O Planeta TV

Avenida Brasil: a novela da década?

Por: Jeferson Cardoso

Avenida Brasil: a novela da década?

OI OI OI OI OI amadinhos, tudo bem? Desculpe a demora, mas é tudo culpa da Rita!!! Brincadeiras à parte vamos ao que interessa.

Desde sábado estou me segurando para não criar um post a cada dia dedicando este espaço totalmente à Avenida Brasil. Meus queridos, que novelão é esse?

O capítulo fantástico e macabro exibido no sábado (21/07) surpreendeu a todos. Nele, Carminha (Adriana Esteves) manda enterrar Nina, mas decide mantê-la viva. A cena marcou a grande virada da história e atiçou a ira da mocinha, que no capítulo seguinte virou o jogo. A partir daí, Avenida Brasil, que já era boa, se tornou excelente. E, como nada neste universo agrada a todo mundo, há aqueles não satisfeitos. Eu, um telespectador exigente, estou super satisfeitíssimo.

Essa nova novela, melhor, nova fase de "Avenida Brasil" promete muito mais. A guerra entre Carminha e Nina só está começando. Como assim? Sim, aguardem e aqueles que têm problema de coração aconselho nem se aproximar da telinha. Rsrsrsrsr! Ainda veremos muitas cenas feitas em tons sombrios e macabros, ao estilo mexicano de "A Favorita". O que quero dizer com isto? Sim, amadinhos, "Avenida" também exagera com cenas surreais. Posso citar uma: como Nina conseguiu sair sozinha de um buraco fundo sem a ajuda de cordas? Virou mutante? Hahahahaha. Enfim, é surreal, mexicano, mas é novela. Só me resta entrar no universo e sonhar.

Finalmente, a popularidade de "Avenida" cresceu nos últimos dias. Quem acompanha sabe que há duas semanas a novela pega fogo. A audiência, que estava estável, disparou. Em São Paulo, a trama acumula uma média de 38 pontos. A diferença é gritante em relação ao Painel Nacional de Televisão (PNT). Em outras praças, como Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ), o folhetim alcança facilmente picos de 55 pontos. Fenômeno? Não! É mais que isto! Bom isto é assunto para outro post, uma vez que, estou fazendo um levantamento para comparar a audiência nacional desta novela com a de suas antecessoras. É, amadinhos, tudo indica que "Fina Estampa" perdeu o trono de a "NOVELA DA DÉCADA".

Deixando a audiência de lado... "Avenida Brasil" é melhor que "Fina Estampa"? Há algumas semanas disse que ainda não, mas que certamente seria até o seu último capítulo. Estou tão impressionado com essa novela que prefiro responder essa pergunta daqui a dez dias. Por que não agora? Porque não quero deixar a emoção falar mais alto. Prefiro seguir a razão, pois o coração é movido a sentimentos. Preciso deste tempo para chegar a uma conclusão. Isto, é claro, se o GÊNIO JEC deixar.
Por fim, "Avenida Brasil" é melhor que "A Favorita"? Pelo conjunto de obra, SIM. Mas Carminha está a ano-luz da macabra Flora.

Cronograma da Globo

"Avenida Brasil" terminará no dia 19 de outubro, com seus 179 capítulos previstos. A informação é extra-oficial do autor. O resto é especulação. O mesmo acontece com "Cheias de Charme". Segundo Filipe Miguez, a Globo não comentou nada sobre um possível esticamento. Havendo alteração no cronograma comunico na página principal do site.

Lado a Lado

Confira um pouco da sinopse da trama assinada por João Ximenes Braga e Claudia Lage.

Uma amizade sincera, baseada na verdade e na justiça. Sonhos em comum, de mulheres que vão à luta sem medo de olhar para trás, em busca de um novo tempo. Jovens que não se calam, que querem a liberdade de falar e serem escutadas e, acima de tudo, de amar. Essa é a história de Laura (Marjorie Estiano) e Isabel (Camila Pitanga) que, apesar de origens e criações distintas, ambicionam o mesmo futuro de igualdades. Mas se para Isabel o amor de Zé Maria (Lázaro Ramos) é uma certeza, para Laura, esse sentimento ainda está confuso em seu coração, que não sabe se o casamento com Edgar (Thiago Fragoso) pode ser o fim de sua ânsia pela liberdade. E é neste momento repleto de emoções que as duas se conhecem, no dia de seus casamentos. Esta amizade também será capaz de abalar as estruturas de Constância (Patrícia Pillar), mãe de Laura, uma antiga baronesa que não aceita esse novo mundo que se abre com as transformações pelas quais o Rio de Janeiro está passando. A cidade fervilha com as influências francesas, com o charme e da Belle Époque, das grandes confeitarias, dos cafés, do começo de uma nova era de modernidade, em que as mulheres começam a lutar por liberdade individual e os negros começam a criar o samba e toda uma nova cultura. Isabel, Laura, Zé Maria e Edgar estão plantando a semente do Brasil de hoje.

No elenco estão ainda Werner Schünemann, Cássio Gabus Mendes, Isabela Garcia, Bia Seidl, Milton Gonçalves, Sheron Menezzes, Marcello Melo Jr., Zezeh Barbosa, Christiana Guinle, Alessandra Negrini, Rafael Cardoso, Klebber Toledo, Caio Blat, Daniel Dalcin, Beatriz Segall, Emílio de Mello, Guilherme Piva, Débora Duarte, Juliane Araújo, Maria Clara Gueiros, Maria Eduarda, Maria Padilha, Paulo Betti, Tuca Andrada, André Arteche, Álamo Facó, Priscila Sol, entre outros.

A sinopse não é nada inovadora, mas é interessante para o horário das 18h, com romances e intrigas. Adoro novelas de época. Só temo por uma narrativa lenta. Hoje em dia as novelas precisam ser ágeis, principalmente àquelas que enfrentam períodos atípicos, como o horário de verão. Não conheço o estilo dos autores, mas acredito que vem coisa boa por aí e que surpreenderá muita gente. Só não vamos esperar por uma explosão de audiência, o período não permitirá. O que não pode é empacar nos 22 pontos, como aconteceu com "A Vida da Gente".

"Lado a Lado" tem estreia confirmada para o dia 10 de setembro.

Novas caras

Com o investimento em minisséries, a Rede Record se viu obrigada a fazer novas contratações para seu casting. Para a substituta de "Máscaras", a emissora fechou com ex-globais, tais como: Guilherme Winter, Wagner Santisteban, Rafael Zulu, Thiago Mendonça, Victor Pecoraro, Mariah Rocha e Antonia Fontenelle. As pessoas podem até questionarem que não são grandes nomes, mas são novas caras. São bons profissionais com pouco destaque na Globo e que normalmente crescem fora dela e voltam valorizados. A dramaturgia da Record estava precisando disto. A maioria dos atores escalados para a novela Gisele Joras está um bom tempo longe da telinha. A novela tem estreia prevista para 9 de outubro, substituindo "Máscaras" e "ressuscitando" a faixa das 22h30.

A Fazenda

O reality show entra na reta final. Confesso que fiquei surpreso com a eliminação de Diego. Pensei que Vavá fosse o eliminado. Enfim, a saída dele foi apenas postergada.

É possível, no momento, apontar os dois peões de maior popularidade e que, certamente, levará os R$ 2 milhões. Trata-se de Viviane e Nicole.

Desde o começo venho torcendo por Nicole, isto dentro do jogo. Mudei de ideia depois que comecei a entender o motivo de sua implicância com Viviane. O que aconteceu fora da fazenda e o motivo da rivalidade das duas não vem ao caso. Após saber dos fatos (procurem saber, evito fofocas da vida alheia), mudei radicalmente de opinião. Só não considero Viviane merecedora do prêmio, mas ninguém ali é.

Olimpíadas

Para justificar a pouca atenção dada à Olimpíada de Londres, a Globo diz que irá respeitar acordos sobre direitos esportivos. Ela, como se sabe, só pode exibir 6 minutos (por dia) sobre o evento. Normal. O mesmo acontecia com as demais emissoras quando tinha os direitos. Quem dita às regras agora é a Record, que detém os direitos até 2016.
Mais madura, a Record iniciou na quarta-feira (25) as transmissões. Até o momento, com o futebol masculino e feminino, a emissora tem agradado. Os narradores e comentaristas moderaram o fanatismo demonstrado durante o Pan. Hoje, às 17h, exibe a linda festa da Cerimônia de Abertura (a festa é linda, mas é um evento cansativo para se assistir na TV). Nos próximos dias, a programação será totalmente dedicada ao evento, principalmente aos sábados e domingos, das 14h às 19h. Este, a meu ver, é o grande ponto da Record. Se fosse na Globo nem todas as modalidades seriam exibidas.

No quesito audiência, as duas partidas alcançaram médias de 9 pontos. Nada tão extraordinário, mas é praticamente o triplo que a emissora vinha marcando. Por causa das péssimas atuações dos últimos tempos, há um bom tempo a seleção de futebol não vem rendendo audiência à TV. Obviamente, a audiência poderia ter sido maior se fosse exibida na Globo. A Record, por mais que tenha exclusividade, ela concorre com a emissora líder. Não é uma tarefa fácil. Fácil é a vida da Globo, que não tem concorrência à altura.

Assim como também não está sendo fácil para a Record se manter na vice-liderança. Ela, como se sabe, há dois meses enfrenta uma crise de audiência. Na média-mês de julho, até quinta (26/07), acumula 5,8 pontos ante 6,0 do SBT. A emissora tem até o dia 31 para conseguir um empate. Lembrando que não se arredonda média/dia ou média/mês, o que torna a disputa ainda mais acirrada.

O desempenho das transmissões do Pan no sábado e domingo serão cruciais para Record, que se mantém vice-líder em São Paulo desde 2008.

Sugestão: No fim de semana trocarei os emoticons dos comentários. Se souberem de alguns interessantes/divertidos, é só indicar.

Abs. Partiu!





Comentários (193) Postar Comentário

Márcia comentou:

Hello, Jeff amadinho!!!

AVENIDA BRASIL - Sem comentários sobre a novela! A novela é excelentemente excelente. E concordo com vc Jeff, parece que a novela da década até pelo menos o mês de outubro será Avenida Brasil!!! Aguinaldo Silva achando que nenhuma novela conseguiria uma audiência igual à de Fina Estampa... TADINHO DELE!!! A trama escrita por JEC é muuuuito booa, minha gente! Desde sábado, a novela não parou de bombar... Estou adorando o embate NINA X CARMINHA e nele torço pela Nina e não abro!!! :ebaeba: Sobre o cronograma, Avenida podia ser esticada pelo menos mais duas semanas, contando que seja sem barriga, é claro.

LADO A LADO - Quero ver! Parece ser boa a novela. Espero que venha sucesso por aí. Os novos autores estão em alta na globo e fazem sucesso ainda mais quando são duplas... Vide Duca Rachid e Thelma Guedes e Felipe Miguez e Isabel de Oliveira. A novela tem um bom elenco, torço para que seja sucesso de crítica e de audiência!!! :ebaeba:

NOVAS CARAS NA RECORD - A Record sempre dependendo da Globo no quesito atores. Ela deveria aproveitar mais os atores que já estão dentro da emissora do que contratar alguns da emissora carioca! Depois esses contratados voltam tudo para a Globo. Vide Marcelo Serrado e Gabriel Braga Nunes.

A FAZENDA - Apesar de não gostar muito dessa edição, eu estou vendo. E torço para Viviane!!! Não gosto da Nicole... E quando soube o que aconteceu aqui fora, essa minha torcida por Vivi aumentou!!!

Um questionamento: Estou estranhando vc não publicar quase nada de Cheias de Charme.... Por que será???

É isso Jeff!!! Bjss e Abs!!! Até a próxima!!! :tchauGrazi:


Jeferson Cardoso respondeu:

Em São Paulo empatará, mas no PNT como está? Estou fazendo um levantamento... Quanto à Cheias de Charme, o novelão do ano, fica chato comentar toda semana. Entendeu, amadinha? Rsrsrsrs


Andre comentou:

Jeff AB é bem superior á FE em quesito de vilania! FE era um novelão mais para a Classe C, que se espelhava em vários conflitos. AB é mais suspense, e um estilo mais mexicano e cada telespectador tem seu gosto. Comparar uma com a outra não tem cabimento. O importante é que as duas são SUPERIORES a Insensato Coração rs!

Gilmar JM comentou:

Novelas boas são Maria do Bairro e Maria Mercedes. Avenida Brasil é muito boa mesmo, mas como assisto as novelas das 6, das 7, e as do SBT não consigo gostar tanto assim de Avenida Brasil, para mim é só mais uma novela que eu assisto e gosto apesar de seus defeitos. Mas meu gosto pessoal é muito específico e não pode ser levado em conta. Tecnicamente falando a novela é grandiosa mesmo.

Eduardo comentou:

Boa tarde, Jeferson! Eu concordo com tudo o que você disse, mas acho que Avenida Brasil é sim melhor que Fina Estampa e dez vezes melhor do que A Favorita. A última semana da novela foi uma verdadeira guerra de feras, a Nina colocou o seu "lado Flora" para fora, se transformou em uma psicopata fria. O que ela quer? Se transformar na Carminha? Não vou me surpreender se a Nina aparecer com um aplique loiro nos próximos capítulos. O JEC é o melhor autor na nova geração mesmo, eu amei A Favorita, mas achei as tramas paralelas fracas, já Avenida Brasil é perfeita, envolvente, emocionante, irônica, engraçada, enfim, é uma festa. O primeiro verso da música de abertura diz tudo sobre a novela "Vem pra quebrar com tudo!", é isso que eu vejo, uma novela quebrando recordes de audiência (porque sem dúvida alguma vai passar dos 39 pontos de Fina Estampa), uma novela quebrando a ideia de que jovem não vê novela (a novela está todos os dias nos TT's), quebrando com tudo!


Jeferson Cardoso respondeu:

Gente, a Nina morreu dentro daquele burraco. A que saiu de lá é outra pessoa. O ódio que ela tinha virou uma obsessão, tornando-se uma pessoa perigosa. É tenso! Nina, certamente, terá um final trágico. =O


João comentou:

Olá Jeff. Sim,por enquanto AB é a novela da década!O texto de JEC é riquíssimo,e por mais que esse lance de vingança seja super clichê ele está mostrando de uma forma interessantissima,e o melhor os dois lados. Quanto a Lado a Lado promete não fazer feio,já que o elenco é bom e a história é boa.Estou curioso com o papel da Patrícia Pilar,ela é uma das minhas atrizes favoritas. Abs!


Jeferson Cardoso respondeu:

Algo me diz que irei amei essa novela e sofre com a baixa audiência. Rsrsrsrs


Camila comentou:

Jeff, vc descreveu muito bem esse novelão. É excelente!! É mil vezes superior a Fina Estampa. Eu só acho que não supera A Favorita, pra ser sincera eu acho que as duas empatam. JEC é um gênio mesmo...é o meu autor favorito depois de Avenida Brasil. Enfim, vamos continuar saboreando as magnificas interpretações de Debora Falabella e Adriana Esteves, que estao dando show nessa semana com a Nina madame e Carminha empreguete kkkkkkkk


Jeferson Cardoso respondeu:

Oi Camila, empata? Espera Avenida terminar. Rsrsrsrs


Caio comentou:

Avenida Brasil é um LIXO. Novela irritante, que só tem enrolação.
FINA ESTAMPA manda beijos. :tchauGrazi: :soraia:

Diego comentou:

Fala aí Jef,voltei! E ainda torço pela Nick quanto a briga da Vivi e ela,até eu fico confuso!Não dá pra entender muito bem o motivo,siceramente não acredito que a Nick deu em cima do marido dela,se isso tivesse acontecido já teria virado notícia antes da Fazenda,já que todos ficamos surpresos com a rivalidade entre elas.O reality ganha com isso,torço por uma final entre elas,e pro 3° lugar a Robertha,ela merece.

Jarder comentou:

Avenida Brasil otima novela. Meu Deus não consigo assistir os jogos olimpicos na record com os comentários do Romário. Prefiro assistir no site terra.rsrs. Alta qualidade de imagem em HD e narração.

Renato comentou:

Pra mim Avenida Brasil já ganhou de Fina Estampa,que foi muito boa também,mas não foi uma história tão interessante,a vilã Tereza C.foi mais para o lado cômico devido ao mordomo Crô.Já Carminha,considero a terceira melhor vilã dos ultimos anos,perdendo para Nazaré e Flora,sem contar na interpretação brilhante da Adriana.Mas estou adorando essa nova fase da Nina patroa e Carminha empreguete,está bastante divertido,a Carminha realmente merece tudo q está passando, já estava passando da hora de termos uma novela com história diferente, mocinha vilã,ou melhor, mocinha justiceira ,nada mais é do q justiça o q ela está fazendo. Quanto a essas contratações da record de ex globais, a emissora podia contratar pessoas renomadas também e não só encostados,desse jeito a record nunca vai crescer mesmo.

Veja também