O Planeta TV

Autores perdem autonomia. Salvem A Lei do Amor!

Silvio de Abreu, diretor de teledramaturgia, estaria reescrevendo capítulos.

Por: Jeferson Cardoso

Vincent Villari e Maria Adelaide Amaral. Foto: Marcos Rosa/TV Globo

Prometi que não comentaria mais sobre A Lei do Amor, mas prefiro falar sobre um assunto delicado. Que história é essa que Silvio de Abreu está reescrevendo os capítulos? Se verdade, é uma falta de respeito e um afronto aos idealizadores da trama, no caso Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari.

Tudo bem que a novela é fraca, perdida, de personagens sem vida, mas alterações cabem aos seus idealizadores. Silvio, no meu ponto de vista, tem a função de avaliar, e aprovar, as sinopses; e, no pior das hipóteses, orientar os roteiristas. Claro, o insucesso de A Lei do Amor também é culpa dele, que deveria ter identificado as falhas antes de aprovar a sinopse. 

Não sei como foi o acordo e a conversa entre o diretor de teledramaturgia e os autores. Independente, se foi amigável ou não, é inaceitável saber que o diretor está escrevendo capítulos de novela que não é sua.  

Se a novela não está dando certo, então encurta em duas ou três semanas. Os responsáveis compreenderiam. E não seria a primeira e nem última vez que isso aconteceria. É uma loucura esse lance de descaracterizar os personagens, antecipar acontecimentos e jogar tudo de uma vez para o telespectador. Não dá certo. É lamentável tudo isso.

Não se A Lei do Amor está melhor ou pior, não assisto mais. Espero que em janeiro bata na casa dos 30 pontos, sendo impulsionada pelo Big Brother Brasil ou até mesmo pelas mudanças bruscas que estão fazendo. Na média geral, sendo otimista, acredito que ficará nos 27 pontos (ou 28, quem sabe). Pelo menos dará mais que Babilônia. #Deboche #Tadinha

Infelizmente, Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari não ficaram atentos aos erros de fracassos (de público) recentes na faixa das 21h. Não só repetiram as falhas, como fizeram pior.

Silvio de Abreu deveria falar, por conta própria, com a imprensa. Desde que assumiu o trono na Globo, calou-se. 

Excelente novela

Rock Story só melhora. Repito: é uma novela é fora do comum. É o tipo de novela que eu pedia há anos na faixa das 19h, sem humor esculachado, sem lenga-lenga de romance entre protagonistas, e sem apelo para trilha incidental, aquelas que iludem e transformam as cenas simples em macabras.

Se Rock Story terminar com a qualidade que começou, vou fazer campanha para Maria Helena Nascimento ser remanejada para a faixa das 21h.

Songamonga

Aguinaldo Silva só vem em 2018, mas já está fazendo marketing de sua novela. O Sétimo Guardião (título provisório), uma trama recheada de realismo fantástico, resgatará uma das maiores vilãs da história da TV brasileira: Nazaré Tedesco. Oxente, my god!

Que loucura! Rsrs. Como trata-se de uma personagem muito querida, a ideia do autor parece ter sido aprovada entre os noveleiros de plantão. Vamos ver, se no ar, o público final – que engloba não só os noveleiros – embarca na volta dela. Será preciso apenas tomar cuidado para não ofuscar a personagem de Lília Cabral, que também será má.

Aguinaldo avisa que já finalizou a sinopse e que entregou para avaliação da Globo. Depois de aprovar novela sem sinopse, será que Silvio de Abreu tem coragem de dá pitaco? Rsrs.

A Força do Querer

Juliana Paes e Emílio Dantas gravam A Força do Querer. Foto: Reprodução/Instagram

Gostei do título da novela de Glória Perez. Espero que tenha alguma ligação com a história.

Gloria é uma autora antenada, próxima do público. Espero que consiga despertar o interesse do telespectador de imediato, com bons capítulos. As novelas dela, no início, costumam ser bem fraquinhas, mas nenhuma, na minha opinião, foram ruins como A Lei do Amor.

Não coloco a minha mão no fogo pelo enredo de A Força do Querer. Espero ser surpreendido. O elenco é bom, resta saber os personagens serão bem defendidos por seus intérpretes.

Que venham "as viagens" de Glória Perez. É preciso saber voar, desde que se tenha alguém para torcer.

Segundo lugar

Qual é a segunda emissora, atualmente, do Brasil? SBT ou Record? Para o Ibope, mesmo que nos décimos, é o SBT. A assessoria do SBT usa a média 24h para destacar a sua colocação; já a da Record usa a média entre 7h e 0h, a antiga faixa comercial da TV Brasileira.

Hoje em dia, a média das 7h à 0h não é mais referência. O público da madrugada, em alguns dias, é superior ao da faixa da manhã, e esses telespectadores não podem ser descartados. A Record, inclusive, neste ano, estreou o talk-show do Fábio Porchat justamente no horário que ela ignora para dizer que é vice-líder.

Por décimos, o SBT é a verdadeira emissora vice-líder do Brasil.

Triste fim

Foto: Divulgação/SBT

Depois de ser demitido do SBT, Raul Gil, sem opção, teve que aceitar um convite da RedeTV!. Ele comandará um programa de, inacreditáveis, cinco horas aos domingos, na faixa entre 15h e 20h, antecedendo o Encrenca. Hoje, nesse horário, com Sensacional, Programa Viagem Cultural e Conexão Models, a emissora alcança uma audiência média de 0,7 ponto. Com Raul Gil essa média deve subir para 1,5 a 2 pontos. Que morte horrível!

Raul Gil é uma importante figura da TV, merece ser visto. Os programas dele são bem feitos e dão lucro. A saída dele do SBT, para mim, é mais uma das atitudes desrespeitosas de Silvio Santos. Como pode acabar com um programa que rende 6 pontos numa tarde de sábado, e que há algum tempo é vice-líder? Sem noção!

Elenco poderoso

A TV Globo está apostando todas as suas fichas na novela que Angela Chaves e Alessandra Poggi escrevem para a faixa das 23h. Antonio Fagundes, Susana Vieira, Natalia do Valle, Cássia Kiss e Sophie Charlotte são nomes confirmados. Enquanto isso, a produção da sucessora de Sol Nascente... bom, essa repetirá o casal da primeira fase de A Lei do Amor: Chay Suede e Isabelle Drummond. Hihihi!

Angela Chaves já deixou a equipe de colaboradores de Rock Story para começar a escrever os primeiros capítulos da trama das 23h, que tem estreia prevista para abril.  

É isso. Estão curtindo Rock Story? A Lei do Amor melhorou? Como vocês analisam as alterações da história e as interferências de Silvio de Abreu? Quais as expectativas para a próxima de Gloria Perez. Ela vem com A Força do Querer Bombar ou Traçar? Rsrs

Obrigado pela atenção, e até o nosso próximo encontro, onde discutiremos sobre os melhores e o mico do ano! =D




Comentários (25) Postar Comentário

Laura Cachorra comentou:

A Lei do Amor não tem mais salvação. Euzinha até gosto da novela. Amo Helô e Luciane. Cláudia Abreu é sempre maravilhosa. Sem ela como protagonista, a novela seria impossível de assistir. Enquanto a Grazi mostrou que a Larissa de Verdades Secretas não foi um acaso e trabalho de maquiagem. Ela se tornou de verdade uma boa atriz, com muitos recursos. Batalhou bastante para chegar a segurança e naturalidade que vemos na tela hoje. O resto da novela é bem fraquinho, como comentei num post passado. Sobre os dez dedos do Silvio de Abreu nos rumos da novela, é aquela coisa, já virou uma nova Babilônia. A Lei do Amor já não tinha alma e personalidade, agora virou um Frankenstein. A Jéssica, para dar apenas um exemplo, é um claro exemplo disso. De imoral, interesseira e arrogante, da noite para o dia, virou praticamente uma Paulina Martins. Sigo vendo a A Lei Amor, porque para quem viu Geração Brasil, essa novela da Maria Adelaide Amaral vira uma Vale Tudo. Aloka.


Jeferson Cardoso respondeu:

Laura, salvação até tem. Trata-se de uma novela das nove, de grande alcance. Se melhorar, o público cresce.


olivia comentou:

Eu tô adorando Rock Story. Acho que eu nunca acompanhei uma novela das sete assim todos os dias. Eu sempre preferi o horário das seis, mas dessa eu fui obrigada a trocar de horário. Pra mim Rock Story funciona em tudo os personagens são muito interessantes, o texto é ótimo e o elenco tem muita química. Até agora só vi qualidades. Que continue assim.


Jeferson Cardoso respondeu:

Rock Story é ótima mesmo. =D


Vinicius comentou:

A volta de Nazaré será interessante, se Aguinaldo não queimar de cara esse cartucho. Ele primeiro precisa dedicar todo o potencial do seu talento em fazer a Valentina de Lília Cabral tão vilã quanto a Nazaré, para depois promover a entrada de Renata Sorrah. Se ele tiver uma vilã tão pior quanto, apenas irá valorizar o momento do "encontro de titãs". Mas ele precisa ser inteligente para desenvolver essa ideia, que pode ser genial.


Jeferson Cardoso respondeu:

É, torce para que não seja uma Cora. Rsrsss


Nandoaraujo_TV comentou:

ALeiDoAmor está muito superior ao seu começo em questão de agilidade e dos ganchos de final de capítulo e comercial, porém os autores (Silvio de Abreu pelo jeito tá mais nessa do que eles) fizeram viradas sem sentido nos personagens acelerando de forma desenfreada e digo até desrespeitosa com o público, que teve que incluir mudanças absurdas nos comportamentos dos personagens, continuo acompanhando, só que não todos os dias.
RockStory a melhor novela no ar que a gente respeita. Está uma delícia acompanhar cada núcleo e cada virada da história pra mim o ponto alto é Gui e Zac.
Agnaldo causou demais falando sobre o retorno de Nazaré, não sei como ele vai fazer isso, mas só sei que quero embarcar nessa fantasia dele é esquecer da realidade cruel que vivemos ultimamente.
AForçaDoQuerer, não gostei do título pelo A na frente pra mim Força do Querer ficaria melhor para não ficar tao semelhante um título do outro A força e A Lei, mas enfim falta de planejamento da nisso (Minha opinião prq vamos ver muita gente chamando AForcaDoQuerer de ALeiDoAmor).


Jeferson Cardoso respondeu:

Nando, concordo com você. Gui e Zac são os melhores personagens de Rock. Ultimamente o público chama a novela pelo personagem popular. Viver a Vida, por exemplo, as pessoas falavam: a novela do Félix. Hahahaha



well respondeu:

Amor a Vida #corrigindo


Reg comentou:

Eu não entendo pq não estão gostando de "A Lei do Amor". :(
Eu gostei bastante. As antecessoras não conseguiram despertar minha atenção por serem muito arrastadas. "A Lei do Amor" está mto ágil, a cada capítulo um acontecimento novo. É uma novela talvez violenta que viole os tais valores do público mais conservador. Só de saber que Silvio de Abreu está metido nos capitulos, desanima bastante. Quando mexeram em "Babilônia", ficou uma porcaria.


Jeferson Cardoso respondeu:

Oi Reg, é porque não gostei dos personagens e da apresentação da história, confusa, estranha.


Pereira comentou:

Há uma incorreção de pontuação no segundo período do título deste post. Pelo menos levando em consideração aquilo que se quer transmitir, a vírgula em "Salvem, A lei do amor" é desnecessária.


Jeferson Cardoso respondeu:

Pereira, você tem razão, retirei a vírgula do título. Obrigado.


Denilson Heiluir comentou:

A globo está acertando em cheio em suas novelas das 19 h, e com Rock Story não seria diferente, no inicio eu não tinha uma visão optimista e positiva de Rock story, mas com o desenrolar da trama acabei percebendo que é uma grande novela, espero que a Maria Helena Nascimento continue no horário das 19 por muito tempo.


Jeferson Cardoso respondeu:

Denilson, acho que Rock Story ainda não começou para valer. A partir de janeiro, os vilões devem ganhar destaque. A Lorena deve tocar o terror. Rsrs


Claudio comentou:

Aguardando mais detalhes dessa novela das 23h, que elenco top! Espero uma novela bem polêmica.


Jeferson Cardoso respondeu:

Claudio, também estou nessa expectativa. Que seja ótima como Liberdade, Liberdade. =D


BE comentou:

A Lei do Amor bem Jeff eu tenho assistido acho que a novela está melhorando, é um novela que não tem aceitação do público e nem apelo popular, tem muitos atores, muita gente ali apenas ocupando espaço, acho que se fosse uma estória centrada com menos personagens daria certo mas encheram a novela de gente.
Pelo pouco que conheço da Maria Adelaide, pelas entrevistas e tal ela deve estar bem estressada e sendo bastante pressionada, ela não queria escrever uma novela das 21h há anos atrás ela disse que não iria escrever que dá um trabalho do cão, ela só aceitou desenvolver essa estória a pedido do Sílvio de abreu e porque o Vincent ficou responsável por fazer as escaletas dos capítulos. Acho que se a novela for um fracasso enorme ela não escreve mais para as 21hrs.
Sobre Silvio de Abreu estar reescrevendo capítulos não sei o que dizer acho uma situação desesperadora porque ele teme que a novela seja rejeitada e seja um fracasso maior que foi Babilônia, acho que as mudanças devem ser sutis não mudar assim de um pro outro, estava assistindo a Torre de Babel no VIVA que aliás nem é tão boa assim, houve mudanças drásticas de um capítulo pro outro, o Tony Ramos e a Maitê mudaram assim de um dia pro outro, o enredo mudou, oi? o público não é idiota.
Rock Story bem é uma novela que me conquistou de cara, Gui e Lorena é um casal de cara já ganhou simpatia do público e torcida, Alinne Moraes, Diana ela arrasa é uma belíssima atrzi em todos os sentidos, Ana Beatriz Nogueira adoro ela, Dona Néia é hilária, Marisa da Júlia Rabello também adoro a Júlia ela é divertissíma, acho que a personagem da Suzy rego ficou um pouco chata tomara que ela volte a ser como era antes, acho que a novela é um arraso, diferente, leve, com um elenco pequeno e muito bem defendido por seus interpretes.
A lei do Querer bem a última novela completa da Glória que vi foi América, Caminho das Ìndias e Salve Jorge passaram batidas pra mim, mesma coisa que a Lei do Amor excesso de personagens, espero que tenha menos personagens e uma boa estória e que a Glória fuja de culturas de outros países pq talento ela tem de sobra.
A volta da Nazaré bem já disse em outra página por um lado fico feliz por trazer um personagem icônica, inesquecível mas por outro fico triste do autor Aguinaldo Silva ter que trazer uma personagem do passado porque não consegue criar uma vilã nos moldes de Nazaré, Altiva e Pérpetua.
Novela das 23hrs acho interessante porque o tempo de duração é menor e pode ser abordado temas mais pesados, o elenco como sempre de primeira. A novela das seis bom pelo que está saindo Novo Mundo será uma novela de época com um elenco muito bom, a Globo deveria parar de produzir novela contemporânea para as seis e focar só em novelas de época e adaptações literárias, Sol Nascente está ai pra provar que não dá mais certo.


Jeferson Cardoso respondeu:

BE, você tem razão. Estou acompanhando Torre de Babel, e também acho bem inferiores a outras novela de Silvio de Abreu. Após a explosão do shopping, muita coisa foi descaracterizada e retiraram até a abertura. #NuncaPensei Hahahah Além do Tempo foi de época e deu a mesma audiência de Sol Nascente. Acho que o problema é a narrativa. Sol Nascente é muito fraca.



João respondeu:

Jeff, eu não sei se vc acompanhou Torre de Babel em 1998 (se tiver menos do que 22 talvez não lembre da novela), mas na versão original a abertura não foi cortada. Após a explosão do shopping o que a Globo fez foi condensar a duração de abertura para uns 30 segundos, os nomes apareciam bem rápido e trocaram o instrumental por uma música da Gal Costa (a que passa atualmente). Lembre que eu ficava uma arara, pois eu sempre curtia ver as aberturas completas, e na época isso se tornou uma prática comum, pois a emissora passou condensou também as aberturas das tramas das 18h e 19h.



Jeferson Cardoso respondeu:

Verdade, ótima observação. Na Globo, teve um período que as aberturas eram compactadas, de 30 segundos. Em Torre de Babel, na semana da explosão, no entanto, teve uns 2 capítulos que não exibiram a abertura. Ou o Viva cortou? Rs



BE respondeu:

Sol Nascente pode até ter recuperado a audiência mas isso não é tudo, o que vejo nas redes sociais de crítica do público isso sem falar nos críticos de tv, só dizem que a novela é chata, nunca vi nenhum elogio pra essa novela. Torre de Babel começou polêmica e tal depois foi toda mudada assim de um capítulo pro outro, o público não aceitava Tony Ramos como vilão, o começo foi bem pesado, violência, sexo, tensão, estou achando bem fraca em relações a outras novelas do Sílvio, claro tem seus destaques como: Bina, Sandrinha e tal mas a estória em si é fraca sem maiores atrativos. Ao contrário de Sol Nascente, Além do Tempo foi sucesso de público e audiência, Sol Nascente só recuperou a audiência mas é uma novela que passa batido, ninguém comenta, não interessa e que só vejo meterem o pau. Não o VIVA não cortou eles exibem como era exibido na Globo em 1998, dizem que foi ordem da diretora geral da Globo na época Marluce Dias, ela mandou encurtar a abertura porque o ibope estava caindo, não lembro se foram todas as novelas que fizeram isso eu só comecei a assistir essa novela quando estava na reta final, eu via de vez em quando Corpo Dourado que passava as 19hrs mas não lembro também.



João respondeu:

Na época a abertura das outras tramas também foram condensadas. Lembro da abertura de Pecado Capital (18h) e Meu Bem Querer (19h) passando de forma mais compacta e com os nomes dos atores exibidos de forma rápida. A prática continuou por um tempo, com Força de Um Desejo e até Laços de Família na época (as aberturas eram exibidas na íntegra nas primeiras semanas e depois eram resumidas). Eu não sei pq atualmente o Viva passa a abertura mais compactada ainda e sem crédito, mas percebi que até a cor dos desenhos mudou, ficou mais claro.


Lucas comentou:

O Silvio Santos demitiu o Roberto Gil? (Não sabia)
Gente,como assim!? Sem sentido.


Jeferson Cardoso respondeu:

Sim, fica no ar só ate fevereiro. =D


Veja também