O Planeta TV

"Aquele Beijo" caminha a passos lentos!

Por: Jeferson Cardoso

"Aquele Beijo" caminha a passos lentos!

É impressionante como Miguel Falabella conseguiu emplacar bem os núcleos paralelos de "Aquele Beijo". Talvez pelo fato de ter ótimos atores cômicos em cena. Mas o fio condutor da novela, o romance dos protagonistas, caminha a passos lentos. Às vezes, tenho a sensação de que nada acontece no núcleo principal. E já é possível notar as repetições do autor, principalmente no núcleo de Claudia Jimenez e Bruno Garcia. As situações dos personagens são as mesmas em todos os capítulos.

Os protagonistas, até o momento, funcionam como meros figurantes. A história de Claudia (Giovanna Antonelli) e Vicente (Ricardo Pereira) parou no tempo e só aparecem em cena para bater papo com familiares.

"Aquele Beijo" é boa, mas não prende o telespectador. A novela continua sem ganchos e abordagens interessantes. Como sou paciente, vou esperar mais alguns capítulos. Se continuar assim, desisto. Como telespectador, sou exigente. Não assisto novela por assistir. O que me prende até o momento à trama é o núcleo de humor, mas estou ficando de saco cheio com as repetições.

Nada contra a Grazi Massafera, mas ela ainda não tem capacidade para encabeçar o time de protagonista de uma novela. Sua atuação não me convence. Para variar, ela é a vilã da história. Pode?

Cristianne Fridman na Globo?

Avisei que "Vidas em Jogo" pagaria fogo esta semana. E pegou! A novela está ótima e audiência idem. Que maravilha!

Maravilha mesmo é a novidade que finalmente posso comentar com vocês: Cristiane Fridmann na Globo! A possibilidade é grande, mas só vou comemorar quando se concretizar. Quem acompanha este espaço sabe que há muito tempo torço por isto!

Parece contraditório, uma vez que torço para o fim do monopólio da Globo. Não é! Veja bem, a saída de Fridman pode prejudicar a Record, mas nada que uma contratação não resolva. Sai um, entra outro. Ninguém é insubstituível! Fridman, talentosa, merece uma oportunidade na Globo.

Torço bastante para que Fridman volte à Rede Globo como autora titular. A emissora não precisa testá-la, ela já vem há algum tempo impressionando os telespectadores de suas novelas. Sou suspeito para tecer elogios à autora. Todos sabem que "Chamas da Vida" é um marco para mim. Enfim, Fridman pode começar como colaboradora ou co-autora não tem problema. O importante mesmo é ter prestígio e estar a um passo de ser titular de uma novela na maior emissora do país. Obaaa!

Calma, Jeferson! Ainda é um sonho!

PS: Quem sabe com a saída de Fridman, a Record dê atenção a Gisele Joras. Posso estar enganado, mas a emissora vai se arrepender de não tê-la chamado para substituir Fridman. A novela de Lauro César Muniz vai ser um choque para o público de "Vidas em Jogo". São autores de perfis distintos. Adoro as novelas do Lauro, mas não têm aquele apego popular. Vide "Cidadão Brasileiro" e "Poder Paralelo", que foram ótimas só que com uma audiência nada animadora.

Atores sobrecarregados!

Nos últimos anos a Globo perdeu mais de cem atores para a Record. Não bastasse isto, a emissora resolveu apostar em seriados. Resultado: atores emendam um trabalho no outro desgastando suas imagens. Eu, particularmente, não ligo muito para isto. Apesar das repetições, muitos atores foram lançados, entre eles: Náthalia Dill, Alexandre Nero, Marco Pigossi, Caio Castro, Vanessa Giácomo, Malvino Salvador, Paola Oliveira, Domingos Montagner, Cauã Reymond, Bruno Gagliasso, Rafael Cardoso, Marjorie Estiano, André Arteche, David Lucas. A lista é grande! Continuar apostando em novos talentos é a única saída para as emissoras. E podem aguardar, teremos ainda grandes surpresas.

Carol Castro desconvidada?

Não sei o aconteceu, mas segundo informações da mídia, Carol Castro foi desconvidada para participar da próxima novela de Elizabeth Jhin. Um absurdo! Há muito tempo ela merece estrelar uma novela. Está preparadíssima!

Estou ansioso para a estreia da nova novela. Jhin abordará, mais uma vez, a espiritualidade. Espero que repita o sucesso de "Escrito nas Estrelas".

Enquanto isto, sigo afastado do horário das 18h. Sim, "A Vida da Gente" não faz meu tipo. E pelo jeito não convence muita gente. A audiência está tão...

Lília Cabral, que feio!

Não queria falar de "Fina Estampa" (mentira! Rsrsrs), mas que atuação foi aquela de Lília Cabral no capítulo da última segunda (7)?

Aos berros e abestalhada, Griselda se deparou com a chegada do marido, Pereirinha (José Mayer), desaparecido há 15 anos. É mais uma cena da novela que tinha tudo para marcar época, mas a direção não deixa!

Detalhe: Wolf Maya, responsável pela direção geral e de núcleo, também estava em cena. Esqueceu totalmente a sua principal função: conduzir/orientar os atores em cena.

Lamentável!

PS: Ainda bem que foi apenas um descuido de Lília, que segue brilhando. AMÉM!

Viram a capa da VEJA desta semana? Jeferson, STOP! Oxente, my God!

O Fracasso de "O Aprendiz"

Se eu disser que não entendo o motivo pelo qual "O Aprendiz" fracassa estarei mentido. Gosto muito do reality, mas já deu o que tinha que dar! A emissora anunciou a nova temporada com provas mais radicais, mas é mais do mesmo. Assim como o "Ídolos", "O Aprendiz" está desgastadíssimo!

A ausência de Roberto Justus influência na audiência. Ele mostrava aos participantes quem era o patrão enquanto João Dória Jr. não consegue ser autoritário durante a sala de reunião.

O desgaste; ausência de Roberto Justos; e, o horário de exibição (quase meia noite) determinam o fracasso de audiência de "O Aprendiz". Independente disto, continuo assistindo.

Aventura Selvagem

Têm programas que a gente não consegue entender porque não tem uma audiência à altura. O "Aventura Selvagem", de Richard Rasmussen, no SBT é um desses. Talvez, a emissora não tenha encontrado um horário certo para sua exibição. Uma pena!

Amor e Revolução

Acompanhei algumas cenas de "Amor e Revolução" durante os intervalos intermináveis de "Vidas em Jogo" e gostei. A novela melhorou bastante. Pena que tarde demais!

Tiago Santiago precisa ficar atento em sua próxima novela, que deve ter como tema "vampiros". Em primeiro lugar ele precisa deixar o didatismo de lado. O público não é bobo. Outro detalhe é estudar o perfil do público do SBT. Será que preferem realismo fantástico? Posso estar enganado, mas os noveleiros do SBT gostam de tramas bem mexicanas e vilãs arretadas!

A nova Helena de Manoel Carlos

Para encerrar com chave de ouro às 21h, Manoel Carlos convidou Julia Lemmertz para interpretar a sua última Helena. Ótima escolha! Depois de brilhar em "Araguaia" e está muito bem em "Fina Estampa" nada melhor que protagonizar uma trama das nove.

Para o elenco, Maneco teria reservado também Lília Cabral e Viviane Pasmanter. José Mayer, certamente, deve ser convidado. Alguém duvida?

Bye!





Comentários (93) Postar Comentário

Cesar Abreu comentou:

Gostei muita da escolha da Julia Lemmertz para ser a ultima Helena de Manoel Carlos, mas ainda queria ver a Glória Pires fazendo uma Helena, acho que a atriz iria arrebentar...

Jeff assim como vc, não tenho saco para assistir A Vida da Gente, no Lugar estou revendo a minissérie Queridos Amigos, pense em uma minissérie perfeita.. Estou impressionado com o texto da Maria Adelaide e as atuações de Maria Luisa Mendonça, Mullu Galli e Drica Moraes... Essa minissérie daria uma excelente novela das 6!

FÁBIO DIAS comentou:

Realmente Aquele Beijo é como vc disse não prende!

Fina Estampa relamente foi exagerada a cena de Griselda. Mas o roteiro não pedia isso? Por que culpa a direção?

Queria uma atriz como Gloria Pires pra fazer a última Helena! Ou Patricia Pillar, Claudia Raia ou Abreu.


Jeferson Cardoso respondeu:

Pode ter pedido desespero da personagem, não atuação abestalhada! Impossível!


Léo comentou:

E o que você acha, quereeeeeeedo, de Reinaldo Gianecchine, Tiago Lacerda, Vitor Pecoraro, Adiana Biroli, Caio Castro etc etc etc... Protagonizarem outras tantas novelas da Globo?

Você fala como se Grazi foi a única atriz medíocre (na sua opinião, pois não concoirdo!) a protagonizar tramas da Globo. Hoje em dia, infelizmente, muitos protagonistas são PÉSSIMOS atores, como os casos acima citados :D


Jeferson Cardoso respondeu:

Jamais usaria um termo deste para analisar trabalho dos outros. Credo! ;)


Diego comentou:

Jéferson, me responda por favor algumas coisas?

1 - Não sei se vc já falou, mas vc sabe qual foi motivo da saída da Maria Carmem Barbosa do projeto de Aquele Beijo? não sei pq mas tenho a impressão de que o Miguel Falabella fica perdido sem ela, pq Salsa e Merengue e A Lua me DIsse deram um show de novela, mas a partir de Negócio da China quando ele começou a fazerr sozinho, o negócio desandou.

2 - O que é que vc acha de chamarem a Alice Braga pra fazer o papel de Gabriela? primeiro pq eu acho que ela é talentosíssima, além disso seria uma bela homenagem à Sônia Braga, tia da moça. Ela tem todo o perfil pra personagem e vem arrasando no cinema.

3 - Vc não acha que Fina Estampa só tem esse sucesso mesmo por causa do poder de marketing de Aguinaldo SIlva? pq eu acho estranho demais só as novelas dele sairem como capa da Veja, e o enredo da novela nem ser essas coisas todas. Aliás a direção realmente vem pecando bastante e a vilã sinceramente não chega nem aos pés de Nazaré Tedesco.

Por favor me respondaaaaaaaa. kkkkkkkkkkkk

Abraços!


Jeferson Cardoso respondeu:

Gosto da Alice Braga e é um bom nome para macrossérie de Walcyr. A saída de Maria C. Barbosa de "Aquele Beijo" é um mistéééério. Que legal, você achou mais um argumento para o sucessão de Fina Estampa. Não foram só as novelas dele que se destacaram na Veja. Manoel Carlos emplacou Mulheres Apaixonadas e Laços de Família. ;)


VAGNER comentou:

JEFERSON acho que atualmente deve ser a vontade de muitos atores,autores e diretores voltarem para a GLOBO a RECORD não valoriza seus profissionas como a GLOBO não vejo os atores da RECORD irem nos programas da propria casa.e com relação ao BBB12 ser atrapalhado por VIDAS EM JOGO acho que não acho que as novelas da RECORD só incomodarom a GLOBO durante a fase de 2004 á 2008 quando foi o bomm das novelas da RECORD hj são apenas cachorro morto vira e mexe o ratinho encosta nesta novela da rRECORD.

Douglas comentou:

Jeff ,vc tem informações se Priscila Fantin vai estar nessa trama do Maneco? Li uma vez algo a respeito disso.Bom,gostei da escalação da Julia,mas acho que a Lilia ou a Gloria Pires mereciam ter uma Helena tbm,pena que é a ultima do maneco

Não esqueça de responder minha pergunta.Grato !


Jeferson Cardoso respondeu:

Douglas, os únicos nomes reservados são: Lília Cabral, Viviane Pasmanter e Júlia Lemmertz. A novela está longe para definir o elenco. Na Globo, a prioridade é de quem vem primeiro. Ou seja, quem está escalado para novela de 2013 pode ser convocado para uma de 2012. ;)


Marcos comentou:

Pow fala serio mais uma novela lerda de manoel carlos, se vier uma no estilo de lacos de familia ou mulheres apaixonadas com certeza arrebentará, mais pelo titititulo "vivendo a vida"... Cruzes... Ja vejo outro novela chata como viver a vida...


Jeferson Cardoso respondeu:

"Vivendo a Vida" é provisório. Não sabemos nada da novela para chamá-la de chata. Marcos, STOP! (By Tia Íris) Rsrsrs.


Natalia comentou:

Olá jeff!!!
existe alguma informação sobre a data de término de "Mulheres de areia"? E sobre sua substituta? JÁ TEM ALGUMA NOVELA SENDO COGITADA?
BJOOOOOOOOSSSSSSSSS E ABRAÇOS.


Jeferson Cardoso respondeu:

Termina entre fevereiro e março. Há boatos (que não é de minha fonte) entre O Profeta e América. Por enquanto, não estou sabendo de possibilidades concretas. Assim que souber (e tiver permissão) corro para publicar aqui. ;)


Matheus H. comentou:

Aquele Beijo: Definitivamente tive a conclusão, não gosto de novelas do Miguel Falabella. Primeiro pelo elenco, que as novelas dele sempre têm os mesmos (Essa é a impressão que eu tenho) e depois a história é muito repetitiva, aquele velho lance de destruir tudo pra construir um complexo. AFF! Não assisto e nem penso em ver!

Cristianne Fridman: NÃO QUERO QUE ELA VÁ PARA A GLOBO! Sei que lá ela terá suas tramas mais "populares", pois a Globo tem maior audiência, porém acho que se ela for pra lá, não terá o seu trabalho muito prestigiado, uma vez que o time de autores é Grande e normalmente, no caso do horário das 21, os autores esperam cerca de 4 anos para escrever normalmente... SE A RECORD DEIXASSE DE SER BURRA FARIA NOVELAS MAIS CURTAS E EM HORÁRIOS FIXOS! Tá certo que o horário das 10 é fixo e o das 7, espero que não mexam, mas porque não voltar com o das 9 pra aproveitar o elenco, que está deixando a emissora? Mesmo que fosse autores "lançamentos", tenho certeza que começaria à abrir portas e fidelizaria o público que está na FE! Aliás, daria bem mais audiência que o POBRE CSI, outro que precisa de um descanso, de no mínimo 3 a 4 anos! SUPER DESGASTADO! O jeito é esperar a dança das cadeiras que está para acontecer na emissora e alguém tomar vergonha na cara e botar ordem na casa, porém, para PROGREDIR E NÃO REGREDIR! QUERO O TERCEIRO HORÁRIO DE NOVELAS DA RECORD!

Atores: Acho o mesmo! Pra ser sincero, tem gente que não aguento mais ver na Tv! Até confundo personagens!

Carol Castro: Boa sorte pra ela! K

O Aprendiz: Um descanso de alguns anos fora do ar seria ótimo, e um retorno com o SEU APRESENTADOR JUSTUS, também daria um gás ao Reality, aliás, uma reformulada também seria indispensável. Adoro o Reality e assisto, não perco um episódio, mas fazer o que?!

Aventura Selvagem: É aquilo o que eu acho... Mais cedo ou mais tarde, o Richard vai acabar voltando pra Record, escreve...

A&R: Não vejo, mas acho o didatismo dele péssimo! Em tempos de Os mutantes, chegava à mudar de canal quando as baboseiras do AMOR chegavam... Ele também não dura muito no Sbt não!

Helenas: ODEIO as novelas do Maneco! Não vejo e nem quero pensar em ver! Chega de HELENAS!

Guilherme comentou:

Jeferson, Viviane Pasmanter vai fazer Avenida Brasil antes da próxima do Manoel ou não? Ouvi dizer que ela faria uma vilã na novela do João Emanuel Carneiro.


Jeferson Cardoso respondeu:

Vivi em "Avenida Brasil". Tomara! Mas não fiquei sabendo desta possibilidade.


Veja também