completo, não apenas um único produto. A emissora sobreviver de uma unica autora em novelas. Já que o Tiago Santiago já está com malas prontas para voltar a :record1: de onde nunca deveria ter saindo. Sem falar na mania que emissora tem de viver do passado. Achar que lá está solução. Nem tudo quer está no passado será sucesso no presente. Até porque o tempo são outros. Carrossel é uma exceção, Bozo que o diga. Essa emissora tem que acorda de vez. Tudo bem que já avançou muito mais precisar de mais avanço. Uma coisa que vejo. É o grande potencial que o SBT tem em seu jornalismo, que apesar da fraca estrutura, surpreender e até ganhar prêmios importantes. Principalmente a Edição Noturna e diurna. Outro ponto forte que emissora tem. São os programas de auditório, que o único que vem recebendo investimento é do próprio Dono. Deveria colocar Eliana "Ao vivo". Para baste de frente com Programa do GUGU que por sinal parece que saiu da depressão que estava e do mal educado do Faustão. Celso tem reduzir o Domingo Legal ou dar uma outra atração para Portiolli com duração menor. Antes dele colocar o Richard ou Supernanny. Deveria mantem apenas um horario de novela a tarde com produção inedita da televisa e dar um novo programa a Cristina que misturar-se talk show, jornalismo e reality show transformando esquadrão da moda em quadro fixo do programa. Algo bem popular com cara da Cristina. No final da tarde, por voltar das 6 optaria por sticons inéditos ou programa infantil estilo ao antigo Disney Club ou até mesmo Chiquititas e finalmente inagurava o segundo horário de novelas para o publico adulto as 8:15. Ah!! Em relação ao sabados deixaria o Raul Gil ir para :redetv1: de mala pronta. Programa dele cansar. Funcionar bem durante um tempo mais depois. Devido a faltar de mudança e agilidade na atração e colocaria o Andre Vascos no lugar com um atração nova com os jurados do astros. Dando um ar mais jovial e moderno aos sabados. E investiria em Sticons que acho que emissora tem potencial para isso. É cara da emissora este tipo de programa.
Aqui dei algumas soluções que não precisaria gasta 1 milhao por capitulo igual no caso da :record1: para dar audiencia. Basta o :sbt1: querer é investir e inovar. Como sempre fez. Ah!! Sem falar que faz um tempo que o :sbt1: não nos surpreender. Está na hora. O que vc achar Jefferson. Apesar que este problema vejo não apenas no SBT, mas em todas as televisão aberta. Tanto é que até a globo se acomodou. Já que não ter concorrência para quer mexer. Melhor mantém o que está ai. Que pagar somos nos o publico que termos que ver está TV de segunda que muito tempo deixou de ser de primeira.


Jeferson Cardoso respondeu:

Com saída de Raul Gil, o SBT apenas perderá dinheiro com mercado publicitário. A audiência, com filmes ou séries, deve ser mantida entre 4 e 5 pontos. Eliana, ao vivo, não sei se seria uma boa. Gugu está em crise por motivos óbvios: ele está tampando o buraco do "Tudo é Possível", começando às 15h e terminando muito cedo. Quando voltar a terminar às 20h30, certamente, reassumirá a vice-liderança. No período vespertino, a Record têm os mesmos problemas que o SBT, o que não vem ao caso agora. Citei apenas a situação da emissora de Silvio Santos. Resumindo: à tarde, Globo, Record e SBT perderam público para a TV fechada por merecimento.


Jairo comentou:

Jefferson. Concordo com seus comentários, mas tenho que falar.
Acho que o problema da televisão não está apenas no :sbt1:, mas em todas as TVS. Todas elas se acomodaram devido a ausência do público que vem desligando a TV por faltar de opção. Vermos a :globo1: com mesma grade a ano e nada mudar e para piorar até os especiais e novidades da nova grade que estréia todo ano não terá em 2013. Que deveria estréia por ser um ano que não tem eleição e nem copa. :record1: fica apenas na tentativa de salvar a grade mais é outra que investir mal e errado e não mudar nada. :band1: sempre surpreender no começo do ano, mas por conta das series e versões de programas de outros paises. Por que se fosse ao dela mesmo seria outra tristeza. O resto do ano já sabemos que vai acontece o mais do mesmo. :redetv1: essa ai esquece. Nem grade tem e para piorar agora resolveu voltar com João Cleber. :gazeta1: viver so de anuncio porque nem programa ter se que pode chamar seus programas de programas que ter mais merchandagem do que programa. :cultura1: faz tempo que a cultura encantou as crianças hoje viver da suas sombras. :sbt1: finalmente. Essa ai viver no passado. Esquece que estamos na era digital. Achar que tudo que fez sucesso nos anos 80 é capaz de explodir no presente. Fora as reprise que já cansaram definitivamente e é bom dar uma ferias bem logo. Logo mesmo. Jefferson será mesmo só SBT que andar ruim acho que a TV aberta andar mal, não é a toar que a tv a cabo crescer cada vez mais o numero de assinante e a internet aumentar o numero de usuário. Por faltar de opção. Vc preferir a TV aberta atual, internet ou TV cabo.


Jeferson Cardoso respondeu:

Jairo, não quis generalizar. A audiência da TV não está caindo, isto é lenda. Acontece que hoje temos dezenas de opções na TV Aberta e, principalmente, no canal fechado. A concorrência simultânea é muito grande. A situação do SBT é a mais grave de todas. Mas isto é uma opinião minha, posso estar enganado.


GILMAR JM comentou:

Com relação ao SBT é implicância sim e eu nem vou mais tentar defender a emissora aqui. Lado a lado é recheada de talentos, o Caio está ótimo, mas não é o único. Assisto a novela desde de o início e a atuação de grande parte do elenco é maestral. Acho injusto destacar só ele. Flor do Caribe eu estou gostando das chamdas e sempre gostei do texto simples do Walter Negrão.


Jeferson Cardoso respondeu:

Não vamos perder tempos, vamos orar pelas tardes do SBT. Amém. Rsrsrs


Jr Habnov comentou:

Novela com ET's isso me cheira a cópia de The Neighbors (Os Vizinhos) uma série américa com ET's que de tão tosca já abandonei. Detalhe: Os ET's se transformam em homenzinhos verdes com bater de palmas. :gretchen2:
Flor do Caribe deve bombar, parece novela da Thalia, mas a Massafera não tem o carisma da diva mexicana. :tchauGrazi:

Jarder comentou:

Cada domingo fica tenso em assistir aos programas de domingo, principalmente da Record e Sbt. Domingo Legal e Programa do Gugu deveria ser extintos.
_ Flor do Caribe parece que vai ser uma novela bonita, mais só isso, vai ser muito parecida com Araguaia.
- O Profeta e uma otima novela e pretendo assistir outra vez.
- Vale lembrar Jeferson que no passado as novelas das 7 da globo era de realismo fantastico. olho no olho, vamp, beijo do vampiro, um anjo que caiu do céu entre outras, quem copiou esse estilo foi a record e não a globo.


Jeferson Cardoso respondeu:

Que venha os mutantões da Globo! Hahahhahahaha


Marcio comentou:

A gente criticava as continuações de Caminhos do Coração, a primeira parte era muito boa, o problema foi ter que aguentar por três anos uma mesma história, sendo que o autor foi criando situações desconexas com todo o enredo.

Jeferson, não confunda!

Dira comentou:

E essa Sônia Abrão é outra Raul Gil, muda de emissora como muda de roupa, tá fazendo o mesmo ciclo de antes, já já ela vai pra record pra completar o ciclo. Pior do que ela são as emissoras que a contratam.

Thiago comentou:

Citar a novela dos mutantes eu acho desnecessário, primeiro que esse assunto já foi exaustivamente debatido, vira o disco meu povo. Ninguém sabe ainda se terá, ou como será a tal novela com extra terrestres. Reclamam da mesmice televisiva mas não dão abertura pra ideias novas que podem ser sucesso ou fracasso como qualquer outra produção.
Kamilla é a minha favorita porque me diverte, independente do que faz ou não, seguirei achando que ela deve vencer até o fim.
Caio Blat é um excelênte ator, deveria ser mais reconhecido, talvez ele não tenha o perfil de protagonista que a globo gosta, sei lá.

Daniel Costta comentou:

Em 1997 a Globo levou ao ar a novela O amor esta no ar com o tema ETs!Foi um fracasso absoluto senao fosse o remake de Anjo Mau ter levantado o horario...Por isto acho muito dificil que a emissora seja capaz de investir no tema outra vez!As cenas de Natalia Lage e Eriberto Leao o tal ET,eram tao constrangedoras como Os Mutantes!


Jeferson Cardoso respondeu:

Os maravilhosos Muntantes fazendo escola. Rsrsrs


Veja também