O Planeta TV

"Avenida Brasil" e "Cheias de Charme": qual a melhor novela de 2012?

Por: Jeferson Cardoso

Meus queridos, muito obrigado pelo apoio. É muito difícil, mas é preciso saber viver...

Há um mês afirmei que "Cheias de Charme", até então, era a melhor novela em exibição. A nova fase de "Avenida Brasil", no entanto, supera a atual trama das sete. Ainda não mudei totalmente de opinião porque analiso as duas novelas como um todo, não com base nos últimos acontecimentos. Se João Emanuel Carneiro mantiver o atual ritmo de sua história até o fim, certamente, terei outra opinião. Ou não, já que "Cheias de Charme" está cada dia melhor. Não ficarei em cima do muro. Prometo!

Quanto uma comparação com "Fina Estampa"...

Amadinhos, veja bem. É fato que a atual fase de "Avenida Brasil", é infinitamente superior à trama de Aguinaldo Silva. No contexto geral, desde sua estreia, diria até que se iguala à "Fina Estampa". A diferença, como já vinha dizendo, estaria na reta final. Enquanto Aguinaldo se divertia com seus personagens irônicos, JEC pisa no acelerador e toca o terror.

Resumindo: "Avenida Brasil" é melhor que "Fina Estampa", mas ainda não é melhor que "Cheias de Charme". Isto quer dizer que considero (ainda) a novela de Izabel de Oliveira e Filipe Miguez a melhor dos últimos anos.

No quesito audiência, "Avenida Brasil", a dois meses de seu término, acumula uma média de 41 pontos no PNT, empatando com "Fina Estampa". Em São Paulo, ainda segue um ponto atrás. Até o último capítulo (previsto para ir ao ar no dia 19 de outubro), certamente, arrancará um empate na capital paulista.

Que venha "Salve Jorge

Rebelde, o fim

Não sei como ainda perco meu tempo comentando sobre os erros grotescos da Rede Record. Enfim, serei breve.

"Carrossel" emplacou e alcança uma audiência nacional extraordinária. A Rede Record, inconformada e com desempenho pífio, resolve apostar no mesmo público da concorrente. Um profissional que entende de televisão jamais faria isto. Nenhuma criança abandonaria "Carrossel" para acompanhar "Rebelde" nessa altura do campeonato. O certo seria tornar "Rebelde" numa novela clássica, com um foco maior no drama.

A novelinha é boa, apesar de boba. Na maioria das vezes, anda em círculo. A sensação que se tem é de que nunca sai do lugar.

Não contente com a baixa audiência, a direção ainda afasta Margareth Boury. Só que afastando a autora, a pressão aumenta para os colaboradores e desanima os atores. Pior que está não fica, só não resolve a situação caótica. "Rebelde" chegou ao seu teto mínimo, de 5 pontos. E, enquanto competir com "Carrossel", continuará no "esquecimento". Como não tem nada para substituí-la, a Record vai mantendo-a em sua programação.

A Record só conseguirá virar esse jogo no horário das 20h30, após o término de "Carrossel", se abrir mão da Televisa. Se persistirem com essa parceria desnecessária, continuarão atrás do SBT. Podem até vencer, com diferença muito pequena e longe dos sonhados dois dígitos de audiência.

Por que não investir em uma novela inédita? Ainda acho que um melodrama (bem mexicano) faria muito sucesso contra o Jornal Nacional.

O que é do Balacobaco?

Adorei o título da nova novela da Rede Record. Achei inovador e interessante. Se a novela vai ser boa é outra coisa. Acredito no talento de Gisele Joras, que até hoje não decepcionou.

Uma correção: Fábio Dias, fã desta coluna, avisa que Beth Goulart, que brilhou em "Vidas em Jogo", não foi escalada para "Balacobaco". Em entrevista ao nosso colega blogueiro, a atriz afirma que não foi procurada pela direção da Record e que segue de férias.

Páginas da Vida

No ano passado, como se sabe, o Ministério da Justiça vetou a reprise de "Páginas da Vida". A Globo, sem saída, optou por uma re-reprise de "Mulheres de Areia". Desde então, a novela de Manoel Carlos é a primeira opção da Globo.

A emissora tenta pela segunda vez uma liberação e aguarda apenas um despacho alterando a classificação indicativa do folhetim para maiores de 10 anos, o que permite exibi-la em qualquer horário.

A chance de "Páginas da Vida" não ser a substituta de "Chocolate com Pimenta" é muito pequena. A Globo se comprometeu respeitar todas as normas do MJ.

Gabriela, é interessante...

A versão de "Gabriela", segundo o ponto de vista de Walcyr Carrasco, merece um pouco mais de atenção. A trama pode até não ser sucesso de audiência e repercussão, entretanto, é agradável. Acompanhei alguns capítulos e gostei do que vi. Estranhei o pouco destaque da protagonista. Os núcleos paralelos dominam. Destaque para Vanessa Giácomo. Os vícios de Walcyr, às vezes, irritam. Ele repete muitas situações de obras anteriores. Os sotaques nordestinos de alguns atores também não convencem. Tirando esses detalhes vale a pena dar uma espiadinha.

Curiosidade

"Máscaras" é novela ou filme pornô? Talvez, para competir com "Gabriela"... É um absurdo! Sem mais.

Olimpíada

Confesso que me surpreendi com a Rede Record durante a Olimpíada de Londres. A emissora corrigiu as falhas apresentadas no Pan. Mais serenos, os narradores deixaram as transmissões mais agradáveis.

É impressionante como a maioria dos brasileiros ainda tem desconfiança de outras emissoras, sempre preferindo à TV Globo. As transmissões esportivas da Band, às vezes, superam às da emissora carioca. Enfim, Globo – por ser líder –, sempre será a queridinha. Será de grão em grão, muito suor, que as concorrentes conquistarão seus espaços.

Com a Olimpíada, a Record quebrou o monopólio da Globo e pela primeira vez na TV aberta o público pode acompanhar (quase que na íntegra) todas as modalidades do evento.

Na Record, a Olimpíada deve render até domingo uma média geral de 7 pontos. Em 2008, a Globo acumulou 10 pontos. É como disse no último post. Não é fácil competir com a Globo, que é líder de audiência até quando fica "fora do ar", normalmente, aos domingos para manutenção.

Horário Político

O horário político começa no próximo dia 21. As emissoras terão que adequa sua programação. Confira:

Globo
19h30 – Cheias de Charme
20h30 – Horário Político
21h00 – Jornal Nacional
21h30 – Avenida Brasil

Record
A emissora, como se sabe, não tem programação estável. Portanto, a mesma ainda não foi divulgada.

SBT
19h25 – SBT Brasil
20h00 – Carrossel (Parte 1)
20h30 – Horário Político
21h00 – Carrossel (Parte 2)
21h20 – Programa do Ratinho

"Avenida Brasil", teoricamente, será beneficiada. E "Carrossel"? Será que aguenta o tranco contra "Cheias de Charme"?

PS: Assim como "Avenida Brasil", por enquanto, não há nada confirmado quanto ao esticamento de "Cheias de Charme". Ou seja, "Guerra dos Sexos" estreará no dia 1º de outubro.

É isso, até a próxima.


Deixe o seu comentário