O Planeta TV

AUDIÊNCIA: O MONOPÓLIO DOS ÍNDICES NO BRASIL

Por: Jeferson

Fico impressionado com algumas variações apresentadas no relatório do Ibope. Comparar as prévias com os consolidados é algo assombroso. Não estou aqui para acusar e, muito menos sair em defensiva de emissora X, mas eis um caso passível de questionamentos.

Vejamos a audiência de “A Favorita” na última quinta-feira. Na prévia, a novela da Globo apresentou 40 pontos, mas no consolidado deu 42. Se um ponto é equivalente a aproximadamente 56 mil telespectadores isso significa que a novela da Globo ganhou 112 mil da noite para o dia. Tudo bem que os índices em tempo real são preliminares, mas sofrerem alterações consideráveis da prévia para o consolidado é isso, sim, é questionável. Só que tal oscilação é um problema para os clientes do instituto e não para nós “apaixonados” pelos números surreais.

Outro detalhe bastante interessante são os programas registram queda no final de semana. Como assim? Quer dizer que ninguém vê TV sexta, sábado e domingo? Muito pelo contrário, vê sim, o problema é que os números são focados na Grande São Paulo, região onde o maior número de pessoas viajam para o interior – mas não deixam de ver suas novelas. Então, pode-se chegar à conclusão de que a medição apenas na grande metrópole é uma furada. Como o instituto é único no Brasil, questionar seus índices é um tiro no nada e resta-nos aceitar sem a condição de exigir maior detalhamento de seus relatórios.

Quero deixar claro que não estou aqui acusando o Instituto, apenas fica evidente que sua metodologia é algo envolta em mistérios. A forma como os dados são coletados deveriam ser mais claras e consistentes com um maior número de pessoas focando não só apenas na Grande São Paulo, mas também no interior do estado. Aí sim teríamos um painel mais preciso.

O sucesso de “Prova de Amor” incomodou muita gente

Incomodou e continua incomodando! Os baixos índices apresentados na reprise não significam que o seu grande sucesso na faixa das 19h foi justamente porque enfrentou “Bang Bang”. Isto é lenda! Se a novela fosse exibida hoje provavelmente estaria marcando os mesmos índices contra “Beleza Pura”. O que as pessoas precisam entender é que para um programa fazer sucesso em uma determinada emissora, a concorrência precisa cair. E foi o que aconteceu em 2006: a Globo caiu para 27 pontos e a Record pulou para 16 com picos de 25, com momentos de liderança. Meses depois a Globo conseguiu reverter os números, pelo mesmo motivo que citei anteriormente. Lançou “Cobras e Lagartos” que, para subir, precisou fazer a Record descer.

Atualmente o exemplo disto pode ser visto com a disputa entre “Os Mutantes” e “A Favorita”. A novela da Globo para subir precisou reconquistar o público que foi ver a trama da Record. Mas, por que a reprise de “Prova de Amor” não consegue obter ótimos índices?

Simples: as emissoras habituaram o público a acompanhar programas policias na faixa das 17h30 às 19h. Novela nesta faixa há um bom tempo já é um problema para a TV Globo, imagina em outras emissoras. Outros fatores influenciam a baixa audiência, tais como, a overdose de novelas atualmente exibidas na TV Brasileira. Por fim, a reprise de “Prova de Amor” indiretamente afeta “Os Mutantes”, cansando a imagem dos atores, uma vez que a emissora trabalha sempre com os mesmos.

Claudia Abreu e Regina Duarte juntas em “Três Irmãs”

Só agora caiu a ficha. Duas grandes atrizes juntas na próxima novela das 7. Li a sinopse da trama de Antonio Calmon e gostei. Bem elaborada, muita comédia, romance, praias, bem ao estilo de “Um Anjo Caiu do Céu” e “Corpo Dourado”. Na trama, Regina Duarte será “Waldete com dábliu”, como a personagem sempre faz questão de dizer. Interpretará uma governanta misteriosa e picaresca, de grande apelo popular. Cláudia Abreu, a protagonista, será Dora, a irmã mais velha. Viúva e com espírito de grã-fina, é a mais fútil, gosta do bom e do melhor, vaidosa, inconseqüente e irresistível, e está sempre de bem com a vida.

A sinopse é legal, só espero que o autor consiga conduzir bem a história. Uma coisa quase impossível, ele costuma perder o fim da meada, principalmente depois do capítulo 40, assim como aconteceu em suas novelas anteriores.

João Emanuel Carneiro fala dos mutantes – Créditos O GLOBO


O GLOBO: "A favorita" chegou à casa dos 40 pontos de audiência. Dá para respirar aliviado?
JOÃO EMANUEL CARNEIRO:
Acho que sim. A primeira providência que vou tomar é parar de acompanhar o ibope minuto a minuto. Sinto que foi uma conquista feita à unha. A configuração da audiência hoje é diferente daquela que existia há alguns anos. O público já não é passivo e o controle remoto existe

E a estréia da novela "Os mutantes", na Record, no mesmo dia em que sua novela começou na Globo, abalou você?
JOÃO EMANUEL:
Levei um susto. Qualquer pessoa no meu lugar levaria. A Record investiu numa estratégia de comer pelas bordas e tentar sabotar a minha novela. Eles foram malsucedidos e agora estão perdendo audiência. Deveriam se preocupar mais com a qualidade do que produzem do que em sabotar os outros.

PS: Os mutantes desequilibrados estão, sim, perdendo audiência, mas a novela da Globo segue apresentando índices assustadores.

Atenção REDATORES!

O site “O Planeta TV” vai selecionar redatores para compor a sua equipe. Serão selecionados quatro no total. O objetivo é fazer com que o site produza suas próprias matérias. Se você gosta de escrever, fique atento à seleção que começa no próximo domingo. Esta semana dou maiores detalhes aqui no blog e na página principal.

Até a próxima!


Deixe o seu comentário