O Planeta TV

Além do Horizonte: história morna e fracas interpretações

"Caras & Bocas", de Walcyr Carrasco, a nova reprise da Globo?

Por: Jeferson Cardoso

Vinicius Tardio e Juliana Paiva, os protagonistas da trama das sete

O fracasso de "Além do Horizonte" não é nenhuma novidade. Desde as chamadas, isso era notório.

Confesso que gostei dos dois primeiros capítulos, que remeteram ao seriado Lost. Apenas gostei, com um pé na frente e o outro atrás. As péssimas interpretações de Thiago Rodrigues, Vinicius Tardio e Christiana Ubach, bem como, um elenco digno de "Malhação", estão entre as decepções.

A empolgação inicial foi frustrada a partir do terceiro capítulo. O suspense perdeu a força, e a novela passou a enfatizar a procura da felicidade. A partir daí, "Além do Horizonte" deixou de ser interessante e se tornou uma grande bobagem. Em uma semana, o tema irritou o telespectador.

Apostar em rostos novos é sempre válido, no entanto, é uma loucura o nível de interpretação dos protagonistas. Thiago Rodrigues não passa a emoção que o personagem exige; Vinicius Tardio demonstra insegurança; e Juliana Paiva é para protagonizar uma novela. Deixando o suspense de lado, "Além do Horizonte" está mais para Malhação imatura. Não parece uma novela das sete.

Outra ousadia da Globo foi abrir mão da comédia romântica às 19h. Investir em semelhanças com seriados – ou fugir do convencional – não agrada ao público do horário. Os fracassos retumbantes de "Tempos Modernos" e "Bang Bang" não foram os suficientes para convencer a emissora dessa tese.

Ainda é cedo para ter uma melhor conclusão de "Além do Horizonte". Por enquanto, concluo apenas que a história – apesar de arriscada – é agradável, e se mantiver um suspense coerente tem tudo para manter acesa a atenção do "pequeno" público. Uma pena que a insegurança e as fracas interpretações desanimam e nos fazem pensar o contrário.

Por fim, ressalvo positivamente apenas a abertura.

Pecado Mortal, mais um fracasso da Record

Uma correção: A péssima programação da Record não é principal responsável pelo fracasso de "Pecado Mortal". De fato, prejudica, mas, infelizmente, a novela de Carlos Lombardi não agrada o grande público. Na última quarta, 6/11, a novela recebeu com 15 pontos de "A Bíblia" e, mesmo competindo com futebol, fechou com média de 7.

Pra mim, depois que "Sangue Bom" saiu de cena, "Pecado Mortal" é a melhor trama em exibição. A novela é boa, e não consigo compreender a baixa audiência. Óbvio que não esperava por dois dígitos, mas cinco pontos é o cúmulo do absurdo.

Independente da audiência, ou do fracasso, estou curtindo a novela. Só Santa Clara na causa!

Joia Rara: não empolga!

A novela das seis não é ruim, mas é muito óbvia, boba e pouco convincente. Sou fã de Thelma Guedes e Duca Rachid só que "Joia Rara" não empolga.

Considero a história fraca; elenco batido; texto fraco; situações óbvias; vilões sem carismas; e não posso deixar de citar o péssimo núcleo do cabaré, onde a gritaria toma conta.

Acredito que o problema dessa novela não está no tema (budismo); o enredo em si é muito fraco. Para tentar driblar a péssima audiência, de 19 pontos, as autoras resolveram assassinar Silvia (Nathalia Dill), a vilã da história.

Outra personagem que deve ganhar mais destaque é de Iolanda (Carolina Diekcmann). O grupo de discussão apontou que não compreende o motivo dela continuar casada com Ernest (José de Abreu). As autoras apostarão no drama da personagem, intensificando o clima de terror na mansão, explicando o porquê do medo dela.

Os telespectadores não se sujeitam mais a histórias bobas. Não é mesmo?

Domingo da Gente

Quem acompanha essa coluna sabe o quanto desprezo a programação dominical, dia em que as emissoras se matam por pífios pontos de audiência.   

A Rede Record, totalmente desorientada, decidiu ressuscitar o "Domingo da Gente" – que no passado foi comandado por Netinho de Paula. Reformulada, a atração reestreou sem nenhuma empolgação, reciclando quadros de programas estrangeiros e até mesmo nacionais. Os convidados, os mesmos de sempre, marcaram presença, entre eles Rodrigo Faro e boa parte dos participantes da última edição de "A Fazenda". Um tédio.

Sem pauta, a produção do "Domingo da Gente" resolveu apelar para a vida pessoal da apresentadora. Adriane Galisteu, que conduziu a estreia, se viu obrigada a responder perguntas da plateia, e protagonizou um quadro contando os dramas de sua vida. A apresentadora também se sujeitou a quebrar ovos na cabeça. Tadinha. 

Entre os micos, Galisteu abriu o programa com um "boa tarde". Isso, às 11h.

Audiência: Na média geral, "Domingo da Gente" (5 pontos) perdeu para o péssimo "Domingo Legal" (7 pontos), e manteve a média do horrível "Tudo a Ver".

Se a direção artística da Record esperava mais, só lamento. O "Domingo da Gente" é mais um mico da emissora!

Preciso comentar!

Há poucos meses, Gloria Perez era metralhada pela imprensa marrom e perseguida por invejosos nas redes sociais. "Salve Jorge" começou mal, mas se reergueu. Demorou elevar seus índices, mas quando subiu, bombou.

"Amor à Vida", que pra mim é a pior novela do horário das 21h, tem apenas um ponto a mais que sua antecessora. A Globo viu a audiência dessa novela afundar, e desde a semana passada intensificou suas chamadas. Ou seja, a trama de Walcyr Carrasco foi relançada. É incrível o poder desse autor na emissora.

Como sou da torcida do contra, estou satisfeito com a audiência de "Amor à Vida", que deve terminar no máximo com 36 pontos de média geral. Isso se não empacar nos 35!

Falando em Walcyr...

O homem é poderoso! Com a proibição de "Cobras & Lagartos", a Globo escolheu "Caras & Bocas" para substituir "O Cravo & Rosa". A estreia está prevista para o dia 6 de janeiro. Finalmente, uma excelente escolha, apesar de que foi nessa novela que Carrasco começou a se repetir.

Água Viva: novelão!

Alguém acompanha a sensacional "Água Viva" no Canal Viva? Gente, isso que é novela. Lourdes Mesquita é uma vilã incrível, daquelas que dá vontade de bater.

É um tipo de novela, com ótimas interpretações e texto impecável, que dar gosto acompanhar.  Uma pena que os capítulos são curtinhos.

Até a próxima! =)


Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Comentários (33)
+ Postar comentário

Jonathas Auras comentou:

Jeferson, será que essa suposta reprise de Caras e Bocas não seria uma pista falsa ? A Globo não enxerga que o público já cansou das tramas desse cara ?

Jeferson Cardoso respondeu:

Jonathas, pois é. E se depois de Cobras reprisarem Alma Gêmea? Hahahahahahahahaha



Thiago Hideki comentou:

Nossa Jeff é muito cedo pra dizer que a novela é um fracasso kkk, que audiência anda baixo eu sei, mas não é pra tanto. Quanto ao elenco novo e desconhecido, eu acho que não é insegurança, eles estão carregando personagens muito dúbios, pouco se sabe o mistério da novela, por exemplo as cenas de Vinicius Tardio, realmente estavam chatas no começo, por que ele só ficava lembrando da namorada todo abalado e depressivo, mas é do personagem, não acho que a novela seja tão ruim assim não, é muito cedo.

Jeferson Cardoso respondeu:

Thiago, no quesito audiência, é um fracasso retumbante. Infelizmente, é uma novela muito fraca. Misericórdida, como aprovaram isso? Rsrsrsrs


Jeferson Cardoso respondeu:

Thiago, no quesito audiência, é um fracasso retumbante. Infelizmente, é uma novela muito fraca. Misericórdida, como aprovaram isso? Rsrsrsrs



elisa comentou:

gosto de pecado mortal,uma pena a audiencia,e quanto as novelas da globo em exibição,a melhor o cravo e a rosa,vão matar sylvia não entendi -uma pena!

Jeferson Cardoso respondeu:

Elisa, parece que Silva morrerá só no último mês da novela. Isso se não anteciparem por conta do "fracasso". Rsrsrs



Gilmar JM comentou:

Pecado Mortal e Chiquititas são as minhas favoritas na atualidade. Além do horizonte aquela busca pela felicidade não faz sentido e a novela cairia como uma luva às 6 e não às 7. A Globo não é mais a mesma. Não tem um Boni que sabe avaliar o que vai ou não pro ar. Está difícil. Joia Rara é outra novela escura, sem humor, dramática em plena 6 da tarde, ninguém merece. Malhação está de mal a pior, simplesmente a pior temporada que já vi. Caras e bocas é uma das mais divertidas novelas que já vi. Adorei a novela, não poderei ver, mas achei a escolha acertada.

Jeferson Cardoso respondeu:

Foi a novela do Pigossi, o Rosa Chiclete! kkkkkkkkkkkk



André Moreno comentou:

Mais uma novela do Maneco com ritmo lento .. Isso é novelão? Passarei mais 8 meses longe da tv ;/
Que venha logo o MAGO, pq EM FAMILIA sera a lá Viver a Vida u.u

Lili Oliveira respondeu:

Concordo contigo cara. A novela do Manuel Carlos e uma tristeza só de assistir. Pelo enredo pode espera mais uma novela chata e arrastada


Jeferson Cardoso respondeu:

Gosto demais das novelas do Maneco, com exceção de Páginas da Vida e Viver a Vida. Espero que o estilo seja como História de Amor, Por Amor ou Mulheres Apaixonadas. Aí sim será um prazer. ;)



Rafa Godoy comentou:

Pela primeira vez estou completamente desapegado de todas as novelas em exibição. Nenhuma salva. Amor À Vida é uma novela totalmente desinteressante, não tem nada que chame a atenção ali. Pra mim está quase perdendo para Passione, Viver a Vida e Belíssima (as piores que eu já vi). O que me resta é dar pulos de alegria com a volta de Caras e Bocas que (com exceção de cheias de charme) foi a única novela das 7 boa dos ultimos 5 ou 6 anos. E vem reprise longa por aí, acredito que caras e bocas vá beirar os 150 - 160 capítulos de reprise pq a novela foi gigaaaaaaaaaante, uma das maiores dos últimos 12 anos. Abraço Jeff


acsnunez@terra.com.br comentou:

Assisti ontem Pecado mortal e tenho visto
com mais interesse nos ultimos 10 dias e não
entendo o motivo da baixa audiência. A novela
está ótima e com gente dando show de interpretação.

Jeferson Cardoso respondeu:

É uma pena o fracasso absurdo dessa novela.



Fernando comentou:

Acredito na escolha de Caras e Bocas, pois é uma novela longa, por isso, deverá passar durante a Copa. Se fosse uma novela com menos de 200 capítulos, a reprise deveria terminar entre Maio e Junho, prejudicando a programação da emissora.

Jeferson Cardoso respondeu:

É uma ótima novela para levantar o horário para uma média de aproximadamente 16 pontos.


Jeferson Cardoso respondeu:

É uma ótima novela para levantar o horário para uma média de aproximadamente 16 pontos.


Jeferson Cardoso respondeu:

É uma ótima novela para levantar o horário para uma média de aproximadamente 16 pontos.



Clovis Junior comentou:

é meu caro Jeferson, frente aos índices de aquém do horizonte digo além do horizonte, jr e av, acredito q a tv atual carece de boas interpretações e de criatividade, ás vezes penso q "será q ela sempre fora assim?" então eu mudo de canal e ao ver um capitulo de anjo mal, ou aproxima vitima ou agua viva, não entendo qual é a bruxaria q faz com q me de vontade de ver os demais capitulos, enqto q nas novelas atuais 10 minutos assistindo é puro tédio, e olha q elas tem tudo para dar certo, alto investimento, são em HD, tem o bate boca das redes sociais...

Jeferson Cardoso respondeu:

Clovis, pois é. Agua Viva é maravilhosa, Anjo Mau idem. E A Próxima Vítima? O Canal Viva finalmente está com ótimas novelas. Já a Globo.... coitada!


Jeferson Cardoso respondeu:

Clovis, pois é. Agua Viva é maravilhosa, Anjo Mau idem. E A Próxima Vítima? O Canal Viva finalmente está com ótimas novelas. Já a Globo.... coitada!


Jeferson Cardoso respondeu:

Clovis, pois é. Agua Viva é maravilhosa, Anjo Mau idem. E A Próxima Vítima? O Canal Viva finalmente está com ótimas novelas. Já a Globo.... coitada!


Jeferson Cardoso respondeu:

Clovis, pois é. Agua Viva é maravilhosa, Anjo Mau idem. E A Próxima Vítima? O Canal Viva finalmente está com ótimas novelas. Já a Globo.... coitada!


Jeferson Cardoso respondeu:

Clovis, pois é. Agua Viva é maravilhosa, Anjo Mau idem. E A Próxima Vítima? O Canal Viva finalmente está com ótimas novelas. Já a Globo.... coitada!


Jeferson Cardoso respondeu:

Clovis, pois é. Agua Viva é maravilhosa, Anjo Mau idem. E A Próxima Vítima? O Canal Viva finalmente está com ótimas novelas. Já a Globo.... coitada!



Mario comentou:

A censura não deixa reprisarem novelas
das 9 e assim ja deixaram de reprisar
porto dos milagres, belissima, paginas
da vida, etc.


Mostrar mais comentários

Veja também