O Planeta TV

Às 21h, Globo está carente de personagens humanos e histórias convincentes

A Força do Querer, de Gloria Perez, é a nova aposta da emissora.

Por: Jeferson Cardoso

Isis Valverde em cena de A Força do Querer (Globo)

Meus queridos, voltei! Espero que agora seja em definitivo. Frustrado, decepcionado e revoltado com o rumo de algumas novelas, optei por ficar alguns uns dias, meses, afastado. Dispenso comentários sobre as finais de Sol Nascente e A Lei do Amor. Espero que o pesadelo (uma nuvem preta) tenha chegado ao fim nas faixa das 18h e 21h.

Por ora, Novo Mundo agrada com uma história bem contada e de personagens criativos. Na atuação, destaque para todos, inclusive para aqueles que duvidei, como Ingrid Guimarães e Gabriel Braga Nunes. Percebe-se uma entrega dos atores em cena. O único problema, até aqui, grave diga-se de passagem, é sotaque carregado, prejudicando a comunicação com o público. Também vejo problema no filtro de imagem, muito acinzentadas. Não sei o que a Globo vê nesse recurso que distorce a fotografia e que dá a sensação de estamos assistindo a uma novela antiga, velha, mofada.

Diferente de Sol Nascente, Novo Mundo tem personagens para quem torcer. É bonita a história dos protagonistas, Anna (Isabelle Drummond) e Joaquim (Chay Suede). Há também, personagens hilários, como a Carlota (Débora Olivieri) - que só tem segundas intenções com Piatã (Rodrigo Simas). A narrativa é outra coisa que diferencia Novo Mundo de sua antecessora. Em dez capítulos, os autores Thereza Falcão e Alessandro Marson fizeram tudo o que Walther Negrão e Suzana Pires demoraram seis meses para fazer.

Chay Suede e Isabelle Drummond em cena de Novo Mundo. Foto: Globo

Ainda é cedo para julgar Novo Mundo como um novelão, mas as primeiras impressões são boas. E isso é bom. O ruim é quando a decepção é imediata, como aconteceu com os últimos fracassos [de audiência e de repercussão] da Globo.

Expectativa

A Globo ficou devendo na divulgação de A Força do Querer. As chamadas não despertam muito a atenção, mas o que importa, de fato, são os capítulos no ar. Lembro que as chamadas A Lei do Amor empolgaram, mas a novela broxou no episódio de estreia.

Gosto das novelas de Gloria Perez e não acredito que A Força do Querer será do nível [péssimo] de A Lei do Amor. Acho que, no início, a autora repetirá seus vícios, com idas e vindas do casal principal, que se arrastará por muitos capítulos. Passada a fase de apresentações, acredito que a novela vingará.

Às 21h, a Globo ainda está carente de personagens humanos e histórias convincentes. A Lei do Amor ficou na promessa. Que A Força do Querer faça cumprir!.

Juliana Paes em cena de A Força do Querer. Foto: Globo

Para o primeiro capítulo de A Força do Querer, aposto em uma média entre 30 e 32 pontos. O importante mesmo será manter a média do capítulo de estreia, evitando oscilações.

Deslumbrante

Depois de um período chato, de que parecia que não acontecia nada, mesmo sendo ágil, Rock Story desandou. Essa novela é maravilhosa. Fico impressionado com o texto e com a agilidade. O próximo post [na sexta-feira sem falta!!!] será dedicado a esta novela e as primeiras impressões de A Força do Querer. Aguardem!

Edição parcial

Mantenho a minha opinião sobre Tiago Leifert no comando do BBB17. Ele, no meu ponto de vista, é a única surpresa agradável da temporada. O programa, naturalmente, está desgastado. Os participantes também não ajudam, e a cada ano fica pior. Não tem para quem torcer.

Tentei acompanhar a décima sétima temporada, mas não deu. Parei quando percebi que, por falta de assunto (conteúdo para ir ao ar), a produção começou a manipular o jogo. É nítido o que fazem para beneficiar a Emilly. Não sei a jovem sairá vencedora, espero que não, porém não dá para acompanhar algo que não está sendo transparente.

Uma pena que os realities shows produzidos no Brasil não tem competidores à altura, prejudicando o resultado final.

Complicado!

É dramática a situação do SBT e da Record TV, após o desligamento do sinal analógico na Grande São Paulo. Desde a última quinta-feira (29/03), as duas emissoras penam para alcançar 9 pontos [de pico]. Há programa que marcava 12, e agora não passa dos 6 pontos. Que tragédia!

O engraçado é que uma pesquisa do Ibope constatou que 90% dos domicílios da capital paulista estavam preparados para receber o sinal digital. Grandes pesquisas brasileiras.

Se eu fosse o dono de uma dessas emissoras, pediria as caixas pretas ou auditoria das audiências. Como sou apenas um telespectador qualquer, só lamento. Ainda bem que não levaram a audiência da Globo junto, assim não prejudica A Força do Querer. #Deboche

Em tempo: Parece que a queda da Record TV, SBT e RedeTV se deve a saída delas da TV paga (SKY, NET, Oi...). Se verdade, a média do Ibope é feita com os dados agregados da TV aberta mais a TV paga. Ah bom, sendo assim, sim.  

Falando em números...

Não consigo entender o que faz a Record TV acreditar que emplacará o Dancing Brasil, lançando a atração junto com a reta final do BBB17.

Segunda (03/03), a Globo deve atrasar a sua programação. O primeiro capítulo de A Força do Querer deve ser extenso, indo ao ar até 22h45. O reality show comandado por Xuxa está programado para às 22h30. Que triste!

Minha aposta para a estreia do Dancing Brasil: 7 ou 8 pontos de média. Que morte horrível!

Óbvio que ninguém deve viver a sobra da TV Globo. O BBB17 tem baixa repercussão, mas tem uma audiência expressiva, e está na reta final. O público fiel. A TV vive de audiência, para isso os executivos tem que ser estrategistas. Até que não se julga especialista em televisão, sabe que esse não é o melhor momento para o lançamento do Dancing Brasil.

Como já abri mão do BBB17, e como fã da apresentadora, estarei de olho na estreia do reality de dança, quando acabar o capítulo de A Força do Querer, claro. 

É isso! Estão curtindo Novo Mundo? A novela tem fôlego para seis meses? E as expectativas para A Força do Querer e Os Dias Eram Assim? RecordTV conseguirá emplacar o Dancing Brasil?.

Obrigado pela atenção e até o nosso próximo encontro.


Deixe o seu comentário