O Planeta TV

"Avenida Brasil", o fenômeno da década!

Por: Jeferson Cardoso

"Avenida Brasil", o fenômeno da década!

Hoje terminou, sem dúvida, uma das melhores novelas das 21 dos últimos tempos. Acompanhei na íntegra e adorei "Avenida Brasil". A novela de João Emanuel Carneiro teve seus altos e baixos como qualquer outra. No geral, mesmo com capítulos eletrizantes e, alguns extraordinários, não acrescento esse folhetim entre as melhores que já assisti. Do mesmo autor, prefiro "Cobras & Lagartos" e "A Favorita".

Vamos ao que interessa. Muitos estão esperando por essa minha posição. Qual é a melhor novela: "Fina Estampa" ou "Avenida Brasil"? Meus caros, diverti-me demais com a trama de Aguinaldo Silva. Com "Avenida" pude algo mais: testar o coração! Foram vários momentos épicos. Assim como sua antecessora, a trama de JEC teve uma pequena barriga, atrapalhando o seu desempenho de audiência. No final, para a alegria de todos, houve um empate técnico com "Fina Estampa". Enfim, entre as duas, fico com a última. Ponto para JEC.

Considero "Avenida" um novelão das 21h, mas não mudo de opinião quanto a melhor do ano. Pra mim, "Cheias de Charme" foi completa, redondinha, inesquecível e uma das melhores das 19h.

Ressalvas do último capítulo de "Avenida Brasil"

João Emanuel Carneiro, o Gênio das 21h, conseguiu me emocionar com a redenção de Carminha, a personagem salvação deste folhetim. Sensacional, adorei!!!!! Pena que os demais desfechos foram fracos. O capítulo, na verdade, tirando as cenas da vilã foi fraco. Não digo uma decepção, mas espera mais.

No quesito audiência, JEC e sua equipe talentosa conquistaram uma média de 51 pontos, com picos de 54 (74% de share). #OiOiOi

Salve Jorge

Há algum tempo, depois de muitas frustrações, deixei de criar expectativas por novelas. Prefiro esperar. Espero que "Salve Jorge" surpreenda assim como "Cheias de Charme" e "Avenida Brasil". Só espero que os primeiros capítulos não sejam chatos. No quesito audiência, torço para que consiga (na primneira semana) pelo menos 35 pontos.

Felicidade me define!!!

Uma nova conquista: PASSEI NO CONCURSO!!! Valeu a pena toda a dedicação. Estou em êxtase. Uhullllllll!!!! Como prometido, assim que acontecer a homologação (em dezembro), postarei uma foto minha ao lado do Mago Aguinaldo Silva. Aguardem!!!




Comentários (87) Postar Comentário

Jooa comentou:

vc viu a reportagem do jornal da globo mostrando avenida brasil sendo comentada no mundo todo?


Jeferson Cardoso respondeu:

Sim, os brasileiros espalhados pelo mundo acompanhando a novela em tempo real. Fiquei pensando: só pode ser em site que pegam o sinal de forma proibida. Hahahahahaha!


João comentou:

Primeiro parabéns Jeff pelo concurso,muito sucesso pra você! Bom,achei o final de AB incrível,mil vezes melhor que FE,Carminha não poderia ter outro final,foi perfeito! Adorei! No geral AB foi ótima! Mas algo não gostei,alguns personagens foram esquecidos nesse último capítulo,fiquei curioso pela Bêtania,Lúcio... É como disseram JEC arrasa na trama central,mas nas paralelas devia ser mais como Glória Perez...Abs!


Jeferson Cardoso respondeu:

João, muito obrigado! =)


Hugo comentou:

Fraco foi o capítulo final de Fina Estanpa que o autor naum revelou o amante de Cro. Agora, depois de passados alguns meses ele disse que era Ferdinand, que raiva. Isso sim que foi péssimo, enganou a todos e deixou os telespectadores morrendo de raiva. João Emanuel fez um final brilhante, mostrou um final diferente do que normalmente vemos, uma vilã que se rendeu. Sensacional


Jeferson Cardoso respondeu:

Incrível como Fina Estampa marcou os fãs de JEC. Rsrsrsr


DOUGLAS comentou:

Parabéns JEF !!! Vc merece irmão. Vc e Avenida Brasil dois grandes sucessos. Abração.


Jeferson Cardoso respondeu:

Valeu Douglas!!! =D


Patrick comentou:

Oi querido Jeff!Ainda não consigo acreditar que não teremos mais a carminha para abrilhantar as nossas noites.Concordo que o último capítulo foi fraco e decepcionante,esperava muiiiiiiiiiiiiiito mais.Aliás Jeff, a Globo ainda sabe fazer final de novelas?Porque os últimos foram pífios.Mas eu não venho aqui para criticar o final da novela, pois tenho certeza que muitos já o farão por mim.Estou aqui para falar exclusivamente sobre Adriana Esteves.Jeferson que atriz maravilhosa!Como se já não bastasse roubar a novela inteira para ela,também roubou o último capítulo.Se teve coisas boas nesse capítulo foi todas as cenas em que ela participou.Adriana esteve simplesmente divina em todas,se não fosse ela o desfecho da trama seria tão ruim quanto o de Fina Estampa.Mas a diva mais uma vez me emocionou na cena em que fez as pazes com Nina,mesmo eu querendo que ela esganasse a Rita e torcendo muito por isso até o final,foi impossivel não chorar e rir ao mesmo tempo com a redenção de Carminha e com a sua pose mesmo na sargeta.Carminha sem dúvida entra para a galeria das maiores vilãs das telenovelas brasileiras.Não pelas suas maldades,porque já tivemos outras bem mais más que a ex-loira,mas sim pelo seu carisma imenso,aliás nesse quesito para mim ela ganha de goleada das outras.Pronto!Era só isso que eu queria dizer.Obrigado Carminha,obrigado Adriana Esteves,obrigado Avenida Brasil por me fazer voltar a gostar tanto de assistir uma novela.Carminha eu te amoooooooooooooo muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito!!!E para você meu querido Jeff,oioioioioioioioiooioioioioioioioioi para sempre!(INESQUECÍVEL)...
Sentirei muitas saudades também dos seus embates com o Admirador JEC.Já virou um clássico do melhor blogue sobre televisão do Brasil.Eu já ri demais com vocês dois.

Anderson de Lima comentou:

Na minha opinião, Avenida Brasil foi ótima até o penúltimo capítulo. Infelizmente, no último capítulo, parece que o João Emanuel Carneiro perdeu totalmente o rumo da trama. :carminha1:
A cena do Adalto e da chupeta foi tão longa e desnecessária...no lugar dessa cena, podiam mostrar o final de alguns personagens que foram esquecidos, tipo o pai da Carminha, que levou um tiro e "sumiu". :tristeza2:
Desculpe só despejar a raiva aqui Jefferson, mas sinceramente, mas eu achei péssima a edição e a "colocação" de cenas nesse último capítulo! :chega: A última cena da novela poderia ser quando a Nina e Carminha fazem as pazes, e então, aparecer o famoso congelamento com as duas abraçando e o 'FIM' :tristeza2:

Reconheço que durante os meus 21 anos de vida, nunca vi TANTO apelo e popularidade de uma no país, chega a ser impressionante, tenho que reconhecer.
Destaque novamente para a grande atriz Adriana Esteves. Vera Holtz, p o incrível Juca de Oliveira e Cacau Protásio (a cara da Zezé no final da novela foi épica KKKKKKKKKK) foram os grandes destaques do último capítulo.
Novamente, foi uma grande novela do inicio ao fim, mas no último, perdeu a mão.

Adoro o site e a sua coluna, Jefferson :)


Jeferson Cardoso respondeu:

Compreendo sua indignação, o capítulo foi fraco. Só salvou a Carminha. Rsrsrs. Pois é, você não teve o privilégio de vivenciar momentos épicos como este do final de Avenida, que parou o país. A Próxima Vítima e Vale Tudo também fizeram isto. ;)


Adryan comentou:

Parabéns Jeff por essa vitória! Também estou estudando para o concurso de professores efetivos da Secretaria de educação do meu estado!
Gostei do final, achei muito digno, com JUSTIÇA E PERDÃO! Só que me frustrei, porque o final era realmente aquilo que a imprensa tinha divulgado! E o que voce achou dos 51 pontões? Confesso que esperava uns 48/49! Abraço! :ok51:


Jeferson Cardoso respondeu:

Uhullllllllllllllllllll! Adryan, obrigadíssimo. Estude rapaz, realmente vale a pena. Pois é, pensei que não chegaria aos 50, mas mereceu. Amei o final da Carminha e quase chorei. Rssrsrs


Elisa comentou:

Avenida Brasil é uma boa novela,teve muitas qualidades e defeitos também.Não me identifico com esta legião de fanáticos,que inclusive fazem uma análise,na base emocional.Também a globo colocou muito marketing,o Video Show tem uma parte que reprisa momentos da novela todos os dias.Assim faz a Ana Maria Braga e também a Fátima Bernardes,e agora vai ter globo repórter,sem falar no Profissão Repórter.Então era um grande marketing,mas não impactou o Brasil como Vale Tudo,Roque santeiro e as de Janete Clair.Primeira crítica todo folhetim tem de ter um casal que a gente torça,mas vou te dizer em termos de casal a novela foi fraquíssima Nina e Jorginho,casal alho.Monalisa e Tufão o que é aquilo meu deus,parece que o autor quis dá um final digno a Tufão e piorou tudo.Ontem com o seu amor sequestrado monalisa parecia mais uma fofoqueira de plantão,como a Zezé e a Olenka.Único casal que teria algum rumo seia Tufão e Nina e Roni e Suelen,mas o autor não teve coragem.Sobrou o amor cachorro de Max e Carminha.Atores desapareceram na novela exemplo Natália Dill.Grande parte da novela se resumiu a sala de estar e a cozinha de Tufão.Sei que ali é obra de ficção mas teve coisas absurdas:Nina não conhecer um pen drive.Jorginho desconhecer exame de dna>Nina não fazer uma análise em laboratório do whiski que matou Nilo para incriminar Santiago>Carminha robótica,diante do pai não combinou com a personalidade da personagem,exibido duRANTE A NOVELA,será que é para o público fazer a redenção da vilã.E Santiago de banddinho pé de chinelo ,a gênio da inteligência criminal,com estrutura pra fugir em jatinho particularkkkk.A filha viveu anos na mansão porque ela não armou o golpe antes,sei não mais foi forçado.E Max que de uma hora pra outra passa de michê de inteligência reduzida a psicopata surtado,tudo isto pra ter o velho cliche do quem matou?Sem falar do mundo cão que é o enredo de Avenida Brasil,filho odiando pai,e vice versa,todos sendo enganados,bem mas isto é moralismo.O autor perdeu a grande chance ,que seria a partir do capitulo 100 transformar Nina em psicopata,uma Flora teen,e fazer ela enganar todos,matar ,inclusive pra culpar Carminha,mas eles sempre preferem clichês,dá audiência na classe C,D e E.Grande destaque do elenco José de Abreu,Cacau Protássio ,nota 10,assisti por causa deles.Adriana carregou a novela,mas dou nove e Marcelo Novaes também dou nove e um destaque especial a Betty Faria.Murilo Benicio Benício 8,0.Debora Falabella 8,5.Horriveis Heloisa Perissé,Cauã Raymond(este não me apareça tão cedo) .O que foi aquilo ontem Nina indo sozinha descobrir o cativeiro de Tufão e enfrentar os bandidos ,outra coisa forçada.Ah Juca de Oliveira foi brilhante,embora com a construção forçada da estoria.Núcleo do Cadinho,cansou,podia ser um seriado.As aventuras de Cadinho.Suelen perdeu a graça,piriguetou demais>Parabéns pelo concurso! Capítulo final foi fraco!Dá tanto destaque ao segredo ridiculo de Adauto.Agora outro erro grosseiro,Lucinda dizer que viu Carminha pequenininha chegando ao lixão,como?Se quando ela foi presa Carminha tinha uns cinco anos e e ela passou sete anos presa,definitivamente a globo não sabe fazer cenas de ação foram muito fracas as cenas da perseguição policial.Cheias de Charme foi muito melhor


Jeferson Cardoso respondeu:

JEC tem o dom de escrever tramas centrais. Ele, infelizmente, peca nas paralelas. Se soubesse casar tudo, seria o melhor autor da história. Adoro!!!


Admirador do JEC comentou:

Recordeeeeeeeeeeee quereeeeeeeeeeedos, de ponta a ponta mais de 50 pontos :gretchen2:
Assim eu me despeço do personagem Admirador do JEC, ficarei de férias junto com o meu querido autor :clodovil2:
O final foi Divino e a audiencia explodiu :ebaeba:
Adorei poder comentar aqui a trama AB
Entre discordâncias :carminha1: e concordâncias (que não foram muitas) acho que esse espaço ganhou com a discussão.
JEC me deixou de boca aberta em todos os capítulos :ooh:
OIoioi pegou geral, que venha a próxima novela de JEC
Até a próxima novela de JEC, adeus :cheias:


Jeferson Cardoso respondeu:

#SalveJorge!!!


Marcos Galvão comentou:

Enfim Jeff, o último capítulo bateu seu próprio recorde ?


Jeferson Cardoso respondeu:

Sim, explodiu para os dias de hoje. Audiência histórica: 51 pontos.


Veja também