O Planeta TV

Avenida Brasil: a novela da década?

Por: Jeferson Cardoso

OI OI OI OI OI amadinhos, tudo bem? Desculpe a demora, mas é tudo culpa da Rita!!! Brincadeiras à parte vamos ao que interessa.

Desde sábado estou me segurando para não criar um post a cada dia dedicando este espaço totalmente à Avenida Brasil. Meus queridos, que novelão é esse?

O capítulo fantástico e macabro exibido no sábado (21/07) surpreendeu a todos. Nele, Carminha (Adriana Esteves) manda enterrar Nina, mas decide mantê-la viva. A cena marcou a grande virada da história e atiçou a ira da mocinha, que no capítulo seguinte virou o jogo. A partir daí, Avenida Brasil, que já era boa, se tornou excelente. E, como nada neste universo agrada a todo mundo, há aqueles não satisfeitos. Eu, um telespectador exigente, estou super satisfeitíssimo.

Essa nova novela, melhor, nova fase de "Avenida Brasil" promete muito mais. A guerra entre Carminha e Nina só está começando. Como assim? Sim, aguardem e aqueles que têm problema de coração aconselho nem se aproximar da telinha. Rsrsrsrsr! Ainda veremos muitas cenas feitas em tons sombrios e macabros, ao estilo mexicano de "A Favorita". O que quero dizer com isto? Sim, amadinhos, "Avenida" também exagera com cenas surreais. Posso citar uma: como Nina conseguiu sair sozinha de um buraco fundo sem a ajuda de cordas? Virou mutante? Hahahahaha. Enfim, é surreal, mexicano, mas é novela. Só me resta entrar no universo e sonhar.

Finalmente, a popularidade de "Avenida" cresceu nos últimos dias. Quem acompanha sabe que há duas semanas a novela pega fogo. A audiência, que estava estável, disparou. Em São Paulo, a trama acumula uma média de 38 pontos. A diferença é gritante em relação ao Painel Nacional de Televisão (PNT). Em outras praças, como Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ), o folhetim alcança facilmente picos de 55 pontos. Fenômeno? Não! É mais que isto! Bom isto é assunto para outro post, uma vez que, estou fazendo um levantamento para comparar a audiência nacional desta novela com a de suas antecessoras. É, amadinhos, tudo indica que "Fina Estampa" perdeu o trono de a "NOVELA DA DÉCADA".

Deixando a audiência de lado... "Avenida Brasil" é melhor que "Fina Estampa"? Há algumas semanas disse que ainda não, mas que certamente seria até o seu último capítulo. Estou tão impressionado com essa novela que prefiro responder essa pergunta daqui a dez dias. Por que não agora? Porque não quero deixar a emoção falar mais alto. Prefiro seguir a razão, pois o coração é movido a sentimentos. Preciso deste tempo para chegar a uma conclusão. Isto, é claro, se o GÊNIO JEC deixar.
Por fim, "Avenida Brasil" é melhor que "A Favorita"? Pelo conjunto de obra, SIM. Mas Carminha está a ano-luz da macabra Flora.

Cronograma da Globo

"Avenida Brasil" terminará no dia 19 de outubro, com seus 179 capítulos previstos. A informação é extra-oficial do autor. O resto é especulação. O mesmo acontece com "Cheias de Charme". Segundo Filipe Miguez, a Globo não comentou nada sobre um possível esticamento. Havendo alteração no cronograma comunico na página principal do site.

Lado a Lado

Confira um pouco da sinopse da trama assinada por João Ximenes Braga e Claudia Lage.

Uma amizade sincera, baseada na verdade e na justiça. Sonhos em comum, de mulheres que vão à luta sem medo de olhar para trás, em busca de um novo tempo. Jovens que não se calam, que querem a liberdade de falar e serem escutadas e, acima de tudo, de amar. Essa é a história de Laura (Marjorie Estiano) e Isabel (Camila Pitanga) que, apesar de origens e criações distintas, ambicionam o mesmo futuro de igualdades. Mas se para Isabel o amor de Zé Maria (Lázaro Ramos) é uma certeza, para Laura, esse sentimento ainda está confuso em seu coração, que não sabe se o casamento com Edgar (Thiago Fragoso) pode ser o fim de sua ânsia pela liberdade. E é neste momento repleto de emoções que as duas se conhecem, no dia de seus casamentos. Esta amizade também será capaz de abalar as estruturas de Constância (Patrícia Pillar), mãe de Laura, uma antiga baronesa que não aceita esse novo mundo que se abre com as transformações pelas quais o Rio de Janeiro está passando. A cidade fervilha com as influências francesas, com o charme e da Belle Époque, das grandes confeitarias, dos cafés, do começo de uma nova era de modernidade, em que as mulheres começam a lutar por liberdade individual e os negros começam a criar o samba e toda uma nova cultura. Isabel, Laura, Zé Maria e Edgar estão plantando a semente do Brasil de hoje.

No elenco estão ainda Werner Schünemann, Cássio Gabus Mendes, Isabela Garcia, Bia Seidl, Milton Gonçalves, Sheron Menezzes, Marcello Melo Jr., Zezeh Barbosa, Christiana Guinle, Alessandra Negrini, Rafael Cardoso, Klebber Toledo, Caio Blat, Daniel Dalcin, Beatriz Segall, Emílio de Mello, Guilherme Piva, Débora Duarte, Juliane Araújo, Maria Clara Gueiros, Maria Eduarda, Maria Padilha, Paulo Betti, Tuca Andrada, André Arteche, Álamo Facó, Priscila Sol, entre outros.

A sinopse não é nada inovadora, mas é interessante para o horário das 18h, com romances e intrigas. Adoro novelas de época. Só temo por uma narrativa lenta. Hoje em dia as novelas precisam ser ágeis, principalmente àquelas que enfrentam períodos atípicos, como o horário de verão. Não conheço o estilo dos autores, mas acredito que vem coisa boa por aí e que surpreenderá muita gente. Só não vamos esperar por uma explosão de audiência, o período não permitirá. O que não pode é empacar nos 22 pontos, como aconteceu com "A Vida da Gente".

"Lado a Lado" tem estreia confirmada para o dia 10 de setembro.

Novas caras

Com o investimento em minisséries, a Rede Record se viu obrigada a fazer novas contratações para seu casting. Para a substituta de "Máscaras", a emissora fechou com ex-globais, tais como: Guilherme Winter, Wagner Santisteban, Rafael Zulu, Thiago Mendonça, Victor Pecoraro, Mariah Rocha e Antonia Fontenelle. As pessoas podem até questionarem que não são grandes nomes, mas são novas caras. São bons profissionais com pouco destaque na Globo e que normalmente crescem fora dela e voltam valorizados. A dramaturgia da Record estava precisando disto. A maioria dos atores escalados para a novela Gisele Joras está um bom tempo longe da telinha. A novela tem estreia prevista para 9 de outubro, substituindo "Máscaras" e "ressuscitando" a faixa das 22h30.

A Fazenda

O reality show entra na reta final. Confesso que fiquei surpreso com a eliminação de Diego. Pensei que Vavá fosse o eliminado. Enfim, a saída dele foi apenas postergada.

É possível, no momento, apontar os dois peões de maior popularidade e que, certamente, levará os R$ 2 milhões. Trata-se de Viviane e Nicole.

Desde o começo venho torcendo por Nicole, isto dentro do jogo. Mudei de ideia depois que comecei a entender o motivo de sua implicância com Viviane. O que aconteceu fora da fazenda e o motivo da rivalidade das duas não vem ao caso. Após saber dos fatos (procurem saber, evito fofocas da vida alheia), mudei radicalmente de opinião. Só não considero Viviane merecedora do prêmio, mas ninguém ali é.

Olimpíadas

Para justificar a pouca atenção dada à Olimpíada de Londres, a Globo diz que irá respeitar acordos sobre direitos esportivos. Ela, como se sabe, só pode exibir 6 minutos (por dia) sobre o evento. Normal. O mesmo acontecia com as demais emissoras quando tinha os direitos. Quem dita às regras agora é a Record, que detém os direitos até 2016.
Mais madura, a Record iniciou na quarta-feira (25) as transmissões. Até o momento, com o futebol masculino e feminino, a emissora tem agradado. Os narradores e comentaristas moderaram o fanatismo demonstrado durante o Pan. Hoje, às 17h, exibe a linda festa da Cerimônia de Abertura (a festa é linda, mas é um evento cansativo para se assistir na TV). Nos próximos dias, a programação será totalmente dedicada ao evento, principalmente aos sábados e domingos, das 14h às 19h. Este, a meu ver, é o grande ponto da Record. Se fosse na Globo nem todas as modalidades seriam exibidas.

No quesito audiência, as duas partidas alcançaram médias de 9 pontos. Nada tão extraordinário, mas é praticamente o triplo que a emissora vinha marcando. Por causa das péssimas atuações dos últimos tempos, há um bom tempo a seleção de futebol não vem rendendo audiência à TV. Obviamente, a audiência poderia ter sido maior se fosse exibida na Globo. A Record, por mais que tenha exclusividade, ela concorre com a emissora líder. Não é uma tarefa fácil. Fácil é a vida da Globo, que não tem concorrência à altura.

Assim como também não está sendo fácil para a Record se manter na vice-liderança. Ela, como se sabe, há dois meses enfrenta uma crise de audiência. Na média-mês de julho, até quinta (26/07), acumula 5,8 pontos ante 6,0 do SBT. A emissora tem até o dia 31 para conseguir um empate. Lembrando que não se arredonda média/dia ou média/mês, o que torna a disputa ainda mais acirrada.

O desempenho das transmissões do Pan no sábado e domingo serão cruciais para Record, que se mantém vice-líder em São Paulo desde 2008.

Sugestão: No fim de semana trocarei os emoticons dos comentários. Se souberem de alguns interessantes/divertidos, é só indicar.

Abs. Partiu!


Deixe o seu comentário