O Planeta TV

AUDIÊNCIA DAS NOVELAS: POR QUE CAÍRAM TANTO?

Por: Jeferson Cardoso

AUDIÊNCIA DAS NOVELAS: POR QUE CAÍRAM TANTO?

Olá galera tudo bem? Como prometido vou comentar sobre a “meta” de audiência das novelas da Globo.

Discordo de todos que aceitam a suposta meta, que a Globo nunca veio a público confirmar. Acho inadmissível, por exemplo, uma novela das oito registrar uma média geral de 40 pontos, mas enfim...

A verdade é que nos últimos anos as médias das novelas desabaram e, nem mesmo, A Favorita – considerada um sucesso – ultrapassou a casa dos 40 pontos, pelo contrário, por pouco não ficou com 39.

Diversos fatores proporcionaram esta mudança de “meta”. A mais óbvia é a divulgação dos capítulos na íntegra, no dia seguinte, na internet. Sou exemplo disto. Assisto Escrito nas Estrelas no site da Globo.com, assim como milhões de telespectadores.

Mesmo com este obstáculo, por enquanto, ainda não me convence uma novela – principalmente a das oito – com uma média pífia de 40 pontos. Tudo bem, não precisam me convencer, mas convenhamos, se a novela não consegue prender o telespectador diante da TV é por que tem alguma coisa de errado. Mas o que tem de errado? Isso cabe a empresa ou a um especialista descobrir!

Vamos a tal suposta meta estabelecida pela Globo:

Novela teen (Malhação) – 20
Novela das 18h – 25
Novela das 19h – 30
Novela das 21h – 40

Inacreditável não é mesmo? Sim, mas é a realidade (eu não aceito! Hahahaha)! E dificilmente a emissora voltará a marcar índices invejáveis como no início da década. A não ser que o Ibope adote uma nova metodologia para medir seus índices, levando em consideração os novos meios de comunicação (internet, celular, etc), aí sim, quem sabe, teremos uma visão real e global do universo de telespectadores.

Sobre audiência...

Tem muita gente apostando que Passione reerguerá o horário nobre da Globo. Também acho, mas não será fácil, até mesmo porque receberá com a pior média da história, Viver a Vida. Entretanto, com muita expectativa, aposto em uma média geral de 42 pontos. Será? Vamos aguardar!

Vem aí: Ti Ti Ti

Como prometido, seguem algumas informações sobre o remake da trama de Cassiano Gabus Mendes, adaptada por Maria Adelaide Amaral:

Novela de: Maria Adelaide Amaral; Baseada na obra de: Cassiano Gabus Mendes; Colaboração: Vincent Villari, Álvaro Ramos, Letícia Mey, Rodrigo Arantes do Amaral; Direção de: Ary Coslov, Maria De Médicis, Tande Bressane e Marcelo Zambelli; Núcleo e direção geral: Jorge Fernando.

Nomes confirmados no elenco:

Com: Murilo Benício, Alexandre Borges, Malu Mader, Christiane Torloni, Cláudia Raia, Isis Valverde, Guilhermina Guinle, Fernanda Souza, Regina Braga, Nicette Bruno, Giulia Gam,
Marco Ricca, Dira Paes, Sophie Charlotte, Tato Gabus Mendes, Juliana Alves, Marco Pigossi,
Caio Castro, Rodrigo Lopez, Júlia Almeida, Leopoldo Pacheco, André Arteche, Mônica Martelli, Carolinie Figueredo, Betty Gofman, Elizângela, Giselle Batista, Guilherme Winter,
Marcos Frota, Mayana Neiva, Mila Moreira, Mônica Martelli, Paulo Goulart, Ricardo Duque,
Thaila Ayala, Yacanã Martins, Gustavo Leão

Participação Especial: Luis Gustavo, Marília Pêra, Reginaldo Faria.

Falta de Respeito!

Engraçado, Tom Cavalcante com toda sua credibilidade nunca teve espaço no horário das 22h da Record. Marcos Mion, ex-MTV, estreia de cara no horário mais desejado por pessoas gabaritadas. É por isto que digo e afirmo: os diretores executivos da Record não entendem nada de televisão. E mais: o que o Show do Tom está fazendo na grade às 23h30 de sábado? Por que não colocam o programa aos domingos, 12h30? Tenho certeza que renderia muito mais. Só que insistem naquela Ana Hickmann que precisa aprender muito para comandar um programa. Tenho dito!

Legendários

Sim, gostei da estreia de Legendários, só que Marcos Mion até o momento não corrigiu os pequenos erros. Pequenos estão se tornando gigantes. Têm integrantes com quadros ridículos e sem graça. O programa não chega aos pés do CQC, mas também não precisa beirar ao nível do Pânico (se é que me entendem). Se Mion quiser continuar na grande vai ter que deixar o programa mais popular e enxugar a sua equipe.

Já?

E vem aí a reprise de Caminhos do Coração, grande sucesso da emissora escrita por Tiago Santiago. Gostei da surpresa, mas será que exibirão no horário certo? Se a Record pretende lançar uma inédita no horário das 19h30, então que comecem apostando nesta reprise, que pode render muito contra Tempos Modernos.

Bela, a Feia

Ainda bem que todos entenderam minha mensagem em relação à Bela, a Feia. Adoro o trabalho da Gisele Joras, que mais uma vez está arrasando. Só não gostei do rumo que a adaptação tomou, mas enfim, Gisele – ótima profissional que é – dentro do que lhe foi permitido fez o possível para que a trama revertesse os baixos índices de audiência. Foi beneficiada com a troca de horário, agora às 22h.

Detalhe: Gisele Joras já tem trabalho em vista, finalmente, com uma trama inédita. Tudo indica que ela substituirá a novela de Cristianne Fridman, no final de 2011.

É isso, depois comento sobre as estreias dos novos seriados da Globo, bem como, as chamadas de Ribeirão do Tempo e Passione que começam a ser divulgadas neste fim de semana.

Abs.





Comentários (43) Postar Comentário

Carlos Meneses comentou:

Jeferson não adianta vc não aceitar é só utilizar o bom senso

Em 1990 novelas davam medias de 55 pontos

Em 2000 novelas davam media entre 45 e 50 pontos

Em 2010 novelas dão media em torno de 40 pontos

Vale lembrar tb que em 2000 1 ponto de audiencia eram 50 mil domicilios em 2010 são 65 mil domicilios, calculando com a audiencia de 2004 por exemplo que eram 50 mil domicilios, Viver a Vida que ta dando 38/39 estaria dando media em torno de 46 pontos. TEM Q VER ESSES DETALHES NEH

E A FAVORITA FOI CONSIDERADA SUCESSO PQ COMEÇOU COM 34 PONTOS E ENTREGOU COM 50, VC IMAGINA SE FOSSE CAMINHOS DAS INDIAS OU VIVER A VIDA CONCORRENDO CONTRA OS MUTANTES? IA SE UM FIASCO

A GLOBO TEVE MUITA, MAS MUITA SORTE MESMO DE A FAVORITA TER CONCORRIDO COM OS MUTANTES PQ HOJE A HISTORIA PODERIA SER MUITO DIFERENTE...NÃO CONCORDA?

Resposta Jeferson: Não é questão de aceitar!!! Como disse no texto tenho ciência do real motivo da queda dos números, entretanto, considero inaceitável. Um absurdo! Rsrsrs. Quer dizer que daqui uns 10 anos, a meta das 20h será de uns 20 pontos? Hahahahahahaha. Engraçado, se Tempos Modernos que chegou a 15 pontos de Ibope, marcar 40 no último capítulo será considerada um sucesso? Se for assim, Caminho das Índias supera A Favorita, uma vez que, registrou em seus momentos finais melhores índices. Esse negócio de "audiência televisiva" é tudo questão de opinião. Cada um tem seu ponto de vista. Rsrsrsrsrs. Abs.

Marcos comentou:

Jeferson... Você é o primeiro a dizer que os índices de audiência nunca mais atingirão os patamares de anos atrás... não é mesmo? tudo mudou... o comportamento do telespectador mudou... novas mídias surgiram... as pessoas têm mais o que fazer do que apenas assistir à novela das 21 h... então, acho no mínimo contraditório você afirmar que não aceita médias gerais de novelas das 21 h inferiores a 40 pontos! atingir médias gerais tão altas, atualmente, é quase impossível... nem preciso explicitar os motivos, porque você mesmo já o fez... em nenhum outro lugar do mundo uma TV atinge números tão altos quanto a Globo... e, ainda assim, você insiste em querer números registrados na década de 70, 80, época em que, aliás, o ibope era medido de formas diferentes, sem a precisão propiciada pela tecnologia atual...
é isso o que tenho a dizer...
abraços...
Marcos.

Resposta Jeferson: Hahahahah! Por que contraditório? Só por que não aceito, mesmo sendo a realidade? Quando a meta de uma novelas oito for de 30 pontos, quem sabe não me convenço? =D

Adalberto Thiago comentou:

Realmente não acho que Passione venha fazer milagre no horário das 8 a novela pode ser boa, ter uma história interessante, bom elenco mas a novela enfrentará principalmente o momento de auge da Copa do Mundo e das Eleições Sílvio de Abreu vai ter que se redobrar para não deixar que esses fatos tirem o brilho de sua novela além disso o buraco na audiência deixado por Viver a Vida é lastimável a novela não passa dos 40! Passione será tudo ou nada no horário nobre da Globo!

Eu até agora não consegui ver graça em Legendários de longe não chega nem aos pés do CQC e muito menos do Pânico o programa tem tudo menos humor o Marcos Mion da Record não é o mesmo da MTV assim como o Gugu da Record não é o mesmo do SBT! Prefiro assitir ao Aventura Selvagem!

Não vejo a hora de Tititi estrear não aguento mais Tempos Modernos quantas saudades de Caras e Bocas eu já esperava que a novelinha seria ruim mas é muito pior ainda!

Realmente não dá para entender a audiência das novelas da Globo tudo bem que Tempos Modernos e Viver a Vida são fraquinhas mas agora Escrito nas Estrelas é ótima, bate recorde na internet e fecha com menos de 25 pontos na semana é algo que não entra na minha cabeça!

Jefersson qual foi a pior contratação: Eliana ou Gugu? A Eliana chegava fácil a liderança, batia o futebol, o Faustão e neste último domingo fechou em quarto porque? E o Gugu seus quadros tem mega produções e não passa dos 10 pontos"! O que tá acontecendo com a dupla loira?

Resposta Jeferson: Não teve pior contratação, e sim, a pior escolha. Digo de olhos fechados: Gugu fez a melhor opção trocar o SBT pela Record. Já Eliana, em um futuro breve, se arrependerá. O motivo é óbvio: Na Record, além da estrutura e visibilidade, o contratado tem garantia de um futuro promissor. Abs.

Bruno Freitas comentou:

Eu acredito que Passione vai reerguer o horário nobre.. só espero que o autor tenha agilidade, porque se ficar prendendo a história e deixar pro final [feito Glória Perez]vai se um fracasso na audiência!

42 de média geral?? =\
acredito que possa ser mais alta, Viver a Vida marca 39/40 fácil e nada acontece!

Esses autores é que não estão sabendo fazer novela.. aff, depois querem reclamar de audiência!

aaah quanto ao assunto audiência, eu acredito que isso é culpa do autor, porque as novelas conseguem médias de 50 nos cap. finais// então tem é que puxar a orelha dos autores, que fica nesse lenga lenga de novela!
_

Estou super curioso pra ver as chamadas de Passione e Ribeirão do Tempo também ..rs

Bruno Freitas comentou:

PASSIONE: Daisy Lúcidi tem medo de apanhar por causa de personagem

Daisy Lúcidi, a síndica encrenqueira Iracema de “Paraíso tropical” que volta ao ar em “Passione”, tem dito a amigos que vai apanhar na rua. “Valentina é uma pessoa insuportável e que faz qualquer coisa por dinheiro”, disse Sílvio de Abreu à coluna.

Adorei essa notícia, gosto desses personagens em que o público toma raiva!
:D

Lucas B. comentou:

Bem Jeferson não tenho tanta expectativa como você em relação a Passione, acredito na qualidade da trama mas não em sua audiencia vou explicar o porque: A Favorita que começou em baixa entregou o horario em alta para CDI, que não conseguiu manter e caiu no iobope, que nos ultimas semanas subiu muito na audiencia e entregou em alta para Viver a Vida, que logo despencou na audiencia e não conseguiu se erguer mais, nessa altura faltando 1 mês para o fim A Favorita e CDI já davam por volta de 42, 43 pts de média enquanto a atual ridiculos 36 pts, ou seja Passione tem a desvantagem de pegar o horario derrubado e vai demorar acredito que uns 2 meses para recuperar o publico, o que vai atrapalhar sua média além que logo depois virá eleições e mais na frente festas de fim de ano, aposto numa média entre 38 e 39 pts no maximo. Vou torcer para estar enganado.

Resposta Jeferson: Lucas, A Favorita enfrentou Os Mutantes, que quase chegou aos 30 pontos. Mas acredito que Passione vai sofrer uns 2 meses para manter uma média semanal de 40 pontos, uma vez que, receberá no chão da antecessora. Abs.

Breno comentou:

As atuais novelas globais merecem essa marca, com exceção de Escrito nas Estrelas.Tempos Modernos é ruim e Viver a Vida é arrastada, e o Manoel Carlos tá se lixando pra todo mundo.Malhação também com aquele Fiuk e aquele enredo pobre não tem como decolar.
Acredito, que Passione melhorará esse difícil patamar.

Caio comentou:

Os tempos mudaram, a Globo já observou isso e aceiou essa condição, a prova disso é o fato de a emissora não estar preocupada com a novela das 19h Tempos Modernos que está micando, tanto que nem irão diminuir o tempo de exibição da novela.

E eu também considero A Favorita um dos maiores feitos que uma novela já conseguiu, numa época em que a Record sonha tanto em voltar, registrando 20 pontos fácilmente, a Globo soube driblar os concorrentes genialmente com uma história inovadora e interessantíssima e fechou com média de 40 pontos, isso sim é um grande feito! Mas enfim, o senhor Jefferson até hoje não aceita a ideia de A Favorita ter mudado o conceito de telenovelas, é como ele mesmo disse, opinião né?

João comentou:

Jeferson concordo com o post.

Não aceito também estas novas metas.

Mas acho que o sábado prejudica demais as tramas e não podemosm ignorar a internet não.

Depois que Cama de Gato e Caras e Bocas não atingiram a meta, nenhuma outra atingirá nestes horários. Se estas duas novelas tivessem sido exibidas a uns 10 anos seriam marcos na dramaturgia como Da Cor do Pecado e O Cravo e a Rosa.

Acredito em Passione, acho que recupera sim e aposto numa média maior = 45 pontos.

Acho que horário das 8 é o mais fácil de conseguir chegar na meta porque todo mundo já está em casa e nesta hora está procurando relaxar. Para as novelas das 6 e 7 a coisa complica muito.

Das estreias da Globo só gostei de Separação (demais) e Globo Mar. As outras nem vejo tudo chato.

Valeu por confirmar os nomes de Ti Ti Ti.

Jeferson a Regina Duarte resolveu se vai ou nãoi participar de Lado a Lado???

Resposta Jeferson: Até onde sei Regina Duarte está fora da novela, mas vou verificar. Abs.

César comentou:

:chupeta1: Jeff e a Alessandra Negrini?Vc falou que ela estava confirmada,mas não divulgou o nome dela.Teve mudança?

Resposta Jeferson: Eu disse isto? Rsrsrs. Nâo lembro, mas até o momento o nome dela não está confirmado. Vou verificar. Rsrsrs.

Veja também