O Planeta TV

Autores perdem autonomia. Salvem A Lei do Amor!

Silvio de Abreu, diretor de teledramaturgia, estaria reescrevendo capítulos.

Por: Jeferson Cardoso

Vincent Villari e Maria Adelaide Amaral. Foto: Marcos Rosa/TV Globo

Prometi que não comentaria mais sobre A Lei do Amor, mas prefiro falar sobre um assunto delicado. Que história é essa que Silvio de Abreu está reescrevendo os capítulos? Se verdade, é uma falta de respeito e um afronto aos idealizadores da trama, no caso Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari.

Tudo bem que a novela é fraca, perdida, de personagens sem vida, mas alterações cabem aos seus idealizadores. Silvio, no meu ponto de vista, tem a função de avaliar, e aprovar, as sinopses; e, no pior das hipóteses, orientar os roteiristas. Claro, o insucesso de A Lei do Amor também é culpa dele, que deveria ter identificado as falhas antes de aprovar a sinopse. 

Não sei como foi o acordo e a conversa entre o diretor de teledramaturgia e os autores. Independente, se foi amigável ou não, é inaceitável saber que o diretor está escrevendo capítulos de novela que não é sua.  

Se a novela não está dando certo, então encurta em duas ou três semanas. Os responsáveis compreenderiam. E não seria a primeira e nem última vez que isso aconteceria. É uma loucura esse lance de descaracterizar os personagens, antecipar acontecimentos e jogar tudo de uma vez para o telespectador. Não dá certo. É lamentável tudo isso.

Não se A Lei do Amor está melhor ou pior, não assisto mais. Espero que em janeiro bata na casa dos 30 pontos, sendo impulsionada pelo Big Brother Brasil ou até mesmo pelas mudanças bruscas que estão fazendo. Na média geral, sendo otimista, acredito que ficará nos 27 pontos (ou 28, quem sabe). Pelo menos dará mais que Babilônia. #Deboche #Tadinha

Infelizmente, Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari não ficaram atentos aos erros de fracassos (de público) recentes na faixa das 21h. Não só repetiram as falhas, como fizeram pior.

Silvio de Abreu deveria falar, por conta própria, com a imprensa. Desde que assumiu o trono na Globo, calou-se. 

Excelente novela

Rock Story só melhora. Repito: é uma novela é fora do comum. É o tipo de novela que eu pedia há anos na faixa das 19h, sem humor esculachado, sem lenga-lenga de romance entre protagonistas, e sem apelo para trilha incidental, aquelas que iludem e transformam as cenas simples em macabras.

Se Rock Story terminar com a qualidade que começou, vou fazer campanha para Maria Helena Nascimento ser remanejada para a faixa das 21h.

Songamonga

Aguinaldo Silva só vem em 2018, mas já está fazendo marketing de sua novela. O Sétimo Guardião (título provisório), uma trama recheada de realismo fantástico, resgatará uma das maiores vilãs da história da TV brasileira: Nazaré Tedesco. Oxente, my god!

Que loucura! Rsrs. Como trata-se de uma personagem muito querida, a ideia do autor parece ter sido aprovada entre os noveleiros de plantão. Vamos ver, se no ar, o público final – que engloba não só os noveleiros – embarca na volta dela. Será preciso apenas tomar cuidado para não ofuscar a personagem de Lília Cabral, que também será má.

Aguinaldo avisa que já finalizou a sinopse e que entregou para avaliação da Globo. Depois de aprovar novela sem sinopse, será que Silvio de Abreu tem coragem de dá pitaco? Rsrs.

A Força do Querer

Juliana Paes e Emílio Dantas gravam A Força do Querer. Foto: Reprodução/Instagram

Gostei do título da novela de Glória Perez. Espero que tenha alguma ligação com a história.

Gloria é uma autora antenada, próxima do público. Espero que consiga despertar o interesse do telespectador de imediato, com bons capítulos. As novelas dela, no início, costumam ser bem fraquinhas, mas nenhuma, na minha opinião, foram ruins como A Lei do Amor.

Não coloco a minha mão no fogo pelo enredo de A Força do Querer. Espero ser surpreendido. O elenco é bom, resta saber os personagens serão bem defendidos por seus intérpretes.

Que venham "as viagens" de Glória Perez. É preciso saber voar, desde que se tenha alguém para torcer.

Segundo lugar

Qual é a segunda emissora, atualmente, do Brasil? SBT ou Record? Para o Ibope, mesmo que nos décimos, é o SBT. A assessoria do SBT usa a média 24h para destacar a sua colocação; já a da Record usa a média entre 7h e 0h, a antiga faixa comercial da TV Brasileira.

Hoje em dia, a média das 7h à 0h não é mais referência. O público da madrugada, em alguns dias, é superior ao da faixa da manhã, e esses telespectadores não podem ser descartados. A Record, inclusive, neste ano, estreou o talk-show do Fábio Porchat justamente no horário que ela ignora para dizer que é vice-líder.

Por décimos, o SBT é a verdadeira emissora vice-líder do Brasil.

Triste fim

Foto: Divulgação/SBT

Depois de ser demitido do SBT, Raul Gil, sem opção, teve que aceitar um convite da RedeTV!. Ele comandará um programa de, inacreditáveis, cinco horas aos domingos, na faixa entre 15h e 20h, antecedendo o Encrenca. Hoje, nesse horário, com Sensacional, Programa Viagem Cultural e Conexão Models, a emissora alcança uma audiência média de 0,7 ponto. Com Raul Gil essa média deve subir para 1,5 a 2 pontos. Que morte horrível!

Raul Gil é uma importante figura da TV, merece ser visto. Os programas dele são bem feitos e dão lucro. A saída dele do SBT, para mim, é mais uma das atitudes desrespeitosas de Silvio Santos. Como pode acabar com um programa que rende 6 pontos numa tarde de sábado, e que há algum tempo é vice-líder? Sem noção!

Elenco poderoso

A TV Globo está apostando todas as suas fichas na novela que Angela Chaves e Alessandra Poggi escrevem para a faixa das 23h. Antonio Fagundes, Susana Vieira, Natalia do Valle, Cássia Kiss e Sophie Charlotte são nomes confirmados. Enquanto isso, a produção da sucessora de Sol Nascente... bom, essa repetirá o casal da primeira fase de A Lei do Amor: Chay Suede e Isabelle Drummond. Hihihi!

Angela Chaves já deixou a equipe de colaboradores de Rock Story para começar a escrever os primeiros capítulos da trama das 23h, que tem estreia prevista para abril.  

É isso. Estão curtindo Rock Story? A Lei do Amor melhorou? Como vocês analisam as alterações da história e as interferências de Silvio de Abreu? Quais as expectativas para a próxima de Gloria Perez. Ela vem com A Força do Querer Bombar ou Traçar? Rsrs

Obrigado pela atenção, e até o nosso próximo encontro, onde discutiremos sobre os melhores e o mico do ano! =D


Deixe o seu comentário