O Planeta TV

"Balacobaco" e "Guerra dos Sexos", uma análise dos próximos capítulos!

Por: Jeferson Cardoso

"Balacobaco" e "Guerra dos Sexos", uma análise dos  próximos capítulos!

Olá amadinhos, tudo bem? Pense numa pessoa que está com saudade de "Cheias de Charme", mas enfim temos que acolher "Guerra dos Sexos", afinal a trama de Silvio de Abreu precisa de um pouco mais de atenção.

Confesso que não curtir os três primeiros capítulos desse remake. Acho brega os efeitos nas passagens de cenas, com imagens de cabeça para baixo, bem como, recursos gráficos desnecessários nas lojas Charlo's.

O tema central é batido e, infelizmente, Silvio de Abreu vem apenas readaptando algumas cenas, mantendo as mesmas características do folhetim original exibido em 1983. Os diálogos, principalmente os que apresentam rivalidade entre os sexos, estão praticamente fora de moda. Resumindo, Tony Ramos e Irene Ravache estão protagonizando cenas dignas de "Zorra Total".

Reinaldo Gianecchini não convence fazendo humor. Em Belíssima, ele se saiu bem porque tinha o apoio de Claudia Raia, que brilhava. Drica Moraes, ótima atriz, acredito ter sido escalada para o papel errado. É a segunda vez que ela interpreta uma personagem com sotaque caipira. Sotaque este desnecessário na versão atual.

A comédia nesta novela ainda não convence, com a exceção das cenas de Edson Celulari, o grande destaque até então. Preciso citar também, a personagem boba e constrangedora de Hilda Rebello, mãe do diretor Jorge Fernando. Em pleno século XXI, uma senhora controlando o estacionando de uma conceituada loja? É para convencer quem?

Também não curtir a abertura. Bem caprichada, é verdade, mas não combina em nada com o ritmo da música. Mais feio mesmo é o tema instrumental usado na vinheta dos intervalos comerciais.

A primeira semana de "Guerra dos Sexos" não foi ruim, mas observa um tom superficial, principalmente na interpretação da maioria dos atores. Desses primeiros capítulos, destaco apenas as atuações de Edson Celulari e Bianca Bin. Glória Pires está bem, apenas bem.

Se Silvio de Abreu pensou que teria uma fácil apenas adaptando cenas, é melhor se mexer antes que o barco afunde. "Guerra dos Sexos" tem uma boa história, no entanto, precisa de melhores cuidados por parte da direção e, principalmente, do autor. Seria ótimo se evitassem o uso da comédia pastelão com situações "mofadas" e recursos gráficos não convincentes.

Máscaras/Balacobaco

Não entendi o objetivo do discurso de Paloma Duarte no último capítulo dessa novela de Lauro César Muniz. A ideia era justificar o fracasso? Não precisava, os números de audiência e a baixa repercussão falam mais alto. "Máscaras" foi um erro. Ponto e basta, como diria Totó de "Passione".

Falando em erro... A direção artística da Record, se é que ela tem esse cargo mesmo, está surtada! No momento em que mais precisa, a emissora não sabe conquistar a "migração" do público da novela das nove da Globo.

Pois bem, "Balacobaco" foi lançada numa quinta-feira (coitados!) quase dez minutos depois da Globo encerrar mais um capítulo maravilhoso de "Avenida Brasil". Resultado: perdeu um enorme público que está trocando de canal. Ao sintonizar a Record, o público se deparava com o filme "A Era do Gelo". Quem vai acompanhar os últimos minutos de um filme? Enfim, no quesito audiência, essa nova novela tem envergonhado por um erro de pessoas que não entendem nada de televisão. Vai ver quem não entende nada sou eu. Nem preciso, sou apenas um telespectador que contribui para a audiência. Não sou bobo, detesto amadorismo e sei usar o controle remoto. Paro por aqui, acredito que poucas palavras bastam.

Adorei o alto astral dos primeiros capítulos de "Balacobaco". Curti o tom da comédia e, de cara, me diverti bastante. Uma coisa, no entanto, me irritou: a edição! Em diversos momentos, os capítulos pareciam estar retalhados, dificultando o seu entendimento. A trilha sonora é ótima. O elenco idem, com ótimas atuações. Destaques para Bárbara Borges, Roberta Gualda, Bruno Ferrari, Juliana Silveira e Solange Couto. Confesso que fiquei surpreso com a abertura. Há muito tempo a Record não caprichava nesse quesito.

Quanto à história, é cedo para tirar conclusões. A autora ainda está apresentando os seus personagens... Estrear a novela numa quinta foi um erro brutal, estúpido! Os núcleos paralelos, infelizmente, foram apresentados na sexta, quando o número de televisores (share) é menor.

Resumindo, a Record não pode (mais vai!!!) se desesperar com o fracasso de "Balacobaco". A culpa é dela e somente dela. Aos fãs, só lamento. Daqui a pouco, o horário de exibição será alterado.

Lado a Lado

Confesso que a audiência desta novela me assusta. Mas tudo é fruto de merecimento. Não é porque gosto, que vou tapar o sol com a peneira. Pra noveleiro de verdade, como eu, qualquer coisa influencia. A sinopse pode ser ruim, mas se você tem admiração por um autor ou ator você tenta enxergá-la com outros olhos. No meu caso, acompanho "Lado a Lado" porque gosto de uma novela de época e também de seu romantismo. Mas a verdade tem que ser dita, a novela é fraca, fraquíssima.

Não tenho nada contra "Lado a Lado", pelo contrário. Por enquanto, gosto mais dela que "Guerra dos Sexos". Só que isto é uma opinião particular. A direção da Globo deve se preocupar com a maioria, não a minoria.

"Lado a Lado" é fraquinha, mas como noveleiro de verdade estou satisfeito. Sinto falta apenas de uma grande vilã. Por esse motivo, aguardo ansioso pela entrada da personagem de Alessandra Negrini.

Avenida Brasil

Bastou "Avenida Brasil" deixar a barriga de lado e entrar nos trilhos para audiência explodir. Graças à Santa Clara, padroeira da televisão, ainda a tempo para cravar os tão suados 39 pontos, empatando com a antecessora.

Os capítulos de sábado e de segunda dessa novela foram extraordinários, maravilhosos!!! Sendo sincero, só não curti o nível do texto da personagem Carminha. Fiquei envergonhado e jamais deixaria meu filho ouvir termos tão absurdos. Sinto muito, mas não aplaudo cenas assim. O que acompanhei foi baixaria bem ao estilo do antigo "Programa do Ratinho", na Record. Fora isto, os capítulos foram geniais, dignos de recordes de audiência. Que João Emanuel Carneiro continue surpreendendo e que os últimos capítulos sejam ainda mais eletrizantes. Mashallah (Benza Deus)!, bordão que será usado em "Salve Jorge".

Quereeedos, a partir de hoje teremos dois encontros por semana. Tentarei fixar as atualizações às terças e sextas. No próximo post, para que vocês conheçam melhor o meu perfil, responderei a algumas perguntas, bem como, divulgarei uma lista com as dez melhores novelas que tive o prazer em acompanhar.

Agradecimentos: Obrigado Daniel Sena, responsável pela coluna Planeta Reality, por me substituir nesse período de férias. Foi um prazer conhecê-lo em Salvador. Também conheci o leitor assíduo deste espaço, o futuro jornalista Igor Martim. Passamos uma tarde inteira comentando sobre o atual cenário das novelas. Adorei!

A TV Brasileira não será a mesma sem a sua Rainha, Hebe Camargo. Perdemos uma das pessoas mais generosa e humilde do meio artístico.... Ainda não consigo escrever sobre. Não sei lidar com essas coisas. Se pudesse, apagaria esse ano de minha memória. Descanse em paz DIVA!




Comentários (125) Postar Comentário

Ana comentou:

Estou gostando de Guerra dos Sexos, a audiência vai subir com o tempo. Se Guerra dos Sexos estivesse substituindo um fracasso como foi Aquele Beijo, a aceitação seria rápida. Mas Cheias de Charme marcou muito e o público ainda se sente orfãos das empreguetes. Só acho q tem um pequeno problema da direção q com certeza irão resolver e alguns atores estão muito exagerados. Discordo quando vc diz q Bianca Bin está bem, pra mim ela está acabando com o papel da Carolina q Lucelia Santos brilhou muito fazendo e tb acho q o Edson está muito exagerado tb ao meu ver. Gloria Pires pra mim é a única q conseguiu encontrar o tom certo da personagem e acredito q o Gianechine vai conseguir encontrar o tom do Nando tb, assim q começar a se envolver com a personagem da Gloria e tb acho q há um grande preconceito em torno de Guerra dos Sexos. Consideram o tema ultrapassado, mas a história nem está sendo muito voltada pra isso, mas acredito q logo passa.

Edson comentou:

Assisti ontem a uns dos piores capítulos de novela já apresentados pela Rede Globo, Aquele palavreado da Carminha, precisava daquilo? E aquela conversa chata do Tufão com o Jorginho? E o ridiculo da Ivana com uma faca na mão no rumo do Max? Bem Lado a Lado é um amor, gosto muito de acompanhá-la. Guerra dos Sexo nunca tive a oportunidade ver. E Gabriela, ah Gabriela! Tá pegando fogo. Walcyr mostra mais uma vez o seu grande talento...

Jeff, gosto muito do Walcyr, mas estou meio preocupado com a novela dele das nove, que vai suceder Salve Jorge, não seria melhor ele tirar umas férias depois de Gabriela? O que você acha, será que o Mago das Seis vai conseguir se reinventar em tão pouco tempo para um horário tão complexo como o das nove?


Jeferson Cardoso respondeu:

Seria sim, mas... Aguinaldo Silva deve substituir Manoel Carlos. Será uma tarefa difícil, uma vez que, deve receber o horário com baixos índices de audiência. Talvez não, espero.


Igor comentou:

jeff,gostei desse novo post e que bom que agora vai ter dois posts por semana,vai ser bem interessante.Mas protesto por vc não ter dito sobre o fato do vale a pena ver de novo sair do ar,algo que me assustou muito,vc acha que a globo pode fazer essa loucura mesmo?


Jeferson Cardoso respondeu:

Igor, amadinho, estou averiguando. Preciso ter a certeza, para não perder tempo com isto. Por enquanto, estou preocupado. Rsrsrs


Felipe comentou:

Concordo plenamente com você sobre o vocabulario de baixo calão que Carminha usou ontem, contudo seria muito falso se não fosse assim, Carminha é totalmente baixo calão, o autor apenas colocou as palavras "certas" na boca da personagem "certa".


Jeferson Cardoso respondeu:

Achei exagerado. Não precisa ser tão "baixo calão". Rsrsrs


Admirador do JEC comentou:

AB está com 38,35 pontos de média
Vai passar
:ebaeba:


Jeferson Cardoso respondeu:

Vai e como vai. Tenho até medo!


Diego P. F. comentou:

Boa noite Jeferson!! Olha estou aqui apenas para parabenizar seu site que todos os dias dou uma olhadinha como você também sou bastante crítico das nossas novelinhas.... e mais interessante que nossas opiniões batem as vezes comento com o pessoal aqui em casa.. daí quando venho aqui dar uma espiadinha você disse a mesma coisa.. "SOU BASTANTE NOVELEIRO" kkkkkk mais uma vez parabéns.. um abraçoo!!!!


Jeferson Cardoso respondeu:

E aí Diego, pois é. Voltamos a uma fase complicada... Acredito em Salve Jorge, amo as novelas de Glória Perez, principalmente após o capítulo 70. Ela detona! ;)


Leonardo comentou:

Avenida Brasil vai fechar com 39 arredondando-se, mas se não fosse pelo horário político, acho que conseguiria fechar nos 40. Eu gostei dos comentários verdadeiros da Carminha. O diálogo com a Monalisa foi perfeito. Nesse momento, só resta para ele é ser baixa mesmo. Mas sempre com um q de superioridade.

Elisa comentou:

É AB ta eletrizante de sabado para cá ,passou um tempão parada.Outro problemas os personagens Nina e Jorginho perderam função,passaram a ser dois figurantes de luxo!O atores principais passaram a ser Carminha e Max e do resto oque se salva.Zezé,Nilo tem mais importância que Nina ,Joginho e Tufão~.Quando passa as cenas do casal principal mudo de canal .Agora a passividade e a falta de emoção que o personagem Tufão passa ,e o que foi as duas últimas semanas em que Leleco e Tufão ficaram espertos e passaram a bancar o sherlock Holmes,de uma hora pra outra criaram neurônios.Sem dúvida eletrizou por causa da Adriana Esteves levando nas costas a novela!A vingança de Nina piada!Quanto a barracos e baixarias o telespectador gosta,não sou moralista mas a novela só tem baixarias veja Suelen piriguete,tava tão bom com Roni.,Murici,Leleco dois trairas!Cadinho e suas tres mulheres, a baixaria de Soninha Catatau.É o que eu digo o povo gosta do baixo nivel!Lado a Lado tem uma historia linda,libertária,mas ninguem valoriza.Amo Lado a Lado.Marjorie Estiano,Lázaro ramos,Milton Gonçalves com personagens tocantes!Balacobaco a novela tem potencial pra crescer mas Joras deve apresentar a estoria mais rápido,temo que a record fique mudando de horário,poxa gosto de muitas coisas da record,mas eles são impacientes,ao invés de construir eles acabam atrapalhando.Jeff não sei se voce concorda mas as gemeas Diva e Doris lembram a vilania caricata de Teresa Cristina ,que perseguia Criselda sem motivo,assim as gemeas fazem com Isabel.Doris ,Diva e Teresa Cristina são parecidas ou estou louca?A questão da cicatriz é ótima!Acho que estão dando muito texto para o personagem Cremilda!Neste momento tá passando cenas de Nina e Jorginho não aguento nem vê,prefiro assistir entrevista com Zina.Nina Rita sumiu da novela.Tufão também é triste ainda vai ficar com Monalisa é forçar demais,parece que o autor não sabe o que fazer com Tufa,melhor transformá-lo no assassino de Max e no final Carminha ser presa no lugar dele ou então Carminha poderia ter o final parecido com o da personagem Rubi,da novela de mesmo nome,sofrer um acidente ,ficar desfigurada e vivendo no lixão


Jeferson Cardoso respondeu:

Um dos erros de Balacobaco é dar destaque a todos os núcleos de uma só vez. Está uma confusão!!!! Também estou gostando de Lado a Lado, mas é como disse. A Globo precisa fazer alguma coisa, uma novela não é para agradar a minoria.


Júlio comentou:

JEFF, me tira duas dúvidas por favor.

1) AB teve 42 pontos no sábado. A quanto tempo a Globo não registrava ibope de 42 pontos ou + num sábado? Acho q foi em CCÍndias.

2) AB teve 49 pontos na segunda. Foi o recorde de ibope de 2012. Quais foram o maior ibope de FE e IC em 2011?

AGUARDO RESPOSTA!


Jeferson Cardoso respondeu:

FE foi de 47 pontos. É a maior audiência da Globo desde Passione, que cravou 54 pontos. Sim, Cam. das Índias havia marcado 41 pontos.


Igor Martim comentou:

Jeferson, valeu pela tarde. Você fala de televisão com equilíbrio e sem fanatismos. Bom, em relação a Guerra dos Sexos acredito no sucesso da trama, o público ainda ta saudoso com Cheias de Charme. Gloria Pires e Edson Celulari tão mandando muito bem.

Lado a Lado começou em um período péssimo. Quando se livrar dele pode ser tarde demais.


Jeferson Cardoso respondeu:

Muito obrigado, Igor. ;)


Veja também