O Planeta TV

"Aquele Beijo" é boa, porém estranha!

Por: Jeferson Cardoso

"Aquele Beijo" é boa, porém estranha!

Confesso, ainda não tenho uma opinião formada sobre "Aquele Beijo". Não farei uma análise como gostaria porque essa nova novela das sete está estranha. Não sei explicar, mas tem coisa ali que não está fluindo bem. Para não ser injusto com a trama de Miguel Falabella, peço para que aguardem até quinta-feira. Preciso deste tempo para tentar defini-la.

O que posso ir adiantando é que a trilha sonora, com exceção da música de abertura na voz de Xuxa, é muito boa. Nada contra a Rainha dos Baixinhos, só que a sua voz está irritante naquela melodia. Do elenco, destaco os comediantes: Diogo Villela, Claudia Gimenez e Bruno Garcia. Estes, desde as primeiras cenas, conseguiram o tom certo para seus personagens. Miguel Falabella teve a sorte de conseguir Giovanna Antonelli, que dispensa comentários. É a atriz ideal para o perfil de Cláudia, bem como, o estilo do autor.

Adorei a forma narrativa que Miguel introduziu na história para simplificar e explicar determinadas situações.

E o que não gostei? Bom, fica para quinta. Aguardem!

Fina Estampa, novelão!

Há duas semanas, comentei que os núcleos de "Fina Estampa" estão parados no tempo. Eles caminham a passos lentos, enfim, consequência da quantidade de capítulos: 210, neste caso. Seria interessante se todos os núcleos tivessem destaques ao mesmo tempo dando dinamicidade à trama, mas é o estilo do autor.

Apesar deste pequeno detalhe, "Fina Estampa”, pra mim, é a melhor novela das 21h desde "A Favorita". Não sei se será a melhor do ano porque disputar com "Cordel Encantado" não é fácil, no entanto, Aguinaldo Silva está surpreendendo a cada capítulo.

Todos sabem que sou fã de Aguinaldo Silva, no entanto, não misturo as coisas. Gosto bastante de "Fina Estampa" porque, apesar de ser um novelão tradicional, ela emociona e diverte. Também tenho apego com praticamente todos os personagens e adoro o texto sarcástico do autor.

O capítulo desta segunda (24), se bem dirigido, deve impulsionar ainda mais a história. É o que definirá o novo perfil da vilã, Tereza Cristina. Ela matará e terá o "apoio" de sua Tia Íris, Alice e Ferdinand. E detalhe: antes do centésimo capítulo, a megera fará mais uma vítima. É apenas o começo, uma vez que, René irá se apaixonar por Griselda. Aí, meus queridos, é que o bicho pega!

"Fina Estampa" pode não ser perfeita, mas marcará época não só em termos de audiência. Anotem.

Pan na Record

É ouro do Brasil! Para a felicidade da Record, o Brasil está muito bem no Pan de Guadalajara. Feliz mesmo está o telespectador que gosta do evento. A Record, felizmente, está exibindo praticamente todos os jogos. Como diria Álvaro José, o narrador que supera a chatice de Galvão Bueno: Sensacionallllll.

Não queria comentar, mas...

Que final foi aquele da novela "Morde & Assopra”? Gente, tive a sensação de que estava assistindo "Os Mutantes - Caminhos do Coração". Pensei que aquela jornalista do jornal O Globo fosse chamá-la de bizarra. Imagina, Jeferson, ela JAMAIS faria uma coisa desta.

Malhação, o que tem de errado?

A Rede Globo estava exibindo chamadas patéticas de "Malhação" durante a sua programação. Colocar os atores para narrar o perfil de seus personagens foi um erro. O certo é explicar para o público o que acontecerá no próximo capítulo. Enfim, a audiência da trama teen – com o fim de "Cordel Encantado" – afundou. A emissora, em busca de audiência, passou a divulgá-la com chamadas tradicionais.

Sinceramente, não consigo entender o motivo da baixa audiência da temporada. A história é interessante e os atores – diferente das últimas temporadas – são talentosos. Veja bem, não sou espectador assíduo do folhetim, mas será mesmo que o público dela aprovaria uma mudança radical, que a Globo cogita fazer? Muita calma nessa hora, plimplim!

Prévias de audiência deste sábado

O fim de semana foi preocupante para "A Vida da Gente" e "Aquele Beijo". De acordo com dados prévios do AUTÊNTICO (?) Ibope, a trama das seis registrou apenas 17 pontos e a nova das sete, 21. "Fina Estampa" escapou pela tangente com uma média de 32 pontos. É isso!

Teleton

A presença de Hebe no Teleton foi uma jogada de marketing. Enfim, a dama da TV Brasileira voltou ao SBT e comemorou com Silvio Santos a arrecadação de R$ 26.802.633. A meta de R$ 24 milhões foi alcançada com a ajuda dos patrocinadores, que fizeram jus aos impostos que pagamos.

Até já!






Comentários (47) Postar Comentário

VAGNER comentou:

Lembrando que a RECORD até agora é medalha de BRONZE nas transmições do PAN já que ela fica praticamente o tempo todo em 3°lugar achou que derubaria a GLOBO com este evento mas miccoooo geral,mas um ponto positivo é que ela esta transmitindo praticamente tudo nisso a RECORD esta de parabens.outra coisa JEFF a GLOBO não é a RECORD estão tentando salvar MALHAÇÃO de todas as formas se fosse a RECORD tiraria do ar sem a menor satisfação como fazem com seus produtos.

Thales comentou:

Morde & Assopra foi a pior novela do Walcyr, meu Deus! Só a Dulce, o Áureo, o Guilherme, a Alice, a Salomé, a Cleonice, o Élcio e a Naomi se salvaram, na minha opinião, os outros personagens foram de razoáveis á péssimos. :soraia:
Aquele Beijo parece uma mistura de A Lua me Disse, Cobras & Lagartos e Ti Ti Ti. Adorei a novela, e pra mim é melhor que a antecessora.
Fina Estampa também é ótima, pra mim ela é a melhor desde Caminho das Índias, e não desde A Favorita. O ano de 2011, porém, terminará e Cordel Encantado será a melhor do ano mesmo, de longe. Está é minha opinião.
Ah, e parabéns pela crítica. :flora:

Pedro Henrique comentou:

O que eu não gosto de Fina Estampa são os núcleos da pousada, dos adolescentes e da Renata Sorrah. Parecem que não vão dar em lugar nenhum. Está faltando algo pra interligar eles com a trama principal, pois, sejamos sinceros, todos esses e mais alguns poderiam pertencer a qualquer outra novela.

Isso torna FIna Estampa chata (o mesmo que aconteceu com Duas Caras, que demorou pra desenvolver o núcleo da Maria Paula e perdeu muito por isso), o que acontece com quase todas as novelas. Aquela velha enrolação, com milhares de personagens, de sempre. Por esse e outros motivos é que a telenovela é considerada um sub-gênero. Deixo claro que não gosto da narrativa, mas o centeúdo, sem dúvidas, é muito bom, exatamente o contrário de Insensato Coração.

Infelizmente, nem toda novela é igual a obra prima que foi TiTiTi, que raramente ficava chata e quase toda semana tinha um grande acontecimento.

Como sou adolescente, acho que posso falar que Malhação já morreu e esqueceram de enterrar. Qualquer série teen americana medíocre consegue ser melhor que a novelinha da Globo. Quais jovens eles estão tentando atrair? Não tem nem apelo sexual ou algo do tipo.

Tenho pra mim que quem assiste Malhação ou Rebelde deve ter por volta dos 10 anos e esse não é um público muito fiel. Aposto que se a Globo voltasse a exibir Sítio do Pica-Pau Amarelo - e, por favor, uma releitura para os dias de hojes (como a BBC fez com Doctor Who) e não a lá Walcyr Carrasco, com tramas se passando em 2011, mas com histórias dos anos 1920.

O engraçado é que tentaram dar um ar mais adulto e moderno pra Malhação e, outro dia, eu vi uma chamada que mostrava uma trama igual a de Dawson's Creek, de 1999.


Jeferson Cardoso respondeu:

Você também sente falta de agilidade nos núcleos paralelos de "Fina". É a única gosta na novela que desgosto. Gosto da Danielle Fraser, mas está parada no tempo. ;)


Cleidiovane Dias comentou:

É fina estampa deu uma melhorada mais a melhor novela no ar é "Marimar" ,pois é o tipo de novela que pode passar umas cem vezes que não enjoa! :vibra1:

Vinicius comentou:

jef coomo vc tambem naacompanhei MEA pelo fato dasmesmisese do apelo do altor, apesar de não acompanhar a trama toda quando tinha tempo asisttiaa algumas cenas, apessar de apelativa era engrasada e divertia, asistir a ultima prte do ultimo capitulo e gostei,tirandoeclaro os abesurdos.

FINA ESTANPA: jef tereza e muitoo infantil como vc mesmo disse, nao a suporto em cena, a não serao lado de clo-exelente e a empregadaa kkk eles são ilarios, comonã pdiadexar de falar dela, jef o qu e aquilo chamodooo griselda? velhoo ela te passa um misto de sensaçoês imposivel não gostar dela, antnor e as indiotices do nucleo daa praia nem vou comentar, bater palmas para o por-do-sol chga aser engrasado kkkk 8 ra essse novelão o MAGO como vc diz, estaar arazando.

A Vida da Gente- apesar de ter visto apenas dois capitulos elamim facisma :]

Aquele Beijo- não asitir nenhum capitulo, ontem vi uma sequencia na PARAIBA he gostei :]

JEF ADOROsuas criticas, c nõachar que tereza esta muito, mais muito acriançadaa? queria saber de vc, se alesandra negri estaria em alguma novela em breve? abraço velhoo
:bemvindo1:


Jeferson Cardoso respondeu:

Vinicius, achei Tereza Cristina boba no capítulo da chegada da Tia Iris. No capítulo deste sábado, se você acompanhou, deve ter percebido que a personagem está ganhando um novo perfil, a de vilã histérica e sarcástica. O capítulo de segunda promete. Vamos aguardar.


Júlio comentou:

Adoro A vida da Gente e Aquele Beijo é simpática mas ainda não consegue me prender.
Jeff, segundo post do blog da Kogut, as próximas novelas das 6, 7 e 9 estão previstas para abril de 2012. como assim? Vão estrear simultaneamente?
Acho melhor que Avenida Brasil estreie em abril e termine em novembro para que Glória Perez não se prejudique com a Copa das Confederações.
Segundo a Globo Minas as previsões iniciais são: 19/03/2012 Elizabeth Jhin, 16/04/2012 JEC , 21/05/2012 Próximo autor(a) das 19hs.
JEFF, VC TEM ALGUMA INFORMAÇÃO DEFINITIVA SOBRE ISSO? E SOBRE O VPVN?
AGUARDO RESPOSTA!


Jeferson Cardoso respondeu:

Júlio, que eu saiba (se não mudaram): a das seis estreia em março; a das sete final de maio; e, a das nove final de abril. As estreias serão próximas.


elisa nunes comentou:

:caveira1: ao contrario do jeff fina estampa não me pegou e este assassinato e a vilã teresa cristina pode levar a novela ao ridiculo,a trama,os personagens,a falta de carisma dos interpretes sei não,agora estou muito chateada mesmo pela nao renovação do contrato de Anderson de Rizzi,o criativo ator que fez o sargento xavier ,ele o andre gonçalves e cassia kiss salvaram a novela Morde e Assopra do abismo,ofuscaram marcos pasquim e o sem graça do Mateus Solano e ainda carregou o Otaviano Costa,marido atual da ex mulher do diretor a Flávia Alessandra.Isto tudo porque Anderson em 1997 posou nu,que preconceito.Por que as atrizes globas podem mostrar a perereca na revista playboy,fazer futrica como a tal da Piovani,ou será PO vani.Além do mais quem tem proteção na globo,mesmo sem talento tem contratos enormes ,como a tal Bianca Bin,Grazi Massafera,Rodrigo Hilbert,Sérgio Marone.Só pode ser costas largas e proteção de diretores e atores,me lembro da novela Caras e Bocas,onde tinha o personagem Fabiano,que roubou a cena,a globo nunca mais lhe deu destaque,só pra horrorosa da Suzana Pires,que era sem graça na mesma novela.Agora voltando as novelas atuais,mesmo cedo já acho Aquele Beijo mais interessante de assistir que Fina Estampa e também Vida da Gente é melhor que a novela das oito estou amando as cenas de rafael Cardoso ,fazendo um jovem pai ,adoro a Marjorie e a atriz que faz Eva,realmente FE não dá pra ser novela do ano as melhores são Cordel,mesmo com Bianca e Cauã e Vidas em Jogo

Arnando comentou:

Acho que Fina Estampa está ficando ainda pior, vide ibope; semana passada 39, essa semana 37. Tá enjoativa, e os personagens iguais ao de todas as novelas, muito clichê, a tendência é cair...

A Globo não vive o bom momento para novelas. Aquele beijo fiascando, e A vida da GENTE idem. também pudera. histórias batidas, personagens sem atrativos, etc.

Só o que presta agora é M-A-R-I-M-A-R auuuuuuuu.

Lógico, e PAN, adoooooro.

rafael comentou:

A vida da gente é ótima!! Merece + audiência.
Aquele beijo é uma mistura de tudo que o MF já fez. E eu gosto muito do estilo do autor (A lua me disse: Whitney e Latoya forever). Mas a narração irrita, ainda bem que não é a cada cena.
Fina estampa está começando a chamar minha atenção. É legal, porque tem uma pegada leve e cômica. Crô diverte o público. Mas acompanhando no twitter, pessoas muito noveleiras, essa novela é mais uma abobrinha do Aguinaldo que resolveu não arriscar e fazer um feijão com arroz. Não tiro a razão deles, mas o público tava com saudade de algo mais simples.

Mais ano que vem tem novelão do JEC, espero que seja um pouco parecida com a melhor novela dos últimos 10 anos: A FAVORITA (na minha opinião, do público em geral e dos críticos especializados). Essa novela vira e mexe é comentada aqui no blog. Pq será?? rsrs abs.

raquel comentou:

Jeff.
Amei o capítulo de sábado de Fina Estampa, parecia até de segunda ou terça, com tanta ação e gancho.
Aguinaldo sabe mesmo escrever, e de todos os autores da velha guarda é o único que se manteve renovado pois o sucesso de Fina Estampa é a prova disto.
Destaco no sábado a interpretação forte e segura da novata Adriana Birolli ao levar um tapa violento da mãe. Achei que ela demontrou muita força.
Bj Jefferson!

Veja também