O Planeta TV

"BELA, A FEIA": REMAKE DESNECESSÁRIO!

Por: Jeferson Cardoso

"BELA, A FEIA": REMAKE DESNECESSÁRIO!

Deixando Escrito nas Estrelas (grata surpresa, até então) de lado, atendendo aos pedidos, vou comentar sobre a estreia de Legendários, Programa do Gugu, bem como, "Bela, a Feia".

Legendários

Quem esperava um programa 100% de humor quebrou a cara. Como Marcos Mion já havia adiantado, seu novo programa está mais para entretenimento que para programa humorístico. Para quem não suporta o Zorra Total, da Globo, a atração é um presente. Particulamente, gostei do que vi. "Legendários" não apresentou nada de novo e misturou as fórmulas do CQC e Pânico em um programa só. É normal as comparações, quando o Pânico estreou todo mundo comparava com o Casseta & Planeta, idem o CQC comparando-o com o Pânico. Ainda é cedo para afirmar que Legendários veio para ficar, até mesmo pelo o que foi apresentado no primeiro programa, onde observou-se que tem uma linguagem "estranha" para o público da TV aberta. Para agradar esse público o programa precisa ousar mais, como, por exemplo, apostar mais em humor popular e paródias (não só musicais).

Programa do Gugu

Não vou defender o formato do Programa do Gugu, pelo contrário, mas a atração depois de acabar com os quadros de assistencionalismo melhorou bastante (detalhe os quadros com assistencionalismo passaram a ser mensal). Ainda não está 100%, entretanto, está no rumo certo. Para competir com o Pânico e Silvio Santos, Gugu precisa de quadros mais populares, de preferência inéditos. Insistir em coisas já desgastadas é uma burrice. O erro de Gugu ao se transferir para a Rede Record foi manter os mesmos quadros ainda exibidos pelo SBT. Na última semana, com a volta da Corrida do Gugu, a atração conquistou pico de 13 pontos, número considerado bom, mas tenho certeza que se comprassem um formato novo o resultado seria bem melhor.

É notável que o Programa do Gugu esteja sem um diretor a sua altura. Falta estratégia para driblar a forte concorrência do domingo. O atual diretor, Homero Salles, mostra que pouco sabe. Veja bem, se o Pânico na TV! consegue tirar audiência, por que dar intervalos comerciais justamente quando o humorístico entra no ar? É o que vem acontecendo nos últimos domingos. Como todos sabem, os intervalos comerciais da Record são enormes, aproximadamente seis – longos – minutos, o que prejudica a audiência de qualquer produto. Gugu, que estava com 12 pontos, durante dois breaks seguidos (totalizando 12 minutos) desabou para 6 pontos. Se os breaks fossem feitos antes que o Pânico na TV! entrasse no ar, a situação seria diferente.

Tudo bem que a direção de Homero Salles é crítica, mas Gugu – como o chefe e pelos longos anos de experiência na TV, precisa tomar uma atitude.

Em termos de audiência, sim, a atração está abaixo da expectativa. No último domingo (11/04) marcou apenas 9 pontos. A média do mês de março foi de 10 pontos, empatando com o SBT. Sei que a disputa é acirrada, mas Gugu pelo dinheiro que está ganhando tem a obrigação de manter a segunda posição.

Por fim, ter trocado o SBT pela Record, na minha modesta opinião, foi a melhor tomada por Gugu. Não só pela estrutura, mas pela instabilidade em que o SBT se encontra.

Bela, a Feia

Não assisto essa novela, mas preciso expressar minha opinião diante de algumas cenas que tenho acompanhando nas últimas duas semanas. Pra começo de conversa este remake é um equívoco. Assisti a versão original, bem como, o seriado, mas essa adaptação brasileira me dá vergonha. Sentei alguns minutos para acompanhar a novela e me deparo com cenas de perseguições e tiroteios. Pensei comigo: isto é Bela ou Tropa de Elite? Chocado, acompanhei outras cenas... Conclusão: ainda bem que desisti desta novela no começo!

Gente, a autora Gisele Joras, mais uma vez, impressiona pela qualidade de seu trabalho, com cenas ágeis e bons textos, mas a sinopse original da novela não foi respeitada. Não posso concordar com isto, afinal de contas estamos falando de um remake. Tudo bem que é uma adaptação, eu sei disto, mas o que a violência tem haver com história? Obviamente, pressionada por audiência, Gisele se viu obrigada a mudar o rumo da história.

Considero "Bela, a Feia" a pior novela já produzida pela Record, nos últimos anos. É engraçado ver os executivos comemorando a audiência, que agora alcança picos de 20 pontos. Só que tem um detalhe: a média geral da novela, até agora, é de apenas 10 pontos. Não consigo entender o motivo de tanta euforia.

Enfim, podemos esperar tudo de uma emissora que vive de audiência, não é mesmo Rede Record?

Será?

Quando a Record estreará Ribeirão do Tempo? Posso estar enganado, mas a emissora, no cúmulo da burrice, deve lançá-la junto com Passione, da Globo. Pra que isto? Resposta: para ofuscar a divulgação e a audiência. Aqueles executivos, ou melhor, bispos, já perceberam que não adianta disputar com a Globo, mas o que eles querem mesmo é fracassar. Tudo bem que Ribeirão não concorrerá com Passione, mas as duas novelas sendo divulgadas ao mesmo tempo é dose. Nesse caso, a prejudicada será a novela de Marcílio Moraes. Ah, quer saber, estou ansioso por Ribeirão (acredito em seu sucesso), e não vou ficar preocupado com decisões de quem não entende nada de televisão.

Gostaria de agradecer o recorde de acessos que o Blog teve na semana passada e continuem comentando.

No próximo tópico discutiremos sobre a "nova meta" de audiência das novelas globais. Divulgarei também todos os nomes já confirmados no remake de Ti-Ti-Ti.

Abs.





Comentários (54) Postar Comentário

João comentou:

Bom é saber que a Malu estará em Ti Ti Ti

Sobre os programas em questão não posso comentar porque não vejo nenhum dos 3.

Escrito nas Estrelas: Vi todos os capítulos desta primeira semana e estou impressionado com a qualidade do texto, Nem lembra a utora de Eterna Magia e Começar de novo apesar de Eterna Magia ter tido momentos bem interessantes ants de ter que aumnetar a audiênica. A direção do Rogério Gomes está perfeita e o elenco é bem interessante já que esta novela não está com aquelas carinhas repetidas de sempre.

Cenas muito emocionates em especial a que o Daniel morre e a que ele aparece para o pai. Até o momento destaco:Zeszé Polessa, Jandira Martini e Alexandre Biero.


Tempos Modernos: Nunca consegui ver um capíltulo inteiro desta novela além do primeiro. Que novela horrível. Bosco é muito tosco.

VAV: Merece o título de pior novela das 8 de todos os tempos. A novela deveria se chamar o Diário de Luciana.

Aguardando Passione e Ti Ti Ti.

Jeferson. o Walcyr Carrasco disse que sua próxima novela não vai substituir Ti Ti Ti porque ele quer o Jorge Fernando dirigindo. Mas eu estava pensado não tem outro, já que Calmon esta escrevendo um seriado e João Emanuel também e Carlos Lombardi esta escrevndo uma minisérie baseado em O Rebu. Não sobra ninguém, será que vão lançar um novato????

Resposta Jeferson: Rsrsrs. Tem três autores disputando a vaga para substituir Ti-Ti-Ti. Depois comento com vocês. Abs.

Lucas Ferreira comentou:

Gostei de Legendários... Uma boa fuga para qm ñ gosta de "Viver a Vida" e quem ODEIA Zorra Total, como é o meu caso. :feliz21: Bela, a Feia, nunca assiti e nem pretendo... Pelas chamadas acho mto chato... :tonto1: Programa do Gugu?? Nem se fala... Assito Fantástico, Pânico e Silvio Santos, que é mto melhor. Na minha opinião, foi uma burrice o Gugu passar do SBT para a Record... :aff1: Não acredito no sucesso de Ribeirão do Tempo como você, Jeff... Na minha modesta opnião, vai ser chata tbm. Passione vai ser legal, mais temo que a estreia da novela da :record1:, , ofusque o sucesso da novela da :globo1:... Aliás, Jefferson, que horas vai passar Ribeirão do Tempo, para mim desligar a TV?? Tô brincando!! :sorridente1: Fico na net, vendo as novidades do "O Planeta TV!"!! E de nada, gosto muito do site, e ADORO O BLOG!! Parabéns por ele e continue assim... Espero ancioso para ver o novo post sobre Ti-Ti-Ti e as "novas metas" da platinada... :tchau31:

Bruno Freitas comentou:

Ouvi dizer que "Ribeirão do Tempo" estreará no fim de maio, não sei que tanto eles adiam isso.. palhaçada!

A partir de 17 de maio, vamos embarcar para Itália minha gentee.. uhuull! \o/
é uma pena, não poder ser antes! rs

aaah.. já está sendo divulgado o teaser de Ribeirão!

até!

Lucas B. comentou:

Bem Jeferson sobre seus comentarios assino em baixo, principalmente sobre Bela.
Agora me responda você vai acompanhar essas ultimas semanas de Viver a Vida a novela num todo foi fraca, mais esses ultimos capitulos melhorou bastante.

Resposta Jeferson: Não acompanharei, talvez, quem sabe, a última semana. Abs.

Anderson Carnot comentou:

:zuando1: :espera1: :surpresa61: :pulando1: :preocupado21: :lingua21: :record1: :record1: Adoro a Record... Vmaos Ribeirão do Tempo repetir o Sucesso de Chamas da Vida, pelomenos os textos de Chamas da Vida, Mutantes, Prova de Amor, Essas Mulheres, Poder Paralelo foi melhor do que muitas novelas da Globo exibidas em Horário Nobre.

Vinícius comentou:

Assino embaixo sobre tudo ,menos sobre Legendários,que não assisto.Nessa hora,ou eu corro pra internet,ou pra MTV.É dia 17 minha gente!Todos na frente da Tv pra assistir Passione.Enquanto isso,aguardo o próximo post sobre TiTiTi e as "novas metas" da Globo.Abç.

Tarcísio comentou:

Dizer que os textos de Mutantes foram melhores que os textos de novelas do horário nobre da Globo, como li em um comentário acima, é no mínimo fanatismo no seu pior estágio!

TITITI - Aguardo ansioso por essa adaptação. Não sei se fará sucesso, isso só o tempo dirá, mas aposto médias entre 27/28 pontos; o que não é nenhum sucesso estrondoso, mas pelo menos não vai micar como Tempos modernos!

TEMPOS MODERNOS - A única coisa boa dessa novela é saber que Bosco Brasil nunca terá outra oportunidade na Globo!

Bom, mas vamos lá:

BELA, A FEIA - Não sei com o que você se surpreendeu, Jeferson. A Record sempre aposta na violência excessiva em suas novelas. Chamas da vida, Vidas opostas, Prova de amor e outras foram assim. Bela a feia é horrenda, mas não a considero a pior novela da Record. Acho que Luz do sol foi ainda pior.

RIBEIRÃO DO TEMPO - Acredito no sucesso desta novela! Apesar de tudo, vi algumas cenas da trama no programa Tudo a ver, da Record. É claro que não se pode analisar por um todo, mas pelo o que vi, a iluminação e os cenários da Record continuam precários. É claro que não é tão ruim quanto o Sbt, muito menos tão bom quanto a Globo.

PROGRAMA DO GUGU - Só digo uma coisa: é a pior opção para o horário!

FANTÁSTICO - É incrível como o programa vem melhorando semana após semana. E não falo em relação ao Ibope não, mas sim em pautas. A revista eletrônica da Globo parece estar voltando a ser o que era antes.

LEGENDÁRIOS - Para um investimento de milhões, esse programa é horrendo. É claro que eles podem melhorar com o tempo e aos poucos, encontrarem um formato próprio. Cenários e iluminação são excelentes; já o conteúdo é lastimável!

ESCRITO NAS ESTRELAS - Estou gostando da novela! O grande medo é saber como Elizabeth Jhin conduzirá esta trama.

cristiano marques comentou:

Adoro o site "O PLANETA TV" E este blog que é sensacional.
Gosto de televisão ao todo,por isso queria muito saber da opinião do blog sobre a REDE CNT . Eu sou dono da comunidade CNT OFICIAL e gostaria muito de evr alguma coisa aqui sobre a emissora paranaense que vem se desenvolvendo aos poucos com novas novelas e programas como CNT REPORTER que estréia agora em maio.
grato

Resposta Jeferson: Cristiano gostaria de falar de muito mais, mas é impossível assistir a tudo. CNT, infelizmente, só pega na SKY, então não posso comentar sobre esses programas, já que não assisto. Abs.

Emanuella comentou:

Jef, eu não estou gostando de legendários, e achei muita pretensão do Mion dizer que o programa vai mudar a TV brasileira! Ridículo! :zuando31: Continuarei com minha opção nos sábados: ficar na net, pois Zorra Total NINGUÉM MERECE!!!! :descabelado1:

Nunca gostei do Gugu, nem nos tempos do SBT. Para mim, o programa dele pode ter o maior investimento da TV no horário, mas continuarei me dividindo entre o PSS e o pânico. Dou muita risada do programa do Sílvio, suas tiradas são ótimas! :puloduplo1:

Não assisto Bela, a feia, mas o pouco que vi, concordo com vc: a novela não segue a trama original, e as cenas de violência não combinam em nada com o folhetim.

Com o esticamento de Bela, a feia, o que para mim é uma tentativa da record de melhorar a média final da novela, Ribeirão do Tempo estreará no fim de maio, ao que tudo consta. Gosto do Marcílio, mas estou mais ansiosa por Passione!

Jef, assista a última semana de VAV, quero um post bem engraçado sobre A PIOR NOVELA DE MANOEL CARLOS! :sorridente1: Abs.

Lucas Ferreira comentou:

Adorei a primeira semana de Escrito nas Estrelas!! Muito bom e mto emocionante!! :ok51: Pensei que iria dclinar que nem Eterna Magia, mas não!! Está muito boa!! Seja bem vinda!! :bemvindo1: Passione vem aí!!! Uhu!! :festa1: Jefferson, você sabe quando irá começar a passar as chamadas com passagens da novela?? Quero ver logo um pedaço das história e o logotipo dela, pois, tem aquela que está aqui no site e aquela história de que terá 2 S... :S

Veja também