O Planeta TV

"Avenida Brasil" e "Cheias de Charme": qual a melhor novela de 2012?

Por: Jeferson Cardoso

"Avenida Brasil" e "Cheias de Charme": qual a melhor novela de 2012?

Meus queridos, muito obrigado pelo apoio. É muito difícil, mas é preciso saber viver...

Há um mês afirmei que "Cheias de Charme", até então, era a melhor novela em exibição. A nova fase de "Avenida Brasil", no entanto, supera a atual trama das sete. Ainda não mudei totalmente de opinião porque analiso as duas novelas como um todo, não com base nos últimos acontecimentos. Se João Emanuel Carneiro mantiver o atual ritmo de sua história até o fim, certamente, terei outra opinião. Ou não, já que "Cheias de Charme" está cada dia melhor. Não ficarei em cima do muro. Prometo!

Quanto uma comparação com "Fina Estampa"...

Amadinhos, veja bem. É fato que a atual fase de "Avenida Brasil", é infinitamente superior à trama de Aguinaldo Silva. No contexto geral, desde sua estreia, diria até que se iguala à "Fina Estampa". A diferença, como já vinha dizendo, estaria na reta final. Enquanto Aguinaldo se divertia com seus personagens irônicos, JEC pisa no acelerador e toca o terror.

Resumindo: "Avenida Brasil" é melhor que "Fina Estampa", mas ainda não é melhor que "Cheias de Charme". Isto quer dizer que considero (ainda) a novela de Izabel de Oliveira e Filipe Miguez a melhor dos últimos anos.

No quesito audiência, "Avenida Brasil", a dois meses de seu término, acumula uma média de 41 pontos no PNT, empatando com "Fina Estampa". Em São Paulo, ainda segue um ponto atrás. Até o último capítulo (previsto para ir ao ar no dia 19 de outubro), certamente, arrancará um empate na capital paulista.

Que venha "Salve Jorge

Rebelde, o fim

Não sei como ainda perco meu tempo comentando sobre os erros grotescos da Rede Record. Enfim, serei breve.

"Carrossel" emplacou e alcança uma audiência nacional extraordinária. A Rede Record, inconformada e com desempenho pífio, resolve apostar no mesmo público da concorrente. Um profissional que entende de televisão jamais faria isto. Nenhuma criança abandonaria "Carrossel" para acompanhar "Rebelde" nessa altura do campeonato. O certo seria tornar "Rebelde" numa novela clássica, com um foco maior no drama.

A novelinha é boa, apesar de boba. Na maioria das vezes, anda em círculo. A sensação que se tem é de que nunca sai do lugar.

Não contente com a baixa audiência, a direção ainda afasta Margareth Boury. Só que afastando a autora, a pressão aumenta para os colaboradores e desanima os atores. Pior que está não fica, só não resolve a situação caótica. "Rebelde" chegou ao seu teto mínimo, de 5 pontos. E, enquanto competir com "Carrossel", continuará no "esquecimento". Como não tem nada para substituí-la, a Record vai mantendo-a em sua programação.

A Record só conseguirá virar esse jogo no horário das 20h30, após o término de "Carrossel", se abrir mão da Televisa. Se persistirem com essa parceria desnecessária, continuarão atrás do SBT. Podem até vencer, com diferença muito pequena e longe dos sonhados dois dígitos de audiência.

Por que não investir em uma novela inédita? Ainda acho que um melodrama (bem mexicano) faria muito sucesso contra o Jornal Nacional.

O que é do Balacobaco?

Adorei o título da nova novela da Rede Record. Achei inovador e interessante. Se a novela vai ser boa é outra coisa. Acredito no talento de Gisele Joras, que até hoje não decepcionou.

Uma correção: Fábio Dias, fã desta coluna, avisa que Beth Goulart, que brilhou em "Vidas em Jogo", não foi escalada para "Balacobaco". Em entrevista ao nosso colega blogueiro, a atriz afirma que não foi procurada pela direção da Record e que segue de férias.

Páginas da Vida

No ano passado, como se sabe, o Ministério da Justiça vetou a reprise de "Páginas da Vida". A Globo, sem saída, optou por uma re-reprise de "Mulheres de Areia". Desde então, a novela de Manoel Carlos é a primeira opção da Globo.

A emissora tenta pela segunda vez uma liberação e aguarda apenas um despacho alterando a classificação indicativa do folhetim para maiores de 10 anos, o que permite exibi-la em qualquer horário.

A chance de "Páginas da Vida" não ser a substituta de "Chocolate com Pimenta" é muito pequena. A Globo se comprometeu respeitar todas as normas do MJ.

Gabriela, é interessante...

A versão de "Gabriela", segundo o ponto de vista de Walcyr Carrasco, merece um pouco mais de atenção. A trama pode até não ser sucesso de audiência e repercussão, entretanto, é agradável. Acompanhei alguns capítulos e gostei do que vi. Estranhei o pouco destaque da protagonista. Os núcleos paralelos dominam. Destaque para Vanessa Giácomo. Os vícios de Walcyr, às vezes, irritam. Ele repete muitas situações de obras anteriores. Os sotaques nordestinos de alguns atores também não convencem. Tirando esses detalhes vale a pena dar uma espiadinha.

Curiosidade

"Máscaras" é novela ou filme pornô? Talvez, para competir com "Gabriela"... É um absurdo! Sem mais.

Olimpíada

Confesso que me surpreendi com a Rede Record durante a Olimpíada de Londres. A emissora corrigiu as falhas apresentadas no Pan. Mais serenos, os narradores deixaram as transmissões mais agradáveis.

É impressionante como a maioria dos brasileiros ainda tem desconfiança de outras emissoras, sempre preferindo à TV Globo. As transmissões esportivas da Band, às vezes, superam às da emissora carioca. Enfim, Globo – por ser líder –, sempre será a queridinha. Será de grão em grão, muito suor, que as concorrentes conquistarão seus espaços.

Com a Olimpíada, a Record quebrou o monopólio da Globo e pela primeira vez na TV aberta o público pode acompanhar (quase que na íntegra) todas as modalidades do evento.

Na Record, a Olimpíada deve render até domingo uma média geral de 7 pontos. Em 2008, a Globo acumulou 10 pontos. É como disse no último post. Não é fácil competir com a Globo, que é líder de audiência até quando fica "fora do ar", normalmente, aos domingos para manutenção.

Horário Político

O horário político começa no próximo dia 21. As emissoras terão que adequa sua programação. Confira:

Globo
19h30 – Cheias de Charme
20h30 – Horário Político
21h00 – Jornal Nacional
21h30 – Avenida Brasil

Record
A emissora, como se sabe, não tem programação estável. Portanto, a mesma ainda não foi divulgada.

SBT
19h25 – SBT Brasil
20h00 – Carrossel (Parte 1)
20h30 – Horário Político
21h00 – Carrossel (Parte 2)
21h20 – Programa do Ratinho

"Avenida Brasil", teoricamente, será beneficiada. E "Carrossel"? Será que aguenta o tranco contra "Cheias de Charme"?

PS: Assim como "Avenida Brasil", por enquanto, não há nada confirmado quanto ao esticamento de "Cheias de Charme". Ou seja, "Guerra dos Sexos" estreará no dia 1º de outubro.

É isso, até a próxima.





Comentários (86) Postar Comentário

Igor comentou:

jeff,até fico contente por paginas da vida estar cogitada pro vale a pena ver de novo,foi um novela boa de fato,mas será que ela manteria uma boa audiencia no horario vespertino?isso me intriga um pouco


ah,e meus pesames pelo que aconteceu,sei que não deve ter sido nada facil pra vc,mas enfim,isso acontece e nem tem como prever,abs.


Jeferson Cardoso respondeu:

Valeu Igor. Tão dizendo aí que o MJ recusou Páginas... Checarei isto. =O


Jackson Rodrigues Silva comentou:

Engraçado, até pouco tempo atrás o único JEC que eu conhecia era o Joinvile Esporte Clube :bandida:

Quando eu me referia ao ranking, era sobre o espaço que o blogueiro (não) atualiza aqui no site. Quando é que teremos uma nova atualização?

Sobre Cheias de Charme acho que a novela não está barriguda, muito pelo contrário, continua rendendo bons momentos para o telespectador. Quando uma coisa nasce pra fazer sucesso, não tem jeito, é sucesso na certa!

:cheias:

Será que Carrossel vai manter o fôlego durante o horário eleitoral? Mesmo assim, se eu fosse executivo do SBT eu não me preocuparia, uma vez que Rebelde é caso perdido. :tonto1:


Jeferson Cardoso respondeu:

Ah sim, atualizarei o ranking até o fim da semana. Cheias segue tão emocionante quanto sua audiência. =)


Leo comentou:

Voce sabe porque a rede globo reprisou a casa das sete mulheres? nao tinha nada pronto?


Jeferson Cardoso respondeu:

A Casa das 7 Mulheres será exibida apenas em Brasília durante o Horário Político.


Adryan comentou:

É o fim a globo colocar novamente uma re-reprise! Da cor do pecado é uma das minhas novelas prediletas, mas é muito cedo para ser reprisada novamente! Qual é o problema de Páginas da Vida vir editada e ser reclassificada? Até onde eu sei, a classificação 10 anos foi modificada atualmente, e corresponde ao que era 12 anos antes! Não vejo problemas! Tudo isso é ainda a dor de cabeça que Senhora do Destino causou naquela época!? Lamentavel! :carminha1:


Jeferson Cardoso respondeu:

Prefiro nem comentar. Só após a confirmação! Será que isto procede? Averiguarei...


luis comentou:

Avenida Brasil: é uma droga! e eu to viciado nela.
Cheias de Charme: ela ficou um pouco morna.
Gabrilela: ela sim é um filme pornô.
Máscaras: ta otima, mas tem que voltar ao horario das 22h30.
Rebelde: falou tudo. a novela deve acabar em março.
Rubi: boatos do remake dela cresceu. e segundo a record a substituta de rebelde so sera anunciada depois da estreia de Balacobaco.
Balacobaco: anciosooo! o que voce achou do provavel logo? eu adorei. que chegue logo dia 1 de outubro!

Liliana Brandão comentou:

Páginas da Vida realmente é a mais cotada, fiquei sabendo disso! Mais fiquei sabendo também que se for vetada de novo, a próxima reprise será Da Cor do Pecado, que já foi reprisada em 2007. Gostei de Da Cor do Pecado, mas Páginas da Vida é boa também, agora não sei se fico com Páginas da Vida ou Da Cor do Pecado, ambas são maravilhosas. :revolta:


Jeferson Cardoso respondeu:

Credo, decepção. Né possível! :(


Igor Martim comentou:

É bom Jefferson você explicar as pessoas essa questão da reprise de Páginas da Vida, porque é tanto boato de reprises.... Agora já dizem na re- reprise de Da Cor do Pecado..... Agora Cara & Coroa que deveria voltar não volta nunca!


Jeferson Cardoso respondeu:

Igor, amadinho, comigo não tem essa de especulação. Páginas da Vida é a primeira opção. E continuará sendo até a resposta do MJ. O resto é tudo especulação.


Ricardo comentou:

Olá Jeff, tudo bom? Espero que sim. Fiquei muito feliz com a atualização desse espaço. Quanto a melhor novela no ar, fico com Avenida Brasil. Dificilmente mudarei minha opinião, uma vez que o JEC é o mago das retas finais. Cheias de Charme tava muito boa, até me surpreendi com a novela, mas essas semanas parece que a coisa não sai do lugar. As mesmas coisas e uma chatice. Eu não sei o que os autores estão fazendo, não conseguiram manter o ritmo, mas a audiência não será afetada, devido aos primeiros meses. Olha acho que você muda sua opinião em relação a melhor. E fiquei muito feliz que você assistiu Gabriela, a novela é digna de um Emmy.


Jeferson Cardoso respondeu:

Pois é, tenho acompanhando esta semana. Continuarei... "Cheias de Charme" chata? O público é muito exigente. Ser autor de novela não é fácil. My god! Rsrsrs


Jonas comentou:

Boa Noite Jeff, eu fiquei sabendo agora pouco, que o MJ não liberou Paginas da Vida para o horário da tarde,e que Da cor do Pecado seria a mais cotada.

isso procede??


Jeferson Cardoso respondeu:

Não estou sabendo... É como disse, qualquer novidade postarei na home page. Gente, o que o MJ tem contra Páginas? Censura em pleno século 21 é d+!


Denis Ferreira comentou:

Olá Jeff,

Bem, realmente a atual fase de AB está de tirar o fôlego, e eu estou ansioso pela reviravolta da Carminha. Entre ela e a Nina eu torço por ela. Eu sonho com uma cena que acho impossível de acontecer: ver a Carminha dando uma surra na pentelha da Nina, hehe. No quesito comparação, como sou fã do incondicional do Aguinaldo Silva e não sou nem um pouco imparcial, ainda acho Fina Estampa melhor.
Jeff, você sempre fala do Walcyr Carrasco, mas vc já percebeu que o JEC também tem uns artifícios que ele usa em quase todas as novelas?
Só o lixão ele usou em todas elas, menos em A Favorita, eu acho...

Fico feliz por Páginas da Vida ser a mais cotada para uma reprise, foi uma boa novela, porém todos os temas abordados eram bastantes fortes como de costume nas novelas do Maneco e acho que se picotarem demais vai perder o sentido. Será que vai ter os depoimentos do final?

Acho que Gisele Joras tem competência pra alavancar a audiência da Record. Amor e Intrigas foi a melhor novela da emissora. Quanto a Rebelde, coitada da Record, parece que tá no meio da ciranda da barata doida, colocar crianças numa novela que já tem um público adolescente fiel? A emenda vai sair pior que o soneto, vão é perder audiência.

Sobre o Carrossel e o horário político, tenho medo que a trama infantil se prejudique, afinal acho que as crianças não vão esperar meia hora pra ver o resto do capítulo.

Abraço e até mais...


Jeferson Cardoso respondeu:

Vamos torcer para que o MJ aprove Páginas. =)


Veja também