O Planeta TV

"Amor e Revolução": gostei, mas precisa melhorar!

Por: Jeferson Cardoso

"Amor e Revolução": gostei, mas precisa melhorar!

Há um tempo afirmei neste espaço que o SBT dificilmente conseguiria – com novela – recuperar a sua vice-liderança. Dias depois fui pego de surpresa com a contratação de Tiago Santiago. Levei um susto, mas não mudei de opinião. O problema de audiência da emissora é um caso irreversível. Não tenho nada contra a emissora de Silvio Santos, mas certas atitudes (não vou citá-las novamente, tenho certeza que acompanha o canal sabe do que estou falando) fizeram com o que o público se afastasse e até mesmo pegasse raiva. Como telespectador, tenho raiva do SBT. Mas como gosto muito de televisão e gostaria de ver o fim do monopólio na mídia, quero ver uma reação da emissora. É por esse motivo que estou confiante no sucesso de "Amor e Revolução", folhetim lançado na noite desta terça-feira (05).

O primeiro capítulo da novela, na minha humilde opinião, ficou dentro da expectativa. Por incrível que pareça, os cenários ficaram ótimos; a fotografia linda; a abertura e trilha sonora idem.

No entanto, as interpretações de alguns atores deixaram a desejar e o texto, a princípio, é repetitivo, o que dá a sensação de ser uma trama chata. Perdi a conta de quantas vezes a palavra "revolução" foi citada e a frase "Eu sou pai e minha mulher é mãe" foi, digamos, desnecessária. O depoimento no final do capítulo deveria ser de no máximo um minuto.

O tema da novela é interessante, mas a ditadura militar deveria ser apenas um pano de fundo. Retratar todo o período pode cansar e prejudicar o seu entendimento. Sabemos que nem todo brasileiro tem o conhecimento dessa história e, cá entre nós, politicagem é um saco!

No mais, meus queridos, não podemos julgar uma novela pela sua estreia. Vou continuar assistindo.

Quanto à audiência... Fiquei triste com a média de 7 pontos; pico 9 e 12% de share. O primeiro capítulo merecia um pouco mais. Torço para que nesta quarta contra o futebol registre no mínimo 9. Não podemos esquecer que o folhetim é exibido na emissora que ocupa a terceira posição do ranking da audiência e recebe do péssimo Programa do Ratinho. Não há santo que faça milagre.

Então quer dizer que se "Amor e Revolução" fosse exibida na Record ou Globo a audiência estava garantida? Não! Teria uma audiência melhor, mas talvez não atingisse a meta da outra emissora. Acho que uma audiência de 8 pontos para essa novela está dentro da realidade do SBT. Acima disto é lucro e abaixo é.... preocupante!

Morde & Assopra

Diante de tantos assuntos, os comentários sobre essa novela ficaram para depois. O próximo post (prometo!!!!) será dedicado a ela. O que posso antecipar – e reafirmar – é que a trama tem uma sinopse fraquíssima e muito repetitiva. Não tenho paciência...

Gostaram de "Amor e Revolução"?





Comentários (56) Postar Comentário

cavyn castro moura comentou:

JEFF CONCORDO EM TUDO QUE VC DISSE FALTA ALGO MAIS NA NOVELA AMOR E REVOLUÇAO!
EU GOSTEI DA NOVELA ACHEI ATÉ BEM PRODUZIDA E ESTA É A PRIMEIRA NOVELA DO SBT QUE ME PRENDEU MESMO FIQUEI MUITO TRISTE COM O RESULTADO DA AUDIENCIA FAZER O QUE O POVO GOSTA DE PORCARIAS!
COMO AQUELA CHATISSE QUE JA TA UM NOJO RIBEIRAO DO TEMPO E AQUELAS SERIES RIDICULAS QUE A GLOBO ANDA PRODUZINDO!

SOBRE MORDE E ASSOPRA CONCORDO COM VC TBM ACHO QUE A NOVVELA TEM QUE DAR UMA MUDADA A NOVELA ANDA MUITO ENJOATIVA PELO AMOR DE DEUS ESPERO QUE MAIS PARA FRENTE MELHORE!

ABRAÇOS! :byebye1:

mateus comentou:

Gostei. Acho interessante o SBT colocar uma novela ousada na tv. Desde o fim de Chica da Silva na Manchete, não vemos uma novela que o autor permite-se ousar. É a Chance de Tiago Santiago se consagrar. O folhetim Parece mais uma minissérie, mas ,será que ela vai ter ritmo e fôlego até o final. Se fizer sucesso, a trama pode ser esticada. Concordo, que essa novela merecia um elenco um pouco melhor. Se manter o ritmo, a ousadia e com alguns ajustes essa novela vai para frente. Foi difícil disputar com a globo e com uma novela com público consolidado como a da record. Só espero que o sbt não mude a novela de horário

Nilton Santos comentou:

Olá Jeff. Olha eu não sou muito fã das novelas que o :sbt1: produz, mas esta eu fiz questão de assistir o primeiro capítulo e por incrível que pareça eu gostei. Espero que eu possa acompanhar ela com frequência, pois para nós brasileiros, é importante sabermos da história do nosso país, e a ditadura militar foi um episódio que marcou. Concordo com você sobre o depoimeno do final do capítulo, muito grande mesmo, exagerado.
No mais, espero que A&R possa prender aos telespcatores até o fim!!
Ah Jeff, me responda uma coisa, quando Vidas em Jogo vai estrear na emissora do bispo?? E Rebelde, tá lhe agradando, se é que você esteja acompanhando! Abraço!! :byebye1:


Jeferson Cardoso respondeu:

Vidas em Jogos estreia, dia 3 de maio, uma terça-feira. Abs.


laercio paixão comentou:

bem eu gostei da novela mas isso não significa que continuarei assistindo sabe porque?
Cansei!! da falta de respeito do SBT com o telespesctador com a mudança de horario em excesso isso me afastou da emissora que eu sempre adorei.
jeferson a audiencia dessa novela foi otima pois não acredito que ela passe a frente da record na média geral, se não tomar cuidado essa novela pode despencar porque vidas em jogo vem prometendo muito e a globo vai estrear a serie o Astro ou seja bom deixar pra lá......
:byebye1: :urru1:

Luis Fabiano comentou:

Achei a sua visão bem coerente, a novela tem um problema grave no texto, soa didático demais, às vezes com soluções fraquinhas. No meio de um diálogo tenso, a personagem da Patrícia de Sabrit insere na roda a morte de Marilyn Monroe para situar o momento da trama. Se a personagem é alienada, existem outras formas menos óbvias de demonstrar isso, né? E acho que teve uma overdose de cenas de ação, tiros, não precisava tanto para prender o telespectador. A trilha e a abertura são lindas mesmo, um acerto. Também gostei da fotografia, eu deixaria ainda mais retrô, mas já está boa. Não tenho muitas expectativas não, espero apenas que dê certo, porque sou fã do gênero, mas, por mais que seja um período triste da nossa história, se focar muito na tortura e na repressão, o tiro pode sair pela culatra, o telespectador pode se cansar e mudar de canal. Vamos ver se o núcleo de teatro dá conta de amenizar tanto sofrimento. E francamente, a mocinha ainda não me convenceu, mas está só começando... Sorte a todos! Sobre Morde & Assopra, cedo pra dizer que foi um equívoco da Globo, mas a produção tem deixado a desejar, a cenografia da casa da Dulce, por exemplo, bem tosca, o texto não está 100%, a minha impressão é de que faltou mais tempo para uma imersão no íntimo dos personagens, o núcleo do spa é meio sem graça, nem a trilha sonora ajuda, a robô pouco crível e os protagonistas parece que não combinam, não consigo ver química entre eles... Bem, sem falar no sotaque forçado daTunica e cia. Mas os atores coadjuvantes estão brilhando, Cassia Kiss, Jandira Martini, as empregadas da Salomé e Ícaro e o mestre Ari Fontoura. Também na torcida para que melhore. abraço

Fernando Araujo comentou:

Gostei bastante da estreia de Amor e Revoluçao, achei o cenario e a trilha sonora muito boa , mas realmente o texto didatico incomoda bastante, mas todas as novelas do Thiago Santiagop sao assim, nao tem jeito.Achei boa a media de 7 pontos e pico de 9, acredito que a novela vai se consolidar nos 9 pontos desejo sucesso para a novela.

Pedro Henrique comentou:

Achei que o texto da novela podia ser um pouco menos rasteiro. Ta bom que, pra novela, não se pode ser muito complexo, mas o público sabe quando o estão chamando de ignorante. E seria disso que Amor e Revolução poderia tirar proveito, não tendo uma superprodução ao seu favor. Pegar aquele público que já cansou da mesma enrolação de sempre. Emoção, drama, sentimento, todo mundo entende, e é isso que um bom roteiro tem que ter pra fazer sucesso.

Sobre as atuações, acho que alguns atores tinham que ser mais jovens e outros, mais maduros (não só de idade).

Morde & Assopra só tem alegorias "inovadoras", no resto, é mais do mesmo.

Felipe comentou:

A Novela é pessima, e o texto, cenário e alguns atores são muito ruim

Julianne Guimarães comentou:

Não assiti a estreia de "Amor e Revolução", mas torço muito por essa novela e pelo SBT, quero que ela fique na vice-liderança e conquiste momentos de liderança.

Quanto a "Morde e Assopra" eu estou gostando, mas ainda não tomou conta de mim, como aconteceu com as outras novelas de Walcyr Carrasco. Jandira Martini e Suzy Rêgo estão demais, muito engraçadas, estou rindo muito com elas. A trama de Guilher, Dulce, Márcia, Alice é a que está sendo melhor conduzida na minha opinião, está instigante. Os mistérios/ segredos ja me dispertam curiosidade. Pra mim, o Guilherme é filho de Isaias, sinti isso no papo da Minerva com o Isaias depois dela ter humilhado Dulce. E Alice? Essa é filha de Liliam (Narjara Turetta), afinal ela tem um segredo e vão surgir cenas susperias dela com Alice. Observem bem. E tô achando que a Naomi humana vai aparecer. Ainda é cedo pra levantar hipoteses, mas pelo que vi, isso a grandes chances.

abs...

Alan Viana comentou:

Bom dia,

Juro que tô tentando acompanhar AMOR E REVOLUÇÃO, mas a novela é muito chata, o texto parece panfleto a favor da revolução, é meio constrangedor... enfim, ñ vou desistir agora, mas o assunto da ditadura tá sendo levado à exaustão, e, isso pode prejudicar a trama. Acredito q chegue aos 10 pontos.

A última semana de ARAGUAIA tão tão morna qnto a última semana da falecida VIVER A VIDA, lembram? Nusss, Deus me livre!

Confesso que tenho acompanhado REBELDE, mas a novelinha da Record tá cansando muinha beleza, aquelas confusõezinhas de jovens não convencem ninguém... Tô quase desistindo...

MORDE E ASSOPRA - Depois da semana passada a novela das 7 começa a cativar a MINHA atenção, me vi zapeando da RECORD para GLOBO de forma a ficar preso à segunda, nas cenas na incrível Cássia Kiss. Aline Peixoto tbm é um achado né gente? A novela começa a me cativar...

BJOS.

Veja também