O Planeta TV

AS ARMADILHAS DO IBOPE

Por: Jeferson

AS ARMADILHAS DO IBOPE

É estranho a queda brusca de audiência da TV Brasileira desde janeiro de 2007. De uma hora para a outra a novela das oito, “Páginas da Vida” viu seus índices caírem de 47 para 42 pontos. A novela das 7, “Pé na Jaca” que começou super bem, em torno dos 35 pontos, viu seus índices caírem para 27 pontos. Até, “O Profeta” que vinha registrando índices superiores aos 34 pontos, se viu na casa dos 30.

Com essas mudanças repentinas, uma pergunta ficou no ar: O IBOPE mudou a sua metodologia? Tem algo de estranho nisto! Não tem explicação os baixos índices de audiência das novelas! Entrarei em contato com a assessoria de imprensa do instituto. Veja a resposta:

“Jeferson,

1 ponto de audiência é igual a 1% do Universo estudado.
No caso da Grande São Paulo, os universos são 5.554.600 domicílios e 17.267.746 indivíduos.
1% dos domicílios refere-se a 1 ponto de audiência domiciliar.
1% dos indivíduos refere-se a 1 ponto de audiência individual.

Não houve nenhuma alteração na metodologia.

Atenciosamente.”


Resumindo a explicação do Ibope: Hum (1) ponto equivale a 55.546 mil domicílios (audiência domiciliar) ou 172.697 indivíduos (audiência individual) na Grande São Paulo. Os significados:

Audiência ou Rating: Percentual de domicílios ou pessoas expostas a um veículo de comunicação em um dado momento. A audiência é um número relativizado, traduzidos em pontos. Pode ser calculada para pessoas ou domicílios.

Audiência Domiciliar: Percentuais relativos aos lares expostos a um meio/veículo sobre o total de lares com TV do mercado analisado. É uma medida genérica, já que tem como referência somente os domicílios (mais agilidade com menor precisão);

Audiência Individual: Percentual que reflete os indivíduos do público-alvo expostos a um veículo sobre o universo total do segmento analisado. É uma medida mais precisa uma vez que considera o público específico da campanha.

Participação, total ligados ou Share: Percentual de domicílios ou pessoas que assistem determinada emissora, considerando-se apenas os televisores ligados. É a distribuição da audiência entre as emissoras em um dado momento.

Falando em números (estranhos, diga-se de passagem), segue os consolidados do fim de semana:

A Favorita: 37 – 34
Ciranda de Pedra: 23 – 17
Três Irmãs: 26 – 22
Pantanal: 14 – 14
Os Mutantes: 12 – 13
Chamas da Vida: 11 – 11

PS: O site “O Planeta TV!” caracteriza-se pelas prévias, os consolidados ficam por conta de Patrícia Kogut. Certo? No entanto, percebe-se que neste fim de semana, não houve alterações dos índices preliminares, com exceção de “Três Irmãs” que ganhou um ponto no sábado.






Comentários (48) Postar Comentário

Marli comentou:

Parabens ao Silvio e ao SBT!!!!!
De volta ao 2º lugar!!!
Eh nois!!!

Heitor comentou:

Também acho meio estranho que repentinamente os índices de audiência venham caindo. Talvez a explicação seja aquela dada há um ano por Aguinaldo Silva quando viu a estréia de sua novela ser pífia para os padrões globais (e mal sabiam eles o que ocorreria em junho de 2008!). Na época, pelo que recordo ao ler no blog do autor, ele afirmava que país estava em crescimento: a população estava consumindo mais, ou seja, comprando aparelhos de DVD's, assistindo mais filmes, tendo maior acesso à internet, além de outros consumos, p.ex., cinema, baladas etc., fatores que contribuiriam para que os índices estivessem em declínio, pois como foi lembrado em 2004 quando a Globo voltou a atingir o ápice, o país estava em recessão. Quem sabe possa ser uma explicação? Pois eu mesmo deixei de ver televisão com tanta freqüência por ter novas opções de lazer, e comparar índices de 20, 10 ou 5 anos atrás quando os comportamentos da sociedade eram diferentes chega a ser algo dubioso. E claro que a Globo, líder há mais de 30 anos, sofreria mais com os índices, pois não acho que a sua queda tem a ver com o crescimento da Record (não ignoro que a Record tenha crescido, mas vale lembrar que o SBT também decaiu e nesse meio tempo, ambas têm estado empatadas e o número de pessoas assistindo televisão também, ou seja, como a Globo é mais assistida, havendo menos telespectadores, obviamente que ela é quem terá mais queda!). E o poder da Globo é grande, visto que todos pararam para ver quem era a assassina da novela, mesmo que muitos não a acompanhassem, e o que as demais têm a oferecer?! Nada demais que chegue a causa polêmica. E aos poucos, quando suas novelas chegam ao final, principalmente a das nove, os índices sobem, todos ficamos curiosos. E também temos como acompanhar as novelas por sites, revistas etc. Bom, espero ter ajudado um pouco!

Claudio comentou:

O consolidado é fornecido pala patricia kogut? Estranho isto, ela trabalha no globo e é a esposa do editor chefe do jn, ali kamel.Por que ela quem fornece????? Eta casa da farinha. Então...., não poderia ser diferente. :pisca4: :confuso6:

Laer comentou:

As fontes de informação aumentaram, o mercado abriu e a globocopia deixou de ser um alto-falante de diversão e informação. Só existia ela; por isto ela tem 4 jornais, 2 redes de tv, não sei qtas. rádios, revistas, etc, etc, e o Bndes dando dinheiropor ordem superior para fazer a lavagem cerebral. Agora acabou, acabou mesmo. globocopia :caveira: :caveira: :caveira: :tchau2:

Mauricio comentou:

Peço licença ao Tiago Santiago para oferecer o capítulo de ontem segunda 29/09 para as Koguts da vida e para aquele daquela revista.Cada dia há sempre uma surpresa ontem fomos contemplados com uma obra de arte,todos estiveram perfeitos,seguências perfeitas,cortes idem e atuações prá lá de completas.Só o Maurício Ribeiro o Cris,junto a Mayte,Carolina e Marcos roubarama com suas cenas o capítulo que foi completo.Parace que quanto mais falam mal de sua obra o Grande Tiago fica cada vez mais criativo.Meus parabéns a todos que fizeram desta segunda algo digno de ser ver. :trofeu: para Tiago e todos desta grande novela :tchau2: para os pseudos críticos,quem sabe um dia acorda e valorize o que deve valorizar de verdade. :vibracao5: :vibracao5: :vibracao5: que os Mutantes chegue logo aos 30,vocês merecem.

Henrique comentou:

É inegavel que o crescimento da internet tirou mta gente da frente da frente da televisão. Aqui mesmo é um exemplo , a grande maioria q vem aqui comentar qdo entra net fica no mínimo uma hora ou mais...Eu gosto de "A Favorita" mas não consigo ficar preso direto assistindo dia após dia assim como fãs de outras novelas e soma-se ao cansaço do trabalho tbm e os DVDs q ainda tenho pra assistir.

Henrique comentou:

Ao "Mauricio-São Paulo"- O seu comentário parece surreal em se trantando dos Mutantes , uma "obra arte"...PUTZ! Ou você tem na faixa dos 12 anos ou o seu nivel de instrução é mto baixo...

A cada vez q caio na besteira de zapear pelos Mutantes é uma surpresa desagradavel , cada vez mais se superarm pelo bizarrio...

Patricia Kogut tem toda razão em dar zero pelo conjunto da obra a esta novela sem pé nem cabeça "Os Mutantes", ela é uma jornalista respeitada e sabe mto de televisão , dizer q ela é tendenciosa é ser dotado de uma inteligência limitada uma vez q ela da tbm nota zero para as novelas da Globo inclusive "A Favorita"...

Henrique comentou:

O jornal da Record não noticiou q o candidato a prefeito do Rio Gabeira cresceu nas pesquisas de intenções de voto ameaçando assim o 2º turno do Bispo Crivella. Por que será q não passou???

Ainda aparecem aqui "inteligências raras" principalmente do Rio de Janeiro falando q a globo tem candidato... mas escancarado q a Record com o Crivella. É o carré falando mal do toucinho...PUTZ!!!

Luciana comentou:

MEU DEUS!!!

Tem um pessoalzinho que não sabe comentar sobre o TOPICO!!!

É sempre essa historia de conspiração da Globo, tudo é a Globo!! Cuidado o aquecimento Global é culpa da Globo olha o nome!!! Aquela Tsunami tb foi culpa da Globo, CHEGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA q gente chata, comentem sobre o topico!!! Chega de vir aqui tb certas pessoas fica falando de Mutantes, o capitulo de ontem foi otimo e bla bla bla, não perceberam q o topico não tem nada com isso? CHEGAAAAAAAAAAAAAAAAAA, ta cansando!! Voces tão estragando o blog as pessoas tão parando de posta, POR FAVOR PAREM DE SEREM TÃO CHATOS, PARECEM UM BANDO DE CDS RISCADOS, O ASSUNTO DO TOPICO É IBOPE DE NOVELAS E NÃO DE CONSPIRAÇÃO Q ENVOLVE ATE A PATRICIA KOGUT AO OZAMA CHEGAAAAAAAAAAAAAA!!!


-------------------------------------------

Enfim comentando sobre o topico, ha sim algo de muito estranho no Ibope, Jeferson vc deveria perguntar pq no interior de SP não teve essa grande queda na audiencia das emissoras. Ta certo que a capital paulista tem varias opções de lazer, mas DVD INTERNET hoje em dia tem em todas as cidades. Se fosse esse o motivo da queda as emissoras teriam q ter caido muito mais no interior ja q a maior diversão é ver DVD e ficar na internet!

caio comentou:

PS: O site “O Planeta TV!” caracteriza-se pelas prévias, os consolidados ficam por conta de Patrícia Kogut. Certo? No entanto, percebe-se que neste fim de semana, não houve alterações dos índices preliminares, com exceção de “Três Irmãs” que ganhou um ponto no sábado. ADOREII! eu faço assim mesmo, vejo as préviaas aqui, e corro pro Patricia pra ver o Consolidado! A Favorita Segunda: 42 pontos no consolidado! :aplausos1: :aplausos1:

Veja também