O Planeta TV

AUDIÊNCIA: O MONOPÓLIO DOS ÍNDICES NO BRASIL

Por: Jeferson

AUDIÊNCIA: O MONOPÓLIO DOS ÍNDICES NO BRASIL

Fico impressionado com algumas variações apresentadas no relatório do Ibope. Comparar as prévias com os consolidados é algo assombroso. Não estou aqui para acusar e, muito menos sair em defensiva de emissora X, mas eis um caso passível de questionamentos.

Vejamos a audiência de “A Favorita” na última quinta-feira. Na prévia, a novela da Globo apresentou 40 pontos, mas no consolidado deu 42. Se um ponto é equivalente a aproximadamente 56 mil telespectadores isso significa que a novela da Globo ganhou 112 mil da noite para o dia. Tudo bem que os índices em tempo real são preliminares, mas sofrerem alterações consideráveis da prévia para o consolidado é isso, sim, é questionável. Só que tal oscilação é um problema para os clientes do instituto e não para nós “apaixonados” pelos números surreais.

Outro detalhe bastante interessante são os programas registram queda no final de semana. Como assim? Quer dizer que ninguém vê TV sexta, sábado e domingo? Muito pelo contrário, vê sim, o problema é que os números são focados na Grande São Paulo, região onde o maior número de pessoas viajam para o interior – mas não deixam de ver suas novelas. Então, pode-se chegar à conclusão de que a medição apenas na grande metrópole é uma furada. Como o instituto é único no Brasil, questionar seus índices é um tiro no nada e resta-nos aceitar sem a condição de exigir maior detalhamento de seus relatórios.

Quero deixar claro que não estou aqui acusando o Instituto, apenas fica evidente que sua metodologia é algo envolta em mistérios. A forma como os dados são coletados deveriam ser mais claras e consistentes com um maior número de pessoas focando não só apenas na Grande São Paulo, mas também no interior do estado. Aí sim teríamos um painel mais preciso.

O sucesso de “Prova de Amor” incomodou muita gente

Incomodou e continua incomodando! Os baixos índices apresentados na reprise não significam que o seu grande sucesso na faixa das 19h foi justamente porque enfrentou “Bang Bang”. Isto é lenda! Se a novela fosse exibida hoje provavelmente estaria marcando os mesmos índices contra “Beleza Pura”. O que as pessoas precisam entender é que para um programa fazer sucesso em uma determinada emissora, a concorrência precisa cair. E foi o que aconteceu em 2006: a Globo caiu para 27 pontos e a Record pulou para 16 com picos de 25, com momentos de liderança. Meses depois a Globo conseguiu reverter os números, pelo mesmo motivo que citei anteriormente. Lançou “Cobras e Lagartos” que, para subir, precisou fazer a Record descer.

Atualmente o exemplo disto pode ser visto com a disputa entre “Os Mutantes” e “A Favorita”. A novela da Globo para subir precisou reconquistar o público que foi ver a trama da Record. Mas, por que a reprise de “Prova de Amor” não consegue obter ótimos índices?

Simples: as emissoras habituaram o público a acompanhar programas policias na faixa das 17h30 às 19h. Novela nesta faixa há um bom tempo já é um problema para a TV Globo, imagina em outras emissoras. Outros fatores influenciam a baixa audiência, tais como, a overdose de novelas atualmente exibidas na TV Brasileira. Por fim, a reprise de “Prova de Amor” indiretamente afeta “Os Mutantes”, cansando a imagem dos atores, uma vez que a emissora trabalha sempre com os mesmos.

Claudia Abreu e Regina Duarte juntas em “Três Irmãs”

Só agora caiu a ficha. Duas grandes atrizes juntas na próxima novela das 7. Li a sinopse da trama de Antonio Calmon e gostei. Bem elaborada, muita comédia, romance, praias, bem ao estilo de “Um Anjo Caiu do Céu” e “Corpo Dourado”. Na trama, Regina Duarte será “Waldete com dábliu”, como a personagem sempre faz questão de dizer. Interpretará uma governanta misteriosa e picaresca, de grande apelo popular. Cláudia Abreu, a protagonista, será Dora, a irmã mais velha. Viúva e com espírito de grã-fina, é a mais fútil, gosta do bom e do melhor, vaidosa, inconseqüente e irresistível, e está sempre de bem com a vida.

A sinopse é legal, só espero que o autor consiga conduzir bem a história. Uma coisa quase impossível, ele costuma perder o fim da meada, principalmente depois do capítulo 40, assim como aconteceu em suas novelas anteriores.

João Emanuel Carneiro fala dos mutantes – Créditos O GLOBO


O GLOBO: "A favorita" chegou à casa dos 40 pontos de audiência. Dá para respirar aliviado?
JOÃO EMANUEL CARNEIRO:
Acho que sim. A primeira providência que vou tomar é parar de acompanhar o ibope minuto a minuto. Sinto que foi uma conquista feita à unha. A configuração da audiência hoje é diferente daquela que existia há alguns anos. O público já não é passivo e o controle remoto existe

E a estréia da novela "Os mutantes", na Record, no mesmo dia em que sua novela começou na Globo, abalou você?
JOÃO EMANUEL:
Levei um susto. Qualquer pessoa no meu lugar levaria. A Record investiu numa estratégia de comer pelas bordas e tentar sabotar a minha novela. Eles foram malsucedidos e agora estão perdendo audiência. Deveriam se preocupar mais com a qualidade do que produzem do que em sabotar os outros.

PS: Os mutantes desequilibrados estão, sim, perdendo audiência, mas a novela da Globo segue apresentando índices assustadores.

Atenção REDATORES!

O site “O Planeta TV” vai selecionar redatores para compor a sua equipe. Serão selecionados quatro no total. O objetivo é fazer com que o site produza suas próprias matérias. Se você gosta de escrever, fique atento à seleção que começa no próximo domingo. Esta semana dou maiores detalhes aqui no blog e na página principal.

Até a próxima!




Comentários (86) Postar Comentário

fabio dias comentou:

a narrativa inicial de prova de amor é lenta por isso a baixa audiencia.......
o ibope mudou, são outros tempos, mas a globo esta pegando folego com a favorita em seguida caminho das indias! vai turbinar de novo!

fabio dias comentou:

e o calmon espero q tenha descansado bem para retomar bem pois as ultimas deixaram a desejar!

Adriano comentou:

Hoje vou comentar aqui de uma forma diferente... Com a musik de sucesso da categoria de OS MUTANTES da Recópia!!!

Aí galera! Tô chegando com a dança do quadrado. Pegue o seu quadrado e quem pisar na linha vai pagar no ibope hein!
Vamô lá!
Cada um nu seu quadrado, cada um nu seu quadrado (4x)

Eu disse:
Ado a-ado cada um nu seu quadrado
Ado a-ado cada um nu seu quadrado

Saci nu seu quadrado, saci nu seu quadrado (2x)
Saci com giratória, saci com giratória (2x)
Crianças insuportáveis nu seu quadrado, Crianças insuportáveis nu seu quadrado (2x)
Crianças insuportáveis com giratória, Crianças insuportáveis com giratória (2x)

Eu disse:
Ado a-ado cada um nu seu quadrado
Ado a-ado cada um nu seu quadrado
X-men nu seu quadrado, X-men nu seu quadrado (2x)
Matrix nu seu quadrado, matrix nu seu quadrado (2x)
E.T nu seu quadrado, E.T nu seu quadrado (2x)

Eu disse:
Ado a-ado cada um nu seu quadrado
Ado a-ado cada um nu seu quadrado
E dança paquita, dança paquita, dança paquita. Vai! Vai! (4x)

Agora nós vamos malhar!
Ex-malhação nu seu quadrado, ex-malhação nu seu quadrado (2x)

Eu disse:
Ado a-ado cada um no seu quadrado
Ado a-ado cada um no seu quadrado

Vamos, agora, brincar de imitar os bichinhos!
Macaquinho nu seu quadrado, macaquinho nu seu quadrado (2x)
Sapinho nu seu quadrado, sapinho nu seu quadrado (2x)
Siri nu seu quadrado, siri nu seu quadrado (2x)
Eu disse:
Ado a-ado cada um nu seu quadrado
Ado a-ado cada um nu seu quadrado

Agora prestem atenção, o quadrado do lado é o quadrado do inimigo!
A-TEN-ÇÃO!
Thiaguinho nu inimigo, Thiaguinho nu inimigo (2x)
Thiaguinho Empurrando o inimigo,
Thiaguinho empurrando o inimigo (2x)
Inveja do inimigo, inveja do inimigo (2x)
Beijinho nu inimigo, beijinho nu inimigo (2x)...hauahuahuahuahuahuahuhua

Ado a-ado cada um nu seu quadrado
Ado a-ado cada um nu seu quadrado
Dança Jefinho, dança Jefinho, dança Jefinho. Vai! Vai!

Vai paquito, vai paquito (3x)
É… ele mostrou como é que é!

Ado a-ado cada um nu seu quadrado
Ado a-ado cada um nu seu quadrado
Ado a-ado cada um no seu quadrado
Ado a-ado cada um no seu quadrado

:globo: :globo: :globo: :sorriso7: :sorriso7: :sorriso7:
:record: :record: :caveira: :caveira:
:sbt: :sbt: :ok8: :ok8: :ok8:

Pedro comentou:

vou confessar q esses 3 ultimos posts sao SEM COMENTARIOS ALGUMS... NADA A VER!!!! Jeferson desculpa dizer mas vc nao escreve como antes, nesse mesmo parecia o Kaccio ou o Pepeu, serio cara. E sobre os redatores, escolha bem pra depois nao perder internautas aqui no blog!! Quem avisa amigo eh! Uma dica: escolhe a Marcia Lins pq dai sim o blog ficara genial como ja foi um dia!!!! :pisca: :pisca:

Mauro Ribeiro comentou:

É Jefferson você tem que questionar o IBOPE mesmo...a Record começou a se dar mal, aí, claro, o motivo deve ser o favorecimento a alguma emissora, a inexistência de outro instituto.
Conta outra, isto, nada mais é, que conversa de perdedor!
Quando o último capítulo da novela da Record, que era transmitida as 22 horas, e cinicamente mudou do nada para as 21 horas no dia de estréia da novela da Globo,ela atingiu 24 pontos de média,alguém questionou o IBOPE?
Ao contrário,muita gente fez o maior auê, inclusive você..."A nova era: A era da concorrência".Lembra?
Que sirva de lição para os arrogantes que querem impor a Record goela abaixo como uma opção de mudança, como se não existissem as outras emissoras, como SBT, BAND, REDETV! para se sintonizar.
Os Mutantes...10 pontos
Chamas da Vida...9 pontos
Record...a caminho da liderança!!!
Prova de Amor foi uma inovação na fotografia da Record, isso é verdade...foi um salto, a contratação do casal de protagonistas Lavínia Vlasak e Marcelo Serrado também foi um acerto.
Mas pára por aí, incomodou a Globo porque venceu o Jornal Nacional por menos de 10 minutos?
Bang Bang foi tão ruim e terminou com 28 de média e Prova de Amor com 16, foi um sucesso?
Relativo, não?
Dois pesos, duas medidas?
Outra furada também,dizer que o público está acostumado com programas policiais, muitas novelas no horário e blá, blá, blá...para justificar os 4, 5 de média que essa reprise está atingindo.
Tem dias, que empata no 4º lugar com a REDETV!, que
exibe um desenho animado de 10 anos atrás.
Um dos principais motivos desse fracasso, é a
falta de uma grade organizada que a Record, não tem,e muda suas atrações ao sabor dos índices.
Foi assim com Essas Mulheres, que foi retirada do ar sem a menor cerimônia, e ocupava a mesma
faixa horária.
Os números de A Favorita não são recordistas, mas não são assustadores, como afirma.Num Sábado típico de queda, cair de 42 para 33, não é tão ruim, se a principal concorrente cai de 15 para 10.
E no final das contas a Globo no horário consegue ter o triplo mais três de diferença.Assustador seria, se fosse o inverso.
E outra, tirando os Sábados a novela cresceu e tem registrado médias sempre acima de 40 pontos, enquanto Os Mutantes, ultimamente, tem dado boas escorregadas...aquela velha história: a lei do retorno.
O bomerang da vida...que se aplica nessas ocasiões também.Quiseram destruir a novela global na estréia, e agora estão tendo dificuldades para
manter sua audiência, que cai sistematicamente, enquanto A Favorita vai crescendo com apenas 2 meses no ar.
Saibam ganhar e saibam perder agora, não adianta apelar!!!

Donatela comentou:

[sucesso de “Prova de Amor” incomodou muita gente

Incomodou e continua incomodando! Os baixos índices apresentados na reprise não significam que o seu grande sucesso na faixa das 19h foi justamente porque enfrentou “Bang Bang”. Isto é lenda!]


Isso é lenda pra vc!! Se a novela fosse boa ela estaria no minimo hoje marcando 10 pontos! Prova disso é qd começou Cobras e Lagartos Prova de Amor suava pra ficar na casa dos 15 pontos mesmo estando no final e seu ultimo capitulo não conseguiu bater recordes de audiencia

Prova de Amor foi "sucesso" ( se dar pra chamar sucesso uma novela q manteve 16 de media contra bang bang rs 27) pq concorreu contra Bang Bang, mas se formos somar o tempo q essa novelinha fico na liderança não da nem 20 minutos

Menos fanatismo Jeferson, ta na cara q vc adorava akilo, não queria transforma essa novela de texto podre em sucesso, ela é fracasso!

Murilo comentou:

Jeferson pq vc so fala de A Favorita q ganha numeros?

Os Mutantes ganharam 1 pontos na terça, previa 13 foi pra 14, 1 ponto na quarta previa 15 fecho em 16

Pantanal tb ganhou 1 pontos ontem isso nas previas corrigidas.

Enfim isso é normal, qt maior a audiencia maior a variação, se não os numeros não seriam "previos"

Memsa coisa q uma pesquisa tem margem de erro de 5% para mais ou para menos.

O estranho seria Agua na Boca q marca 2 pontos ganha 2 pontos no outro dia e fecha com 4.

Isso é absolutamente normal, como eu disse, qt maior o numero maior pode ser a variação, eu sei disso pq eu estudei ESTATISTICA e não estou aqui defendendo nenhuma emissora, pois essa semana TODAS tiveram em algum dia aumento de 1 ou 2 pontos! O Q É PERFEITAMENTE NORMAL!

Ibope comentou:

Finalmente Jeferson voce tocou no ponto X da tv brasileira, audiencia.Vamos verdadeiramente abrir a cortina, tem coisas de arrepiar comandado pela nefasta globocopia.

Thiago comentou:

Parabéns Jeferson pelo seu comentário, muito pertinente. Vc sempre sabe usar bem as palavras.

Rever comentou:

Prova de amor foi relançada no momento errado. Ainda é muito cedo para reprisar 1 novela que ainda não tem 2 anos passados.Poderia ser as 6 da tarde, mas não agora O público rever 1 novela para lembrar o passado, rever os atores + jovens, etc, etc. E pensar; naquela época da sua vida eu estava assim, aquilo.....de fato relembrar o seu passado, que ainda não se criou.

Veja também