O Planeta TV

"Avenida Brasil", mais uma surpreendente novela de João Emanuel Carneiro

Por: Jeferson Cardoso

Oi, oi, oi, oi... amadinhos, quede meu cheiro?

Brincadeiras à parte, vamos discutir sobre "Avenida Brasil", a novela das nove que fascina milhões de telespectadores.

Não é de hoje que o gênio João Emanuel Carneiro revoluciona as telenovelas. Depois de "Cobras & Lagartos" o horário das 19h nunca mais foi o mesmo. Vide às 21h, após a fantástica "A Favorita".

JEC, sem dúvida, é o melhor autor da atualidade. É incrível a sua capacidade de surpreender o telespectador, com tramas ágeis, dramáticas e, por mais que pareçam previsíveis, são incríveis.

Hoje, nenhum autor pode brincar com telespectador, que está cada vez mais exigente. Eu, particularmente, sou chato e não consigo mais acompanhar novelas arrastadas, paradas no tempo. Como, por exemplo, "Aquele Beijo" e "Amor Eterno Amor". São boas, mas não prendem a atenção do público justamente pela falta de ritmo, a chamada agilidade.

Em "Avenida Brasil", por apresentar um ritmo mais lento que seus últimos trabalhos, JEC é criticado. Só que "Avenida" em momento algum perdeu o ritmo. Acontece que o telespectador chato, como eu, quer que uma novela seja contada em 100 capítulos. Impossível.

Deixando a chatice de lado e sendo sincero, JEC conduz muito bem "Avenida Brasil". Enquanto o público se irrita com as idas e vindas entre Carminha e Nina, o autor explora os núcleos paralelos sem deixar a trama central de lado. Essa é a fórmula ideal para que não se crie a chamada "barriga". Esse adjetivo não condiz com a novela em questão.

O jogo de gato e rato entre Nina e Caminha é fundamental para a segunda parte da novela. Primeiro é preciso apresentar as tramas para que o público possa realmente mergulhar de cabeça. Ponto para o autor, que deixa os fãs super ansiosos.

Alguns personagens continuam chatos, entre eles Jorginho. Infelizmente, Cauã Reymond está com uma tonalidade aquém do esperado. Silas, Leleco, Monalisa são outros chatos da galocha. Meus favoritos são: na ordem: Carminha, Nina, Débora, Suellen, Noêmia e Muricy. Só lamento a pequeníssima participação do talentoso João Fernandes, o inesquecível Eroniiiiiiildes, de Cordel Encantado.

Muito se fala na grande reviravolta da trama envolvendo as protagonistas. JEC, craque, fará o telespectador duvidar do caráter de Nina. A mocinha, enfim, se comportará como vilã. Uma nova novela irá começar. Se já é boa, certamente, ficará excelente. Diferente de sua antecessora, "Fina Estampa", que do meio para o fim ficou morna e desencantou.

"Avenida Brasil" pode até não superar a audiência de "Fina Estampa", mas tenho certeza que no seu término observaremos uma superioridade de narrativa. Espero concluir que foi mais uma novela fantástica do gênio JEC.

OBS:

1) "A Favorita" fantástica? Como assim? Sei que muitos questionarão esta afirmação e dirão que estou entrando em contradição. De forma alguma. Foi uma novela bem mexicana (é isto que tanto implico nesta obra), porém excelente. Como vocês sabem, tive o prazer em acompanhá-la na íntegra no ano passado.

2) Quando digo que "Fina Estampa" é a NOVELA da década refiro-me APENAS à audiência. Por outro lado, até o momento (considerando o mesmo número de capítulos), no quesito narrativa, sem puxa-saquismo, considero "Fina Estampa" melhor. Porém, repito, a novela de Aguinaldo Silva perdeu o sentido nos últimos três meses. Esse, pode ter certeza, será o grande diferencial de "Avenida Brasil".

Loucura, loucura, loucura!

Sem alternativas, a direção de "A Fazenda" desistiu de um novo participante. Consequência: o cancelamento da Roça, frustrando o telespectador.

Concordo que nesta altura do campeonato seria injusto colocar um novo participante. Entendo também que para a Record não valeria a pena contratar mais uma sub-celebridade para ser eliminada na semana seguinte. Seria frustração e prejuízo.

Sem roça, a produção do reality, que é ótima, terá que se desdobrar pra esquentar o jogo e prender a atenção do público. A atração perdeu muito com a saída de Gretchen.

Continuo sem nenhum participante favorito, mas trocando ideias percebi que Nicole e Viviane são fortes candidatas ao prêmio de R$ 2 milhões.

Curiosidade?!?!

Muito se fala na próxima reprise da Globo. Tenho uma curiosidade. Qual destas novelas vocês fariam questão de assistir novamente: Páginas da Vida, O Profeta, Anjo Mau, Cobras e Lagartos, Um Anjo Caiu do Céu, Uga Uga ou O Beijo do Vampiro?

É apenas uma curiosidade, amadinhos.

Abs.


Deixe o seu comentário