O Planeta TV

"Avenida Brasil" esquenta; "Máscaras" decepciona e "Cheias de Charme" surpreende!

Por: Jeferson Cardoso

"Avenida Brasil" esquenta; "Máscaras" decepciona e "Cheias de Charme" surpreende!

Meus queridos, estou amando "Avenida Brasil". Sei que muitos aqui esperavam pelo contrário, por motivos banais (já explicados) e que não vem ao caso.

Demorei certo tempo para comentar sobre a trama porque estava esperando a apresentação completa da segunda fase. Precisa entender as histórias dos núcleos paralelos.

A primeira fase de "Avenida Brasil" arrasou. A pequena Mel Maia e Adriana Esteves brilharam. A narrativa de João Emanuel Carneiro, o GÊNIO das 21h, dispensa comentários. Ele sabe como poucos escaletar um capítulo, com ganchos surpreendentes.

A segunda fase começou morna. Até estranhei porque normalmente as novelas de JEC são eletrizantes. Mas entendi que o autor queria apresentar aos poucos seus núcleos para depois explorá-los. Afinal, a novela é voltada totalmente à Classe C, então não poder ir com muita sede ao pote. Dito e feito. "Avenida Brasil" volta a pegar fogo. Em se tratando de JEC, é só o começo.

Poderia escrever um texto elogiando a trama (farei isto aos poucos no decorrer dos próximos meses), mas por enquanto comentarei sobre as poucas coisas ruins. Não estou curtindo as atuações de Heloísa Périssé (não muda nunca!!!); Murilo Benício e Cauã Reymond. Eles estão aquém do que já apresentaram em trabalhos anteriores. Também não gosto de algumas cenas exageradas como, por exemplo, homem sendo jogado da sacada de um prédio e sofrendo apenas alguns arranhões. Não gosto, mas preciso entrar no universo do autor.

Dispensa comentários as atuações de Adriana Esteves, Deborah Falabella, Marcos Caruso, Ísis Valverde, Vera Holtz e Eliane Giardini.

Meus personagens preferidos, na ordem, são: Suelen, Carminha, Rita, Leleco, Murici e Débora (que por enquanto é figurante).

No quesito audiência, "Avenida Brasil" vem fazendo bonito. O capítulo desta segunda (16/04) registrou recorde, com 41 pontos. Sua média geral é de 35 pontos (temos que levar em consideração que o folhetim enfrentou o feriado prolongado da semana santa). Não sei se até outubro alcançará "Fina Estampa", mas tem potencial para isto. A dúvida é apenas porque a trama enfrentará o tenebroso horário político. Uma pena.

A tal surpresa que prometi era uma entrevista com JEC. Infelizmente, deixei para cima da hora e com o lançamento da novela combinei com o GÊNIO para fazê-la nos próximos dias. Se quiserem, podem enviar sugestões para as perguntas.

Máscaras

Estou absurdamente decepcionado com a direção de "Máscaras". Ignácio Coqueiro repete os mesmos erros grotescos de "Poder Paralelo".

"Máscaras" é uma boa novela. O texto de Lauro César Muniz é um dos melhores. O elenco é muito bom. No entanto, a produção é tenebrosa.

A novela, que enfrenta baixíssima audiência, infelizmente, tem inúmeros problemas. O áudio é ruim (às vezes dá a sensação de eco); a direção deixa a narrativa lenta (é visível que algumas cenas estão muito teatrais e exigem maiores cuidados); a trilha sonora é estranha, principalmente os toques instrumentais de suspense.

O erro é gritante por parte da direção, mas o autor também peca. Os cinco primeiros capítulos de "Máscaras" foram confusos. Algumas cenas são difíceis de entender. A complexidade da protagonista Maria (Miriam Freeland) não desperta a curiosidade. Por que os surtos? Tensão pós-parto?

Outra história confusa é da personagem sem nome, interpretada por Paloma Duarte. Do nada, ela se aproxima da prostituta Manu (Gisele Itié) com certas intenções. Quais?

A meu ver, Lauro comete um gravíssimo erro apresentando sua história de trás para frente. O público precisa entender a história para se envolver totalmente.

O sequestro do bebê (Qual motivo? Quem são os inimigos de Otávio (Fernando Pavão)?), outra história confusa, tem rendido vários capítulos. Os capítulos, até então, foram focados apenas nos protagonistas. É cansativo. Daqui a pouco surgem os novos núcleos e dá aquela sensação de que uma nova novela está começando. É complicado.

Digo sem medo: os sete/oito pontos de audiência alcançados pela trama são mais do que merecidos.

Com ajustes, que não são poucos, quem sabe, a trama não se estabiliza na casa dos 10/12 pontos.

Cheias de Charme

Adorei o primeiro capítulo da nova novela das sete. Muitas pessoas, assim como eu, apostavam apenas no destaque de Claudia Abreu. Ela arrasou, mas o trio de protagonista (Isabelle Drummond, Taís Araujo e Leandra Leal) também surpreendeu. As três Marias – personagens popularescas - foram muito bem apresentadas.

"Cheias de Charme" é dinâmica, divertida, romântica... enfim, têm os principais ingredientes para garantir o sucesso. Os novatos, mas experientes, Izabel de Oliveira e Filipe Miguez, estão de parabéns. Eles, certamente, brilharão no horário das 19h.

Agora só se falam que as novelas estão voltadas para a desconhecida Classe C. Posso estar enganado, mas "Cheias de Charme" – a princípio – aparenta ter uma história para agradar a todos os públicos. As personagens Chayene, Fabian e as empreguetes são exemplos disto. E isto, meus queridos, é essencial para cravar o mais absoluto sucesso.

A estreia do folhetim nos levou ao paraíso. Que os próximos capítulos sejam ainda melhores. #Novelão!

Aguinaldo Silva em 2013!

A direção da Globo fez um convite a Aguinaldo Silva, o MAGO das 21h, para escrever a trama que sucederá Glória Perez, em junho 2013. Se aceitar, o recordista de audiência, terá que suspender suas férias e trabalhar numa sinopse para apresentar à emissora até o fim do ano.

O tempo é curto, mas para Aguinaldo Silva isto é mamão com açúcar. Meus queridos, na década de 80 e 90, o MAGO emendou várias novelas. Foram elas: Vale Tudo (88); Tieta (89); Pedra Sobre Pedra (92); Fera Ferida (94); A indomada (97); Suave Veneno (99); Porto dos Milagres (2001)...

Ideias para sinopse, certamente, Aguinaldo deve ter várias. A pergunta que não quer se calar: será que o Mago aceitará o desafio da Globo?

FOM FOM!

Maria Adelaide Amaral

Sou fanzaço de Aguinaldo Silva, mas sou sincero: antes dele, a Globo poderia apostar em Maria Adelaide Amaral. Ela, certamente (em parceria com Vicente Villari), arrasaria no horário das 21h. Se vier o Mago ficarei feliz, mas minha torcida é por Adelaide. Tenho dito!

PS: Peço desculpa a todos pela ausência, devido a compromissos pessoais. Obrigado pela compreensão.





Comentários (80) Postar Comentário

Daniel comentou:

desta vez concordo com tudo com vc, quer dizer quase tudo eu to curtindo atuação do Murilo, ele lembra muito zeca pagodinho ou estes ex jogadores malandro.. fora isso avenida brasil esta excelente, nunca pensei que Jec ia conseguir colocar dramalhão com comedia ao mesmo tempo, eu amei a favorita uma das minhas novelas favoritas( ate rimou), porem todos nucleos secundarios era pesados ou quase não tinha importancia, ja em avenida tudo ali funciona,, novela e excelente,. sobre HP acho novela pode subir, ate passione subiu no periodo do HP, paginas da vida explodiu tbm com HP. avenida esta seu mes final qdo começar HP isso então deve ajudar explodir.. cheias de charme tem tudo ser maior sucesso dos ultimos tempo as 19h alem de ser curtinha. claudia abreu uma das melhores atrizes do Brasil , deu show a parte. as três empregadas esta excelente, direção perfeita e novela bem colorida e bombou inicio pegando horario fraco. 35 pontoes...

:ebaeba: :ebaeba:


sobre Mascara não consigo gosta dessa novela, muito depreciva, sendo pior que sofrimento da novela a vida da gente, novela não andar, e arrastada e imagem escura, direção pessima :pfs: :pfs:



vlw abraço


Jeferson Cardoso respondeu:

O HP pode apenas atrapalhar os recordes, mas a audiência (acredito) que seja mantida. Entendeu?


Andre comentou:

Parabééns pelo blog sempre Jeff! Meu canal favorito haha!!!

AB dispensa comentários. JEC sabe como ngm deixar bons ganchos entre um capítulo e outro. Audiência não importa e sim uma excelente história, e vejo que ao contrário de A Favorita o GENIO está sabendo explorar todos os núcleos, só o da comédia que é meio ausente e pode virar um quadro tapa buraco tipo Zorra Total rs.
O MAGO EM 2013? Acho que a Globo poderia dar o lugar a MARIA tbm concordo com vc mais veremos ... Será quem vem FINA ESTAMPA PARTE 2? Rs
ABraços


Jeferson Cardoso respondeu:

André, muito obrigado. Desculpa discordar, mas a audiência importa sim. E muito! Rsrsrsrs


Ricardo Lacerda comentou:

Também gostaria muito de uma novela da Maria Adelaide às 21h. Mas parece que ela não quer. Acredito que se Aguinaldo não aceitar vai acabar caindo mesmo no colo do Walcyr Carrasco.
Para estrear em junho, significa que a novela da Glória Perez vai ser bastante longa (mais de 200 cap.).

FERNANDO comentou:

Já há algum tempo que o horário político deixou de atrapalhar a audiência da novela das 21h. Isso porque a Globo divide o JN em duas partes, assim o jornal volta depois do horário político e vai "esquentando" o público para as novelas....


Jeferson Cardoso respondeu:

Você está se referindo ao segundo turno, mas no primeiro turno a novela das 21h recebe do HP.


Jurandir Dalcin comentou:

Concordo com todos os pontos, que você citou ai.
Queria Aguinaldo novamente, ele é MAGO e suas novelas são minhas preferidas, sem mais.
Cheias de Charme? arrasou! Desde Pé na Jaca não assistia uma novela das 19 hrs com frequência, mas acho que isso vai mudar.
E mudando de assunto, tô quase desistindo de Máscaras. Uma pena.


Jeferson Cardoso respondeu:

Não desista, continua. Daqui a dois/três meses arrumam a novela. Rsrsrsrs


Tiagoo comentou:

HELLO PLANETARIOS...

GENTHEM... A Eletrizante Avenida Brasil esta ligada no 220V todos dias....esta sensacional...JEC nao perde o folego, demaissss....
Isis Valverde dando show com suellen e Adriana Esteves sem comentarios...ufa!

A deliciosa Cheias de Charme veio para inovar, engraçada, popular, e descontraida...uma novela que atinge varios publicos e classes sociais....O encontro das tres marias na delegacia me remete a memoria a saudosa Quatro por Quatro....protagonistas unidas para atacar seus problemas....o maximo!

uai Jeff....vc quem sempre foi defensor do ilusionismo da tv, da magia, do nao compromisso com a realidade agora vem falar que cenas nao condizentes em Avenida Brasil?!? meio contraditorio nao? Bom mesmo era o MAGO, que congelava a descongelava as cenas - totalmente real...kkkkk

Hello big people....qual novela passa as 18 hs mesmo? ninguem comenta, o ibope esta bom? kkkkkk


Jeferson Cardoso respondeu:

Parece contraditório, mas não é. Sou contra cenas exageradíssimas, mas sou a favor do ilusionismo. Do realismo fantástico. É diferente.


André comentou:

Imagina Jeff precisando :D
Sou seu fã!
Abraços

Fabiane comentou:

oi Jeffe, s narrativas anvenida brasil e cheias de charme nao posso comentar sobre elas pq nao assito, nao da tempo, mas to assistindo marcaras. é vdd q a trama ta um pouco complexa, nao entendi direito o pq do sequestro da maria e do tavinho, mas acho q daqui alguns capitulos vai da pra entender. pelo q percebi o dercio, é vilao, o jeito dele é muito suspeito.
nao sei, mas p´ra quem acompanha csi, bones e outras serjavascript:emoticon(':sismado1:')ies policiais ta tendo mais facilidade, ja q os autores americanos gostam de confundir a gente. rsrrss.
é isso, espero q mascaras vire o sucesso.
ah, outra coisa, lendo um dos comentarios, vi q o maicon falou de fina estampa o retorno, eu tbm vi essamateria, acho q aqui no planeta tv mesmo, mas será q é vdd, bom teria como já q o autor deixou tantas brechas. xau


Jeferson Cardoso respondeu:

Foi uma brincadeira do autor. Parece que a nova sinopse dele será algo entre ricos x pobres. Deve ser no estilo de Fina Estampa, mas não será continuação. Fique tranquila.


daniela comentou:

pode até mim chama de louca mais eu não gostei da novela Cheias de Charme,é muito brega as musícas são horrível,não conseguir entender a historia tava tudo muito confuso,a unica coisa que mim chamo atenção foi a personagem de Claudia Abreu,engraçada,bem popular,cafona rsrsrsrs.As novelas da globo agora tem que ser popular.Aguinaldo Silva de novo ninguém merece ,vai repeti o mesmo erro que aconteceu que mal acabou A Indomada teve que fazer Suave veneno e foi aquele fracasso .

Douglas Moura comentou:

A Jeff seu blog é tão bom que e total mente perdoável a demora os posts ( Também não da pra postar sempre né ?) Bom Cheias de Charme trouce de volta a maior atris da TV brasileira deste e de outros tempos Claudia Abreu que chego com tudo no primeiro capitulo dando um banho de talento, glamour e carisma com sua "Pomba Gira" Chayene. O Fabian canastrão como o papel pedi. As maris deram show também mais das três a Tais era a mais a vontade em seu papel.

Avenina Brasil também achei que estava meio morna e percebi o que JEC estava querendo a novela só merece elogios e mais elogios eita novelão arretado!

Mascaras acompanhei a primeira semana mais não entendi direi a historia e achei em certos momentos meio chata.

Bom Jeff tenho uma sugestão de pergunta para você fazer ou JEC a Carminha ira dar ares de mocinha por seu passado sofrido e isso justificara as maldades dela ?

É só ate a próxima !

P.S: Ta podendo em entrevistando o JEC Parabéns !


Jeferson Cardoso respondeu:

Douglas, muito obrigado pela otima sugestão de pergunta. =D


Veja também