O Planeta TV

AUTORES: HISTÓRIAS DA TELEDRAMATURGIA!

Por: Jeferson

AUTORES: HISTÓRIAS DA TELEDRAMATURGIA!

Conforme prometido descreverei aqui algumas curiosidades das entrevistas de Alcides Nogueira, Antonio Calmon e Carlos Lombardi. Lembrando que as entrevistas fazem parte do livro AUTORES – Histórias da Teledramaturgia.

Alcides Nogueira: A sinopse de “Força de um Desejo” foi de sua idealização. A Rede Globo tinha pedido uma sinopse para as 18h, quando ele pensou no livro “A mocidade de Trajano”, de Visconde de Taunay. Utilizou algumas coisas do livro, pois segundo ele era apenas baseada e, entregou a sinopse para Paulo Ubiratan. Só que o diretor acabou morrendo e a sinopse ficou esquecida, até que, o diretor Marcos Paulo leu a sinopse e sugeriu para a emissora produzi-la com a parceria de Gilberto Braga. Segundo o autor, Força de um Desejo é uma das novelas mais bonitas que a Globo produziu até hoje, mas que deveria ter sido exibida às 20h. Depois veio, “As Filhas da Mãe” do qual foi co-autor. A novela foi encurtada devido à baixa audiência e Alcides comenta que nas reuniões os autores não conseguiam entender onde estava o erro. Por último, o autor ao comentar sobre remakes disse que não é o que mais gosta, pois há tanta gente com boas tramas originais, mas que algumas histórias merecem ser revisitadas e, que há sempre diferenças na hora de recontá-las.

Antonio Calmon: O autor considera o seriado “Tarcísio & Gloria” o maior fracasso de sua carreira, pois não sabia escrever para o universo feminino e que à medida que foi escrevendo novelas percebeu que era necessário ter uma mulher em sua equipe. Diz que sua novela de maior audiência foi “Top Model” superando “Vamp”, que fez sucesso com o público infanto-juvenil, mas foi uma novela morna para os níveis de audiência da época. Brinca com o fato de que a audiência morna na época era de 50 pontos e que hoje para alcançar 30 pontos é um sofrimento. A novela que o autor menos gosta é “Olho no Olho” por causa da figura do demônio na história, pois, sua vida particular ficou terrível na época. Sobre “Começar de Novo” comentou que a trama foi um grande erro porque investiu em uma novela dramalhão, só porque O Beijo do Vampiro não havia feito sucesso. Calmon falou sobre sua fascinação por vampiros e que são metáforas de várias coisas: da eterna beleza, juventude, sensualidade e, que gostaria de escrever outra novela sobre o tema.

Carlos Lombardi: Teve muitos problemas com a censura em “Bebê a Bordo” e “Vereda Tropical”. Precisou ir a Brasília varias vezes para conversar com os censores. A sinopse de “Perigosas Peruas” nasceu de um jogo de tranca, quando observou sua mulher jogando com suas amigas. Inicialmente pensou em Regina Duarte e Marieta Severo para protagonizar a trama, mas não deu certo e acabaram escalando Vera Fischer e Silvia Pfeifer. A sinopse de Quatro por Quatro foi feita no susto, pois a emissora a solicitou com urgência para entrar às 19h. A emissora queria uma boa história para suceder “A Viagem”, o maior sucesso de audiência do horário. Sobre os personagens é interessante ressaltar que a personagem de Betty Lago seria de Bruna Lombardi; da Elizabeth Savella seria de Eliane Giardini; da Cristiana Oliveira seria para Malu Mader e; a Babalu interpretada por Letícia Spiller seria de Adriana Esteves. Adriana estava confirmada, mas ficou doente e não pôde fazer. O autor considera “Vira Lata” sua pior novela. Argumenta que foi a primeira vez que consertou o que estava dando errado com a trama no ar. Como estreou com 20 capítulos escritos só conseguiu colocar a casa em dias por volta do capítulo 80. Comenta que o grande erro da novela foi a escalação de Andrea Beltrão e Gloria Menezes como protagonistas. Precisou tirar a personagem de Glória da história e cresceu a personagem de Carolina Dieckmann. Por último, a Globo queria o índio de “Uga Uga” fosse interpretado por André Gonçalves, mas ele não queria um ator com cara de índio.

Lembrando que as entrevistas são extremamente resumidas. Os autores contam muito mais. São dois exemplares de 480 páginas. Para saber detalhes compre a edição. Para comprar o livro, acesse: http://www.submarino.com.br/produto/1/21471216/autores+:+historias+da+teledramaturgia .

Parece que o sucesso de Chamas da Vida está incomodando algumas pessoas. Pois bem, a trama da Record tem uma média nacional em torno dos 14 pontos, entretanto, em algumas praças sua média é baixa. Em Porto Alegre e Minas Gerais não ultrapassa os 7 pontos, mas isto não é culpa da novela e sim da própria emissora que é muito fraca nas respectivas regiões.

A atuação de Renata Dominguez em “Promessas de Amor” está sendo questionada nos blogs da novela. Uma bobagem! A interpretação da atriz é a mesma desde “Prova de Amor”. Um exagero para chorar... Enfim, repetir Renata Dominguez e Luciano Szafir como protagonistas é uma furada! Toda vez que eles entram em cena é impossível não recordar a vilã Valquíria e o mocinho Felipe de “Amor e Intrigas”.

Silvio Santos bateu o martelo e mandou o programa “Olha Você” para o espaço. Apostei que o programa teria uma duração de três meses. Errei, mas foi por pouco! Só durou seis meses. “Programa da Tarde”, da Record, é outro que deveria ser extinto imediatamente!

Veja a média das novelas entre os dias 23/03 e 28/03. Observa que a audiência da reprise de “Senhora do Destino” despencou:

Audiências O Planeta TV!

A média geral de Caminho das Índias até o capítulo 60, exibido neste sábado (28/03), é de 34,5. Sem comentários!







Comentários (42) Postar Comentário

FABIO DIAS comentou:

:brasileiro1: GOSTO DE ÍNDIAS, PORÉM ADORO VER SUA AUDIÊNCIA E SEU ROTEIRO BEM abaixo da expectativa ESPERADO POR TODOS, isso acontecendo cada VEZ MAIS FICA CONSAGRADA A MEGA NOVELA QUE FOI A FAVORITA, roteiro com muita ação, emoção, suspense e amor! E a audiência jamais será superada por Caminho das Índias! Parabéns JEC, aguardo seu retorno consagrado autor! O único que escreve para 2 horários! POIS TEM CRIATIVIDADE E POTENCIAL DE SOBRA!!!! EM BREVE AS 19, E DEPOIS AS 20!

AGORA FICA A PERGUNTA SERÁ QUE ÍNDIAS CHEGA AOS 38? PQ 40 JAMAIS!!!

ATÉ A PRÓXIMA!

Henrique comentou:

Concordo com o Alcides Nogueira "Força de um desejo" foi uma das melhores novelas já exibida na televisão brasileira , tinha toda estrutura para ser novela das 20h. Elenco , autores , direção , trama que eram perfeitos. Ao invés de coloca-la no horário das 20h optou por aquele marasmo de Terra Nostra.

Waldyr comentou:

"'Promessas de Amor' estréia com mais acertos que erros29 de março de 2009 • 08h18 • atualizado às 08h21Notícias Renata Dominguez e Luciano Szafir fazem parte do elenco de 'Promessas de Amor'
O texto com ar didático, cheio de lições e sobre a força do "bem", ainda está presente. Mas Promessas de Amor, nova novela da Record, passa mais credibilidade ao telespectador que sua antecessora Os Mutantes.
A terceira - e, segundo o autor Tiago Santiago, provavelmente a última - temporada da trilogia Caminhos do Coração não deixa de lado por completo os seres fantasiosos e "bizarros".
A mistura de cenas de mutantes alternadas com os dramas da mocinha Sofia, de Renata Dominguez, é capaz de agradar a adultos e crianças, ampliando o público-alvo do folhetim. Isso depois de - vale lembrar - quase dois anos de mutações genéticas escritas pelo autor Tiago Santiago.
Construir uma mocinha que já começa a história envolvida no assassinato do namorado violento chega a ser inusitado. Ao contrário de Amadeus, mais um tipo "mauricinho" encarnado por Luciano Szafir.
Suas aparições, porém, podem ser encaradas como fantasiosas, diante da fase mais realista proposta pelo autor. Empinar o cavalo branco na primeira vez que vê a mocinha e correr para salvá-la da violência do namorado foi um exagero dispensável.
Ainda mais diante da interpretação impecável de Vinícius Zinn, que deixará saudades na pele do insensato Juan. O ator foi descoberto na série Alice, do canal pago HBO, onde interpretou o descolado Nicolas. E, em sua primeira aparição marcante na TV aberta, já mostra que pode ser aproveitado pela emissora.
Mas a grande "promessa" do folhetim parece ser o casal de vilões. Nestor e Armanda, bem defendidos por Léo Rosa e Bianca Castanho, parecem ser escritos com muito mais cuidado que os mocinhos. E, embora sejam interpretados por nomes que não aparecem na lista do "primeiro escalão" de contratados da emissora, já mostram equilíbrio nas atuações.
Juntos ou separados. Talvez a surpresa seja maior porque tanto Léo quanto Bianca ficaram marcados por personagens bonzinhos - e até chatos - em produções passadas. A atriz chegou a encarnar a antagonista da temporada de 2001 de Malhação, a maquiavélica Valéria. Mas na época não se via a mesma naturalidade com a qual conduz sua personagem atual.
Mesmo com um saldo positivo em seu início, não é fácil acreditar que o realismo fantástico perderá mesmo espaço para o naturalismo do casal principal. Desde a primeira temporada, todos os "caminhos" propostos pelo autor sempre terminaram em mutantes.
E estratégias que deram certo em determinada época voltam nas inúmeras tentativas de aumentar os 14 pontos de média já consolidados do projeto. Como o velho "quem matou", repetido no fim na segunda temporada.
E que, desta vez, trouxe de volta à trama o médico Sócrates Mayer, de Walmor Chagas, dado como morto no primeiro capítulo de Caminhos do Coração, em agosto de 2007, como o "tal" cérebro da iniciativa reptiliana para dominar o planeta. Ou mesmo a aposta na disputa entre a Liga do Bem e a Liga Bandida, que antes de serem denominadas dessa forma, já faziam o Ibope subir.
Tiago Santiago não assume que pensou em uma história realista por conta da proposta da concorrente Globo de levar ao horário nobre uma novela baseada em valores indianos, pouco convincentes no Brasil. Mas também não nega. E as dificuldades que Caminho das Índias enfrenta para elevar a audiência favorecem Promessas de Amor.
Até agora, a trama indiana não conseguiu ficar, em média, atingir a casa dos 40 pontos. Ou seja, se os conflitos com os mocinhos ou o carisma dos vilões de Promessas não pegarem, não será surpresa se Tiago decidir voltar à velha fórmula dos efeitos especiais e das batalhas entre extraterrestres e mutantes do bem. Ainda mais com alguns integrantes da Liga Bandida ainda vivos nessa história." Portal Terra

Emanuella comentou:

Caro Fábio Dias, CDI está subindo em audiência! Em pleno sábado, deu pico de 37, sendo que, há duas semanas, a novela amaegou 28 pontos no sábado! Durante a semana a novela teve picos de 41! Espero que suba cada vez mais! :vibra1:

Simone comentou:

:vibra1: :vibra1: AÊ Caminho das Indias tah subindo.

sou 2009 comentou:

A unica novela que é boa é chamas da vida ,mesmo assim tem um tempão que não vejo ,por motivos profisionais.
Em relação a promesas de amor ,esta no estilo da globo ,mas tlavez a união das partes(mutantes) pode melhorar ela.Agora se isso refletira no ibope ,é outra coisa!!!
Sobre todas outra novelas ,tudo são fracas,tudo não acontece nada...

Gonçalo comentou:

Tenho pena a Globo ter ignorado o Lauro César Muniz também que ele está na Record, ainda continua a ser um dos melhores dramaturgos brasileiros.

P.S.-Sou português, mais uma vez mentindo dizendo que sou de São Paulo...

Lucas B. comentou:

Gostei muito de você ter colocado os comenterios dos Autores, se tiver como coloque o do Walcir Carrasco pois acho ele o melhor autor de novelas entre os que não escrevem para as 21 hrs, outra coisa nada contra CDI mas com a sua audiencia fica o provado o quanto foi otimo a novela A Favorita, gente são outros tempos, nunca mais veremos novelas chgarem aos 45 de medias.

PS: Jeferson um pergunta o que aconteceu com Emanuel Jacobina ele escreveu coração de estudante que foi um grande sucesso e muito boa, e nunca mais vi uma novela escrita por ele. Por Favor me responda pois fico curioso em saber, ainda mais que a globo tá com pouca opção de autores para o horario da 18 e 19hrs.

thauan comentou:

:cantarolando1: :sofrendo1:
"Supernenny põe Tiago Santiago na cadeirinha do pensamento: “Promessas de Amor” perde para reprise de Supernanny"

Após semanas na terceira colocação, a Supernanny voltou a vencer a Record na noite do último sábado (28).
.
Exibido entre 20h17 e 21h19, o reality show fechou com 10 pontos de média. A Record ficou em terceiro com 9 pontos, exibindo parte do Jornal da Record e de Promessas de Amor.

O mais provável é que a Record venha a fazer drásticas mudanças na novela de Tiago Santiago.

Lembrando que a meta do autor e da equipe é de 20 pontos de média.
Nem preciso dizr mais nada !!!!!!
:zuando31: :zuando31:

Fábio Dias comentou:

:tonto2: Cara Emanuella, CDI está subindo sim, isso não nego, e comemoro! Pois quando ela sobe Promessas de Que desce ladeira abaixo, calando um pouco a boca desse nojento do Tiago Santiago! Adoro CDI, mas ninguém pode negar que A FAVORITA é uma das, se não a melhor novela da Globo! Portanto mesmo CDI subindo, jamais superará sua antecessora, devendo fechar com média de no máximo 38 pontos! VAMOS SER OTIMISTAS!:puloduplo1:

BJS :sorridente1:

Veja também