O Planeta TV

"BELA, A FEIA": REMAKE DESNECESSÁRIO!

Por: Jeferson Cardoso

Deixando Escrito nas Estrelas (grata surpresa, até então) de lado, atendendo aos pedidos, vou comentar sobre a estreia de Legendários, Programa do Gugu, bem como, "Bela, a Feia".

Legendários

Quem esperava um programa 100% de humor quebrou a cara. Como Marcos Mion já havia adiantado, seu novo programa está mais para entretenimento que para programa humorístico. Para quem não suporta o Zorra Total, da Globo, a atração é um presente. Particulamente, gostei do que vi. "Legendários" não apresentou nada de novo e misturou as fórmulas do CQC e Pânico em um programa só. É normal as comparações, quando o Pânico estreou todo mundo comparava com o Casseta & Planeta, idem o CQC comparando-o com o Pânico. Ainda é cedo para afirmar que Legendários veio para ficar, até mesmo pelo o que foi apresentado no primeiro programa, onde observou-se que tem uma linguagem "estranha" para o público da TV aberta. Para agradar esse público o programa precisa ousar mais, como, por exemplo, apostar mais em humor popular e paródias (não só musicais).

Programa do Gugu

Não vou defender o formato do Programa do Gugu, pelo contrário, mas a atração depois de acabar com os quadros de assistencionalismo melhorou bastante (detalhe os quadros com assistencionalismo passaram a ser mensal). Ainda não está 100%, entretanto, está no rumo certo. Para competir com o Pânico e Silvio Santos, Gugu precisa de quadros mais populares, de preferência inéditos. Insistir em coisas já desgastadas é uma burrice. O erro de Gugu ao se transferir para a Rede Record foi manter os mesmos quadros ainda exibidos pelo SBT. Na última semana, com a volta da Corrida do Gugu, a atração conquistou pico de 13 pontos, número considerado bom, mas tenho certeza que se comprassem um formato novo o resultado seria bem melhor.

É notável que o Programa do Gugu esteja sem um diretor a sua altura. Falta estratégia para driblar a forte concorrência do domingo. O atual diretor, Homero Salles, mostra que pouco sabe. Veja bem, se o Pânico na TV! consegue tirar audiência, por que dar intervalos comerciais justamente quando o humorístico entra no ar? É o que vem acontecendo nos últimos domingos. Como todos sabem, os intervalos comerciais da Record são enormes, aproximadamente seis – longos – minutos, o que prejudica a audiência de qualquer produto. Gugu, que estava com 12 pontos, durante dois breaks seguidos (totalizando 12 minutos) desabou para 6 pontos. Se os breaks fossem feitos antes que o Pânico na TV! entrasse no ar, a situação seria diferente.

Tudo bem que a direção de Homero Salles é crítica, mas Gugu – como o chefe e pelos longos anos de experiência na TV, precisa tomar uma atitude.

Em termos de audiência, sim, a atração está abaixo da expectativa. No último domingo (11/04) marcou apenas 9 pontos. A média do mês de março foi de 10 pontos, empatando com o SBT. Sei que a disputa é acirrada, mas Gugu pelo dinheiro que está ganhando tem a obrigação de manter a segunda posição.

Por fim, ter trocado o SBT pela Record, na minha modesta opinião, foi a melhor tomada por Gugu. Não só pela estrutura, mas pela instabilidade em que o SBT se encontra.

Bela, a Feia

Não assisto essa novela, mas preciso expressar minha opinião diante de algumas cenas que tenho acompanhando nas últimas duas semanas. Pra começo de conversa este remake é um equívoco. Assisti a versão original, bem como, o seriado, mas essa adaptação brasileira me dá vergonha. Sentei alguns minutos para acompanhar a novela e me deparo com cenas de perseguições e tiroteios. Pensei comigo: isto é Bela ou Tropa de Elite? Chocado, acompanhei outras cenas... Conclusão: ainda bem que desisti desta novela no começo!

Gente, a autora Gisele Joras, mais uma vez, impressiona pela qualidade de seu trabalho, com cenas ágeis e bons textos, mas a sinopse original da novela não foi respeitada. Não posso concordar com isto, afinal de contas estamos falando de um remake. Tudo bem que é uma adaptação, eu sei disto, mas o que a violência tem haver com história? Obviamente, pressionada por audiência, Gisele se viu obrigada a mudar o rumo da história.

Considero "Bela, a Feia" a pior novela já produzida pela Record, nos últimos anos. É engraçado ver os executivos comemorando a audiência, que agora alcança picos de 20 pontos. Só que tem um detalhe: a média geral da novela, até agora, é de apenas 10 pontos. Não consigo entender o motivo de tanta euforia.

Enfim, podemos esperar tudo de uma emissora que vive de audiência, não é mesmo Rede Record?

Será?

Quando a Record estreará Ribeirão do Tempo? Posso estar enganado, mas a emissora, no cúmulo da burrice, deve lançá-la junto com Passione, da Globo. Pra que isto? Resposta: para ofuscar a divulgação e a audiência. Aqueles executivos, ou melhor, bispos, já perceberam que não adianta disputar com a Globo, mas o que eles querem mesmo é fracassar. Tudo bem que Ribeirão não concorrerá com Passione, mas as duas novelas sendo divulgadas ao mesmo tempo é dose. Nesse caso, a prejudicada será a novela de Marcílio Moraes. Ah, quer saber, estou ansioso por Ribeirão (acredito em seu sucesso), e não vou ficar preocupado com decisões de quem não entende nada de televisão.

Gostaria de agradecer o recorde de acessos que o Blog teve na semana passada e continuem comentando.

No próximo tópico discutiremos sobre a "nova meta" de audiência das novelas globais. Divulgarei também todos os nomes já confirmados no remake de Ti-Ti-Ti.

Abs.


Deixe o seu comentário