O Planeta TV

Às 21h, Globo está carente de personagens humanos e histórias convincentes

A Força do Querer, de Gloria Perez, é a nova aposta da emissora.

Por: Jeferson Cardoso

Isis Valverde em cena de A Força do Querer (Globo)

Meus queridos, voltei! Espero que agora seja em definitivo. Frustrado, decepcionado e revoltado com o rumo de algumas novelas, optei por ficar alguns uns dias, meses, afastado. Dispenso comentários sobre as finais de Sol Nascente e A Lei do Amor. Espero que o pesadelo (uma nuvem preta) tenha chegado ao fim nas faixa das 18h e 21h.

Por ora, Novo Mundo agrada com uma história bem contada e de personagens criativos. Na atuação, destaque para todos, inclusive para aqueles que duvidei, como Ingrid Guimarães e Gabriel Braga Nunes. Percebe-se uma entrega dos atores em cena. O único problema, até aqui, grave diga-se de passagem, é sotaque carregado, prejudicando a comunicação com o público. Também vejo problema no filtro de imagem, muito acinzentadas. Não sei o que a Globo vê nesse recurso que distorce a fotografia e que dá a sensação de estamos assistindo a uma novela antiga, velha, mofada.

Diferente de Sol Nascente, Novo Mundo tem personagens para quem torcer. É bonita a história dos protagonistas, Anna (Isabelle Drummond) e Joaquim (Chay Suede). Há também, personagens hilários, como a Carlota (Débora Olivieri) - que só tem segundas intenções com Piatã (Rodrigo Simas). A narrativa é outra coisa que diferencia Novo Mundo de sua antecessora. Em dez capítulos, os autores Thereza Falcão e Alessandro Marson fizeram tudo o que Walther Negrão e Suzana Pires demoraram seis meses para fazer.

Chay Suede e Isabelle Drummond em cena de Novo Mundo. Foto: Globo

Ainda é cedo para julgar Novo Mundo como um novelão, mas as primeiras impressões são boas. E isso é bom. O ruim é quando a decepção é imediata, como aconteceu com os últimos fracassos [de audiência e de repercussão] da Globo.

Expectativa

A Globo ficou devendo na divulgação de A Força do Querer. As chamadas não despertam muito a atenção, mas o que importa, de fato, são os capítulos no ar. Lembro que as chamadas A Lei do Amor empolgaram, mas a novela broxou no episódio de estreia.

Gosto das novelas de Gloria Perez e não acredito que A Força do Querer será do nível [péssimo] de A Lei do Amor. Acho que, no início, a autora repetirá seus vícios, com idas e vindas do casal principal, que se arrastará por muitos capítulos. Passada a fase de apresentações, acredito que a novela vingará.

Às 21h, a Globo ainda está carente de personagens humanos e histórias convincentes. A Lei do Amor ficou na promessa. Que A Força do Querer faça cumprir!.

Juliana Paes em cena de A Força do Querer. Foto: Globo

Para o primeiro capítulo de A Força do Querer, aposto em uma média entre 30 e 32 pontos. O importante mesmo será manter a média do capítulo de estreia, evitando oscilações.

Deslumbrante

Depois de um período chato, de que parecia que não acontecia nada, mesmo sendo ágil, Rock Story desandou. Essa novela é maravilhosa. Fico impressionado com o texto e com a agilidade. O próximo post [na sexta-feira sem falta!!!] será dedicado a esta novela e as primeiras impressões de A Força do Querer. Aguardem!

Edição parcial

Mantenho a minha opinião sobre Tiago Leifert no comando do BBB17. Ele, no meu ponto de vista, é a única surpresa agradável da temporada. O programa, naturalmente, está desgastado. Os participantes também não ajudam, e a cada ano fica pior. Não tem para quem torcer.

Tentei acompanhar a décima sétima temporada, mas não deu. Parei quando percebi que, por falta de assunto (conteúdo para ir ao ar), a produção começou a manipular o jogo. É nítido o que fazem para beneficiar a Emilly. Não sei a jovem sairá vencedora, espero que não, porém não dá para acompanhar algo que não está sendo transparente.

Uma pena que os realities shows produzidos no Brasil não tem competidores à altura, prejudicando o resultado final.

Complicado!

É dramática a situação do SBT e da Record TV, após o desligamento do sinal analógico na Grande São Paulo. Desde a última quinta-feira (29/03), as duas emissoras penam para alcançar 9 pontos [de pico]. Há programa que marcava 12, e agora não passa dos 6 pontos. Que tragédia!

O engraçado é que uma pesquisa do Ibope constatou que 90% dos domicílios da capital paulista estavam preparados para receber o sinal digital. Grandes pesquisas brasileiras.

Se eu fosse o dono de uma dessas emissoras, pediria as caixas pretas ou auditoria das audiências. Como sou apenas um telespectador qualquer, só lamento. Ainda bem que não levaram a audiência da Globo junto, assim não prejudica A Força do Querer. #Deboche

Em tempo: Parece que a queda da Record TV, SBT e RedeTV se deve a saída delas da TV paga (SKY, NET, Oi...). Se verdade, a média do Ibope é feita com os dados agregados da TV aberta mais a TV paga. Ah bom, sendo assim, sim.  

Falando em números...

Não consigo entender o que faz a Record TV acreditar que emplacará o Dancing Brasil, lançando a atração junto com a reta final do BBB17.

Segunda (03/03), a Globo deve atrasar a sua programação. O primeiro capítulo de A Força do Querer deve ser extenso, indo ao ar até 22h45. O reality show comandado por Xuxa está programado para às 22h30. Que triste!

Minha aposta para a estreia do Dancing Brasil: 7 ou 8 pontos de média. Que morte horrível!

Óbvio que ninguém deve viver a sobra da TV Globo. O BBB17 tem baixa repercussão, mas tem uma audiência expressiva, e está na reta final. O público fiel. A TV vive de audiência, para isso os executivos tem que ser estrategistas. Até que não se julga especialista em televisão, sabe que esse não é o melhor momento para o lançamento do Dancing Brasil.

Como já abri mão do BBB17, e como fã da apresentadora, estarei de olho na estreia do reality de dança, quando acabar o capítulo de A Força do Querer, claro. 

É isso! Estão curtindo Novo Mundo? A novela tem fôlego para seis meses? E as expectativas para A Força do Querer e Os Dias Eram Assim? RecordTV conseguirá emplacar o Dancing Brasil?.

Obrigado pela atenção e até o nosso próximo encontro.




Comentários (16) Postar Comentário

Luiz Vieira comentou:

A Recordtv já declarou que a briga dela hj em dia é com o SBT, logico que os programas popularescos locais dela varias vezes ganham pra Globo,mas no horário nobre a coisa ta feia!
Enquanto a Força do Querer , parece que vai ser melhor que A Lei do Amor!

Fred comentou:

Concordo com tudo, o melhor do bbb foi o apresentador, ninguém dessa edição de fato fez por merecer esse prêmio, novo mundo é boa, mas esse filtro na imagem me cansa me lembrou o de joia rara, rocy story pra mim está andando em círculos principalmente a historia de Léo regis, acho que força do querer vai emplacar e as chamadas me animaram em relação a todos, principalmente a história da maria fernanda cândido com a filha trans, e torço pra xuxa mas nesse momento de fim de bbb e desligamento de digital e a cabo acho que nem 7 ou 8 vai dá infelizmente, e senhora do destino está muito picotada e aquela repercussão já da voltando ao normal. E por favor realmente esteja aqui sexta!!


Jeferson Cardoso respondeu:

Oi Fred. Pode deixar, sexta-feira temos um encontro marcado. Rsrs


andre comentou:

jeff quem vc acredita que leva o bbb? e confesso que espero pouco dessa novela das nove mais tomara que a chamada nos enganeobrigado ate.


Jeferson Cardoso respondeu:

André, acredito que Emilly ou Marcos. Porém, torço para a Vivian.


Lucas Braga comentou:

Tenho quase certeza que A Força Do Querer será um sucesso as novelas dirigidas pelo papinha nunca fracassam ele e sua equipe sabe conduzir as novelas muito bem. a ultima novela que teve uma repercussão boa e aumentou os números de audiência do horário das 21:00 foi Império que ele dirigiu e foi bem avaliada. A Glória ta engasgada com o fracasso de Salve Jorge e vai dar o seu melhor por essa novela assim como ela escreveu muitíssimo bem a série Dupla Identidade que foi maravilhosa. Sobre o BBB17 eu sempre gostei do formato eu não gosto é da seleção dos candidatos que são bem fracos a produção tem que selecionar um elenco bem legal que movimente a casa todos os anos assino o payperview e os candidatos são mornos acho que a última edição que era bem animada foi o bbb10 mesmo no finalzinho que tinham poucos participantes a casa era animada eles curtia as festas ate as 7 da manha dormia poucas horas usavam bastante a piscina brigavam dava gosto de assistir 2018 espero um elenco bem forte e não é difícil achar bons candidatos brasileiro é um povo muito carismático basta saber escolher. Tiago apresentando é muito bom só não gosto das informações passadas daqui de fora para os participantes. Novo Mundo me cativou só não gosto dos filtros e do personagem Piatã sempre está emburrado Rodrigo Simas é bem fraquinho como ator.
Dancing Brasil acho que não vai dar certo ainda mais agora que desligaram o sinal analógico a record ta com índices baixíssimos se der 5 ou 6 pontos será muito.uma pena adoro a Xuxa mas acho que fora da Globo ela não consegue emplacar um sucesso como no passado ela se encaixaria melhor no GNT ou Multishow.


Jeferson Cardoso respondeu:

Lucas, sou suspeito. Sou fã da Gloria Perez, inclusive de Salve Jorge, vivi demais aquela história da Morena e a seringa da Lívia. Rsrss. Confio na história de A Força do Querer, principalmente nos ajustes pontuais que a autora faz em suas tramas, sem dispensar.


Aline terras comentou:

O problema é a globo que não divulga muito suas novelas. e o que você tem achado de Senhora do destino Jefferson?


Jeferson Cardoso respondeu:

Aline, não assisto à reprise de Senhora do Destino, mas vejo muita gente reclamando dos cortes. Penso que o erro da Globo foi lançar duas novelas juntas. Só depois de Novo Mundo que intensificaram as chamadas de A Força do Querer.


Isis comentou:

Já tava com muitas saudades Jefferson!Gostei de novo mundo e estou na expectativa para a força do querer;dancing Brasil e Power couple


Jeferson Cardoso respondeu:

Isis, muito obrigado pelo carinho. :D


Thiago São Tomé comentou:

Jeferson, não estou otimista em relação á média do primeiro capítulo de "A Força do Querer". Acredito que ficará entre 25 e 28 pontos. As chamadas revelam um enredo bem arroz com feijão, porém, acredito que os núcleos irão se cruzar e a história irá ficar boa. Estou apostando no embate entre a personagem da Juliana Paes (Bibi) e Paola Oliveira (Jeiza). Não tenho ideia de como será o arco de Ritinha (Isis Valverde), mas, até o momento, tá bem fraquinho. É esperar para ver.
Jeferson, na sua opinião, qual será o futuro da Maria Adelaide Amaral e do Vincent dentro da Globo? Terão o mesmo fim de Luiz Fernando Carvalho e João Ximenes Braga? #Suspense.
"Novo Mundo" é uma novela que tem potencial... As chamadas de "Os Dias eram Assim" estão legais. E "Senhora do Destino" ? Não dá pra assistir... até hoje a Nazaré da Renata Sarrah não deu as caras.
Bem vindo de volta! Abraço!


Jeferson Cardoso respondeu:

Thiago, acho que Adelaide escreverá uma série, de 5 capítulos, para Globo. Vincent deveria voltar a ser colaborador do JEC. Rsrsrss



Felipe respondeu:

Amigo, a Nazaré demora um pouco mesmo para aparecer...ainda mais que, por exemplo, a morte da Leila foi no capitulo 6 da exibição original, na reprise foi no capítulo 11 (mas isso se deve ao fato da dobradinha inutil haha)


Dira comentou:

Mais uma novelinha de média geral 27 pontos. Vou printar esse comentário e colocar o print em outubro. Acredito que a coisa só vai começar a andar as 21 hrs com Walcyr, Aguinaldo e João Emanuel. Já tá mais do que na hora desse site ter uma coluna sobre séries, sinto falta dos comentários sobre o último episódio da season 7 de "The Walking Dead" e a estréia da 5 temporada de "Prison Break" na terça. O site se tornaria bem mais interessante do que só falar de novelinhas e programas da globo.

Ana Carolina comentou:

A Globo tem que parar de desfigurar as novelas das 21h só porque a galera do twitter não gostou, pois muitos no twitter odeiam novelas.


BE respondeu:

Tudo k está acontecendo é falta de planejamento simples quando os autores vão apresentar uma sinopse deveria ter uma reunião, tudo conversado mas não a direção dá os autores liberdade eles escrevem sobre temas polêmicos, personagens polêmicos e depois sofrem rejeição e ficam esse pega pra captar, tipo prostituta não pode, cafetão não pode, ninfomaníaca não pode, assassino não pode, traficante por ai se isso fosse conversado entre direção e autores não teria acontecido o k ocorreu com Babilônia, A Regra do Jogo, Império, A Lei do Amor k personagens foram alterados por rejeição ou medo de rejeição. Esses tipos podem ser explorados no horário das 23hrs não há rejeição, as 21hrs infelizmente tem, não é pq reclamam no Twitter antes fosse


Felipe comentou:

Sobre as chamadas da Globo:
-A globo deveria manter o padrão pelo menos para as novelas (acho que é Dirceu Rabelo o nome dele). A voz dele deixa as chamadas mais Imponentes.
- De quem é a autoria de A Força do Querer?? Quem não acompanha sites do gênero, nem viu a chamada que aparece o nome da Gloria como vencedora do Emmy, não sabe de quem é a novela...pois em nenhuma chamada o locutor fala: "De Gloria Perez, a força...
Somente nas ultimas chamadas de Novo Mundo que falaram os autores...esperava que fosse assim com A Força tbm.
Sobre A Lei do Amor:
foi uma novela mto estranha, não tinha pra quem torcer, não era novela, era tudo solto, sem vida, preto no branco...via pela Luciane haha. Maria Adelaide manchou seu brilhante e invejável currículo (nem devemos culpar a Maria nem o Vincent, pois teve dedo de todo mundo, até do Ricardo Linhares que só escreve desastre).
Que venha a Força do Querer, pois estou com saudades de um novelão das 9, que nos faça torcer e nos identificar com os personagens (pela chamada da Ivana, ja sei que amo ela ahaha).
Que Glória faça de "A força" uma novela estilo "América".
Do mais, adoro a direção do Rogério Gomes, seus planos de câmera e suas trilhas instrumentais (Glória Perez estava precisando de um novo diretor) Seu unico porém são as trilhas requentadas (vide as trilhas de Império - que tinha bastante requente - e a trilha de Além do Tempo - totalmente requentada).
Sobre Os dias Eram assim: Queria que fosse chamada de novela das 11 -não curti o termo Superserie, e nem a imagem com duas faixas pretas. Detesto. Se Esticaram a imagem de Senhora do Destino, pra que diminuir essa? (aliás, que caga** - com o perdão da expressão - fizeram com a imagem e a abertura de Senhora? to chocado com o amadorismo da Globo)

Veja também